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domingo, 30 de setembro de 2012

Partes de um helicópeteros

Dentre estes diferentes tipos de asas rotativas, o helicóptero é a aeronave que apresenta os melhores desempenhos para decolagens e pousos verticais, sendo capazes de movimentarem grandes quantidades de carga útil, com relativa economia de combustível.
Entretanto, os desenvolvimentos recentes estão transformando o convertiplano na aeronave de asas rotativas que melhor se adapta a um perfil de vôo delimitado por deslocamentos a grandes distâncias, superiores a 300 km, associado à necessidade de se decolar e pousar em heliportos pontuais.
Partes Constituintes de um Helicóptero:
As figuras a seguir apresentam as principais partes de helicópteros modernos.
Helicóptero
Principais Partes Constituintes de um Helicóptero Moderno (HB-350B Esquilo)
1. Conjunto rotor principal (pás e cabeça do rotor)
2. Cabeça do rotor principal
3. Motor turboeixo
4. Transmissão principal
5. Prato cíclico fixo e rotativo
6. Bielas de comando de passo
7. Entrada de ar do motor
8. Acoplamento motor-caixa de transmissão principal
9. Eixo de transmissão do rotor de cauda
10. Radiador de óleo da transmissão
Helicóptero
Caixa de Transmissão Principal de um Helicóptero
1. Coroa
2. Pinhão
3. Acoplamento elástico motor-caixa de transmissão
4. Conjunto de satélites
Helicóptero
Caixa de Transmissão do Rotor de Cauda de um Helicóptero
1. Coroa
2. Eixo de transmissão de potência do motor
3. Eixo do rotor de cauda
Helicóptero
Motor Turboeixo de um Helicóptero
1. Entrada de ar
2. Compressor
3. Câmara de combustão
4. Turbina
5. Escapamento
6. Eixo de transmissão de potência
7. Parede fogo
Helicóptero
Partes Constituintes de um Helicóptero Tradicional (BELL 206 Jet Range)
1. Cabeça do Rotor Principal bipá
2. Empenagem horizontal
3. Empenagem vertical
4. Cone de cauda
5. Rotor de cauda bipá (neste caso está posicionado à esquerda)
6. Cabina de passageiros
7. Cabina dos pilotos
8. Trem de pouso tipo esqui
Helicóptero
Partes Constituintes de um Helicóptero com Fenestron (HELIAT - CTA)
1. Rotor principal quadripá
2. Empenagem vertical
3. Empenagem horizontal
4. Fenestron
5. Trem de pouso tipo roda

sábado, 29 de setembro de 2012


Simulado Anac Célula. Pt 1


1) Uma estrutura de fuselagem, construída por cavernas e revestimento, denomina-se:
a) tubular     b) monocoque       c) semi-monocoque           d) cantilever

2) Entre as misturas de combustíveis abaixo a mais pobre é:
a) 10:1         b) 12:1               c) 8:1                       d) 1,2:1

3) As superfícies de comando, instaladas nas superfícies primarias, são conhecidas como:
a) lemes               b) flapes       c) airelons                d) compensadores

4) O gerador responsável pela geração de corrente continua é o:
a) dínamo      b) conversor            c) alternador               d) retificador

5) Numa inspeção qualitativa, o magnaflux só pode ser usado em peças:
a) imantáveis          b) removíveis             c) não metálicas             d) não imantáveis

6) Em uma peça onde parecem esforços de tração e compressão, diz-se que nesta atua:
a) compressão          b) cisalhamento           c) torção               d) flexão

7) O avião cujo trem de pouso é recolhido dentro de compartimentos fechados, chama-se avião de trem:
a)   móvel       b)   retrátil        c)    recolhível               d)escamoteável
      
8) Neste amortecedor, que é também chamado óleo-pneumático, o ar ou gás dentro do cilindro é comprimido a uma pressão suficientemente elevada para suportar o peso do avião. Este tipo de amortecedor chama-se:
a)  hidráulico              b)  hidropneumático       c) hidrovácuo           d) rígido de ar/óleo

9) A principal função do óleo lubrificante do motor é:
a)  lubrificar o motor                                                                 b)  efetuar a limpeza interna                       
c) resfriar o motor                                                                       d) todas as anteriores                    

10) A propriedade dos combustíveis (gasolina) que tornam mais fácil dar partida em baixas temperaturas chama-se:
a) Volatilidade   b) Poder antidetonante    c) Poder calorífico    d) Alto ponto de congelamento

11) Uma mistura de combustível quimicamente correta e conhecida de:
a) histoquímica          b) curtíssima             c) estequiométrica           d) mistura exata

12) Qual é a finalidade da bomba auxiliar (BOOST PUMP)
a) manter uma pressão positiva na linha de combustível
b) aliviar a pressão  da bomba do motor
c) ajudar a bomba do motor quando for necessário o envio de mais combustível para a câmara
d) limpar o filtro quando o mesmo estiver cheio de sedimentos

13) O sistema de freios, conforme o seu funcionamento, é classificado como:
a) elétrico e mecânico                                                                b) mecânico e hidráulico
c) mecânico, hidráulico e pneumático                                   c) hidráulico pneumático e elétrico


14) a cor verde indica uma tubulação de:
a) combustível                         b) óleo              c) oxigênio                 d) fluido hidráulico

15) As asas que dispõem de suportes externos são do tipo:
a) cantilever            b) alta e media         c) semi-cantilever          d) baixa e para-sol

16) Os incêndios pertencentes à classe D, incluem os:
a) metais           b) tecidos           c) matérias elétricos       d) líquidos inflamáveis

17) A força de sustentação que permite o avião voar surge devido a reação do ar sobre:
a) as asas       b) o estabilizador     c) a fuselagem            d) todos anteriores

18) - Usando eletroímã com uma mola que mantém o núcleo fora, cria-se um (a):
a) Corrente           b) Solenóide         c) Resistência              d) Transformador

19) O leme de profundidade é acionado através:
a) Dos pedais                                                      b) Do manche lateralmente 
c) Do manche para frente e para trás              d) Do manche no sentido lateral e longitudinal

20) O movimento de cabrar e picar ( subir ou descer ) é realizado em torno do eixo:
a) Lateral                 b) Vertical       c) Longitudinal             d) Transversal

21) Onde estão localizados os ailerons:
a) No estabilizador vertical                                    b) No estabilizador horizontal
c) No bordo de fuga próximo a ponta da asa        d) No bordo de ataque próximo a ponta da asa

22) Um dos melhores condutores de eletrecidade é o
a) Ferro               b) Cobre                c) Bronze                d) Alumínio

23) material que oferece uma alta resistência ao fluxo da corrente elétrica é chamado de:
a) Célula             b) Isolante             c) Condutor               d) Magnético

24) Qual o tipo de fuselagem em aviões modernos:
a) Caverna             b) Tubular          c) Monocoque             d) Semi-monocoque

25) Na propulsão à hélice, a força que desloca o avião, chama-se:
a) Motora                        b) Propulsora        c) Tração ou empuxo       d) Aerodinâmica

28) A resistência que o óleo oferece ao fluxo é conhecida por:
a) Densidade                   b) Viscosidade         c) Compressibilidade      d) Elasticidade


29) Essas baterias possuem placas que funcionam mergulhadas numa solução de ácido sulfúrico:
a) baterias alcalinas                     b) baterias de chumbo                c) baterias de níquel cádmio                                d) bateria de placas ácidas


30) Essas baterias possuem placas que funcionam mergulhadas numa solução de ácido sulfúrico:
a) baterias alcalinas                         b) baterias de chumbo           c) baterias de níquel cádmio                                                                     d) bateria de placas ácidas

31) A parte do pneu que fica em contato com o solo chama-se:
a) lona               b) banda de rodagem             c) flange                     d) sulco     

32) A coloração utilizada para a gasolina 100 / 130 ( AVGAS 100HL ) é:
a) Azul                                       b) Verde     c) Púrpura            d) Vermelha

33) Fluxômetro é um instrumento que tem por finalidade medir:
a) RPM           b) Tração              c) Consumo Horário               d) Consumo específico

34) A quantidade de calor que o  combustível pode produzir quando é queimado chama-se
a) Poder calorífico      b) Poder energético    c) Energia calorífica     d) Capacidade calorífica

35) No circuito abaixo qual o valor da corrente circulando pela lâmpada?





36) No circuito abaixo qual o valor lido pelo voltímetro?





37) No circuito abaixo qual a potência fornecida pelo circuito?






38) Os alarmes falsos que ocorrem no sistema detector de fogo são causados por:
a) Vapor e ar       b) Ar e Umidade     c) Vibração e gelo        d) Umidade e vibração

39) A porca tipa castelo é usada:
a) com fibra de freno
b) em parafuso, ou prisioneiro com furo para freno de arame ou contrapino
c) em parafusos que trabalham em áreas sujeitas a altas temperaturas
d) em contra-porca de freno

40) O parafuso de aço padrão AN é identificado:
a) pela letra X na cabeça                                               b) por um traço em sulco, na base
c) por um asterisco em relevo na cabeça ou X             d) por um furo 1/64II no centro da cabeça

O objetivo desse Simulado é passarmos na Anac qualquer dúvida ou sugestão comenta ai.

Em breve mais.

Onde estudar Mecânica de aeronaves em Cabo Frio?

O CETEC-LAGOS  -  Centro de Capacitação Tecnológica da Região dos Lagos, surge após o encerramento das atividades do Ensino Técnico do Colégio Apogeu.
Nosso foco é somente no Ensino Técnico de Nível Médio e no Ensino Superior, o qual breve traremos mais informaçães.
Nestes 6 anos de Ensino Técnico, muitas conquistas foram realizadas, sendo que a principal delas foi a inserção, no Mercado de Trabalho, de quase 100% de nossos formandos, em especial nas empresas ON/OFF-SHORE.
Fizemos parcerias com Instituições pró-iniciação ao trabalho, como o CIEE/Macaé e a Fundação MUDES.
Estabelecemos convênios com a Petrobrás , Marinha do Brasil, Ancoratek, Sec. Educ. Arraial do Cabo e de Cabo Frio, SINCOMAM, Ampla, Álcalis, Q&B Serviços/Macaé, Apoio Off-shore/Macaé, e diversas outras empresas.
Adquirimos ao longo destes 6 anos, uma verdadeira experiência na formação de Técnicos de Qualidade, com muitos deles ingressando na Petrobrás, através de Concursos Públicos.
Esta bagagem, de sólidos conhecimentos no que propomos, agora é o CETEC-LAGOS.


CURSOS NA ÁREA DE AVIAÇÃO
Estrutura:Os 3 cursos de Mecânico de Manutenção de Aeronaves (Célula, Aviônica e Grupo Motopropulsor) são precedidos de um Módulo Básico, segundo exigência da ANAC, em aproximadamente 7 meses.
Na conclusão desse módulo, o aluno recebe seu Certificado BÁSICO, podendo concluir o módulo seguinte (Aviônica, Célula ou Motopropulsor) em outra Escola de Aviação Civil, se assim o desejar.                                                           
Professores/Instrutores: Nossa equipe de Professores/Instrutores é composta por pessoal formado na Marinha do Brasil, especializados em Aviação, muitos com mais de 30/40 anos de experiência em Manutenção de Aeronaves (Aviões e, especialmente, Helicópteros).
Básico:Nesse Módulo o aluno têm conhecimentos gerais a respeito de Aeronaves, legislação pertinente, etc..
Abertura do Curso e Aula Inaugural - O Mecânico de Manutenção Aeronáutica e sua formação profissional, Matemática Aplicada à Aviação, Desenho Técnico de Aeronaves, Física Aplicada à Aviação, Inglês Técnico Aplicado à Aviação, Aerodinâmica, Materiais de Aviação e Processos, Tubulações e Conexões, Combustíveis e Sistemas de Combustível, Eletricidade Aplicada à Aviação, Peso e Balanceamento, Geradores e Motores Elétricos de Aviação, Ferramentas Manuais e de Medição, Princípios da Inspeção e Regulamentação da Manutenção, Regulamentação da Aviação Civil, Regulamentação da Profissão de Mecânico, Primeiros Socorros e Segurança de Vôo.


Início das aulas: 16/01/2012
Noite: das 19:00 às 22:00 hs, de segunda às sexta-feiras. Valor:  Matrícula R$ 150,00 + 7 x R$ 350,00

ESPECIALIDADES, após o MÓDULO BÁSICO:

Módulo Célula (CEL)Homologação ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)Diário Oficial da UNIÃO;- Módulo Aviônica (AVI): Homologação ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)Diário Oficial da UNIÃO;

- Módulo Grupo Motopropulsor(GMP)Homologação ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)Diário Oficial da UNIÃO;

Meramente a título de informação, o Cetec-Lagos deu entrada também no CEE/RJ/MEC (Processo E-03/100231/2010, protocolado em 27/5/2010), para validar (transformar) esses cursos, como cursos de Habilitação Técnica, unificando assim, o Sistema de Ensino da ANAC, com o do MEC.

Para que isso pudesse ser feito, esses Planos de Cursos, quando foram elaborados, o foram já atendendo as exigências da ANAC e do CEE/RJ/MEC, simultaneamente.
Saindo a autorização do CEE/RJ/MEC, o passo seguinte será cadastrá-los no CREA/RJ.
Assim passarão a ser Habilitação Técnico em Manutenção de Aeronaves, com ênfase ou em Aviônica, ou em Célula ou em Grupo Motopropulsor, com o respectivo CREA.