Menu

domingo, 16 de junho de 2013

Teoria e construção de motores de aeronaves. Capitulo 1. GMP

1-) Os  motores alternativos ( convencional ) são classificados de acordo com a posição dos cilindros em relação a qual componente?

R:        ao eixo de manivela

2-) Qual é o componente do motor convencional que além de alojar o pistão é também a câmara de combustão?

R:         cilindro

3-) Qual é o tipo de motor cuja sua montagem é feita em duas fileiras em linha à um ângulo de 60º?

R:         tipo V

4-)  A capacidade de operação dos motores nos regimes solicitados, tanto em lenta ou potência máxima é característica de?

R:         flexibilidade de operação

5-) O pistão opera dentro do cilindro e é conectado ao eixo de manivela através de qual componente?

R:         biela

6-) O motor em linha, quando possui seus cilindros operando abaixo do eixo de manivela é denominado de:

R:         motor invertido

7-) Qual é o componente cuja a função é transmitir a força entre o pistão e o eixo de manivela?

R:         biela

8-) Quais são os tipos de biela usados em motores convencionais?

R:         tipo plana, forquilha e pá, e mestra e articulada

9-) Qual é a capacidade do compressor que equipa os motores de alta potência?

R:          75 à 125 HP

10-) Quando adicionamos contra peso em volta do eixo de rotação para corrigir o conjunto e o tornar equilibrado, estamos falando de que tipo de balanceamento?

 R:          balanceamento estático

11-) Quais são os tipos de balanceamento do eixo usado para corrigir vibrações?

R:          balanceamento estático e dinâmico


12-) Qual o tipo de motor que carrega seu próprio oxidante?

R:            foguete

13-) Os motores são classificados em 3 tipos principais, quais são:

R:            turbo jato, turbo hélice e alternativos ( convencional )

14-) Qual é o tipo de motor que equipam as aeronaves que operam em alta velocidade

R:            turbo jato

15-) Como são chamados os pinos frouxos ( articulados )?

R:             pinos de articulação flutuante

16-) Quais são os tipos de motores alternativos ( convencionais )?

R:            em linha, radial, oposto e tipo V

17-) Todo motor que tem a capacidade de transformar energia calorífica em energia mecânica é chamado de:

R:            motores térmicos

18-) Os motores são divididos em seções, quais?

R:           seção do nariz, potência, difusora e acessórios

19-) Quais são os tipos de dentes utilizados em trens de engrenagens, cuja a finalidades é acionar os acessórios?

R:           reto e chanfrado

20-) Qual é o tipo de dente de engrenagem utilizado para efetuar mudança de ângulo com relação o eixo de manivela?

R:          helicoidal

21-) Evitar vazamentos de gases através do pistão, durante a operação do motor é função de qual
componente ?

R:          anéis de compressão

22-) Qual é o componente que serve para unir o pistão a biela?

R:          pino do pistão

23-) Quando o pistão aspira a mistura ar\combustível ele está em que posição ?

R:          ponto morto baixo ( inferior )

24-) Quais são os tipos de cabeça de cilindro ?

R:          semi-esférica ou telhado

25-) Qual é a finalidade da ordem de queima de um motor alternativo ? 

R:          proporcionar o balanceamento e eliminar a vibração


26-) As válvulas podem ser de admissão e descarga, as utilizadas em motores convencionais é do tipo?

R:           gatilho ou convencional

27-) Quem comanda a abertura e o fechamento das válvulas ?

R:           ressalto de came

28-) Como é chamada a distância em que a válvula é deslocada de sua sede ?

R:           curso da válvula

29-) Quanto o formato das válvulas, podem ser:

R:           cogumelo e tulipa

30-) Haverá um tempo em que ambas as válvulas estarão abertas ao mesmo tempo. Esse fenômeno é chamado de ?

R:           claro de válvulas

31-) Quais são os ângulos cuja as válvulas são classificadas ?

R:           30º para a válvula de admissão e 45º para a válvula de descarga

32-) Qual é o tipo de material usado na face das válvulas, cuja a finalidade é resistir a alta temperatura e a corrosão ?

R:           estelita ou nicromo

33-) Qual é a parte do motor ( convencional ) onde ocorre o desenvolvimento da potência do cilindro ?

R:           cilindro

34-) Qual é o tipo de mancal utilizado para suportar cargas tanto radial como de empuxo, muito usado em eixo de manivela, eixo de comando, anéis e biela ?

R:           mancais lisos  

35-) Os mancais tipo roletes podem ser:

R:           roletes retos e roletes cônicos

36-) Quais são os tipos de mancais usados em motores de aviação ?

R:           lisos, roletes e esfera

37-) Em motores radiais de uma fileira, como se dá a ordem de queima dos cilindros ?

R:            primeiro queima os de número ímpar e depois os pares

38-) O tucho hidráulico usado em alguns motores, tem por finalidade eliminar que tipo de ajuste de válvulas ?

R:          ajuste de claro de válvulas

39-) Qual é a finalidade do rebaixo da cabeça do pistão ?

R:          evitar a interferência com as válvulas

40-) Devido o alto grau de temperatura, corrosão e tensão, as válvulas de escape são feitas de materiais resistentes, que tipo de material ?

R:             nicromo, cobalto cromo e silcromo

41-) O eixo da hélice é uma peça forjada ao eixo de manivela cuja os 3 tipos são ?

R:             cônico, estriado e flangeado

42-) Quando as válvulas de escape e de admissão estão fora de sua sede é caracterizado :

R:            claro de válvulas

43-) Em que tempo o motor se dá o tempo de descarga ?

R:            4 tempos

44-) O que é curso do pistão ?

R:           é a distância que o êmbolo se move de uma estremidade á outra do cilindro
( PMS ao PMI )

45-) Tempo de admissão se dá a quantos graus antes do PMS

R:           20º a 35º antes do PMS

46-) Para se completar o ciclo do motor 4 tempos, é necessário que o eixo de manivela dê quantas voltas ?

R:           2 voltas ou 720º

47-) A válvula de admissão é regulada para fechar no tempo de compressão, após o PMI, a quantos graus ?

R:           50º e 75 após o PMI

48-) Em motores de aviação ( modernos ) a potência de atrito pode chegar a quantos % da potência indicada ?

R:           de 10% a 15% da potência indicada

49-) O que é potência ao freio ?

R:            é a potência total perdida para vencer o atrito
              
50-) O trabalho conjunto do motor e da hélice dá se o resultado de:

R:            potência de empuxo
                
51-) Qual é a temperatura e pressão padrão para se calcular o rendimento volumétrico ?

R:             :            ao nível do mar 15ºC , pressão atmosférica 14.69 lb/pol2
                
52-) O rendimento térmico do motor, o calor total produzido qual é a % utilizada para refrigeração ?

R:            15% a 20%
         
53-) O que é potência indicada ?

R:            é a potência total utilizada no cilindro


54-) No rendimento propulsivo, a potência de empuxo aproximadamente quantos % da potência ao freio ?

R:             80%

55-) Do calor total produzido pelo motor quantos % é utilizado na potência de saída ?

R:             de 25% a 30%

56-) A que velocidade a eficiência da hélice atua ?

R:             acima de 2.200 rpm

57-) Quais são os princípios básicos de operação do motor ?

R:             pressão, volume e temperatura dos gases


58-) Em um motor a 4 tempos quantas voltas no eixo de manivelas se faz necessário para se completar o ciclo do motor ?

R:             2 voltas ou 720%

59-) A potência indicada menos a potência utilizada no motor.Recebemos que tipo de potência ?

R:              de atrito

60-) A potência desenvolvida pelos gases expandidos pelos cilindros e entregue ao eixo de saída é denominado de :

R:               potência de mecânico

61-) Quais são os elementos básicos da seção de acessórios ?

R:               caixa de acessórios e trem de engrenagens

62-) Qual a função principal da seção do compressor ?

R:                suprir o ar em quantidade suficiente as necessidades dos queimadores de combustão 

63-) Quais são os tipos de raízes das paletas rotoras ?

R:                pinheiro e bulbo

64-) Os 3 fatores que depende da entrada de ar do compressor são ?

R:               velocidade do compressor, velocidade da aeronave e intensidade do ar

65-) O motor a turbina caracteriza- se de acordo com seu tipo de compressor que pode ser ?

R:              axial, centrifugo ( ou misto)

66-) A entrada de ar é comprimida e segue seu curso normal, e não perde energia causada pela rotação, esse tipo de rotação é ?

R:              axial

67-) Quais são os componentes básicos de um compressor axial ?

R:              rotor e estator

68-) Quais são as maneiras ou métodos de fixação da raiz ao disco ?

R:             parafuso, martelamento, arame de freno, pino ou chaveta

69-) O rotor do compressor pode ser de 2 tipos, quais ?

R:             tambor ou disco

70-) Qual é a parte do compressor que tem por finalidade converter parcialmente a alta velocidade em pressão ?

R:              estatora

71-) Qual é a quantidade de estágios utilizados em compressores na maioria dos motores ?

R:              de 10 a 16 estágios

72-) Qual é a função secundaria da seção do compressor ?

R:              sangria de ar para as tomadas para as diversas finalidades do motor e da aeronave

73-) Os elementos principais do compressor centrifugo são ?

R:              impelidor e difusor

74-) O componente instalado na carcaça de saída do motor cuja a finalidade é distribuir o combustível atomizado em formato de burrifo é ?

R:             atomizadores de combustível

75-) Quais são os elementos básicos da turbina ?

R:             elemento rotor e elemento estator

76-) As aletas de turbilhonamento desempenham 2 funções básicas para a propagação das chamas, quais ?

R:             alta velocidade da chama e baixa velocidade do ar

77-) Qual a finalidade dos tubos interconectores ?

R:               conenctar todas as camaras de combustão existentes propagando as chamas

78-) Onde fica localizado a seção de turbina ?

R:               a ré da câmara de combustão

79-) Transformar a energia cinética em energia mecânica é função de qual componente ?

R:               seção de turbina

80-) Os selos utilizados nos alojamentos dos mancais podem ser ?

R:             labirinto ou tipo fio helicoidal

81-) As mantas de isolamento em sistemas de descarga para evitar a irradiação são confeccionadas de qual tipo de material ?

R:             lâmina de alumínio e lã de vidro

82-) As variáveis principais que afetam as condições de entrada de ar  para o compressor  são

R:                           velocidade da aeronave, altitude da aeronave e temperatura ambiente

83-) A combinação das variáveis que afetam as condições da entrada de ar no compressor é chamada de :

R:              velocidade de estagnação

84-) Os dutos de descargas podem ser:

R:               convergentes e divergentes

85-) Que tipo de duto cuja a velocidade do ar diminui e e pressurizado no compressor ?

R:               convergentes

86-) Qual é o fator principal de uma turbina de gás ?

R:                eficiência térmica

87-) O aumento da pressão na entrada do compressor acima da pressão atmosférica, como o resultado da velocidade da aeronave é chamado de :

R:                velocidade de impacto

 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Avião Solar Impulse pronto para 2ª etapa da travessia dos EUA


O avião Solar Impulse, primeira e única aeronave movida a energia solar, iniciará nesta quarta-feira a segunda etapa da travessia dos Estados Unidos, partindo de Phoenix, no Arizona (sudoeste), com destino a Dallas, Texas (sul), anunciou um dos encarregados do projeto.
O avião experimental, pilotado pelo aventureiro suíço Bertrand Piccard, iniciou a primeira etapa da viagem em 3 de maio, da Base da Força Aérea Moffett, perto de San Francisco, Califórnia (oeste).
Na quarta-feira, o avião solar, desta vez sob o comando do colega de equipe de Piccard, o suíço André Borschlberg, tentará chegar a Dallas, a 1.337 km, de uma única vez, um recorde para a aeronave.
O avião de um lugar e 1,6 tonelada, feito em fibra de carbono e com envergadura de 63,4 metros - o equivalente a um Boeing 747 -, está programado para decolar do aeroporto internacional de Phoenix às 09h00 de Brasília e espera-se que chegue ao seu destino às 03h00 da quinta-feira, após 18 horas de voo.
A travessia de oeste a leste do país, com destino final em Nova York, será feita em cinco etapas por motivos de segurança, explicaram os aventureiros.
Tecnicamente, o dispositivo poderia fazer o voo direto, mas isto não é permitido pelas autoridades porque só há lugar para um piloto e cada um é limitado a voar no máximo por 24 horas, afirmaram.
Depois de Dallas, Texas, o avião solar seguirá para Saint Louis (Missouri). Em seguida, se dirigirá ao aeroporto Dulles, de Washington, em meados de junho e, finalmente, chegará ao aeroporto JFK, de Nova York, em julho.
O avião solar ficará entre uma semana e dez dias em cada escala, permitindo aos curiosos ver e falar com os pilotos.
O objetivo é promover a tecnologia da aeronave, que com quatro motores elétricos de dez cavalos instalados sob uma asa gigantesca, é alimentada por 12.000 células fotovoltaicas capazes de produzir eletricidade suficiente para carregar uma bateria de lítio de 400 quilos.
O projeto Solar Impulse já tem dez anos, mas fez o primeiro voo em 2009. Em 2010, a aeronave fez uma viagem sem escalas de 26 horas e um ano depois viajou entre a Bélgica e a França. Em 2012 realizou a primeira travessia transcontinental de 2.500 km entre Madri e Rabat.
André Borschberg e Bertrand Piccard pretendem dar uma volta ao mundo em uma versão melhorada do avião em 2015.

Fonte: R7


Em crise, grupo de Eike Batista coloca avião à venda em site

Aeronave usada conta com 1.418 horas de voo

O empresário Eike Batista, dono do Grupo EBX, colocou à venda um avião executivo modelo Legacy 600, da Embraer, ano 2008. A aeronave está disponível para compra no site Controller.com e está em nome da AUX, empresa de mineração de ouro, que detém direitos de exploração na região de California-Vetas e La Bodega, na Colômbia.
Conforme informações do site, a aeronave tem capacidade para transportar 13 passageiros e conta com 1.418 horas de voo. O preço do avião não foi informado, mas há similares a venda no site por cerca de US$ 15 milhões (cerca de R$ 30 milhões). Procurado, o grupo EBX ainda não se manifestou sobre a venda.
Depois de ser o sétimo homem mais rico do mundo em 2011, Eike Batista enfrenta uma crise em seu patrimônio e chegou a perder US$ 20 bilhões (cerca de R$ 40 bilhões), de acordo com informações da revistaÉpoca. As empresas do seu grupo também não estão bem. A petrolífera OGX anunciou no começo de maio acordo para vender participação de 40% nos blocos BM-C-39 e BM-C-40, que contêm o campo de Tubarão Martelo, além de acumulações Peró e Ingá, na bacia de Santos, por US$ 850 milhões (cerca de R$ 1,7 bilhão). O acordo foi acertado com a companhia estatal malaia de petróleo Petronas e estabelece que a petrolífera do bilionário continuará como operadora dos blocos.
De acordo com a revista, o empresário construiu o império das empresas X sobre uma base que não era sólida, já que ele não possuía experiência no ramo de petróleo, prometendo metas consideradas altas, mas que suas empresas não tiveram a capacidade para entregá-las, principalmente com a OGX, e agora corre para tentar recuperar a credibilidade com o mercado e reerguer a empresa. Com a fortuna estimada em US$ 9 bilhões, Eike caiu para o quinto mais rico do Brasil pelo ranking da Bloomberg.
Em abril, a revista americana Businessweek também lembrou que, há um ano, Batista era o homem mais rico do Brasil e tinha o objetivo de ser o primeiro do mundo também. Mas, em um ano, seus objetivos foram destruídos. "Seu porto, que segundo ele seria o terceiro maior do mundo, ainda está em construção, apenas um dos muitos projetos atrasados e metas de produção perdidas", diz a revista. "Isso, juntamente com um declínio de 34% no preço do petróleo desde 2008, tem golpeado os preços de suas empresas e ele perdeu US$ 25 bilhões de seu patrimônio líquido, mais do que toda a fortuna do fundador da Amazon.com, Jeff Bezos." A publicação cita ainda um analista de mercados, Ed Kuczma, que diz que as pessoas acabaram investindo em "uma apresentação do PowerPoint".

Fonte: Terra