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quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vai viajar de avião? Conheça seus direitos como passageiro


Quem viaja de avião precisa ficar atento e conhecer seus direitos. Por isso, o Bom Dia Brasil convidou a defensora pública Larissa Davidovich, que respondeu perguntas dos internautas.
Jeane Duarte, que mora na Suíça, perguntou: Quanto tempo, no máximo, um voo pode atrasar e, dependendo do atraso, posso ser ressarcida?
Defensora: Infelizmente, os atrasos são muito comuns ainda, causando diversos transtornos. O ressarcimento varia de acordo com o tempo de atraso. Até uma hora, o consumidor tem direito a usar internet, telefone. Depois de duas horas, o passageiro tem direito a alimentação. Atrasos superiores a quatro horas dão direito a acomodação. Tudo isso sem prejuízo.
Rodrigo Cabral Jr,, de São Paulo, quer saber: É legal a empresa cobrar quase que mais uma passagem para mudar a data do voo?
Defensora: O percentual que se cobra é considerado muito alto e, de certa forma, até abusivo. Você quase compra uma nova passagem, o que não é razoável. Dá para discutir isso judicialmente.
Mariana Almeida, de Manaus, pergunta: A empresa aérea pode separar a mãe dos filhos menores de idade?
Defensora: Não. Os filhos têm direito de voar acompanhado dos responsáveis.
A dúvida do Ricardo Silva Lisboa, de Santos, era: É certo cobrar pela reserva de assentos?
Defensora: Já aconteceu comigo. Os assentos preferenciais estão sendo vendidos para as pessoas que chegam mais cedo. Essa prática não é vista com bons olhos pelos órgãos de defesa do consumidor. A agência precisa se posicionar sobre isso. Na verdade, você está pagando a mais, pelo menos serviço.
Fonte: Bom Dia Brasil

Prejuízo da Gol diminui no 3º trimestre, mas já chega a R$ 1,065 bilhão em 2012

O prejuízo líquido da Gol no terceiro trimestre diminuiu 40% ante igual período do ano passado, para R$ 309,4 milhões. No acumulado do ano, porém, as perdas foram maiores do que as registradas em 2011. Entre janeiro e setembro deste ano, elas alcançaram R$ 1,065 bilhão, 32,3% a mais do que os R$ 805,807 milhões referentes aos nove primeiros meses de 2011. Diante do resultado, a companhia manterá sua estratégia de redução de voos este ano. Ao fim de 2012, o corte na oferta terá sido de 4,5%, segundo o presidente da Gol, Paulo Kakinoff.

De acordo com a companhia, o aumento de 20% no querosene de aviação no terceiro trimestre, o reajuste das tarifas aeroportuárias e o baixo crescimento econômico foram responsáveis pelo prejuízo. O novo patamar do câmbio, por sua vez, ajudou a reduzir o impacto negativo desses fatores. Houve queda de 98,7% nas perdas com variações cambiais no terceiro trimestre, que somaram R$ 6,3 milhões. No terceiro trimestre de 2011 elas haviam atingido R$ 476,4 milhões.
Kakinoff evitou fazer projeções de resultado para o próximo trimestre e o próximo ano, mas afirmou que a tendência é que o ajuste na malha permaneça em 2012:
— Há uma tendência de redução da oferta, em permanecendo as atuais condições de mercado — disse ele em teleconferência com jornalistas nesta manhã.
Em entrevista ao GLOBO em setembro passado, o executivo afirmara que a empresa voltaria ao azul apenas na virada do ano.
O resultado do terceiro trimestre foi o primeiro que incorporou o desempenho da Webjet, cuja compra pela Gol foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em outubro passado.
Segundo Kakinoff, o plano de integração com a Webjet será concluído nas próximas duas semanas. Só então será decido o número das prováveis demissões. Desde a aprovação do Cade, executivos das duas companhias tem se reunido para identificar as possíveis sinergias.
Até agora foram unificadas a comercialização de passagens aéreas e a gestão da malha. Dois executivos da Webjet, responsáveis pela operação nos aeroportos e pela área de Tecnologia da Informação (TI), foram levados para a sede da Gol, em São Paulo, e passarão a integrar a diretoria da empresa.
— A Webjet é reconhecida por sua pontualidade. Por isso trouxemos os diretores de aeroportos e de TI para cá. O número (de corte) de pessoal só será decidido após a conclusão do plano de integração — afirmou o presidente da Gol.
Ele adiantou ainda que o programa de fidelidade Smiles se tornará uma empresa independente a partir de primeiro de janeiro de 2013. A decisão de abrir o capital na nova companhia, no entanto, só será tomada no segundo trimestre de 2012.
— Estamos formalizado hoje o Smiles como uma empresa independente. Até dezembro vamos segregar a estrutura da empresa, que terá balanço (financeiro) e executivos próprios. No segundo trimestre de 2013, a abertura de capital estará em pauta, dependendo da situação do mercado.
O Smiles, como as vendas a bordo e outros serviços auxiliares, têm ajudado a elevar a receita da companhia e evitar que os prejuízos sejam ainda maiores. A receita líquida da Gol cresceu 7,8% no terceiro trimestre ante igual período de 2011, para R$ 1,987 bilhão. Nos nove primeiros meses do ano, a receita líquida alcançou R$ 5,984 bilhões, alta de 12,8%.

Fonte: O Globo

China lança novo helicóptero de combate


Versão atual do Z-10 é apresentada na maior feira de aeronáutica chinesa.


A China apresentou na maior feira aeronáutica do país o primeiro helicóptero de ataque totalmente desenvolvido localmente. Assista ao vídeo.
A nova versão do Z-10 foi o carro-chefe da mostra, realizando diversas acrobacias por cima do público.
Especialistas militares dizem que o novo modelo do Z-10, usado desde 2009 pelo Exército Popular da China, é uma das armas mais modernas e eficientes no mercado de helicópteros de combate.
A feira de aeronáutica da China atraiu um número recorde de exibidores neste ano: 650 empresas de 39 países.
China lança novo helicóptero de combate (Foto: BBC)China lança novo helicóptero de combate (Foto: BBC)