1)
A superfície inferior da asa forma, com um
plano horizontal paralelo ao solo é o:
R:
Diedro.
2)
O conjunto de cauda, conhecido como
empenagem, é constituído de:
R: Leme de direção, estabilizadores e
profundores.
3)
Os flapes são superfícies:
R:
Auxiliares
4)
A identificação 3 x 7 em um
cabo de comando, significa que o mesmo possui:
R: 3 pernas com 7 fios cada.
5)
Os esticadores, do sistema
de cabos de comando das superfícies de vôo primárias, servem para:
R: Dar tensão aos cabos de comando.
6)
Um dos problemas causados
pelo peso do avião acima das limitações estabelecidas pelo fabricante, será o
(a):
R: Desgaste dos pneus.
7)
O mecanismo anti-shimmy
permite:
R: Eliminação de vibrações no
trem de nariz.
8)
Para uma aeronave manter um
vôo horizontal, é necessário que o seu peso seja igual ao (a):
R: Sustentação.
9)
As curvaturas nos grupos de
fios ou chicotes não devem ser inferiores a:
R: 10 vezes o diâmetro externo
dos grupos.
10)
A construção de uma
estrutura tubular é feita, normalmente, com tubos de:
R: Vários diâmetros.
11)
Uma peça atacada pelo ácido
de bateria deve ser lavada com:
R: Cloreto de sódio e água.
12)
Na aviação existem três
tipos de tanques de combustível, que são denominados:
R: Removíveis metálicos, células
removíveis e integrais.
13)
No abastecimento de uma
aeronave, os procedimentos de encostar o bico da mangueira no bocal do tanque e
aterrar a aeronave, tem por finalidade evitar o (a):
R: Incêndio provocado por
centelhamento.
14)
Há vários tipos de cavernas,
sendo que o tipo mais comum é um:
R: Canal curvo feito de chapa de metal com
reforçadores.
15)
Em aerodinâmica, os perfis
simétricos possuem:
R: Cambras iguais.
16)
Os danos que se estendem até
a borda de um painel, ao serem reparados requerem:
R: Uma fileira de rebites
apenas,a menos que o fabricante tenha utilizado mais.
17)
As fuselagens das aeronaves
são fabricadas, na maioria, utilizando-se:
R: Alumínio ligado (liga de alumínio).
18) A principal superfície de sustentação e suporte do vôo de uma aeronave
é denominada:
R: Asa.
19)
As vigas de reforço podem
ser danificadas por corrosão, esforço ou colisão.Tais danos classificam-se em:
R: Negligenciáveis, reparáveis por remendo e
necessitando substituição do membro.
20)
Em fuselagens, entende-se
por passadiços reforçados as:
R: Áreas possíveis de se andar, sem danificar o
revestimento.
21)
As pontas das asas nas
aeronaves são consideradas peças reversíveis e são fixadas, geralmente, através
de:
R: Parafusos
22)
Na construção de um
aerofólio, para que o mesmo tenha uma boa performance o angulo de incidência
deve variar entre:
R: 2 e 4 graus.
23)
Os reparos em cavernas
classificam-se em duas categorias.São elas:
R:(1)Dano igual ou
menor que 1/3 da seção transversal e (2)Dano maior que 1/3 da seção transversal.
24)
Um sistema de manutenção
abrange os aspectos de planejamento e execução:
R: Supervisão e atualização.
25)
Para encurtar a distância na
corrida do pouso dos aviões a jato, além dos freios das rodas, utiliza-se:
R: Reversão dos gases de escapamento.
147)
O metal patente é aquele
que:
R: É constituído por 2,3,4 ou mais metais puros .
148)
A capacitância de
estiramento, que os metais possuem e conhecida como:
R: Ductibilidade.
149)
Quando adicionado Carbono a
uma liga a reação desejada é:
R: Elevar
a dureza.
150)
O aço inoxidável tem
propriedades elevadas de:
R: Resistência
a corrosão .
151)
A especificação (T4), estampada em uma chapa de dural
indica que aquela é uma liga:
R: Temperada.
152)
É desaconselhável o teste
com líquidos penetrantes em:
R: Peças com superfícies porosas.
153)
Para um tratamento anticorrosivo,
na liga de alumínio usa o (a):
R: Alumínio puro.
154)
A propriedade que os metais
tem de oferecerem resistência ao risco e ao corte é chamado de:
R: Dureza .
155)
O fator mais importante na
realização de um tratamento térmico que definira efetivamente a micro estrutura
e consequentemente as propriedades mecânicas finais do aço é:
R: Velocidade de resfriamento
156)
A fundição é o processo de
obtenção de peças através de:
R: Fusão.
157)
A laminação é um processo de:
R: Endurecimento a frio
158)
Caso o dano em uma caverna
seja superior a 1/3 da seção transversal, devemos:
R: Remover
a seção e efetuar um reparo.
159)
Quando um material é
aquecido a certa temperatura e esfriado lentamente, diz-se que está:
R: Recozido.
160)
A inspeção usada para descobrir rachaduras,
fissuras, ou falhas internas de um material é a inspeção:
R: Qualitativa.
161)
Sendo o metal uma substância simples a sua
menor divisão chama-se:
R: Átomo.
162)
O processo de tratamento térmico em que se
aquece o aço até uma certa temperatura e em seguida é esfriado bruscamente em
água com óleo é denominado:
R: Têmpera.
163)
Um dos processos utilizados
na recuperação de peças é a:
R:
Metalização.
164)
O iconel é uma liga do:
R:
Níquel.
165)
A liga formada por cobre e estanho é denominada:
R: Bronze.
166)
O metal fundido é utilizado
para proteger o ferro contra ferrugem, levando o nome de galvanização é o:
R: Zinco.
167)
Os reparos em nervuras e
armações podem ser classificados em:
R:
(1)Os feitos em armações críticas,tais como nervuras de asa e(2)Os
considerados menos críticos,tais como as de profundores,lemes e flaps.
168)
Na confecção das molas sujeitas a altas
temperaturas é utilizado o arame:
R: Iconel.
169)
Em pequenos furos, superfícies aerodinâmicas e
áreas onde não temos certeza da quantidade de carga estrutural, o reparo deve
ser:
R: Redondo.
170)
A remoção dos destroços de uma aeronave, sem
autorização do órgão competente, somente poderá ser feita:
R: Para
ser evitado um incêndio .
171)
As ligas usadas na aviação são classificadas
em:
R: Ferrosas
e não ferrosas.
172)
Nas ligas de aço inoxidável, os principais
elementos são:
R: Cromo
e níquel .
173)
A reação positiva que um aerofólio deve
proporcionar denomina-se:
R: Freio
aerodinâmico.
174)
O elemento básico das ligas
de aço-carbono é o:
R: Carbono
175)
O processo de proteção das
ligas de alumínio que utiliza um óxido de alumínio é denominado:
R: Anodização.
176)
Para que um material seja endurecido por
trabalho a frio é necessário que o mesmo seja:
R: Dúctil.
177)
O aço é composto, basicamente, por liga de:
R: Ferro
e carbono
178)
O tipo de falha mais comum
entre os rebites é o (a):
R: Cisalhamento.
179)
A capacidade que um material
tem possui de deformar-se e de retornar a sua forma original é conhecida como:
R: Elasticidade.
180)
O minério do qual retiramos
o cobre é a:
R: Cuprita.