Menu

segunda-feira, 20 de maio de 2013

SIMULADO CÉLULA 4



147)     O montante é um membro estrutural que suporta esforços de:

              R:   Compressão.

148)      As ligas a base de titânio tem excelentes propriedades, mas o seu uso na industria aeronáutica é muito restrito, devido, principalmente, ao seu:

              R:   Alto custo de produção.

149)         A corrosão dos metais ocorre através do processo denominada:

              R:   Eletroquímico


150)         Na proteção  contra a corrosão em peças a utilização de tintas, vernizes ou graxas pode ser feitas, desde que a substância a ser aplicada seja:

              R:   Impermeável.



151)         Um dos processos que evita a corrosão no aço é:

              R:   Galvanização.


152)       A corrosão, de cor marrom avermelhada, se processa:

              R:   Nos metais ferrosos.


153)         Quando a área atacada pela corrosão for muito grande, para se fazer uma limpeza, deve-se utilizar querosene e uma escova de:

              R:   Palha de alumínio


154)         A melhor inspeção, para se detectar o início de uma corrosão, é a:

              R:   Qualitativa


155)         Nas superfícies pintadas, a corrosão é evidenciada pelo surgimento de:

              R:   Bolhas

156)         A proteção do material aeronáutico, por meio de camadas orgânicas, compreende a:

                R:  Aplicação de tintas e anti- oxídos

157)         Na presença de ar, o cobre altera-se, formando uma camada protetora contra oxidação, conhecida como:

              R:   Zinabre

158)         Na colocação de rebites devemos deixar a cabeça de oficina com as seguintes medidas:

              R:O diâmetro deverá ter 1 ½ vezes o diâmetro original do corpo,e a altura deverá ter a metade do diâmetro do corpo.

159)         O cuidado que deve ser tomado periodicamente para se tentar evitar a corrosão é a:

              R:   Limpeza e inspeção das partes protegidas.

160)         A corrosão superficial do alumínio, do magnésio e de ligas leves, normalmente, apresenta uma camada:

              R:   De pó branco.


161)         A corrosão é uma reação química que ocorre no metal quando em contato com:


              R:   Ar e água .

162)         Por definição, corrosão intergranular é a:

              R:   Dissolução dos cristais dos metais.

199)         O enchimento de furos, através de rebites, é permitido desde que os furos sejam:

              R:   Menor que 3/16 da polegada.

200)         O reparo de um revestimento, cujo acesso pode-se Ter por qualquer lado, é conhecido, na prática, como avaria de área:

              R:   Aberta.








201)         Uma avaria em um perfil longitudinal é considerada tolerável, desde que a mossa tenha uma profundidade máxima inferior a:

              R:   ¼ da polegada .

202)         Todo reparo tem por finalidade consertar a área danificada e devolver a está área:

              R:   A resistência original.

203)         No rebaixamento térmico existem dois tipos de processos, que se chamam:

              R:   Rebaixamento radial e rebaixamento por cunhagem.

204)         Para uma rebitagem, o espaço mínimo, entre os rebites, deve ser de:

              R:   Três vezes o diâmetro do rebite.

205)       A identificação de rebites é feita através de marcação no(a):

              R:   Cabeça.

206)         Quando se faz uma rebitagem em local sem acesso para se amassar a ponta do rebite, usa-se o rebite do tipo:

              R:   Cherry

207)         Nas operações de reparo, o primeiro objetivo a ser considerado é :

              R:   Reparar a parte avariada, de acordo com a original.


208)         O uso de uma barra muito pesada e com excessivo movimento lateral pode:

              R:   Cisalhar a cabeça formada.

209)         Os furos menores que 3/16 da polegada devem ser reparados:

              R:   Enchendo-os com rebite apropriado.

210)         Os rebites de monel são usados em peças de:

              R:   Aço inoxidável.




211)       Nunca se devem usar rebites de alumínio em peças onde o mesmo terá que suportar cargas de:

                   R:   Torção.

212)         O rebite que possui resistência ao cisalhamento é o:

              R:   Hi-shear.

213)         Para se evitar uma modificação na forma original aerodinâmica da fuselagem ou de outra parte qualquer do avião, deve-se usar um reparo do tipo:

              R:   Embutido.

214)         Em partes sujeitas a tensão os rebites usados necessitam antes de tudo de um:

              R:   Tratamento térmico.

215)         O principal esforço desenvolvido no trabalho dos é o:

              R:   Tensão.

216)         O reparo no revestimento metálico de uma aeronave requer que o material recomendado tenha a espessura:

              R:   Igual ou maior que a original.

217)         Uma avaria apresenta um furo de 2 polegadas de diâmetro aproximadamente, a quantidade de rebites necessária para preencher  o remendo será de:
            R:      16 rebites.


218)         Com a multiplicação do diâmetro do rebite por 2,5 obtém-se a:

              R:   Distância da borda

219)         Quando em rebitagem de superfície dupla se torna difícil o acesso por ambos os lados é aconselhável o uso do rebite:

               R:   Cherry.

220)Quando for utilizada uma porca castelo, a retenção deverá ser feita empregando-se um(a):

             R:     Contra pino.






221)         O alicate que, geralmente, é fabricado com 5,6 ou 7 posições, é o alicate:

              R:   Gazista.

222)         O tamanho do punção sólido é dado pelo:

              R:   Diâmetro da ponta cega.

223)         O crescimento das chaves estriadas é dado geralmente em:

              R:   1/16” em 1/16” da polegada de lado para lado.

224)         A chave de emergência mais usada pelo mecânico de avião e:

              R:   Ajustável.


225)       Em uma chave estriada, se a extremidade menor mede ½ pol  logicamente a extremidade maior medirá:

              R:   9/16”

226)         Para apertar parafusos com precisão de regulagem o tipo de chave utilizada denomina-se:

              R:   Torquímetro

227)         O rebaixamento funcionará melhor se a chapa não exceder a espessura de:

              R:   0,040 de polegada.


228)         O tamanho de uma broca é medido entre os (as):

              R:   Duas guias.

229)         Os contra pinos podem ser usados na parte detenção apenas:

              R:   Uma vez

230)         Em uma chave de boca de crescimento normal, quando um lado for ¼" o outro será:

              R:   5/16”






231)         As chaves ajustáveis são divididas em crescente:

              R:   Inglesa e grifo.

232)         Quando se vai apertar vários parafusos hexágonais para se Ter maior rapidez é aconselhável a utilização do(a):

              R:   Arco de velocidade.

233)         A chave de fenda fina tem, em relação ao diâmetro da haste a largura da ponta :

              R:   Igual.

234)         O calibre de Venier é um:

              R:   Instrumento de medidas.

235)         Nas regulagens de máquinas giratórias as mesmas devem estar:

              R:   Paradas.

236)         Toda chave ajustável deve ser sempre girada em direção ao mordente:

              R:   Móvel.

237)         A chave cuja ponta é robunda e os encostos internos são côncavos, é a tipo:

              R:   Phillips .


238)         O peso do martelo é dado em:

              R:   Onças.

239)         Para cortar arames e rebites macios, normalmente é utilizado o alicate de:

              R:   Corte diagonal.

240)         A engrenagem que serve para transmitir movimentos de rotação entre dois eixos, formando um angulo de 90º, é do tipo:

              R:   Cônico.

SIMULADO DE CÉLULA 3



1)        A superfície inferior da asa forma, com um plano horizontal paralelo ao solo é o:

              R:   Diedro.

2)        O conjunto de cauda, conhecido como empenagem, é constituído de:

              R:   Leme de direção, estabilizadores e profundores.                    

3)               Os flapes são superfícies:

              R:   Auxiliares


4)      A identificação 3 x 7 em um cabo de comando, significa que o mesmo possui:

              R: 3 pernas com 7 fios cada.

5)      Os esticadores, do sistema de cabos de comando das superfícies de vôo primárias, servem para:

              R: Dar tensão aos cabos de comando.

6)      Um dos problemas causados pelo peso do avião acima das limitações estabelecidas pelo fabricante, será o (a):

              R:    Desgaste dos pneus.

7)      O mecanismo anti-shimmy permite:

              R:    Eliminação de vibrações no trem de nariz.


8)      Para uma aeronave manter um vôo horizontal, é necessário que o seu peso seja igual ao (a):

              R:    Sustentação.

9)      As curvaturas nos grupos de fios ou chicotes não devem ser inferiores a:

              R:    10 vezes o diâmetro externo dos grupos.

10)  A construção de uma estrutura tubular é feita, normalmente, com tubos de:

              R:    Vários diâmetros. 




11)  Uma peça atacada pelo ácido de bateria deve ser lavada com:

              R:    Cloreto de sódio e água.

12)  Na aviação existem três tipos de tanques de combustível, que são denominados:

              R:    Removíveis metálicos, células removíveis e integrais.

13)  No abastecimento de uma aeronave, os procedimentos de encostar o bico da mangueira no bocal do tanque e aterrar a aeronave, tem por finalidade evitar o (a):

              R:    Incêndio provocado por centelhamento.

14)  Há vários tipos de cavernas, sendo que o tipo mais comum é um:

               R:  Canal curvo feito de chapa de metal com reforçadores.

15)  Em aerodinâmica, os perfis simétricos possuem:

              R:    Cambras iguais.

16)  Os danos que se estendem até a borda de um painel, ao serem reparados requerem:

              R:    Uma fileira de rebites apenas,a menos que o fabricante tenha utilizado mais.

17)  As fuselagens das aeronaves são fabricadas, na maioria, utilizando-se:

                R:      Alumínio ligado  (liga de alumínio).



18)  A principal superfície de sustentação e suporte do vôo de uma aeronave é denominada:

  R:    Asa.

19)             As vigas de reforço podem ser danificadas por corrosão, esforço ou colisão.Tais danos classificam-se em:

              R:   Negligenciáveis, reparáveis por remendo e necessitando substituição do membro.

20)  Em fuselagens, entende-se por passadiços reforçados as:

              R:   Áreas possíveis de se andar, sem danificar o revestimento.



21)  As pontas das asas nas aeronaves são consideradas peças reversíveis e são fixadas, geralmente, através de:

              R:   Parafusos

22)  Na construção de um aerofólio, para que o mesmo tenha uma boa performance o angulo de incidência deve variar entre:

              R:   2 e 4 graus.

23)  Os reparos em cavernas classificam-se em duas categorias.São elas:

              R:(1)Dano igual ou menor que 1/3 da seção transversal e (2)Dano maior que 1/3 da seção transversal.

24)  Um sistema de manutenção abrange os aspectos de planejamento e execução:

              R:   Supervisão e atualização.

25)  Para encurtar a distância na corrida do pouso dos aviões a jato, além dos freios das rodas, utiliza-se:

              R:   Reversão dos gases de escapamento.


147)         O metal patente é aquele que:

             R:   É constituído por 2,3,4 ou mais metais puros .




148)         A capacitância de estiramento, que os metais possuem e conhecida como:

            R:    Ductibilidade.

149)         Quando adicionado Carbono a uma liga a reação desejada é:

            R:    Elevar a dureza.

150)         O aço inoxidável tem propriedades elevadas de:

            R:    Resistência a corrosão .







151)         A especificação (T4), estampada em uma chapa de dural indica que aquela é uma liga:

              R:  Temperada.


152)         É desaconselhável o teste com líquidos penetrantes em:

 

              R:  Peças com superfícies porosas.


153)         Para um tratamento anticorrosivo, na liga de alumínio usa o (a):

              R:  Alumínio puro.


154)     A propriedade que os metais tem de oferecerem resistência ao risco e ao corte é chamado de:

              R:  Dureza . 


155)     O fator mais importante na realização de um tratamento térmico que definira efetivamente a micro estrutura e consequentemente as propriedades mecânicas finais do aço é:

   R:  Velocidade de resfriamento


156)         A fundição é o processo de obtenção de peças através de:

   R:  Fusão.


157)         A laminação é um processo de:

              R:  Endurecimento a frio



158)         Caso o dano em uma caverna seja superior a 1/3 da seção transversal, devemos:

              R: Remover a seção e efetuar um reparo.


159)         Quando um material é aquecido a certa temperatura e esfriado lentamente, diz-se que está:

              R:  Recozido.

160)      A inspeção usada para descobrir rachaduras, fissuras, ou falhas internas de um material é a inspeção:

              R:  Qualitativa.





161)      Sendo o metal uma substância simples a sua menor divisão chama-se:

              R:  Átomo.

162)      O processo de tratamento térmico em que se aquece o aço até uma certa temperatura e em seguida é esfriado bruscamente em água com óleo é denominado:

              R:  Têmpera.

163)         Um dos processos utilizados na recuperação de peças é a:

               R: Metalização.

164)         O iconel é uma liga do:

               R:  Níquel.


165)      A liga formada por cobre e estanho é denominada:

               R:  Bronze.

166)     O metal fundido é utilizado para proteger o ferro contra ferrugem, levando o nome de galvanização é o:

               R:  Zinco.

167)     Os reparos em nervuras e armações podem ser classificados em:

              R:  (1)Os feitos em armações críticas,tais como nervuras de asa e(2)Os considerados menos críticos,tais como as de profundores,lemes e flaps.

168)      Na confecção das molas sujeitas a altas temperaturas é utilizado o arame:

              R:   Iconel.

169)      Em pequenos furos, superfícies aerodinâmicas e áreas onde não temos certeza da quantidade de carga estrutural, o reparo deve ser:

               R:  Redondo.

170)      A remoção dos destroços de uma aeronave, sem autorização do órgão competente, somente poderá ser feita:

               R:  Para ser evitado um incêndio .

171)      As ligas usadas na aviação são classificadas em:

               R:  Ferrosas e não ferrosas.


172)      Nas ligas de aço inoxidável, os principais elementos são:

               R:  Cromo e níquel .

173)      A reação positiva que um aerofólio deve proporcionar denomina-se:

               R:  Freio aerodinâmico.

174)     O elemento básico das ligas de aço-carbono é o:

              R:   Carbono

175)     O processo de proteção das ligas de alumínio que utiliza um óxido de alumínio é denominado:

               R:  Anodização.

176)      Para que um material seja endurecido por trabalho a frio é necessário que o mesmo seja:

               R:  Dúctil.

177)      O aço é composto, basicamente, por liga de:

              R:   Ferro e carbono


178)     O tipo de falha mais comum entre os rebites é o (a):

              R:   Cisalhamento.

179)     A capacidade que um material tem possui de deformar-se e de retornar a sua forma original é conhecida como:

              R:   Elasticidade.

180)     O minério do qual retiramos o cobre é a:

               R:  Cuprita.