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terça-feira, 13 de novembro de 2012

Criança de cinco anos pode ter causado acidente aéreo


Os investigadores concluíram que a queda de um helicóptero que vitimou cinco pessoas em 2010 foi causado por uma criança que destruiu os controlos

Em 2010, a queda de um helicóptero matou cinco pessoas. Dois anos depois, a National Transportation Safety Board (NTSB) concluiu que o acidente ocorreu por causa de Sydney Stewart, de cinco anos, que pontapeou os controlos aéreos.

De acordo com os investigadores, Thomas J. Stewart, o fundador e proprietário da Services Group of America, deixou que a filha se sentasse no seu colo no lugar do copiloto e ela destruiu os controlos.

Para além do bilionário, na colisão do helicóptero morreram ainda a filha de Stewart, a mulher, o cunhado e o piloto da companhia.

Stewart e a família viajavam no Dia dos Namorados, do seu rancho no norte do Arizona para a sua casa em Scottsdale, no subúrbio de Phoenix. 

O relatório explicava que era «muito provável» que a criança tivesse carregado nos botões de controlo do helicóptero com o pé. Stewart ou o piloto tentaram puxar os controlos, fazendo com que as principais hélices do helicóptero dobrassem e a parte traseira da aeronave batesse.

Segundo a NTSB, o helicóptero mergulhou fora de controlo no leito de um rio seco no norte de Phoenix, na comunidade de Cave Creek, matando de imediato todos os passageiros.

A conclusão do relatório foi imediatamente contestada pelo advogado da família do piloto e pela empresa de Stewart, que atribuíam a culpa do acidente a uma falha no motor.

«É a interpretação deles, e não vai ao encontro com o que os nossos investigadores experientes acreditam que aconteceu», contesta Gary C. Robb, um advogado especialista em acidentes de aviação, em declarações à AP.

Robb processou a Eurocopter e outros envolvidos na reparação de uma das hélices depois de um acidente anterior. O especialista acredita que a reparação não foi bem executada e que, por isso, a hélice ficou destruída no voo, causando a queda.

A NTBS não encontrou nenhuma evidência que isso tenha acontecido.

A Eurocopter ajudou a NTSB a investigar o acidente e a fazer simulações que concluíram que apenas um rápido movimento para cima e para baixo poderia ter causado a queda do helicóptero.

A NTSB atribuiu alguma culpa ao piloto por não controlar a sua cabine. Por exemplo, Stewart gostava de pilotar mesmo não tendo licença para tal.

William Waldock, que ensina investigação de acidentes aéreos na Universidade de Prescott, reviu o relatório e disse que não havia nenhuma evidencia direta que a criança tenha pontapeado os controlos.

A empresa de Stewart continua a reclamar que a NTSB investigou o caso com a Eurocopter, sem nenhum investigador neutro.

Fonte: TVI24

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