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sexta-feira, 8 de março de 2013

Simulado GMP


  1. Uma estrutura de fuselagem, construída por cavernas e revestimento, denomina-se:
a) tubular  b) monocoque   c) semi-monocoque   d) cantilever

  1. Para corte de um motor aeronáutico, normalmente utiliza-se a interrupção do/da:
a) combustível   b) giro do magneto   c) fase de ignição   d) sistema elétrico

  1. O trabalho que um motor executa por unidade de tempo denomina-se:
a) força   b) torque   c) potencia   d) cilindrada

  1. A indicação da velocidade de rotação de um eixo de manivela de um motor é obtida:
a) tacógrafo   b) manômetro   c) tacômetro   d) variômetro

  1. Quando a manete de potência estiver toda a frente (potencia máxima), no carburador a/o:
a) giclê estará aberto      b) giclê estará fechado
c) borboleta estará aberta   d) borboleta estará fechada

  1. As fontes elétricas que utilizam energia mecânica para produzirem eletricidade são denominadas:
a) baterias   b) geradores   c) conversores   d) retificadores

  1. Em um motor convencional, o caminho percorrido pelo pistão, de um ponto morto a outro, chama-se:
a) fase    b) tempo   c) curso   d) cilindrada

  1. O dispositivo responsável pela tomada de pressão dinâmica para o funcionamento do altímetro é o:
a) diafragma   b) tubo de pitot   c) tubo de Venturi   d) n.d.a.

  1. Entre as misturas de combustíveis abaixo a mais pobre é:
a) 10:1   b) 12:1   c) 8:1   d) 1,2:1

  1. A folga existente entre os pistões e os cilindros é vedada por meio de:
a) bielas   b) anéis de segmento   c) mola helicoidais   d) vedantes especiais

  1. A seqüência de centelhamento para o funcionamento do motor é responsabilidade do/da:
a) vela   b) bobina   c) magneto   d) distribuidor

  1. Numa inspeção qualitativa, o magnaflux só pode ser usado em peças:
a) imantáveis   b) removíveis   c) não metálicas   d) não imantáveis

  1. O gerador responsável pela geração de corrente continua é o:
a) dínamo   b) conversor   c) alternador   d) retificador

  1. As superfícies de comando, instaladas nas superfícies primarias, são conhecidas como:
a) lemes   b) flapes   c) airelons   d) compensadores

  1. No sistema de ignição a vela produzirá faísca quando ocorrer o (a):
a) abertura do came   b) fechamento do came
c) abertura do platinado   d) fechamento de platinado

  1. As turbinas usadas em motores a reação são sempre do tipo:
a) centrifugo   b) axial   c) rotativo  d) turbo fan

  1. É o sistema que tem por finalidade o fornecimento de mistura ar-combustível ao motor, na pressão e temperatura adequada e livre de impurezas:
a) Sistema de indução
b) Sistema de superalimentação
c) Sistema de formação de mistura
d) Sistema de alimentação

  1. Nos sistemas de Injeção Direta, a posição em que é instalados o bico injetor e o nome do controlador de fluxo de alimentação de combustível dos cilindros, são respectivamente:
a)Duto de admissão e carburador
        b)Câmara de combustão e unidade controladora de combustível
        c)Imediatamente antes da válvula de admissão e Injetora
d)Câmara de combustão e Injetora


19) Nos carburadores de sucção (ou de pressão diferencial):
a) a gasolina é aspirada pelo fluxo de ar de admissão
b) a gasolina é injetada sob pressão
c) a gasolina é pulverizada no bico injetor
d) a gasolina é dosada pelo pulverizador

20) Os tipos de entrada de ar para motores a reação são basicamente:
a) Pitot, simples entrada, dupla entrada e boca de sino
b) Tubular, cônica, pitot e boca de sino
c) Cilíndrica, cônica, pitot e boca de ensino
d) Esférica, tubular e axial

21) O componente que consta de um conjunto de palhetas estacionárias, montadas radialmente (localizadas nas periferias) na carcaça do compressor, tendo como funções: receber o ar do duto de entrada ou de um estágio precedente e o direcionar para o estágio seguinte ou para a câmara de combustão com pressão e velocidades apropriadas para o trabalho, controlando também a direção do ar para cada disco do rotor chama-se:
a) Estator
 b)Pás do rotor
c) Difusor
d) Ventoinha

22) As Câmeras de Combustão podem ser do tipo:
a) Caneca, anular e canular  b) Anular, medular e canular
c) Caneca, anular e canular  d) Caneca, anular e tubular

23) O conjunto que tem por finalidade, aumentar a pressão de ar admitido, denomina-se sistema de:
a) indução   b) admissão   c) carburação   d) superalimentação

24) O componente do motor à reação que tem a finalidade de extrair a energia cinética dos gases em expansão, que escoam da câmara de combustão, e transformá-lo em energia mecânica chama-se:
a) Bocal de escapamento   b) Bocal propulsor   c) Turbina   d) Expansor

25) Nos motores a reação (turbojato, turbofan e turbo-hélice) a turbina é acionada pelos gases provenientes das câmaras de combustão. A turbina, por sua vez, é usada para acionar:
a) O compressor   b) A hélice   c) O fan   d) Todas as citadas

26) A separação inercial ou o jato destruidor de vortex tem por finalidade:
a) Diminuir o plano de impacto
b) Separar as partículas ou FOD da câmara de combustão
c) Evitar ingestão de objetos estranhos pelo motor através da separação de partículas
d) Diminuir o atrito do motor com o ar

27) Em uma peça onde parecem esforços de tração e compressão, diz-se que nesta atua:
a) compressão   b) cisalhamento   c) torção   d) flexão

28) O avião cujo trem de pouso é recolhido dentro de compartimentos fechados, chama-se avião de trem:
a) móvel   b) retrátil   c) recolhível   d) escamoteável
29) Denomina-se taxa de compressão de um motor térmico a relação entre o volume:
a) Total do cilindro e cilindrada
b) Total do motor e o volume da câmara
c) Do Carter e volume do motor
d) Total do cilindro e o volume da câmara de combustão

30) As medições de avanços e atrasos são feitas em relação à trajetória circular descrita pelo:
a) Pistão    b) Moente do eixo de manivelas
c) Pino das bielas   d) Carter

31) O sistema de ignição usado na aviação é do tipo duplo, onde as velas de cada cilindro são alimentadas por meio de:
a) Um magneto só   b) Um magneto, ficando o outro de reserva
c) Dois magnetos   d) Dois magnetos e apenas na decolagem

32) O fechamento das válvulas do motor térmico convencional é feito através:
a) do balancim   b) de hastes
c) de molas    d) do sistema de comando de válvulas

33) Neste amortecedor, que é também chamado óleo-pneumático, o ar ou gás dentro do cilindro é comprimido a uma pressão suficientemente elevada para suportar o peso do avião. Este tipo de amortecedor chama-se:
a) hidráulico   b) hidropneumático    c) hidrovácuo   d) rígido de ar/óleo

34) Quando o motor desenvolve alta potência, como na decolagem, uma válvula economizadora abre-se, fornecendo mais gasolina. Essa válvula é comandada:
a) pela manete de potência   b) pelo mecanismo do afogador
c) pelo mecanismo de aceleração   d) pelo mecanismo do injetor

35)A principal função do óleo lubrificante do motor é:
a) lubrificar o motor   b) efetuar a limpeza interna
c) resfriar o motor   d) todas as anteriores

36) Qual o componente de um sistema de ignição, que tem por finalidade conduzir um curto impulso de corrente de alta voltagem, através de um espaço.
a) bobina primaria   b) bobina secundaria   c) vela   d) dínamo

37)As condições de formação de gelo no carburador são mais severas quando o ar admitido contiver vapor d água e o motor estiver operando numa faixa baixa de temperatura entre:
a) 7° C e 8° C   b) 8° C e 12° C   c) 12° C e 15°C   d) –1° C e 4° C

38) A coloração do combustível para motores a jato é:
a) Azul   b) Verde    c) Púrpura    d) Palha ou transparente

39) Qual é o sistema de arranque normalmente usado nos motores a reação.
a) elétrico de inércia   b) inércia combinado   c) turbina ar   d) manual de inércia

40) Quando um arranque pneumático não gira, qual é a provável causa.
a) Pouco suprimento de ar
b) Sem suprimento de ar
c) Acoplamento do arranque cizalhado
d) Nível de óleo muito

41) Quais são os tipos de carburadores usado nos sistemas de admissão.
a) bóia e depressão   b) sucção e pressão  c) bóia e pressão   d) pressão e gravidade

42) Qual é o arranque que fica permanentemente acoplado ao motor da aeronave.
a) arranquegerador   b) turbina ar   c) manual de inércia   d) cartucho

43) Uma área ou região designada pelo fabricante de motores que requer detecção e extinção de fogo chama-se:
a) Zona nobre   b) Zona morna   c) Zona de fogo   d) Zona de perigo

44) Normalmente uma aeronave bimotora possui quantas garrafas de extinção de fogo.
a) Duas   b) Quatro   c) Uma   d) Três

45) Qual é a condição do ambiente, cujo o qual esta instalada uma garrafa de agente extintor, que faz variar a sua pressão:
a) umidade   b) pressão barométrica   c) temperatura   d) altitude

46) Quando um arranque pneumático gira sem acionar o motor da aeronave, qual será o problema.
a) falta de ar   b) falta de óleo   c) acoplamento cingalhado   d) bateria fraca


47) Qual é o dispositivo do superalimentador que tem a finalidade de direcionar o fluxo do ar e converter a alta velocidade em alta pressão.
a) difusor   b) conversor   c) impulsor   d) turbina

48) Os motores a reação funcionam tendo como princípio básico:
a) Lei de Arquimedes   b) Lei de Boyle e Mariote
c) 3ª Lei de Newton ou lei da ação e reação   d) Super expansão dos gases de escapamento

49) A propriedade dos combustíveis (gasolina) que tornam mais fácil dar partida em baixas temperaturas chama-se:
a) Volatilidade   b) Poder antidetonante   c) Poder calorífico  d) Alto ponto de congelamento

50) O que devemos utilizar para medir a folga entre os eletrodos das velas.
a) paquímetro   b) micrometro   c) lamina de serra   d) calibre





Boa prova

Gabarito

01
B
11
D
21
A
31
C
41
C
02
A
12
A
22
A
32
C
42
A
03
C
13
A
23
D
33
B
43
C
04
C
14
D
24
C
34
C
44
A
05
C
15
D
25
D
35
A
45
C
06
B
16
B
26
C
36
C
46
C
07
C
17
C
27
D
37
D
47
A
08
D
18
B
28
D
38
D
48
C
09
B
19
A
29
D
39
C
49
A
10
B
20
A
30
B
40
B
50
D

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