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sábado, 18 de maio de 2013

Turboélice faz pouso 'de barriga' em aeroporto dos Estados Unidos


Problema no trem de pouso obrigou tripulação a fazer manobra especial.Ninguém ficou ferido, de acordo com a imprensa norte-americana.

Aeronave pousou de barriga na madrugada deste sábado (18) no aeroporto de Newark, nos Estados Unidos. Ninguém ficou ferido (Foto: WABC TV/AP)
Aeronave pousou de barriga na madrugada deste sábado (18) no aeroporto de Newark, nos Estados Unidos. Ninguém ficou ferido (Foto: WABC TV/AP)
Uma aeronave turboélice fez um pouso forçado no Aeroporto Internacional de Newark, nos Estados Unidos, na madrugada deste sábado (18) após o trem de pouso apresentar problemas e não funcionar corretamente.

O avião transportava 31 passageiros e três tripulantes. De acordo com a agências de notícia Associated Press e com o canal “CNN”, que entrevistaram um porta-voz da empresa, não houve feridos.

O voo 4560, operado pela Piedmont Airlinees, decolou da Filadélfia por volta das 23h de sexta-feira. Quando estava próximo de Newark, a tripulação percebeu um problema no trem de pouso e se preparou para a manobra especial.
Todos que estavam no interior da aeronave foram evacuados e levados para o terminal, onde recolheram sua bagagem e receberam atendimento. Uma investigação foi aberta para saber o que ocorreu
.
Fonte: G1


SIMULADO DE CÉLULA 2



1)        O avião cujo trem de pouso permite pousar em terra ou em água é conhecido como:

                R: Anfíbio.

2)        No sistema hidráulico a válvula seletora tipo carretel é conhecida também como:

              R: Válvula piloto.

3)        Denomine-se trem retrátil aquele que:

             R:  Recolhe parcialmente .

4)        O servo hidráulico tem a função de:

            R:  Suavizar a ação dos comandos dos pilotos.

5)        O acumulador em um sistema hidráulico possui a função ou as funções de:

            R: Amortecer as oscilações de pressão, auxiliar ou suplementar a bomba mecânica, estocar pressão para operação limitada de uma unidade hidráulica e suprir fluído sob pressão para compensar pequenas perdas.

6)        Durante um vôo horizontal nivelado, as forças atuantes em um avião são:

            R:  Peso, sustentação, arrasto e tração.

7)        Compreende-se por rendimento aerodinâmico a:

            R:  A razão entre a sustentação e o arrasto .

8)        As linhas para os sistemas pneumáticos consistem de  :

            R:  Tubulações rígidas de metal e mangueiras flexíveis.

9)        Quando seções do revestimento são substituídas por novas, os furos devem coincidir com os já existentes na estrutura.Para tal usa-se uma ferramenta que copia os furos na chapa nova, utilizando como referência os já existentes.Essa ferramenta chama-se de:

            R:  Duplicador.

10)    A finalidade de se utilizar à metalização em antenas a serem usadas em aeronaves é:

            R: reduzir o peso.

11)    Na furação de metais duros a broca deverá possuir baixa rpm e um ângulo de:

            R:  118º.

12)    A estrutura de uma asa que possui duas longarinas chama-se:

            R:  Duospar.

13)    A estabilidade direcional própria dos aviões é assegurada pelo:

            R:  Estabilizador vertical e leme de direção.

14)    As forças externas se em sustentação ou de outra maneira agindo sobre um corpo são conhecidas como:

           R:  Cargas.

15)    O angulo formado entre a linha media da asa e o vento relativo chama-se angulo:

           R:  De ataque.

16)    A estabilidade lateral própria do avião é assegurada pelo:

            R:  Aileron.

17)  A forma aerodinâmica da fuselagem é dada pelos (as):

            R:  Cavernas.


18)    O aileron é uma superfície de comando que funciona conjugado com:

            R:  O leme de direção.


19)    As superfícies que são comandadas pela coluna de controle e pedais são:

           R:  As referentes aos movimentos dos três eixos.

20)    A estabilidade longitudinal própria do avião é assegurada pelo:

            R:  Estabilizador horizontal.




21)    As chapas finas de alumínio são furadas com maior precisão quando o ângulo da broca é de:

            R:  118º.

22)     Para metais macios, com exceção das chapas de alumíno finas, devemos usar a broca em alta rpm e um ângulo de:

            R:  90º.

23)     O conjunto completo da cauda também conhecido como empenagem é constituído por:

            R:  Leme de direção, estabilizadores e profundores.

24)    Duas forças aplicadas em sentidos opostos forem dirigidas para o centro do corpo produzem:

            R:  Compressão.

25)    A principal função da asa é a de criar através das reações aerodinâmicas:

            R:  Sustentação.

26)    Em relação à quantidade de motores os aviões se classificam em:

            R:  Monomotores,bimotores,trimotores,quadrimotores e multimotores.

27)    Quanto à posição da asa na fuselagem os aviões se classificam em:

            R:  Baixa, media, alta e parasol.


28)    A folga recomendada para furos de rebites compreende de:

            R:  0,002 pol à 0,004 de polegada .


29)    No horizonte artificial e no indicador de curva, o rotor do giroscópio fica na posição:

             R:  Horizontal.

30)    As partes do aerofólio têm nomes especiais tais como:

           R:  Bordo de ataque e de fuga, corda ,envergadura e cambra, extradorso e intradorso.




31)    Como regra geral, para escareamento e rebaixamento, utilizamos o escareamento por broca quando:

            R:  A espessura do material for maior que a espessura da cabeça do rebite,e usamos o rebaixamento quando isso não ocorrer.

32)    No giro direcional o rotor do giroscópio fica na posição:

            R:  Vertical.

33)    Qual ou quais as medidas a serem adotadas na aplicação do dope:

            R:  Aplicação em dias secos e quentes, local deve estar limpo e revestido, a temperatura deve estar entre 21 e 52 ° C e com extintores de incêndio.

34)    Os limites de extensão da cabeça do rebite, abaixo ou acima, da superfície da chapa, na maioria dos casos não deve exceder à:

            R:  0,006 de polegada.

35)    O corte de um cabo de comando deve ser sempre por:

            R:  Métodos mecânicos.

36)     O ângulo de ataque variável depende da posição do aerofólio em relação ao:

            R:  Seus três eixos.

37)    Como exemplo de superfície auxiliar temos o (os).

            R:  Perturbadores de vôo.

38)    A superfície de comando que torna possível o movimento em torno de seu eixo lateral é o:

            R:  Profundor.



39)    Quando se considera somente o peso bruto do avião sem fatores externos influentes tais como as forças atuantes em vôo chamam isso de carga:

            R:  Básica.

40)   Aeronaves que decolam e pousam somente em superfície líquidas são classificadas como:

            R:  Aquáticas ou hidroavião.


41)    Quando por ocasião do teste com magnaflux, as peças são:

              R:  Magnetizadas eletricamente.

42)    Em aeronaves cujos cabos de comando encontra-se com tenção acima da especificação do fabricante provoca nas superfícies primarias comandos:

              R:  Duros.

43)    Para fazer manutenção ou reparos em células de aeronaves uma empresa tem que ser homologada no padrão:

              R:  C.

44)    A responsabilidade de remoção de uma aeronave acidentada é normalmente do:

              R:  Proprietário.

45)    Danos causados a peças que "não" são essenciais ao vôo de uma aeronave, caracterizam um:

              R: Incidente aeronáutico

46)    Os chicotes geralmente devem ser constituídos de menos de 75 fios, ou ter:

              R:  De 1½ à 2 polegadas de diâmetro quando possível.


47)    A deflexão máxima permitida de um chicote entre duas braçadeiras é de:

              R:  ½ polegada com pressão manual.



48)    A finalidade principal da entelagem é:

              R:  Revestir as superfícies de comando.

49)  Dos engenhos referidos abaixo, os classificados em aerodinos são os (as):

              R:  Aeronaves mais pesadas que o ar.

50)    Em aeronaves, são consideradas unidades estruturais principais:

              R:   Naceles do motor e trem de pouso.

51)    O ponto de aplicação da resultante de todos os componentes do peso do avião é o:

              R:  Centro de gravidade.

52)    O rendimento estrutural de um avião é determinado pelo (a):

              R:  Razão entre a resistência e o peso.

53)    O tipo de trinca que atravessa os graus da peça, geralmente, é conhecido como:

             R:  Leves.

54)    As fuselagens cuja estrutura é formada por cavernas, longarinas e revestimento são do tipo:
          
             R:  Semi- monocoque.

55)    A estabilidade lateral, própria do avião, é assegurada pelo:

              R:   Estabilizador vertical e angulo de Diedro.

56)    Numa inspeção qualitativa pode-se utilizar:

              R:  Ultra-som.

57)    O revestimento ou entelagem, usado em estruturas irregulares, é do tipo:

              R:  Cobertura.



58)    Numa indutagem, uma superfície entelada deverá receber, no mínimo:

              R:  8 (oito) demão de dope.

59)    O tipo de tanque de combustível que, por sua forma, reduz o peso estrutural e tem maior espaço de armazenamento, é o:

              R:  Integral

60)    O alinhamento de um avião se faz em torno de um ponto comum, é denominado:

              R:  Simetria.

Exercícios de Aviônica


1-      A carga elétrica negativa é chamada
Elétron

2-      A carga elétrica positiva é chamado
Próton

3-      Um átomo é composto de:
Elétrons,prótons e nêutrons

4-      Eletricidade vem a ser:
O movimento dos elétrons de um ponto para outro

5-      Tudo que ocupa um lugar no espaço e que tem peso e dimensões é definido como sendo:
Matéria

6-      O movimento de elétrons de um ponto para outro vem a ser:
Eletricidade

7-      A molécula é definida como sendo:
A menor parte divisível da matéria sem que a mesma perca a qualidade da matéria original.

8-      O átomo é definido como sendo:
Menor partícula divisível da matéria.

9-      No núcleo do átomo encontra-se:
Prótons e nêutrons

10-  Supõe-se que os prótons se mantém coesos no núcleo do átomo através de:
Uma energia desconhecida

11-  Um átomo que perdeu ou adquiriu elétrons e que não pode voltar ao equilíbrio é chamado:
Íon

12-  Cargas iguais:
Se repelem

13-  Cargas diferentes:
Se atraem

14-  A corrente elétrica é produzida pela movimentação de :
Elétrons
15-  Um elétron livre:
Pode afastar-se facilmente,quando atraído por um átomo desequilibrado.

16-  Um elétron preso ou planetário:
Dificilmente poderá afastar-se de sua órbita.

17-  A regra que se aplica á ação das cargas elétricas é a seguinte:
Cargas idênticas se repelem,cargas diferentes se atraem.

18-  Segundo o conceito moderno, de eletricidade,acredita-se na existência de um fluxo de corrente elétrica de um ponto de potencial negativo a um ponto de potencial positivo.A verdade desta afirmativa reside no fato de:
Somente os elétrons podem movimentar-se.

19-  A eletricidade é uma forma de energia cuja origem é:
O desequilíbrio de cargas dos átomos.

20-  Um ponto estando com excesso de elétrons com relação a outro denomina-se:
Pólo negativo

21-  Considera-se uma substância como condutora quando:
Não retém os elétrons com facilidade.

22-  Uma substância isolante é aquela que não dispõe de:
Elétrons livres.

23-  A condutância é definida como sendo:
Inverso da resistência.

24-  A principal fonte de eletricidade estática denomina-se:
Fricção

25-  Quando há cargas elétricas nos condutores,as mesmas concentram-se em maior parte na:
Superfície do condutor

26-  No caso de um condutor esférico,as cargas se distribuem:
Uniformemente

27-  No caso de um condutor de forma irregular,as cargas tendem a se concentrar:
Nas pontas

28-  Aplicando-se uma carga na superfície interna de um condutor oco,a mesma se deslocará para a parte:
Externa

29-  As partes móveis das aeronaves são ligadas á estrutura principal com o propósito de:
Evitar ruídos de rádio

30-  A principal fonte de produção de energia é obtida através de:
Magnetismo

31-  As baterias transformam:
Energia química em energia elétrica.

32-  O dispositivo usado para produzir F.E.M. através de ação do calor é conhecido pelo nome de:
Elemento térmico

33-  O dispositivo usado para produzir F.E.M. através de ação da luz é denomivado:
Célula fotoelétrica

34-  O dispositivo usado para produzir F.E.M.através da ação de uma substância química é conhecido pelo nome de:
Bateria

35-  Pode definir-se um circuito elétrico como sendo:
Um caminho onde os elétrons podem mover-se livremente.

36-  Numa determinada substância, a resistência é:
Proporcional ao comprimento e inversamente proporcional á seção transversal.

37-  Um pedaço de fio utilizado num circuito possui uma resistência de 10 ohms.Se este fio fosse substituído por outro do mesmo material e comprimento,porém com uma seção transversal reduzida da metade,a resistência seria:
20 ohms.

38-  As pilhas são classificadas em:
Primárias e secundárias

39-  Um acumulador (bateria) é um tipo de:
Elemento secundário.

40-  Uma das diferenças essenciais entre os elementos primários e secundários reside no fato de que:
O secundário pode ser carregado

41-  A bateria consiste essencialmente de:
Uma solução ácida e dois eletrodos diferentes.

42-  A quantidade de força eletromotriz(F.E.M.)gerada pela bateria depende:
Do tipo de solução e do material com que são feitas as placas.
43-  A capacidade da bateria depende:
Da área das placas submetidas aos efeitos da solução

44-  A pilha seca é um tipo de:
      Elemento primário.

45-  Quando o condutor é ligado através dos terminais de uma bateria a solução ácida se ioniza.A ionização significa:
O fracionamento da solução em seus componentes atômicos.

46-  A polarização da bateria resulta de:
Um excesso de átomos de hidrogênio em torno do eletrodo positivo,evitando assim a passagem dos elétrons.

47-  A placa positiva de um acumulador de ácido é feita de:
Peróxido de chumbo

48-  A placa negativa de um acumulador de ácido chumbo é feita de:
Chumbo esponjoso

49-  A solução utilizada numa bateria de ácido chumbo é preparada com:
Ácido sulfúrico com peso específico de 1280.

50-  Um densímetro foi usado para testar um dos elementos de seu acumulador de ácido chumbo,a leitura que se obteve foi de 1120.Neste caso,a bateria está:
Descarregada.

51-  Ao ligar um carregador a um acumulador,as conexões do carregador para a bateria devem ser feitas da seguinte maneira:
Positivo com positivo,negativo com negativo.

52-  Caso o nível da solução de uma bateria de ácido chumbo baixe além de 1/8 de polegada da parte superior das placas, é necessário:
Adicionar água destilada de forma a elevar o mínimo até cerca de ½ polegada.

53-  A lei de OHM pode ser definida como:
I = E/R

54-  Uma resistência de 100 ohms – 10watts está ligada em série a outra resistência de 100 OHMS – 400 Watts  como medida de segurança a corrente que atravessa o circuito não deverá exceder:
1 amper

55-  Uma corrente de 5 amperes passa através de uma resistência  de 50 ohms.A potência dissipada é equivalente a:
1250W

56-  Quando as resistências são ligadas em série a resistência total é determinada pela:
Soma dos valores individuais das resistências

57-  Quando três resistências estão ligadas em paralelo,a formula a ser usada é:
R total =  _____1______ 
                      1/R1 + 1/R2+1/R3

58-  O fusível é sempre ligado em :
Serie com a carga

59-  Uma lâmpada de 200 Watts,destinada a absorver 2 amperes num circuito de 10 Volts deve ser ligada através de uma fonte de 200 Volts.Qual deve ser  o valor da resistência usada para causar a queda da voltagem:
50ohms

60-  Numa emergência,pensa-se em utilizar 3 lâmpadas de 32 volts 100w num circuito de 100V.As lâmpadas:
Devem ser ligadas em série.

61-  As instalações para aparelhos elétricos são feitas em paralelo, a fim de:
Permitir o uso individual do aparelho sem que os demais entrem em funcionamento.

62-  O miliamper é equivalente a:
______1____ amper    
               1000

63-  Um megohm é equivalente a:
 1.000.000 ohms

64-  Duas resistências com 100 e 200 ohms respectivamente,estão ligadas em paralelo e alimentadas por uma fonte de 100 volts.Caso seja medida a voltagem nos bornes da resistência de 200 ohms, esta será:
Equivalente à voltagem nos bornes da resistência de 100 ohms

65-  Duas resistências de 100 e 200 ohms,respectivamente,estão ligadas em série e alimentadas por uma fonte de 100 volts.Caso seja medida a queda de voltagem através da resistência  de 200 ohms,esta será:
Exatamente o dobro da queda através da resistência de 100 ohms

66-  Caso um circuito não oferecesse nenhuma  resistência a F.E.M. medida na carga seria:
Exatamente idêntica à F.E.M. da fonte

67-  O campo dielétrico pode ser definido como:
Uma área ocupada por linhas de força que se irradiam de um objeto eletrizado.