- Uma
estrutura de fuselagem, construída por cavernas e revestimento,
denomina-se:
a) tubular b) monocoque c)
semi-monocoque d) cantilever
- Para corte de um motor aeronáutico, normalmente utiliza-se a
interrupção do/da:
a) combustível b) giro do magneto c) fase de ignição d) sistema elétrico
- O
trabalho que um motor executa por unidade de tempo denomina-se:
a) força b) torque c) potencia d) cilindrada
- A
indicação da velocidade de rotação de um eixo de manivela de um motor é
obtida:
a) tacógrafo b) manômetro
c) tacômetro d)
variômetro
- Quando
a manete de potência estiver toda a frente (potencia máxima), no
carburador a/o:
a) giclê estará aberto b)
giclê estará fechado
c) borboleta estará aberta d) borboleta estará fechada
- As
fontes elétricas que utilizam energia mecânica para produzirem
eletricidade são denominadas:
a) baterias b) geradores c)
conversores d) retificadores
- Em
um motor convencional, o caminho percorrido pelo pistão, de um ponto morto
a outro, chama-se:
a) fase b)
tempo c) curso d)
cilindrada
- O dispositivo responsável pela tomada de pressão dinâmica
para o funcionamento do altímetro é o:
a) diafragma b)
tubo de pitot c) tubo de Venturi d)
n.d.a.
- Entre as misturas de combustíveis abaixo a mais pobre é:
a) 10:1 b) 12:1
c) 8:1
d) 1,2:1
- A folga existente entre os pistões e os cilindros é vedada
por meio de:
a) bielas b)
anéis de segmento c) mola helicoidais d)
vedantes especiais
- A seqüência de centelhamento para o funcionamento do motor é
responsabilidade do/da:
a) vela b) bobina
c) magneto d) distribuidor
- Numa inspeção qualitativa, o magnaflux só pode ser usado em
peças:
a) imantáveis b) removíveis
c) não metálicas d) não imantáveis
- O gerador responsável pela geração de corrente continua é o:
a) dínamo b) conversor c) alternador d) retificador
- As superfícies de comando, instaladas nas superfícies
primarias, são conhecidas como:
a) lemes b) flapes c) airelons d) compensadores
- No sistema de ignição a vela produzirá faísca quando ocorrer
o (a):
a) abertura do came b)
fechamento do came
c) abertura do platinado d) fechamento
de platinado
- As turbinas usadas em motores a reação são sempre do tipo:
a) centrifugo b) axial
c) rotativo d) turbo fan
- É o sistema que tem por finalidade o fornecimento de mistura
ar-combustível ao motor, na pressão e temperatura adequada e livre de
impurezas:
a) Sistema de indução
b) Sistema de superalimentação
c) Sistema de formação de
mistura
d) Sistema de alimentação
- Nos sistemas de Injeção Direta, a posição em que é instalados
o bico injetor e o nome do controlador de fluxo de alimentação de
combustível dos cilindros, são respectivamente:
a)Duto
de admissão e carburador
b)Câmara de combustão e unidade
controladora de combustível
c)Imediatamente antes da válvula de
admissão e Injetora
d)Câmara
de combustão e Injetora
19) Nos carburadores de sucção (ou
de pressão diferencial):
a) a gasolina é aspirada pelo
fluxo de ar de admissão
b) a gasolina é injetada sob
pressão
c) a gasolina é pulverizada no
bico injetor
d) a gasolina é dosada pelo
pulverizador
20) Os tipos de entrada de ar
para motores a reação são basicamente:
a) Pitot, simples entrada, dupla
entrada e boca de sino
b) Tubular, cônica, pitot e boca
de sino
c) Cilíndrica, cônica, pitot e
boca de ensino
d) Esférica, tubular e axial
21) O componente que consta de um
conjunto de palhetas estacionárias, montadas radialmente (localizadas nas
periferias) na carcaça do compressor, tendo como funções: receber o ar do duto
de entrada ou de um estágio precedente e o direcionar para o estágio seguinte
ou para a câmara de combustão com pressão e velocidades apropriadas para o
trabalho, controlando também a direção do ar para cada disco do rotor chama-se:
a) Estator
b)Pás do rotor
c) Difusor
d) Ventoinha
22) As Câmeras de Combustão podem
ser do tipo:
a) Caneca, anular e canular b) Anular, medular e canular
c) Caneca, anular e canular d) Caneca, anular e tubular
23) O conjunto que tem por
finalidade, aumentar a pressão de ar admitido, denomina-se sistema de:
a) indução b) admissão
c) carburação d) superalimentação
24) O componente do motor à
reação que tem a finalidade de extrair a energia cinética dos gases em
expansão, que escoam da câmara de combustão, e transformá-lo em energia
mecânica chama-se:
a) Bocal de escapamento b) Bocal propulsor c) Turbina
d) Expansor
25) Nos motores a reação
(turbojato, turbofan e turbo-hélice) a turbina é acionada pelos gases
provenientes das câmaras de combustão. A turbina, por sua vez, é usada para
acionar:
a) O compressor b) A hélice c) O fan
d) Todas as citadas
26) A separação inercial ou o jato
destruidor de vortex tem por finalidade:
a) Diminuir o plano de impacto
b) Separar as partículas ou FOD da
câmara de combustão
c) Evitar ingestão de objetos
estranhos pelo motor através da separação de partículas
d) Diminuir o atrito do motor com
o ar
27) Em uma peça onde parecem
esforços de tração e compressão, diz-se que nesta atua:
a) compressão b)
cisalhamento c) torção d) flexão
28) O avião cujo trem de pouso é
recolhido dentro de compartimentos fechados, chama-se avião de trem:
a) móvel b) retrátil
c) recolhível d) escamoteável
29) Denomina-se taxa de compressão
de um motor térmico a relação entre o volume:
a) Total do cilindro e cilindrada
b) Total do motor e o volume da
câmara
c) Do Carter e volume do motor
d) Total do cilindro e o volume da
câmara de combustão
30) As medições de avanços e
atrasos são feitas em relação à trajetória circular descrita pelo:
a) Pistão b) Moente do eixo de manivelas
c) Pino das bielas d)
Carter
31) O sistema de ignição usado na
aviação é do tipo duplo, onde as velas de cada cilindro são alimentadas por
meio de:
a) Um magneto só b) Um magneto, ficando o outro de reserva
c) Dois magnetos d) Dois magnetos e apenas na decolagem
32) O fechamento das válvulas do
motor térmico convencional é feito através:
a) do balancim b) de hastes
c) de molas d) do sistema de comando de válvulas
33) Neste amortecedor, que é
também chamado óleo-pneumático, o ar ou gás dentro do cilindro é comprimido a
uma pressão suficientemente elevada para suportar o peso do avião. Este tipo de
amortecedor chama-se:
a) hidráulico b) hidropneumático c)
hidrovácuo d) rígido de ar/óleo
34) Quando o motor desenvolve alta
potência, como na decolagem, uma válvula economizadora abre-se, fornecendo mais
gasolina. Essa válvula é comandada:
a) pela manete de potência b)
pelo mecanismo do afogador
c) pelo mecanismo de aceleração d)
pelo mecanismo do injetor
35)A principal função do óleo
lubrificante do motor é:
a) lubrificar o motor b) efetuar a limpeza interna
c) resfriar o motor d) todas as anteriores
36) Qual o componente de um
sistema de ignição, que tem por finalidade conduzir um curto impulso de
corrente de alta voltagem, através de um espaço.
a) bobina primaria b) bobina secundaria c) vela d) dínamo
37)As condições de formação de
gelo no carburador são mais severas quando o ar admitido contiver vapor d água
e o motor estiver operando numa faixa baixa de temperatura entre:
a) 7° C e 8° C b) 8° C e 12° C c) 12° C e 15°C d) –1° C e 4° C
38) A coloração do combustível
para motores a jato é:
a) Azul b)
Verde c) Púrpura d) Palha ou transparente
39) Qual é o sistema de arranque
normalmente usado nos motores a reação.
a) elétrico de inércia b) inércia combinado c) turbina ar d)
manual de inércia
40) Quando um arranque pneumático
não gira, qual é a provável causa.
a) Pouco suprimento de ar
b) Sem suprimento de ar
c) Acoplamento do arranque
cizalhado
d) Nível de óleo muito
41) Quais são os tipos de
carburadores usado nos sistemas de admissão.
a) bóia e depressão b) sucção e pressão c) bóia e pressão d)
pressão e gravidade
42) Qual é o arranque que fica
permanentemente acoplado ao motor da aeronave.
a) arranquegerador b) turbina ar
c) manual de inércia d)
cartucho
43) Uma área ou região designada
pelo fabricante de motores que requer detecção e extinção de fogo chama-se:
a) Zona nobre b)
Zona morna c) Zona de fogo d) Zona de perigo
44) Normalmente uma aeronave
bimotora possui quantas garrafas de extinção de fogo.
a) Duas b) Quatro c) Uma d) Três
45) Qual é a condição do ambiente,
cujo o qual esta instalada uma garrafa de agente extintor, que faz variar a sua
pressão:
a) umidade b) pressão barométrica c) temperatura
d) altitude
46) Quando um arranque pneumático
gira sem acionar o motor da aeronave, qual será o problema.
a) falta de ar b) falta de óleo c) acoplamento cingalhado d)
bateria fraca
47) Qual é o dispositivo do
superalimentador que tem a finalidade de direcionar o fluxo do ar e converter a
alta velocidade em alta pressão.
a) difusor b) conversor
c) impulsor d)
turbina
48) Os motores a reação funcionam
tendo como princípio básico:
a) Lei de Arquimedes b) Lei de Boyle e Mariote
c) 3ª Lei de Newton ou lei da ação
e reação d) Super expansão dos gases de
escapamento
49) A propriedade dos combustíveis
(gasolina) que tornam mais fácil dar partida em baixas temperaturas chama-se:
a) Volatilidade b) Poder antidetonante c) Poder calorífico d) Alto ponto de congelamento
50) O que devemos utilizar para
medir a folga entre os eletrodos das velas.
a) paquímetro b) micrometro
c) lamina de serra d) calibre
Boa prova
Gabarito
01
|
B
|
11
|
D
|
21
|
A
|
31
|
C
|
41
|
C
|
02
|
A
|
12
|
A
|
22
|
A
|
32
|
C
|
42
|
A
|
03
|
C
|
13
|
A
|
23
|
D
|
33
|
B
|
43
|
C
|
04
|
C
|
14
|
D
|
24
|
C
|
34
|
C
|
44
|
A
|
05
|
C
|
15
|
D
|
25
|
D
|
35
|
A
|
45
|
C
|
06
|
B
|
16
|
B
|
26
|
C
|
36
|
C
|
46
|
C
|
07
|
C
|
17
|
C
|
27
|
D
|
37
|
D
|
47
|
A
|
08
|
D
|
18
|
B
|
28
|
D
|
38
|
D
|
48
|
C
|
09
|
B
|
19
|
A
|
29
|
D
|
39
|
C
|
49
|
A
|
10
|
B
|
20
|
A
|
30
|
B
|
40
|
B
|
50
|
D
|