Menu

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Lucro recorde da easyJet esconde "total ausência de respeito pelos trabalhadores" - Pilotos


Os pilotos da easyJet defenderam hoje que os lucros recorde da companhia aérea escondem "a total ausência de respeito pelos trabalhadores", e os profissionais afetos à base de Lisboa reclamam as mesmas condições remuneratórias dos seus colegas europeus.
"Os lucros alcançados pela easyJet são uma conquista notável, sobretudo no atual contexto económico, mas são obtidos numa perspetiva de gestão de curto prazo e escondem a total ausência de preocupações sociais e de respeito pelos trabalhadores", reagiram, em comunicado, os pilotos da companhia aérea `low cost`.
Fonte oficial do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) explicou à Lusa que os pilotos da base da easyJet em Lisboa exigem um acordo de empresa, que contemple regras de trabalho e condições remuneratórias semelhantes aos pilotos de outras bases da companhia.
Questionada sobre as reivindicações dos pilotos, a easyJet explicou à Lusa que "recruta localmente em todos os mercados em que opera cumprindo as leis laborais de cada mercado", adiantando que "as remunerações que os colaboradores da easyJet auferem em Portugal estão em linha com o setor da aviação nacional, tendo todos eles contratos locais e como tal contribuem para a economia do país".
"A easyJet tem uma relação aberta com o comité de trabalhadores em Portugal e estamos disponíveis para encontrar pontos de entendimento comuns para os assuntos que sejam do interesse dos trabalhadores easyJet em Portugal", acrescentou.
Em comunicado, os pilotos admitem estar "profundamente preocupados com a gestão destrutiva de recursos humanos em vigor na empresa e fazem um alerta para a difícil realidade laboral em que vivem".
"Esta situação, a longo prazo, será prejudicial para a empresa, para os próprios trabalhadores e, naturalmente, para os acionistas", acrescentam.
O SPAC revela que a easyJet se recusou a aceitar este sindicado como interlocutor, referindo que "a situação está já em análise pelo departamento jurídico do sindicato por se tratar de uma situação irregular à luz das leis laborais portuguesas".
O lucro antes de impostos da Easyjet subiu 27,9%, para 317 milhões de libras esterlinas (394 milhões de euros), no ano fiscal de 2012, o que representa um valor recorde, anunciou hoje a companhia aérea britânica.
No mesmo período, a companhia aérea `low cost` divulgou que a receita total aumentou 11,6% face ao período homólogo, para 3.854 milhões de libras esterlinas (4.790 milhões de euros).
"Estes resultados demonstram que a easyJet é uma vencedora estrutural no mercado de voos de curta distância, vingando sobre a concorrência das companhias aéreas há muito implantadas e de empresas `low cost`", defendeu o diretor executivo da companhia, Carolyn McCall.
Fonte: RPT Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário