
Biturbina leve e multifunção, que se destaca dos demais de sua categoria, em especial pela segurança, conforto e aplicação de novas tecnologias ao equipamento. O exclusivo rotor principal sem rolamentos (BMR - Bearingless Main Rotor)e o rotor traseiro carenado do tipo Fenestron do EC 135 oferecem manobrabilidade admirável e, em combinação com o Sistema de Isolamento Anti-Ressonância (ARIS), proporcionam vôos excepcionalmente confortáveis.
Apresenta um nível de ruído de aproximadamente 7 decibéis inferior ao limite estabelecido pelas normas internacionais (ICAO).
O EC 135 oferece duas opções de motorização, Turbomeca ou Pratt&Whitney, ambas incorporando o FADEC – Controle Eletrônico Total do Motor, possibilitando assim desempenho, segurança e economia de combustível ideais.
A capacidade do helicóptero, referência para os modelos biturbinas leves, é de 1 piloto mais 6 ou 7 passageiros.
Ficha técnica:

1 piloto + 6/7 passageiros ou 2 Pilotos + 5/6 Passageiros ou 1.360 kg de carga no gancho
Pesos
Peso máx. de decolagem: 2.950 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 2.950 Kg
Peso vazio: 1.490 Kg
Motorização
2 turbinas TURBOMECA ARRIUS 2B2
Potência máx. de decolagem por motor: 634 shp
ou 2 Turbinas Pratt & Whitney PW 206 B2:
Potência máx. de decolagem por motor: 667 shp
Diâmetro do rotor principal: 10,20 m
Desempenho (com peso máximo de decolagem-ISA,SL)
Velocidade máx. (VNE): 259 km/h
Velocidade de cruzeiro rápido: 254 km/h
Razão de subida: 7,60 m/s
Teto de serviço: 3.045 m
Autonomia com tanque standard (ARRIUS 2 B2): 3,24 h
Autonomia com tanque standard (PW 206 B2): 3,39 h
Alcance máx. com tanque standard (ARRIUS 2 B2): 620 km
Alcance máx. com tanque standard (PW 206 B2): 645 km
Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 12,16 m
Comprimento da fuselagem: 10,20 m
Altura: 3,55 m
Diâmetro do rotor principal: 10,20 m
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