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sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Após problemas em avião da Air France, passageiros chegam a Paris

A assessoria de imprensa da Air France confirmou no início da noite desta sexta-feira que todos os passageiros do voo AF-445, que ia do Rio a Paris e fez um pouso de emergência em Marrocos, já desembarcaram em segurança na capital francesa. Segundo a empresa, o avião deslocado para dar sequência à viagem pousou em Paris às 22h20m, hora local (19h20m, horário de Brasília), com a maior parte das 201 pessoas que haviam saído do Galeão na noite de quinta-feira. Outros passageiros já tinham sido encaixados em voos ao longo do dia.

O airbus 330 que fazia o voo AF-445, com 201 passageiros, aterrissou às 8h51m (6h51m no horário de Brasília) desta sexta-feira no Aeroporto de Casablanca, devido a problemas técnicos. De acordo com passageiros, houve clima de pânico na aeronave, e equipes dos bombeiros e ambulâncias aguardavam a chegada do airbus na pista. A Air France informou que “todos que estavam a bordo foram atendidos (com informações, bebidas e refeições) pelas equipes locais da empresa”. A companhia havia informado que “eles serão encaminhados hoje (sexta-feira) para Paris a bordo de uma outra aeronave, enviada especialmente para Casablanca”.
A empresa explicou que “houve uma avaria do motor que implica, segundo os procedimentos e instruções da companhia, a parada do motor e mudança de rota com toda segurança para o aeroporto mais próximo”. A Air France informou ainda que “um trabalho de investigação técnica irá determinar as condições exatas do defeito”.
Em outubro, um avião da TAM que decolaria de Paris com destino ao Rio teve que dar meia-volta e regressar ao Aeroporto Internacional Charles De Gaulle também por problemas técnicos num dos motores. A companhia aérea informou que o airbus A-330 que fazia o voo JJ-8055 pousou de volta no aeroporto parisiense 17 minutos após a decolagem. Na aeronave, havia 201 passageiros.
Este foi o segundo caso semelhante ocorrido este ano: em 24 de janeiro, um airbus voltou ao aeroporto da capital francesa pouco mais de uma hora após a decolagem. Na ocasião, a companhia aérea não explicou qual foi o problema apresentado pelo motor do avião, que também vinha para o Rio. Antes de aterrissar em Paris, a aeronave deu várias voltas sobre o Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, para liberar o querosene de seus tanques.
Em 26 de setembro, 190 passageiros de outro voo da TAM que seguia do Rio para Nova York levaram um susto. Um defeito no trem de pouso dianteiro foi corrigido a 15 metros da pista do Aeroporto JFK. Houve pânico no avião.

Fonte: O Globo


CETEC-LAGOS ESCOLA TÉCNICA E DE AVIAÇÃO CIVIL (CENTRO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DA REGIÃO DOS LAGOS)


CURSOS 2013

- 12/01/2012 - INGLÊS TÉCNICO - Para a área da Engª. Elétrica – Traduções Técnicashttp://cetec-lagos.com.br/site_novo/index.php?menu=cursos_2_5

- 14/01/2013 – MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA – MÓDULO GMP (Turbinas, hélices, engrenagens, etc.) – 2ª Turma - Escola Homologada pela ANAC para esse curso.
http://cetec-lagos.com.br/site_novo/cursos/motor.php

- 04/02/2013 – MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA - MÓDULO BÁSICO – 5ª Turma - Escola Homologada pela ANAC para esse curso.
http://cetec-lagos.com.br/site_novo/index.php?menu=cursos_2_4

- 18/02/2013 – MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA – MÓDULO AVIÔNICA – 1ª Turma - Escola Homologada pela ANAC para esse curso.

- 04/03/2013 - CURSOS TÉCNICOS, AUTORIZADOS PELO CEE/MEC PARA O CETEC-LAGOS, COM CREA: TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA E TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA – 21ª turma (noite), 7ª turma (tarde) e 5ª turma (manhã).
http://cetec-lagos.com.br/site_novo/index.php?menu=cursos_2_1

- 29/04/2013 – MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA – MÓDULO CÉLULA – 4ª Turma - Escola Homologada pela ANAC para esse curso.
http://cetec-lagos.com.br/site_novo/cursos/celula.php

Está mantido o total de 5 bolsas integrais/semestre, para os Cursos Técnico ou Aviação, para alunos da Rede Pública de Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, Estadual/Municipal/Federal, comprovadamente de Baixa Renda (conta de luz) e boas notas em Matemática e Física. Deve estar cursando no mínimo o 2º ano do Ensino Médio ou no máximo ter concluído o Ensino Médio há 2 anos. A solicitação de Bolsa deve obrigatoriamente anteceder ao início das aulas da turma, em pelo menos 1 semana.
Caso não deseje mais receber notícias do Cetec-Lagos, expresse essa solicitação para o email ensinotecnico@superig.com.br.

VAGAS LIMITADAS


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R. Cel. Mário Quintanilha, 578, Vila Nova/Centro - Cabo Frio/RJ
Secretaria - (22) 26304460  (9:00 hs às 21:30 hs)
http://www.cetec-lagos.com.br/site_antigo/mapa.htm
Coordenação - (22) 81190559 - ensinotecnico@superig.com.br

Virgin America reduz encomenda de aviões à Airbus

A companhia aérea de Richard Branson reduziu em dois terços a encomenda de aviões que fez à fabricante europeia de equipamento aeronáutico, em simultâneo com o adiamento de outros dispositivos

A Virgin America reduziu uma encomenda de 30 aviões para 10 A320, cancelando a compra de 20 aparelhos cuja entrega estava prevista para o período entre 2013 e 2015. Os 10 aviões a ser comprados têm agora entrega prevista para 2015 e 2016, segundo comunicado citado pela Bloomberg.

Já a encomenda de 30 aviões A320 neo-model, com entrega prevista no período entre 2016 e 2019, foi adiada para o período entre 2020 e 2022.

A redução dos aviões encomendados pela transportadora aérea reflecte o crescimento baixo da procura numa economia que está a recuperar lentamente da maior crise das últimas décadas e o aumento do preço do combustível de avião.

“Durante o Verão começamos a ver se ainda faria sentido crescer tão depressa como planeávamos, dados os preços do combustível e aquilo a que vou chamar um clima de crescimento económico modesto”, disse o presidente executivo da companhia aérea Virgin, David Cush, citado pela Bloomberg. “Não se investe capital para o qual não se consegue uma remuneração adequada”, 


Fonte: Negócios on line 

Avião da Air France faz pouso forçado no Marrocos após sair do Rio


Avaria no motor levou ao pouso forçado, em 'segurança', segundo empresa. Os 201 passageiros foram atendidos pelas equipes locais da empresa.

O voo AF 445 da Air France, que saiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio, com destino a Paris, fez um pouso forçado nesta quinta-feira (15) no aeroporto de Casablanca, no Marrocos, devido a um problema técnico.
Segundo a companhia aérea, os 201 passageiros foram atendidos, com informações e alimentação, pelas equipes locais da empresa e serão encaminhados ainda nesta sexta-feira (16) para Paris a bordo de outra aeronave.

De acordo com a Air France, o problema técnico seria uma avaria no motor. O trabalho de investigação técnica permitirá estabelecer as condições exatas do defeito encontrado no motor.


Para ver o vídeo da notícia clique aqui

Fonte: G1

Alunos da UFSCar pegam o primeiro lugar em campeonato de aerodesign


Estudantes são dos cursos de engenharia mecânica, materiais, civil e física. Competição contou com equipes de universidades do Brasil e do exterior.


Alunos dos cursos de engenharia mecânica, engenharia de materiais, engenharia civil e física, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pegaram o primeiro lugar na categoria cidades no Campeonato Brasil de Aerodesign. O evento foi em São José dos Campos (SP) e reuniu 100 equipes de universidades de todo o país e também do exterior.
O trabalho foi desenvolvido durante meses pela equipe, para que a universidade tivesse o seu melhor resultado até agora neste torneio. O avião do time Dragão Branco ficou em sétimo lugar na categoria regular. Todo o equipamento pesa três quilogramas e pode suportar até 10 quilogramas de carga.
Para o estudante de engenharia mecânica Havner Scherrer, a maior dificuldade foi buscar o conhecimento necessário e levantar a autoestima da equipe para desenvolver um projeto que fosse confiável para chegar à competição da maneira desejada.
Alunos da UFSCar pegam primeira colocação no campeonato de aerodesing de São José dos Campos (Foto: Ely Venâncio/EPTV)Alunos da UFSCar ficam em primeiro lugar em
competição (Foto: Ely Venâncio/EPTV)
O piloto da equipe, Rafael Favetta, estudante de engenharia mecânica, comemorou o ótimo resultado e o bom comando do avião. “A competição sempre conta com grandes equipes e para o piloto tem sempre muito vento, por isso para a gente é motivo de orgulho”, exaltou Favetta.
O bom resultado é uma motivação extra para essa equipe buscar novos desafios em outras competições. “A gente quer, a cada ano, aprimorar mais e adquirir novos conhecimentos para que nos próximos anos possamos buscar as primeiras colocações e uma vaga para o campeonato mundial”, falou Scherrer.
Estudantes da UFSCar preparam o aeromodelo para vôo demonstrativo  (Foto: Ely Venâncio/EPTV)Estudantes da UFSCar preparam o aeromodelo para vôo demonstrativo (Foto: Ely Venâncio/EPTV)Fonte: G1

Após pane, aeronave agrícola bate em árvore e cai em Uruaçu, Goiás


Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira, às margens da BR-153. Piloto teve ferimentos leves e se recusou a receber atendimento médico.


Uma aeronave particular caiu na manhã desta sexta-feira (16), às margens da BR-153, a Próximo de Uruaçu, no norte do estado. O avião agrícola saiu de Goiânia para trabalhar no combate à pragas em lavouras no estado do Pará. Após uma pane, o piloto de 30 anos teria tentado pousar no aeroporto de Uruaçu, mas a aeronave perdeu a altitude, bateu em uma árvore e caiu.
O piloto teve ferimentos leves e se recusou a receber os atendimentos do Corpo de Bombeiros.
Para ver o vídeo da reportagem clique aqui
Fonte: G1

Queda de avião mata três pessoas no Paraguai


Vítimas seguiam para reunião com criadores de gado.
Acidente aconteceu nesta sexta (16) na região de Concepción.



Três pessoas morreram após a queda de um avião em Concepción, no Paraguai, nesta sexta-feira (16). O acidente aconteceu por volta das 9h15, segundo o jornal paraguaio “ABC”.
As vítimas foram identificadas como José Bobadilla, Ricardo Serrati e Luis Griffith. Bobadilla pilotava o avião, modelo Cessna 182. Segundo o presidente da Associação Rural do Paraguai, Germán Ruiz, disse que Bobadilla era um piloto experiente.
Serrati era diretor da Associação Paraguaia de Criadores de Nelore, segundo o jornal “La Nación”. De acordo com a publicação, os três seguiam para uma reunião com criadores de gado quando ocorreu o acidente.
As causas da queda ainda não foram divulgadas. O tempo era bom na hora do acidente.
Fonte: G1

Caça F-22 cai em base aérea na Flórida; piloto sai ileso


Um caça F-22 da Força Aérea dos EUA caiu na quinta-feira na base militar de Tyndall, na Flórida, mas o piloto conseguiu ejetar-se de forma segura e não ficou ferido, afirmou uma porta-voz da base.
O Raptor F-22, um dos mais avançados aviões de guerra norte-americanos, retornava de uma missão de treinamento de rotina quando caiu, por volta das 15h30 (horário local), informou a porta-voz Ashley Wright.
O avião da Lockheed Martin Corp pegou fogo quando atingiu o chão, porém bombeiros debelaram o incêndio rapidamente, ela disse. A causa ainda está sendo investigada.
A Rodovia 98 nas proximidades foi fechada por cerca de duas horas, como precaução. O piloto, que não foi identificado, não sofreu nenhum ferimento grave, disse Ashley.
A Força Aérea parou de voar em caças F-22 por cinco meses em 2011, após alguns pilotos sentirem tontura nos controles. A Força Aérea culpou a falta de suprimento de oxigênio para os pilotos.
Fonte: Reuters

‘Indústria do futuro’ simula modernos processos de produção


Exposição mostra evolução da indústria e compara a era dos softwares e robôs aos tempos dos artesãos

Processos que levavam cerca de sete dias, hoje são feitos em menos de dois dias. (Foto: Maurício Nascimento)
Processos que levavam cerca de sete dias, hoje são feitos em menos de dois dias. (Foto: Maurício Nascimento)

Num futuro breve, os robôs farão parte do processo produtivo da indústria de forma colaborativa. Essa tendência já é realidade na mostra “Indústria do Futuro”, que integra a Olimpíada do Conhecimento, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
A exposição, dividida em cinco etapas, passa por todas as fases da produção industrial, desde o projeto até os testes de metrologia.
Logo na entrada, um painel relembra o processo produtivo pré-revolução industrial, com os artesãos que desenvolviam e fabricavam seus produtos até o processo atual de Desenvolvimento Integrado de Produto. Este processo, ágil e eficiente, dispensa as pranchetas, desenhos técnicos e os mockups de madeira ou argila, e abre espaço para o moderno software de CAD, impressão em 3D e ferramentas de metrologia que testam 100% das unidades produzidas.
“O desafio da indústria é ampliar a disseminação da prototipagem rápida, que permite agilizar o desenvolvimento de novos produtos, tal qual já é feito no segmento automotivo, aviação entre outros”, avalia Marcos Dias, Gestor Nacional da rede SENAI Automação e coordenador da mostra.
Em outro sala da mostra, os visitantes assistem a modernos processos de produção simulado. Uma das grandes máquinas do espaço testa a estanqueidade da fabricação de transmissões manuais usada em automóveis. “No passado esse mesmo teste era feito num tambor de água onde as peças eram mergulhadas para verificar a existência de furos”, compara Dias. Também são vistos os testes de sinais, que mesclam situações reais de uso de um veículo off road para testar a durabilidade do conjunto da suspensão, e também o processo de comissionamento virtual, que gerencia uma linha de produção sem interferência humana.
Mais adiante os visitantes terão contato com a evolução dos robôs que atuam na indústria. Hoje em dia, esses mecanismos realizam tarefas perigosas e com maior produtividade, mas de forma separada. “No futuro essa atuação dos robôs será colaborativa, onde uma máquina pode gerenciar a outra, o que será cada vez mais comum num futuro breve”.
Esta colaboração entre robôs já é vista na fábrica da Embraer em São José dos Campos, interior paulista. No final da mostra o visitante poderá assistir a uma apresentação simulada com dois robôs que fazem os furos, soldagem e alinhamento da fuselagem de um avião. Alinhar o ‘charuto’ da fuselagem e rebitar as peças (1,5 milhão de vezes num avião comercial) com precisão milimétrica era um processo que levava cerca de sete dias, e hoje pode ser feito em menos de dois dias.
Fonte: G1
  

Press Release from Business Wire : Turkish Airlines


A Turkish Airlines (www.turkishairlines.com) assegurou a primeira posição em termos de número de países servidos, de acordo com o guia oficial de empresas aéreas. A empresa aérea agora voa para noventa países ao redor do globo, mais do que qualquer outra empresa no mundo. Mais de trinta novas rotas foram adicionadas somente esse ano, e com duzentos e cinco destinos até o momento, a empresa continua os seus planos de expansão na Europa, Rússia, Ásia Central, Oriente, Oriente Médio, África e nas Américas.
Além deste recente anúncio, a Turkish Airlines alcançou hoje outro marco, após adicionar a sua aeronave de número 200. O Boeing 737-900 â€' o nono da empresa aérea â€' é a mais nova adição à sua frota, que está em constante expansão.
O novo 737 â€' decorado com um adesivo especial '200' â€' estreou recentemente no principal terminal da Turkish Airlines no aeroporto de Atatürk em Istambul, Turquia. Executivos e funcionários da Turkish Airlines, além de membros da mídia, celebraram o lançamento do avião em uma cerimônia que aconteceu no novo hangar Turkish Technic antes da aeronave decolar.
'Como empresa, continuamos a atingir nossas metas, uma de cada vez', declarou Hamdi Topcu, presidente da Turkish Airlines, durante o evento. 'Primeiro celebramos a chegada de nossa centésima aeronave, e agora atingimos o nosso próximo objetivo de duzentas aeronaves em nossa frota. A nossa próxima meta, com a continuidade da nossa expansão, é de trezentas.'
Em outubro, a Turkish Airlines realizou o pedido de quinze aeronaves Airbus A330-300s. A entrega desses aviões deve acontecer entre 2014 e 2016.
'Estou bastante otimista de que atingiremos a nossa meta de nos tornamos a maior rede aérea até 2023', adicionou o Dr. Temel Kotil, presidente e diretor-executivo da Turkish Airlines. 'Temos a intenção de ser uma empresa aérea cinco estrelas e a líder em transporte aéreo da nossa região, lar de 1,5 bilhão de pessoas.'
Ostentando uma frota nova, moderna, e diversos prêmios e honrarias, a Turkish Airlines continua a definir um novo padrão no transporte aéreo.
Sobre a Turkish Airlines:
Criada em 1933 com uma frota de cinco aviões, a Turkish Airlines, empresa membro da rede Star Alliance, é hoje uma empresa aérea quatro estrelas que voa para duzentos e cinco destinos em todo o mundo, com cento e setenta destinos internacionais e trinta e cinco domésticos, e duzentas aeronaves (passageiros e carga). Com base nos resultados de uma avaliação da Skytrax, a Turkish Airlines foi escolhida como a vencedora em três categorias, 'melhor companhia aérea da Europa', 'melhores assentos na classe econômica premium' por seus assentos da classe Comfort e a 'melhor companhia aérea do sul da Europa' em 2011 e 2012. A Turkish Airlines recebeu o título de 'melhor comida, classe econômica' da Skytrax em 2012 e o de 'melhor comida a bordo' da Skyscanner em 2011. A Turkish Airlines é uma das primeiras empresas aéreas a oferecer o serviço 'Flying Chef' aos passageiros da classe executiva em voos de longa distância.
Fonte: G1

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Manutenção Aeronáutica precisa de profissionais no mercado


Ocupação tem apenas dois estudantes disputando a Olimpíada do Conhecimento e é uma das profissões que mais demandam técnicos


Ocupação tem dois estudantes disputando a Olimpíada (Foto: Maurício Nascimento)
Ocupação tem dois estudantes disputando a
Olimpíada (Foto: Maurício Nascimento)
Quem visitar o Pavilhão de Exposições do Anhembi até sábado, 17, poderá ver de perto dois modelos de avião da empresa Zenith, o Zodiac CH 650B e o STOL. Os exemplares estão servindo de prova para os estudantes que competem na ocupação Manutenção Aeronáutica. Bruno Batista Moreira, 21 anos, de São Carlos, interior de São Paulo, e Felipe Augusto Kupchak, 22, de São José, Santa Catarina, são os dois únicos competidores da prova.
A baixa demanda de estudantes nesta modalidade é reflexo do crescimento recente da aviação brasileira. “Como a formação de um técnico leva bastante tempo, porque além dos dois anos dentro da escola, ainda há um período para obter a certificação, não há técnicos suficientes para atender a demanda tão grande no mercado”, garante o avaliador-líder, George Lima.
Se por um lado o mercado de aviação é o mais sedutor quando o assunto é salário inicial (a média é R$ 2.400), por outro, a profissão exige muito empenho dos estudantes. “Na aviação as situações são críticas, não se admitem erros. A disciplina é a principal característica do profissional desta ocupação, porque lá em cima não tem acostamento”, completa o avaliador.
A Olimpíada do Conhecimento é uma boa oportunidade, para quem se interessa pela profissão, de perceber que a aviação não é tão cara quanto se imagina. Os modelos em exposição são uma demonstração de que tanto os preços quanto a manutenção são de fácil acesso. Para o avaliador, o estudante pode seguir carreira e, em um escala progressiva, chegar até a aviação comercial das grandes companhias aéreas, as quais utilizam tecnologias de ponta.
O mercado de trabalho está convidativo e quem ousar seguir em frente se dará muito bem nos próximos anos. Além das grandes empresas, como a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), outras opções são as aviações de táxi aéreo, jatos executivos e a aviação offshore, segmento que opera helicópteros nas plataformas de petróleo.
Além do aquecimento do mercado, voar representa mais para aqueles que investem na área e, geralmente, é um amor que nasce ainda quando criança. “É inexplicável a paixão pela aviação. Eu comecei com 15 anos e nunca consegui me desvincular da profissão. Voar é uma sensação de liberdade, é ter em mãos o que o homem conseguiu fazer com a tecnologia”, finaliza o avaliador.
Ver matéria com video clique aqui
Fonte: G1


Helibras participa de Feira de Engenharia Aeronáutica da Universidade Federal de Minas Gerais


Empresa estará com um estande no campus da UFMG, em Belo Horizonte, entre os dias 19 e 22 de novembro.
A Helibras vai participar da primeira edição da Feira de Engenharia Aeronáutica da Universidade Federal de Minas Gerais, que acontece entre os dias 19 e 22 de novembro, em Belo Horizonte.
Nestas datas, os alunos poderão visitar o estande da empresa, conhecer seus negócios e produtos, e assistir a palestras e minicursos no Campus Pampulha, das 8h às 18h. Ainda na feira, uma equipe de recrutamento da Helibras estará atenta a possíveis candidatos a estágio profissional, podendo realizar entrevistas.
“Este evento é parte essencial das nossas estratégias para estreitar o relacionamento com universidades tradicionais e bem conceituadas, como a UFMG, além da possibilidade de atração de novos talentos”, comenta Miranda Lopes, diretora de Recursos Humanos da Helibras.
A abertura da feira acontece no dia 19/11, segunda-feira, às 8h30, com uma palestra especial no auditório da Escola de Engenharia da UFMG, no Campus Pampulha.
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 700 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 600 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2011, a empresa teve um faturamento de R$ 288 milhões.
Eurocopter e a EADS-Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão do Grupo EADS e emprega aproximadamente 20 mil pessoas. Em 2011, a Eurocopter confirmou sua liderança mundial na fabricação de helicópteros com um volume de negócios de € 5,4 bilhões, encomendas de 457 novos helicópteros e 43% de participação de mercado nos segmentos civil e governamental. Os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota mundial nos mercados civil e governamental. A forte presença internacional da Eurocopter é garantida por suas sudsidiárias e participações em 21 países. Sua rede mundial de centros de serviços, de treinamento, distribuidores e agentes certificados oferecem suporte a cerca de 2.900 clientes. Atualmente, há mai s de 11,3 mil helicópteros Eurocopter em operação em 149 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares do mundo e está totalmente comprometida com a segurança, sendo este o aspecto mais importante de seus negócios.
A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa, segurança e serviços relacionados. Em 2011, o Grupo, que inclui a Airbus, Astrium, Cassidian e Eurocopter, faturou € 49,1 bilhões e empregou aproximadamente 133 mil pessoas. No Brasil, a EADS mantém investimentos há 34 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras, subsidiária local da Eurocopter. Também está presente por meio da EADS Brasil, da Cassidian Brasil, da Astrium Geo Information Services Brasil, do escritório de representação da Airbus Military, da Equatorial Sistemas, da qual a Astrium é acionista, e de uma joint venture entre a Cassidian e a Odebrecht. Desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Espacial Brasileira (AEB ), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e as forças policiais estaduais.

Fonte: Portal Fator Brasil

Exército norte-americano aumentou encomenda de compra de helicópteros Lakota

helicóptero


O comando do exército estadunidense celebrou com a companhia EADS North America um contrato de compra de uma remessa adicional de 34 helicópteros versáteis Lakota, no valor de 181,8 milhoões.

Com esta nova encomenda, os militares deverão receber 312 helicópteros novos. Até 2016, o exército estadunidense pretende elevar para 347, o número total dos Lakota nas tropas.
O aparelho Lakota é capaz de transportar 9 pessoas a 268 km/h, possuindo uma autonomia de 685 km. Esta versão versátil de helicóptero não possui armamento.

Fonte: Voz da Rússia

Airbus assina acordo com fabricante chinês para cooperação em biocombustível

A Airbus assinou nesta quarta-feira um acordo com o fabricante chinês de biocombustível, ENN, para explorar conjuntamente um combustível alternativo para a indústria de aviação.
Junto com sua companhia matriz EADS Innovation Works, a Airbus assinou o Memorando de Entendimento (ME) com a ENN, um dos fabricantes mais avançados da China, para desenvolver o combustível feito de óleo de alga.
O acordo foi feito no âmbito da 9ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespaço da China em Zhuhai, Província de Guangdong, sul do país.
O óleo de alga, extraído, processado e refinado a partir de alguns tipos de alga, é considerado uma das maneiras mais promissoras para a produção de biocombustível na indústria de aviação.
Segundo o ME, um voo teste com o biocombustível está programado para 2013 na China, depois da finalização de um estudo de viabilidade sobre o biocombustível entre a China e os Estados Unidos.
Os parceiros também concordaram em avaliar os impactos ambientais, econômicos e sociais do uso de biocombustível na aviação, e promover seu marketing na China.
A ENN, que tem equipamentos de extração de óleo de micro-alga, pode fabricar mais de 10 toneladas do produto anualmente. A partir de 2013, a companhia aumentará sua capacidade para satisfazer a demanda de voos que usam biocombustível.

Fonte: Agência Xinhua

Piloto desaparecido em queda de avião militar


Um piloto sul-coreano desapareceu nesta quinta-feira, depois de um avião de treino militar se ter despenhado no nordeste do país, informou a Polícia.
O caça FA T-50 embateu numa montanha, em Hoengseong, durante a manhã de hoje, disse um agente policial local à AFP.
"As testemunhas viram um para-quedas cair do céu (...) as operações de busca estão em curso para encontrar o piloto", disse.
Não há informação sobre o número de pessoas a bordo do avião militar.
As causas do acidente estão a ser investigadas, informou um porta-voz do Ministério da Defesa.

Fonte: Angolapress

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Queda de helicóptero no sul do Marrocos mata 8 militares


As fontes indicaram que no helicóptero viajavam 11 militares, e dois dos três sobreviventes estão feridos, mas estado é estável

Helicóptero
Segundo fontes da Guarda Real marroquina contatadas pela Efe, o helicóptero caiu no mar por razões desconhecidas

Oito militares morreram e outros dois ficaram feridos nesta quarta-feira após a queda do helicóptero no qual viajavam no litoral de Guelmim, no sul do Marrocos, informaram à Agência Efe fontes do Hospital Militar local.

As fontes indicaram que no helicóptero viajavam 11 militares, e dois dos três sobreviventes estão feridos, mas seu estado é estável.
Segundo fontes da Guarda Real marroquina contatadas pela Efe, o helicóptero caiu no mar por razões desconhecidas.
Nesta mesma região de Guelmim, próxima ao Saara Ocidental, um avião militar caiu em julho de 2011 matando 80 pessoas, entre militares e seus familiares.
Além disso, no último dia 11 de abril, dois militares americanos morreram e outros dois ficaram feridos depois que seu helicóptero caiu durante manobras militares na província de Tantán, também no sul do Marrocos.
Fonte: EXAME

Anac investiga infração de avião com Cid Gomes em aeroporto


A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) informou nesta quarta-feira que está investigando o desembarque de passageiros sem autorização feito por um avião fretado pelo governador do Ceará, Cid Gomes, na pista do aeroporto de Salvador na última sexta-feira. O episódio resultou na interdição da pista do aeroporto por cinco minutos, prejudicando o pouso de duas aeronaves - uma da Avianca arremeteu e outra da GOL teve o procedimento de pouso abortado.
A Anac informou que um avião modelo Cessna Citation operada pela empresa Táxi Aéreo Fortaleza (TAF), procedente de Fortaleza (CE), pousou no aeroporto de Salvador às 13h17, e após taxiar, dois passageiros desembarcaram e seguiram andando pela pista em direção a Base Aérea de Salvador.
Segundo a agência, somente após conclusão da apuração dos fatos será possível definir a eventual aplicação de penalidades. Se caracterizada a irregularidade, a empresa TAF e o comandante do avião poderão sofrer punições que variam de multa, suspensão ou cassação de certificados.
Fonte: Agência Brasil

Fabricante francês de jatos abre filial na China

A Dassault Falcon, fabricante francês de jatos, anunciou na quarta-feira que abriu uma sucursal em Beijing, capital chinesa, para impulsionar a presença da companhia na China.
Jean Michel Jacob, gerente-geral da Empresa de Serviços de Negócios da Dassault Falcon (Beijing), fez o anúncio na 9ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespaço da China, realizada em Zhuhai, na Província de Guangdong.
"A filial permite-nos fornecer serviços de alto nível para nossos clientes no crescente mercado de aviação chinesa," disse Jean Rosanvallon, presidente e CEO da Dassault Falcon.
Ele disse que a companhia planeja abrir um centro regional de serviços ao consumidor, subordinado à sucursal chinesa durante a primeira metade de 2013 para atender as necessidades de seus clientes chineses.
A Dassault Falcon, filial da Dassault Aviation, com sede em Paris, disse que planeja vender à China 25 jatos até o final de 2013. Agora, 12 jatos operam no país, onde há um total de 200 aviões desse tipo.
"Nós apenas vendemos um jato Falcon na China em 2006, mas agora o país se tornou o maior mercado para nossos novos pedidos de aeronaves e é o mais promissor", disse ele.
Ele acrescentou que existem 7 mil jatos executivos nos Estados Unidos mas com a abertura gradual do mercado chinês para aviação em geral, o potencial do mercado é enorme.
"Para 2020, a China terá mil jatos executivos e a companhia quer aumentar sua porção no mercado chinês para aproximadamente seu nível global", disse Jacob.

Fonte: Agência Xinhua

Avião de pequeno porte faz pouso forçado em aeroporto do Paraná


Pouso foi realizado no Aeroclube do Paraná, no bairro Bacacheri. De acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido.


Uma equipe do Corpo de Bombeiros precisou se deslocar para o Aeroclube do Paraná, no bairro Bacacheri, em Curitiba, por volta das 13h desta quarta-feira (14) após receber um chamado de que um avião de pequeno porte faria um pouso forçado em uma das pistas do local. O pouso ocorreu sem problemas,  segundo a corporação. Duas pessoas estavam na aeronave e ninguém se feriu.
O Aeroclube foi procurado pela reportagem do G1 e afirmou não ter detalhes da situação. Informou apenas que era uma aeronave particular e que não houve tumulto no local.
Fonte: G1

Vai viajar de avião? Conheça seus direitos como passageiro


Quem viaja de avião precisa ficar atento e conhecer seus direitos. Por isso, o Bom Dia Brasil convidou a defensora pública Larissa Davidovich, que respondeu perguntas dos internautas.
Jeane Duarte, que mora na Suíça, perguntou: Quanto tempo, no máximo, um voo pode atrasar e, dependendo do atraso, posso ser ressarcida?
Defensora: Infelizmente, os atrasos são muito comuns ainda, causando diversos transtornos. O ressarcimento varia de acordo com o tempo de atraso. Até uma hora, o consumidor tem direito a usar internet, telefone. Depois de duas horas, o passageiro tem direito a alimentação. Atrasos superiores a quatro horas dão direito a acomodação. Tudo isso sem prejuízo.
Rodrigo Cabral Jr,, de São Paulo, quer saber: É legal a empresa cobrar quase que mais uma passagem para mudar a data do voo?
Defensora: O percentual que se cobra é considerado muito alto e, de certa forma, até abusivo. Você quase compra uma nova passagem, o que não é razoável. Dá para discutir isso judicialmente.
Mariana Almeida, de Manaus, pergunta: A empresa aérea pode separar a mãe dos filhos menores de idade?
Defensora: Não. Os filhos têm direito de voar acompanhado dos responsáveis.
A dúvida do Ricardo Silva Lisboa, de Santos, era: É certo cobrar pela reserva de assentos?
Defensora: Já aconteceu comigo. Os assentos preferenciais estão sendo vendidos para as pessoas que chegam mais cedo. Essa prática não é vista com bons olhos pelos órgãos de defesa do consumidor. A agência precisa se posicionar sobre isso. Na verdade, você está pagando a mais, pelo menos serviço.
Fonte: Bom Dia Brasil

Prejuízo da Gol diminui no 3º trimestre, mas já chega a R$ 1,065 bilhão em 2012

O prejuízo líquido da Gol no terceiro trimestre diminuiu 40% ante igual período do ano passado, para R$ 309,4 milhões. No acumulado do ano, porém, as perdas foram maiores do que as registradas em 2011. Entre janeiro e setembro deste ano, elas alcançaram R$ 1,065 bilhão, 32,3% a mais do que os R$ 805,807 milhões referentes aos nove primeiros meses de 2011. Diante do resultado, a companhia manterá sua estratégia de redução de voos este ano. Ao fim de 2012, o corte na oferta terá sido de 4,5%, segundo o presidente da Gol, Paulo Kakinoff.

De acordo com a companhia, o aumento de 20% no querosene de aviação no terceiro trimestre, o reajuste das tarifas aeroportuárias e o baixo crescimento econômico foram responsáveis pelo prejuízo. O novo patamar do câmbio, por sua vez, ajudou a reduzir o impacto negativo desses fatores. Houve queda de 98,7% nas perdas com variações cambiais no terceiro trimestre, que somaram R$ 6,3 milhões. No terceiro trimestre de 2011 elas haviam atingido R$ 476,4 milhões.
Kakinoff evitou fazer projeções de resultado para o próximo trimestre e o próximo ano, mas afirmou que a tendência é que o ajuste na malha permaneça em 2012:
— Há uma tendência de redução da oferta, em permanecendo as atuais condições de mercado — disse ele em teleconferência com jornalistas nesta manhã.
Em entrevista ao GLOBO em setembro passado, o executivo afirmara que a empresa voltaria ao azul apenas na virada do ano.
O resultado do terceiro trimestre foi o primeiro que incorporou o desempenho da Webjet, cuja compra pela Gol foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em outubro passado.
Segundo Kakinoff, o plano de integração com a Webjet será concluído nas próximas duas semanas. Só então será decido o número das prováveis demissões. Desde a aprovação do Cade, executivos das duas companhias tem se reunido para identificar as possíveis sinergias.
Até agora foram unificadas a comercialização de passagens aéreas e a gestão da malha. Dois executivos da Webjet, responsáveis pela operação nos aeroportos e pela área de Tecnologia da Informação (TI), foram levados para a sede da Gol, em São Paulo, e passarão a integrar a diretoria da empresa.
— A Webjet é reconhecida por sua pontualidade. Por isso trouxemos os diretores de aeroportos e de TI para cá. O número (de corte) de pessoal só será decidido após a conclusão do plano de integração — afirmou o presidente da Gol.
Ele adiantou ainda que o programa de fidelidade Smiles se tornará uma empresa independente a partir de primeiro de janeiro de 2013. A decisão de abrir o capital na nova companhia, no entanto, só será tomada no segundo trimestre de 2012.
— Estamos formalizado hoje o Smiles como uma empresa independente. Até dezembro vamos segregar a estrutura da empresa, que terá balanço (financeiro) e executivos próprios. No segundo trimestre de 2013, a abertura de capital estará em pauta, dependendo da situação do mercado.
O Smiles, como as vendas a bordo e outros serviços auxiliares, têm ajudado a elevar a receita da companhia e evitar que os prejuízos sejam ainda maiores. A receita líquida da Gol cresceu 7,8% no terceiro trimestre ante igual período de 2011, para R$ 1,987 bilhão. Nos nove primeiros meses do ano, a receita líquida alcançou R$ 5,984 bilhões, alta de 12,8%.

Fonte: O Globo

China lança novo helicóptero de combate


Versão atual do Z-10 é apresentada na maior feira de aeronáutica chinesa.


A China apresentou na maior feira aeronáutica do país o primeiro helicóptero de ataque totalmente desenvolvido localmente. Assista ao vídeo.
A nova versão do Z-10 foi o carro-chefe da mostra, realizando diversas acrobacias por cima do público.
Especialistas militares dizem que o novo modelo do Z-10, usado desde 2009 pelo Exército Popular da China, é uma das armas mais modernas e eficientes no mercado de helicópteros de combate.
A feira de aeronáutica da China atraiu um número recorde de exibidores neste ano: 650 empresas de 39 países.
China lança novo helicóptero de combate (Foto: BBC)China lança novo helicóptero de combate (Foto: BBC)

Concessionárias assumem administração de aeroportos


A concessionária do Aeroporto  Internacional de São Paulo, em Guarulhos, vai assumir na quinta-feira (15) a administração do aeródromo. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Infraero acompanhará por três meses a transferência das operações, podendo estender esse prazo por mais seis meses, mediante acordo com a concessionária. A regra vale também para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, cuja concessionária assume a administração a partir desta quarta-feira, e para o Aeroporto Internacional de Brasília, que passará a ser administrado pelo novo operador a partir de 1º de dezembro.
 Nesta quarta-feira, em decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Anac corrigiu itens específicos dos contratos de concessão relativos às cargas em trânsito entre terminais dentro do País e as cargas em trânsito internacional. O objetivo, segundo a agência, foi o de promover igualdade de tratamento.

Fonte: Agência Estado

Azerbaijan Airlines compra seis jatos da Embraer


A Embraer anunciou nesta quarta-feira (14) que assinou um contrato com a Azerbaijan Airlines (AZAL) para a compra de quatro jatos EMBRAER 190. As entregas para a companhia aérea nacional do Azerbaijão estão previstas para começar no terceiro trimestre de 2013. O valor total do negócio é de US$ 180,8 milhões, a preço de tabela, que será incluído na carteira de pedidos a entregar da Embraer do quarto trimestre de 2012.
A AZAL também adquiriu da Embraer, por meio de sua subsidiária integral ECC Leasing, dois jatos EMBRAER 170 usados, o primeiro dos quais será entregue no segundo trimestre de 2013. Até o final do próximo ano, os seis E-Jets estarão voando em rotas domésticas e internacionais da AZAL a partir do Aeroporto Interbacional Heydar Aliyev (GDY), principal base da companhia aérea em Baku, capital do Azerbaijão.
“O pedido da Azerbaijan Airlines aumenta a presença da Embraer no Leste Europeu, mercado onde vemos um grande potencial para os E-Jets no que se refere à renovação de frotas das companhias aéreas de forma eficiente e ainda abrir novas rotas”, disse Paulo Cesar de Souza e Silva, Presidente da Embraer, Aviação Comercial. “A posição geográfica estratégica do Azerbaijão oferece um excelente potencial para o desenvolvimento de ligações aéreas com a Europa/CIS, o Oriente Médio e a Ásia. Com o E170 e E190, a AZAL terá a flexibilidade necessária para crescer por meio da combinação ideal de frequência e capacidade de assentos que somente a família de E-Jets pode oferecer.”
A AZAL introduz os E-Jets como parte de uma estratégia de renovação da frota que inclui a substituição de turboélices. A companhia aérea irá configurar seus E170 e E190 em classe única com 76 e 106 assentos Elite, respectivamente. As aeronaves permitirão à AZAL aumentar as frequências entre Baku e Nakhchievan, e oferecer voos domésticos e internacionais para cidades como Odessa, Volgograd, Sochi, Donestsk e outras.
“O EMBRAER 190 é o avião ideal para a velocidade e o alcance que precisamos para abrir novas rotas. É um avião muito versátil, que nos dará a capacidade de voar para os mercados doméstico e internacional, onde vemos grande potencial de crescimento”, disse Jahangir Askerov, CEO e Presidente do Conselho da Azerbaijan Airlines CJSC. “Já com o EMBRAER 170 podemos combinar uma melhor capacidade de assentos às variações da demanda em toda a rede. A comunalidade entre os dois aviões também é um grande benefício.”
A AZAL é o 25º cliente dos E-Jets na Europa. A empresa também se junta a uma crescente lista de clientes no Leste Europeu e na Ásia Central, que identificaram os E-Jets como sua aeronave preferida: AeroSvit, Air Astana, Air Moldova, Belavia, Búlgaria Air, Dniproavia, Estonian Air, LOT Polish, e Montenegro Airlines.
Fonte: DCI

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Com 16 anos, britânica é a mais jovem a pilotar sozinha um avião

Britânica recebeu o apoio dos pais para a aventura


Ela não tem idade para tirar a carteira de motorista, mas já pilota um avião sozinha. Com 16 anos, Rachael Spelling se tornou a mais jovem britânica a comandar uma aeronave. De acordo com o jornal “Daily Mail”, desde os 14, a adolescente recebe aulas de voo.
- Eu acho que a minha mãe se assustou um pouco e meu pai ficou em pânico - conta ela que resolveu aprender as técnicas de voo para ocupar seu tempo durante as férias: - Meu pai tinha sugerido várias coisas para eu fazer, mas escolhi aprender a pilotar um avião.
Rachael fez o primeiro voo solo exatamente no dia em que completou 16 anos. Atualmente, ela já tem 50 horas voando no comando de uma aeronave de quatro lugares.
Jovem ao lado do namorado durante um voo
Jovem ao lado do namorado durante um voo Foto: Reprodução / Daily Mail
- Nesse dia, eu lembro que não acreditava no que estava fazendo. Eu não tenho nem idade para dirigir, mas estava voando.
Seu pai, Joh Speller, de 65 anos, disse que está orgulhoso da coragem de sua filha: - Colocamos toda nossa confiança nos instrutores. Se eles não achassem que ela não estaria preparada, minha filha não voaria.
Agora, Rachel segue com os treinos para conseguir em breve uma licença que permitirá a ela pilotar aviões maiores.

Fonte: EXTRA

Criança de cinco anos pode ter causado acidente aéreo


Os investigadores concluíram que a queda de um helicóptero que vitimou cinco pessoas em 2010 foi causado por uma criança que destruiu os controlos

Em 2010, a queda de um helicóptero matou cinco pessoas. Dois anos depois, a National Transportation Safety Board (NTSB) concluiu que o acidente ocorreu por causa de Sydney Stewart, de cinco anos, que pontapeou os controlos aéreos.

De acordo com os investigadores, Thomas J. Stewart, o fundador e proprietário da Services Group of America, deixou que a filha se sentasse no seu colo no lugar do copiloto e ela destruiu os controlos.

Para além do bilionário, na colisão do helicóptero morreram ainda a filha de Stewart, a mulher, o cunhado e o piloto da companhia.

Stewart e a família viajavam no Dia dos Namorados, do seu rancho no norte do Arizona para a sua casa em Scottsdale, no subúrbio de Phoenix. 

O relatório explicava que era «muito provável» que a criança tivesse carregado nos botões de controlo do helicóptero com o pé. Stewart ou o piloto tentaram puxar os controlos, fazendo com que as principais hélices do helicóptero dobrassem e a parte traseira da aeronave batesse.

Segundo a NTSB, o helicóptero mergulhou fora de controlo no leito de um rio seco no norte de Phoenix, na comunidade de Cave Creek, matando de imediato todos os passageiros.

A conclusão do relatório foi imediatamente contestada pelo advogado da família do piloto e pela empresa de Stewart, que atribuíam a culpa do acidente a uma falha no motor.

«É a interpretação deles, e não vai ao encontro com o que os nossos investigadores experientes acreditam que aconteceu», contesta Gary C. Robb, um advogado especialista em acidentes de aviação, em declarações à AP.

Robb processou a Eurocopter e outros envolvidos na reparação de uma das hélices depois de um acidente anterior. O especialista acredita que a reparação não foi bem executada e que, por isso, a hélice ficou destruída no voo, causando a queda.

A NTBS não encontrou nenhuma evidência que isso tenha acontecido.

A Eurocopter ajudou a NTSB a investigar o acidente e a fazer simulações que concluíram que apenas um rápido movimento para cima e para baixo poderia ter causado a queda do helicóptero.

A NTSB atribuiu alguma culpa ao piloto por não controlar a sua cabine. Por exemplo, Stewart gostava de pilotar mesmo não tendo licença para tal.

William Waldock, que ensina investigação de acidentes aéreos na Universidade de Prescott, reviu o relatório e disse que não havia nenhuma evidencia direta que a criança tenha pontapeado os controlos.

A empresa de Stewart continua a reclamar que a NTSB investigou o caso com a Eurocopter, sem nenhum investigador neutro.

Fonte: TVI24

Embraer prevê demanda futura para 650 jatos na China


As aeronaves estão avaliadas em US$ 24 bilhões, o que representa 9% do valor das entregas mundiais

jato lineage da embraer
No mercado chinês, a Embraer contabilizou 28 pedidos firmes e cinco opções para seus jatos executivos

A Embraer prevê uma demanda total de 650 aeronaves executivas na China até o ano de 2022, avaliada em US$ 24 bilhões, o que representa 9% do valor das entregas mundiais.

A estimativa foi apresentada nesta terça-feira pela companhia brasileira durante a 9ª Exposição Internacional de Aviação & Aeroespacial da China (Airshow China 2012), em Zhuhai, na Província de Guangdong. "A Embraer está muito atenta ao mercado chinês, o qual deverá gerar grandes oportunidades para todos os fabricantes deste setor", afirma, em nota, Ernest Edwards, presidente da Embraer Aviação Executiva.
O estudo da Embraer mostra que o ambiente geral na China está promovendo o desenvolvimento de sua aviação executiva. "A cultura de aviação executiva do país está ganhando maturidade. Os jatos executivos são cada vez mais reconhecidos como ferramentas de produtividade para as elites empresariais", diz a Embraer, no comunicado.
"Hoje, o país tem uma frota de 267 aeronaves, 77% das quais são de grande porte, entre as categorias super mid-size e ultra-large. Para comparação, em 2007, a China tinha apenas 78 jatos executivos", acrescenta. 
No mercado chinês, a Embraer contabilizou 28 pedidos firmes e cinco opções para seus jatos executivos.
Em junho de 2012, a fabricante brasileira de aviões assinou um acordo com a Aviation Industry Corporation of China (Avic) para a montagem final dos jatos Legacy 600/650 na China, utilizando os recursos de sua joint venture, a Harbin Embraer Aircraft Industry Co., Ltd.
Fonte: EXAME

China impulsionará reformas para abrir espaço aéreo de baixa altitude

A China realizará reformas no próximo ano para abrir mais espaço aéreo de baixa altitude para voos privados, utilizando as infraestruturas de comunicação e vigilância já existentes para garantir a segurança.
Ma Xin, funcionário da Comissão Estatal de Controle do Trânsito Aéreo, confirmou o plano na 9ª Feira Internacional de Aviação e Aeroespaço da China, inaugurada hoje em Zhuhai, na Província de Guangdong, sul do país.
A feira, que conta com a participação de cerca de 650 companhias de 39 países e regiões, durará até 18 de novembro.
Segundo Ma, os principais distritos de Changchun (nordeste), Guangdong e Hainan (sul) já têm infraestruturas de comunicação e vigilância necessárias para garantir a segurança dos voos de baixa altitude.
Além disso, quatro estações de serviço destinadas a voos de aviação geral entraram em funcionamento nas cidades de Shenyang (nordeste), Shenzhen (sul) e Zhuhai, assim como em Hainan.
O funcionário acrescentou que está previsto que antes do final do ano será emitida uma série de novas regras sobre o planejamento e operação do espaço aéreo, assim como sobre o procedimento de solicitação de voos de aviação geral.
"Estamos revisando uma série de regulamentos sobre a gerência do espaço aéreo para simplificar os procedimentos de solicitação", explicou Ma.
"Com o avanço das reformas, acredita-se que a aviação geral ganhará vigor e se tornará um novo ponto de crescimento econômico como a indústria automobilística", disse o funcionário.
Em novembro de 2010, o Conselho de Estado (gabinete) e a Comissão Militar Central anunciaram a abertura de parte do espaço aéreo de baixa altitude da China.
Até o final do ano passado, a China contava com 1.198 aeronaves utilizadas em aviação geral.

Fonte: Agência Xinhua

Brasil assume a presidência da CLAC

O Brasil foi o país eleito para exercer a presidência da Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC) para o biênio 2013-2014. O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Guaranys, será o presidente da comissão pelos próximos dois anos e assumirá, prioritariamente, as ações relacionadas à segurança operacional. Para o diretor-presidente, “Isso demonstra uma oportunidade para compartilhar as transformações recentes ocorridas no Brasil e absorver as melhores experiências do setor no âmbito regional. A região latino americana, tal qual o Brasil, vem crescendo acima da média mundial. E nesse contexto o Brasil se destaca por possuir a maior aviação da região com níveis de segurança equivalente aos dos países mais desenvolvidos do mundo”, destacou.

A autoridade de aviação civil brasileira recebeu apoio de todos os países que apresentaram candidaturas. A eleição do novo Comitê Executivo da entidade ocorreu no encerramento da 20° Assembleia Ordinária da CLAC, promovida pela ANAC entre os dias 05 e 08 de novembro, em Brasília.

Acordo céus abertos América Latina


Também no encerramento da Assembleia, na última quinta-feira (08), foi assinado o Acordo Multilateral Céus Abertos da CLAC. Representado pelo ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, o Brasil aderiu ao acordo, que tem por objetivo principal uma maior integração entre seus membros e a remoção de obstáculos ao desenvolvimento do transporte aéreo na região. Após a aprovação pelo Congresso Nacional, o acordo entrará em vigor, estipulando o fim da limitação às frequências de voos entre os países signatários: Chile, Colômbia, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Brasil. 

O mercado composto pelos países que integram a CLAC chegou a 338,1 milhões de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais em 2009, ou seja, aproximadamente 95% do total transportado por todos os países da América Latina. Neste contexto, o Brasil representa cerca de 40% do volume de tráfego gerado, ou 134,5 milhões de passageiros transportados. Em seguida aparecem o México (22,6%), a Colômbia (8,8%), a Argentina (6,4%) e o Chile (3,7%) que, somados, totalizam 140,4 milhões de passageiros transportados. Esses cinco países representam 81,3% do volume de passageiros transportados pelos estados membros da CLAC.

Fonte: Anac