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segunda-feira, 17 de junho de 2013

SIMULADO CÉLULA 6

301) A estrutura tubular do helicóptero, capaz de suportar esforços, é construída por materiais flexíveis, chamados de:

             R:   Aço cromo- molibdênio.

302) O rotor que faz o movimento de avanço e recuo das pás requer no mínimo:

R: Três pás.

303) A função do revestimento em aço inoxidável no bordo de ataque das pás do rotor é:

R: Reduzir os desgastes das pás.

304) A região da pá do rotor principal que tem maior espessura e maior ângulo de torção é a região:

R: Da raiz.

305) No rotor principal a determinação da pista nas pás tem como finalidade verifica-se: 

R: As pás estão no mesmo plano de rotação.

306) O rotor principal desbalanceado produz, no helicóptero, uma vibração:

R: Lateral de baixa freqüência.

307) O componente do helicóptero, onde são presos os punhos das pás, chama-se :

R: Canga.


308) Em um sistema de transmissão de comando rígido a regulagem do sistema é feita variando-se:

R: Comprimento da haste.

309) A inclinação do disco do rotor principal, para qualquer lado é feita através do comando:

R: Cíclico

310) Em conseqüência da terceira lei de Newton, o conjugado de reação é transmitido a fuselagem do helicóptero tende a:

R: Girá-la no sentido contrario ao da rotação das pás do rotor principal.




311) O rotor de cauda é conectado a caixa de engrenagens por meio de um eixo que por sua vez transfere rotação através da caixa:

R: 45º,90º ou 33º.

312) Os rotores de helicópteros, quanto ao movimento das pás, são classificados em:

              R: Semi- rígido,rígido e articulado.

313) Os rotores principais dos helicópteros, geralmente, são instalados nas seções:

R: Centrais.

314) A tendência que o helicóptero tem de girar, no sentido oposto ao rotor principal, é chamada:

R: Torque.


315) O grau de enflechamento das pás do rotor, ocasionado pelo peso do helicóptero e pela rotação do rotor, é denominada:

R: Cone do rotor.

316) Em helicópteros, o termo fuselagem refere-se a estrutura :

R: Básica 

317) As cabines mais leves e mais resistentes, muito usadas nos helicópteros modernos, são do tipo :

R: Honeycomb. 

318) Ter uma facilidade de inspeção, inclusive dos componentes de acionamento do rotor de cauda, é uma das características da estrutura de helicóptero tipo:

R: Tubular.

319) Quando se introduzem modificações na estrutura do helicóptero, deve-se fazer um(a):

R: Novo balanceamento.

320) Quando a estrutura do helicóptero é formada por tubos de aço especial, no interior dos mesmos existe óleo do tipo:

             R:   Anti- corrosivo.

321) O trem de pouso que oferece maiores vantagens em helicópteros que operam em aeroportos, é do tipo de :

R: Rodas.

322) Nos helicópteros, os trens de pouso, tipo skys, são classificados com:

R: Baixo, médio e alto.

323) O sistema que permite ao helicóptero executar o procedimento de auto- rotação é conhecido como :

R: Roda livre.

324) A finalidade da barra estabilizadora é:

R: Dificultar a mudança do plano de rotação.

325) A vibração que ocorre duas vezes, para cada volta do rotor principal, é conhecida como:

R: Média freqüência. 

326) A vibração provocada pelas pás girando fora de um plano de rotação na prática, é conhecida como:

R: Galope.

327) Os dispositivos normalmente construídos de aço e com a finalidade de fixar as pás aos punhos, são chamados de:

R: Pinos.

328) Um retardamento na resposta do rotor principal, a uma ação no cíclico, é sinal de :

R: Dampers com vazamento.

329) A finalidade principal do rotor de cauda é:

R: Contrariar o torque do rotor principal.

330) Durante um vôo, normalmente, o passo de uma hélice varia entre o passo :

R: Máximo e mínimo.



331) Quando a velocidade limite de um helicóptero é ultrapassada, ocorre um estol:

R: Na pá que recua.

332) Nos helicópteros, o problema da dissimetria de sustentação foi solucionado com a utilização dos rotores tipos :

R: Articulados e semi- rígidos.

333) A finalidade do braço de arrasto é:

R: Avançar ou recuar a pá.


334) A tendência das pás de um rotor principal de um helicóptero, em aumentar ou diminuir sua rotação, é conhecida como efeito :

R: De corioles 

335) O movimento vertical das pás de um rotor chama-se:

R: Batimento.

336) Em um helicóptero, o surgimento de violentas oscilações durante a decolagem, pouso e o táxi caracteriza um(a):

R: Ressonância com o solo.

337) A fim de facilitar a identificação das pás, usa-se dividi-las em:

R: Estações.

338) O movimento de batimento da pá do rotor principal é realizado em torno do eixo imaginário:

R: Transversal.

339) Para se fazer a correção da pista das pás do rotor principal, tem-se como recurso, o:

R: Ajuste do compensador da pá.

340) O prato rotativo está ligado:

R: As pás do rotor principal.


341) O motivo pelo qual muitas vezes desprezam-se as formas aerodinâmicas da fuselagem, na fabricação de um helicóptero, é facilitar o (a):

R: Transporte de cargas.


342)Nos sistemas de oxigênio de alta pressão são usados tubos de:

R: Cobre.

343)A fonte de ar do sistema ar condicionado nos aviões a jato é obtida por meio de:

R: Ar sangrado dos motores.


344)Os aviões que devem ser providos de um sistema de oxigênio são os que:

R: Voam em grandes altitudes.


345)Os fluidos hidráulicos de base mineral, geralmente, apresentam a cor:

  R: Vermelha.

346) Na temperatura de volatilização do combustível, tem-se a:

               R: Formação dos vapores.

347) As gasolinas 100 e 115 têm, respectivamente as cores:

                R: Verde e violeta.

348) As bombas principais de combustíveis fornecem um:

                 R: Elevado fluxo.

349) A válvula unidirecional de restrição, quando instalada nas linhas que alimentam o mecanismo de acionamento do flape, faz com que seu movimento seja:

              R: Lento no recolhimento e rápido na descida.

350) Impedir que a pressão do sistema hidráulico ultrapassa um valor pré-determinado é função do:

               R: Regulador de pressão.



351) Em relação à pressão máxima do sistema hidráulico, os reguladores são ajustados, geralmente, para atuarem com um percentual de:

                 R: 20% .

352) A principal finalidade do regulador de pressão é:

                R: Poupar a bomba principal

353) Em linhas sujeitas a vibrações, usam-se tubos rígidos de:

                R: Cobre.


354) A finalidade das conexões usadas nos sistemas hidráulicos é:

               R: Unir mangueiras as unidades do sistema.

355) A maioria dos aviões usa bombas de emergência, que são acionadas:

              R: Eletricidade.

356) No sistema de dupla pressão, a linha secundária tem pressão contínua fornecida através:

               R: Das bombas de força.

357) Nos sistemas hidráulicos, a finalidade dos filtrados é:

               R: Promover a limpeza dos fluídos.

358) Antes de uma bomba ser instalada, deve ser lavada com:

               R: Fluído hidráulico do sistema.

359) Ao se fazer testes, no solo, em determinadas unidades, deve-se usar a bomba:

               R:  Manual.

360) Os reguladores de pressão são geralmente usados nos sistemas de fluxo:

               R: Constante.

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