Menu

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PF investiga queda de jato; pilotos tinham situação regular

A Polícia Federal informou que vai apurar as causas do acidente de ontem envolvendo um jato executivo no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.

O acidente ocorreu por volta das 17h30 de ontem, quando que o avião saiu da pista, desceu pela cabeceira, bateu em um degrau e atingiu o chão "como uma pedra". Uma das turbinas ficou ligada, fazendo a aeronave girar no lugar. A fuselagem rachou. 

O inquérito policial da PF deverá ser feito com base nos crimes de sinistro culposo em transporte aéreo e lesão corporal 

Equipes de peritos da Polícia Civil, da PF e do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) analisaram o jato logo após o acidente. A caixa preta também foi removida para ser submetida à analise. 

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que, segundo informações contidas no plano de voo, os pilotos Michael Rumpf Gaail, 66, - piloto em comando - e Rafael Martinetto Ferreira, 21, - co-piloto - estavam com as habilitações em dia. 

De acordo com o órgão, Gaail possui licença de piloto de linha aérea desde 1996 e Ferreira tem licença de piloto comercial desde 2010. A agência já havia declarado que o jato Cessna, modelo Citation CJ3, também estava em situação regular. 

A aeronave ainda permanecia no gramado ao lado da pista por volta das 17h30 de hoje. Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), a empresa dona do jato, responsável pela retirada, ainda não tinha informado o órgão oficialmente sobre quando faria a operação. 

Ontem, o aeroporto fechou para pousos e decolagens das 17h35 às 18h41. A avenida dos Bandeirantes também foi interditada no sentido Imigrantes para os trabalhos de resgate.

O piloto teve traumatismo craniano, lesões no tórax e na coluna lombar e deve passar por uma intervenção neurocirúrgica. O copiloto Rafael Ferreira fraturou o nariz. Elaine Gaail, 37, mulher de Michael, também estava no jato, e teve apenas ferimentos leves. Ela teve alta no início da noite de ontem.

Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário