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segunda-feira, 17 de junho de 2013

Embraer lançará nova geração de aviões regionais

Avião da EmbraerA brasileira Embraer oficializará nesta segunda-feira no Salão Aeronáutico de Le Bourget (norte de Paris) o lançamento de uma nova geração de aviões regionais, uma família de aeronaves batizada de E2 com mais assentos que a geração atualmente comercializada, informou uma fonte ligada à empresa.
"A série E2 oferecerá entre 80 e 144 assentos. Podem ser feitos anúncios de encomendas", disse a fonte à AFP.
A família de aviões E conta atualmente com quatro modelos, incluindo o E190 e o E195, que dispõem de entre 70 e 122 cadeiras.
A nova geração deve entrar em serviço em 2018.
A Embraer pretendia lançar há algum tempo um novo avião de alcance regional maior que a série atual, mas teve que renunciar ao projeto ano passado. A empresa acabou optando pela modernização da atual série.
O grupo americano Honeywell anunciou em fevereiro que havia sido escolhido para fornecer todo o sistema eletrônico, de informática e elétrico da nova geração de aviões regionais.
O Salão de Le Bourget, o encontro internacional mais importante do setor aeronáutico, começa nesta segunda-feira.
Fonte: EXAME

SIMULADO CÉLULA 6

301) A estrutura tubular do helicóptero, capaz de suportar esforços, é construída por materiais flexíveis, chamados de:

             R:   Aço cromo- molibdênio.

302) O rotor que faz o movimento de avanço e recuo das pás requer no mínimo:

R: Três pás.

303) A função do revestimento em aço inoxidável no bordo de ataque das pás do rotor é:

R: Reduzir os desgastes das pás.

304) A região da pá do rotor principal que tem maior espessura e maior ângulo de torção é a região:

R: Da raiz.

305) No rotor principal a determinação da pista nas pás tem como finalidade verifica-se: 

R: As pás estão no mesmo plano de rotação.

306) O rotor principal desbalanceado produz, no helicóptero, uma vibração:

R: Lateral de baixa freqüência.

307) O componente do helicóptero, onde são presos os punhos das pás, chama-se :

R: Canga.


308) Em um sistema de transmissão de comando rígido a regulagem do sistema é feita variando-se:

R: Comprimento da haste.

309) A inclinação do disco do rotor principal, para qualquer lado é feita através do comando:

R: Cíclico

310) Em conseqüência da terceira lei de Newton, o conjugado de reação é transmitido a fuselagem do helicóptero tende a:

R: Girá-la no sentido contrario ao da rotação das pás do rotor principal.




311) O rotor de cauda é conectado a caixa de engrenagens por meio de um eixo que por sua vez transfere rotação através da caixa:

R: 45º,90º ou 33º.

312) Os rotores de helicópteros, quanto ao movimento das pás, são classificados em:

              R: Semi- rígido,rígido e articulado.

313) Os rotores principais dos helicópteros, geralmente, são instalados nas seções:

R: Centrais.

314) A tendência que o helicóptero tem de girar, no sentido oposto ao rotor principal, é chamada:

R: Torque.


315) O grau de enflechamento das pás do rotor, ocasionado pelo peso do helicóptero e pela rotação do rotor, é denominada:

R: Cone do rotor.

316) Em helicópteros, o termo fuselagem refere-se a estrutura :

R: Básica 

317) As cabines mais leves e mais resistentes, muito usadas nos helicópteros modernos, são do tipo :

R: Honeycomb. 

318) Ter uma facilidade de inspeção, inclusive dos componentes de acionamento do rotor de cauda, é uma das características da estrutura de helicóptero tipo:

R: Tubular.

319) Quando se introduzem modificações na estrutura do helicóptero, deve-se fazer um(a):

R: Novo balanceamento.

320) Quando a estrutura do helicóptero é formada por tubos de aço especial, no interior dos mesmos existe óleo do tipo:

             R:   Anti- corrosivo.

321) O trem de pouso que oferece maiores vantagens em helicópteros que operam em aeroportos, é do tipo de :

R: Rodas.

322) Nos helicópteros, os trens de pouso, tipo skys, são classificados com:

R: Baixo, médio e alto.

323) O sistema que permite ao helicóptero executar o procedimento de auto- rotação é conhecido como :

R: Roda livre.

324) A finalidade da barra estabilizadora é:

R: Dificultar a mudança do plano de rotação.

325) A vibração que ocorre duas vezes, para cada volta do rotor principal, é conhecida como:

R: Média freqüência. 

326) A vibração provocada pelas pás girando fora de um plano de rotação na prática, é conhecida como:

R: Galope.

327) Os dispositivos normalmente construídos de aço e com a finalidade de fixar as pás aos punhos, são chamados de:

R: Pinos.

328) Um retardamento na resposta do rotor principal, a uma ação no cíclico, é sinal de :

R: Dampers com vazamento.

329) A finalidade principal do rotor de cauda é:

R: Contrariar o torque do rotor principal.

330) Durante um vôo, normalmente, o passo de uma hélice varia entre o passo :

R: Máximo e mínimo.



331) Quando a velocidade limite de um helicóptero é ultrapassada, ocorre um estol:

R: Na pá que recua.

332) Nos helicópteros, o problema da dissimetria de sustentação foi solucionado com a utilização dos rotores tipos :

R: Articulados e semi- rígidos.

333) A finalidade do braço de arrasto é:

R: Avançar ou recuar a pá.


334) A tendência das pás de um rotor principal de um helicóptero, em aumentar ou diminuir sua rotação, é conhecida como efeito :

R: De corioles 

335) O movimento vertical das pás de um rotor chama-se:

R: Batimento.

336) Em um helicóptero, o surgimento de violentas oscilações durante a decolagem, pouso e o táxi caracteriza um(a):

R: Ressonância com o solo.

337) A fim de facilitar a identificação das pás, usa-se dividi-las em:

R: Estações.

338) O movimento de batimento da pá do rotor principal é realizado em torno do eixo imaginário:

R: Transversal.

339) Para se fazer a correção da pista das pás do rotor principal, tem-se como recurso, o:

R: Ajuste do compensador da pá.

340) O prato rotativo está ligado:

R: As pás do rotor principal.


341) O motivo pelo qual muitas vezes desprezam-se as formas aerodinâmicas da fuselagem, na fabricação de um helicóptero, é facilitar o (a):

R: Transporte de cargas.


342)Nos sistemas de oxigênio de alta pressão são usados tubos de:

R: Cobre.

343)A fonte de ar do sistema ar condicionado nos aviões a jato é obtida por meio de:

R: Ar sangrado dos motores.


344)Os aviões que devem ser providos de um sistema de oxigênio são os que:

R: Voam em grandes altitudes.


345)Os fluidos hidráulicos de base mineral, geralmente, apresentam a cor:

  R: Vermelha.

346) Na temperatura de volatilização do combustível, tem-se a:

               R: Formação dos vapores.

347) As gasolinas 100 e 115 têm, respectivamente as cores:

                R: Verde e violeta.

348) As bombas principais de combustíveis fornecem um:

                 R: Elevado fluxo.

349) A válvula unidirecional de restrição, quando instalada nas linhas que alimentam o mecanismo de acionamento do flape, faz com que seu movimento seja:

              R: Lento no recolhimento e rápido na descida.

350) Impedir que a pressão do sistema hidráulico ultrapassa um valor pré-determinado é função do:

               R: Regulador de pressão.



351) Em relação à pressão máxima do sistema hidráulico, os reguladores são ajustados, geralmente, para atuarem com um percentual de:

                 R: 20% .

352) A principal finalidade do regulador de pressão é:

                R: Poupar a bomba principal

353) Em linhas sujeitas a vibrações, usam-se tubos rígidos de:

                R: Cobre.


354) A finalidade das conexões usadas nos sistemas hidráulicos é:

               R: Unir mangueiras as unidades do sistema.

355) A maioria dos aviões usa bombas de emergência, que são acionadas:

              R: Eletricidade.

356) No sistema de dupla pressão, a linha secundária tem pressão contínua fornecida através:

               R: Das bombas de força.

357) Nos sistemas hidráulicos, a finalidade dos filtrados é:

               R: Promover a limpeza dos fluídos.

358) Antes de uma bomba ser instalada, deve ser lavada com:

               R: Fluído hidráulico do sistema.

359) Ao se fazer testes, no solo, em determinadas unidades, deve-se usar a bomba:

               R:  Manual.

360) Os reguladores de pressão são geralmente usados nos sistemas de fluxo:

               R: Constante.

domingo, 16 de junho de 2013

Sistema de admissão e de escapamento. Capitulo 2. GMP

1-) Um sistema turbo alimentador é composto por quantas partes, quais ?

R: compressor, turbina de gás, rolamentos e carcaça

2-) No sistema turbo alimentado em aciona o compressor externo ?

R: os gases do escapamento aciona a turbina

3-) O sistema de admissão dos motores convencionais são classificados :

R: super alimentados ou não super alimentados

4-) Quais são os componentes básicos dos sistemas de admissão do motor convencional ?

R: carburador, uma tomada de ar, tubulações de admissão

5-) Qual a finalidade do ar quente sangrado do motor ?

R: aquecimento, evitar a formação de gelo e aquecimento da turbina

6-) Qual é o fluido usado no sistema de degelo fluido ?

R: álcool

7-) Quando não há perigo de formação de gelo, em que posição a chave ( dispositivo ) deverá estar ?

R: cold

8-) Quais são as causas principais de formação de gelo no sistema ?

R: nuvens, umidade do ar, neve, granizo e chuva

9-) A eficiência do sistema de filtragem depende de quais fatores ?

R: manutenção adequada e limpeza periódica dos elementos ( filtro )

10-) O sistema de admissão super alimentado pode ser classificado como :

R: superalimentação interna, externa

11-) Os motores super alimentados podem ser de que tipo de estágios ?

R: estágio único, dois estágios, ou múltiplos estágios

12-) Reduzir e dividir as gotículas de combustível é função de qual componente ?

R: impulsor de admissão

13-) O impulsor fica localizado na parte central da câmara difusora e apresenta- se nas configurações :

R: tipo venturi, tipo aleta e tipo aerofólio

14-) O conjunto do compressor é formado por quais componentes ?

R: impulsor, difusor e carcaça

15-) O impulsor em baixa velocidade é adicionado a uma razão de quantos, em relação a qual
componente ?

R: 7:1, eixo de manivela


16-) Cite 3 fatores que pode ocorrer com a ingestão de poeira pelo motor ?

R: desgastes das superfícies dos anéis do pistão, desgastes dos rolamentos e
engrenagens e contaminação do óleo

17-) O duto de ar do carburador é constituído por 2 dutos um fixo e o outro flexível, onde está
localizado o fixo ?

R: rebatido na carenagem

18-) O que acontece com a mistura, ao usar o sistema de degelo fluido ?

R: enriquecer a mistura ar \ combustível em alta. Em baixa ele super
enriquece

19-) Qual é o tipo de difusor mais amplamente usado em motores de média potência ?

R: difusor tipo venturi

20-) O impulsor de admissão, utiliza para melhorar a distribuição de combustível, é acoplado a qual
componente do motor ?

R: haste posterior do eixo de manivela

21-) Um rotor ( turbina ) do sistema turbo alimentado, gira sobre um rolamento do tipo esfera ,
no lado posterior da bomba, e um rolamento do tipo roletes , no final da turbina.

22-) Em um sistema turbo quem controla o volume de gases de escapamento da turbina ?

R: válvula de borboleta

23-) O turbo alimentador é controlado automaticamente a uma determinada pressão e altitude crítica,
quais são esses valores ?

R: pressão de 34,5 IN,HG - 16000 pés

24-) Permitir que os gases se expandem e atinjam uma alta velocidade antes de atingir a roda de
turbina, é função de qual componente ?

R: pulverizadores

25-) O sistema turbo alimentador é automático e é regulado por quais componentes ?

R: controlador de densidade, válvula de desvio, e pressão diferencial

26-) No sistema turbo alimentado a potência do motor é aumentada quando a válvula de desvio for
movimentada para qual posição ?

R: fechada

27-) Qual o componente cuja a finalidade é reduzir a condição de instabilidade do motor ?

R: o controlador de pressão diferencial

28-) O motor com sistema turbo convencional, na qual o sistema de recuperação de força da turbina,
movimentado pelos gases de escapamento, está acoplado a qual componente do motor ?

R: eixo de manivela

29-) O sistema de recuperação de força turbo convencional, possui quantas turbinas e a que posição
estão instaladas ?

R: 3 turbinas numeradas no sentido horário, visto no sentido de ré do
motor em intervalos 120º

30-) Um motor a turbina consome quantas vezes mais ar que um motor convencional equivalente ?

R: 10 vezes mais ar por hora

31-) Quais são os tipos básicos de um duto de admissão ?

R: duto de entrada única, duto de entrada dividida

32-) Quais são os 2 métodos usados para difusão do ar e diminuição do fluxo em um vôo subsônico ?

R: restritores móveis e onda de choque

33-) Em aeronaves de alta velocidade são usados que tipo de duto ?

R: duto de admissão de geometria variável

34-) A posição da válvula de desvio, que determina a potência de saída é controlada por quem ?

R: pressão de óleo do motor

35-) A turbina de recuperação de potência é conectado ao eixo de manivela através de :

R: engrenagens e de seus acoplamentos

36-) O que é necessário para evitar o STOL do compressor, e excessivas temperaturas internas do
motor e turbina ?

R: um fluxo de ar contínuo e uniforme

37-) Em um motor convencional de grande porte, cada turbina de recuperação tem a capacidade de
recuperação de quantos HP ?

R: 130 HP

38-) Quais os tipos de sistema de escapamento em uso na aviação ?

R: sistemas aberto, sistema de coletor

39-) O anel coletor de escapamento do motor radial é feito de qual material ?

R: aço resistente a corrosão e manufaturado em sete seções

40-) O duto de calda é ligado ao anel coletor através de qual componente ?

R: junta de expansão telescópica

41-) Quantos conjuntos intensificadores são usados em um motor radial de 18 cilindros, e este coleta
os gases de quantos cilindros ?

R: dois conjuntos de intensificadores que coletam gases de 9 cilindros cada

42-) Como são identificado os vazamentos no sistema de escape ?

R: uma linha cinza ou preta

43-) Em um bocal de escapamento da turbina quem determina a densidade e velocidade dos gases
quando estes deixam o motor ?

R: diâmetro do bocal

44-) Onde é desenvolvida a velocidade supersônica no duto de escapamento divergente \ convergente ?

R: seção divergente

45-) No sistema de escape no motor turbo hélice, onde fica instalado o conjunto de cone de calda ?

R: é montado na nacele, e fixado na extremidade dianteira da parede de
fogo

46-) Quais são os tipos de reversores de empuxo usado no sistema de freagem ?

R: bloqueio mecânico e bloqueio aerodinâmico

47-) Quais são os tipos de reversores de empuxo mais eficiente ?

R: bloqueio mecânico e bloqueio aerodinâmico

48-) O tipo de supressor de ruído utilizado na aeronave quando ela estiver no solo. É do tipo ?

R: dispositivo portátil

49-) A obstrução removível no fluxo de gás de escape geralmente bem afastada da parte posterior do
bocal de escapamento é do tipo bloqueio :

R: bloqueio mecânico

50-) Para evitar perigo e ingestão de objetos estranho em função do vortex é utilizado que tipo de
sistema ?

R: dissipador vortex

51-) Quem é utilizado como fonte de calor para aquecimento da cabine ?

R: trocador de calor

52-) Quais são as ações que ocorrem dentro do sistema de escape, que podem causar perda parcial ou
completa de potência do motor ?

R: retorno de chama, e combustão não queimada

53-) As panes no sistema de escapamento geralmente ocorre em que período ?

R: 100 a 200 horas de operação

54-) Qual é a maior fonte de ruído na aeronave equipada com o motor convencional ?


R: helice