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quarta-feira, 7 de novembro de 2012

AS 332 L1E Super Puma


Super Puma AS 332 L1 
Helicóptero civil médio, o AS 332 L1 é um biturbina que incorpora os últimos avanços na área de segurança. Hoje, é o helicóptero mais vendido para transporte offshore. 
Sua boa reputação resulta das qualidades operacionais, dos motores Makila 1 A1 Turbomeca e da simplicidade de manutenção. 
O AS 332 L1 pode operar a partir das plataformas de petróleo localizadas a mais de 150 n.m da costa. É o único helicóptero do mundo homologado, sem restrições, para vôos em condição de formação de gelo. Sua cabine espaçosa permite transportar 20 passageiros ou cargas volumosas, que também podem ser embarcadas através da porta traseira. O excepcional conforto da versão VIP (para 8 a 12 passageiros) eleva-o à condição de helicóptero mais utilizado no mundo por Chefes de Estado ou Governos.

Ficha técnica:

Capacidade
2 pilotos + 19 passageiros ou 4.500 kg de carga no gancho  

Pesos
Peso máx. de decolagem: 8.600 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 9.350 Kg
Peso vazio: 4.500 Kg

Motorização
2 turbinas TURBOMECA MAKILA 1A1
Potência máx. de decolagem (por motor): 1.819 shp

Desempenho com peso máximo
Velocidade máx. (VNE): 278 km/h
Velocidade de cruzeiro rápido: 262 km/h
Razão de subida: 8,20 m/s
Teto de serviço: 2.895 m
Autonomia com tanque standard: 4,24 h
Alcance com tanque standard: 841 km

Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 18,70 m
Comprimento da fuselagem: 16,29 m
Altura: 4,92 m
Diâmetro do rotor principal: 15,60 m

EC 175

O melhor bimotor de porte médio das próximas décadas.
O EC175 estabelece novos padrões para todas as missões.
Importante participação do operador final combinada com design auxiliado por computadores de última geração e maquete de simulação virtual foram essenciais para a otimização do EC175. O resultado é o melhor helicóptero de 7 toneladas do mundo: robusto, mais espaçoso, seguro, confortável, fácil de voar, de menor custo de manutenção e que possui melhor relação custo-benefício.

Ficha técnica:

O EC175 é equipado com motores PT6C da Pratt & Whitney.

O rotor principal, de cinco pás, e o rotor de cauda, de três pás, possuem perfis e extremidade das pás de nova geração. Eles não só oferecem redução de vibração e ruído como também fornecem melhor sustentação e velocidade.

A cabeça do rotor sem rolamentos e com design Spheriflex®- é tolerante a danos. 

A caixa de transmissão principal do EC175 tem um projeto totalmente novo, com duas caixas de acessórios para redundância e capaz de voar 30 minutos após a perda total de óleo. A capacidade de desacoplamento à Unidade de Potência Auxiliar fornece benefícios sem o custo e o peso de uma APU adicional. 

O sistema de combustível sob o piso possui uma configuração padrão de quatro tanques, com capacidade para mais de 600 US gal (2,300 litros). Um tanque de combustível auxiliar opcional acrescenta mais de 90 US gal (quase 350 litros) para missões de longo alcance. O sistema de combustível oferece a capacidade de reabastecimento sob pressão no solo e é projetado para o máximo de segurança com sua arquitetura simples.

  

EC 155 B1



O EC 155 combina a ampla experiência da frota Dauphin e as novas tecnologias: a "Nova Aviônica", rotor principal tipo Spheriflex com 5 pás, juntamente com um novo rotor traseiro tipo Fenestron, e uma velocidade variável no rotor principal para redução do ruído. 
As duas turbinas Turbomeca Arriel 2C2 que equipam o EC 155 B1, propiciam ao helicóptero um excelente desempenho. 
Com capacidade para transportar até 12 passageiros, é ideal para as missões de transporte executivo e offshore. Com cabine ampla, excelente visibilidade e acessibilidade, o helicóptero também dispõe de um dos maiores bagageiros de sua categoria.

Ficha técnica:

Capacidade
1 ou 2 pilotos + 12 passageiros ou 1.600 kg de carga no gancho  

Pesos
Peso máx. de decolagem: 4.920 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 4.920 Kg
Peso vazio: 2.639 Kg

Motorização
2 turbinas TURBOMECA ARRIEL 2C2
Potência máx. de decolagem por motor: 935 shp
Potência contínua em regime monoturbina: 911 shp
Pot. contínua em reg. monoturbina - 30 seg: 1.046 shp
Pot. contínua em reg. monoturbina - 2 min: 944 shp

Desempenho com peso máximo
Velocidade máx. (VNE): 324 km/h
Velocidade de cruzeiro rápido: 278 km/h
Razão de subida: 5,8 m/s
Teto de serviço: 4.572 m
Autonomia com tanque standard (SL): 4,05 h
Alcance com tanque standard: 791 km

Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 14,30 m
Comprimento da fuselagem: 12,71 m
Altura: 4,35 m
Diâmetro do rotor principal: 12,60 m