1)
O avião cujo trem de pouso permite pousar em
terra ou em água é conhecido como:
R:
Anfíbio.
2)
No sistema hidráulico a válvula seletora tipo
carretel é conhecida também como:
R: Válvula piloto.
3)
Denomine-se trem retrátil aquele que:
R:
Recolhe parcialmente .
4)
O servo hidráulico tem a função de:
R: Suavizar a ação dos comandos dos pilotos.
5)
O acumulador em um sistema hidráulico possui
a função ou as funções de:
R: Amortecer as
oscilações de pressão, auxiliar ou suplementar a bomba mecânica, estocar
pressão para operação limitada de uma unidade hidráulica e suprir fluído sob
pressão para compensar pequenas perdas.
6)
Durante um vôo horizontal nivelado, as forças
atuantes em um avião são:
R: Peso, sustentação, arrasto e tração.
7)
Compreende-se por rendimento aerodinâmico a:
R: A razão entre a sustentação e o arrasto .
8)
As linhas para os sistemas pneumáticos
consistem de :
R: Tubulações rígidas de metal e mangueiras
flexíveis.
9)
Quando seções do revestimento são
substituídas por novas, os furos devem coincidir com os já existentes na estrutura.Para
tal usa-se uma ferramenta que copia os furos na chapa nova, utilizando como
referência os já existentes.Essa ferramenta chama-se de:
R: Duplicador.
10)
A finalidade de se utilizar à metalização em
antenas a serem usadas em aeronaves é:
R: reduzir o peso.
11)
Na furação de metais duros a broca deverá
possuir baixa rpm e um ângulo de:
R: 118º.
12)
A estrutura de uma asa que possui duas
longarinas chama-se:
R: Duospar.
13)
A estabilidade direcional própria dos aviões
é assegurada pelo:
R: Estabilizador vertical e leme de direção.
14)
As forças externas se em sustentação ou de
outra maneira agindo sobre um corpo são conhecidas como:
R: Cargas.
15)
O angulo formado entre a linha media da asa e
o vento relativo chama-se angulo:
R: De ataque.
16)
A estabilidade lateral própria do avião é
assegurada pelo:
R: Aileron.
17)
A forma aerodinâmica da
fuselagem é dada pelos (as):
R: Cavernas.
18)
O aileron é uma superfície de comando que
funciona conjugado com:
R: O leme de direção.
19)
As superfícies que são comandadas pela coluna
de controle e pedais são:
R: As referentes aos movimentos dos três eixos.
20)
A estabilidade longitudinal própria do avião
é assegurada pelo:
R: Estabilizador horizontal.
21)
As chapas finas de alumínio são furadas com
maior precisão quando o ângulo da broca é de:
R: 118º.
22)
Para metais macios, com exceção das chapas
de alumíno finas, devemos usar a broca em alta rpm e um ângulo de:
R: 90º.
23)
O conjunto completo da cauda também
conhecido como empenagem é constituído por:
R: Leme de direção, estabilizadores e
profundores.
24)
Duas forças aplicadas em sentidos opostos
forem dirigidas para o centro do corpo produzem:
R: Compressão.
25)
A principal função da asa é a de criar
através das reações aerodinâmicas:
R: Sustentação.
26)
Em relação à quantidade de motores os aviões
se classificam em:
R: Monomotores,bimotores,trimotores,quadrimotores
e multimotores.
27)
Quanto à posição da asa na fuselagem os
aviões se classificam em:
R: Baixa, media, alta e parasol.
28)
A folga recomendada para furos de rebites
compreende de:
R: 0,002 pol à 0,004 de polegada .
29)
No horizonte artificial e no indicador de curva,
o rotor do giroscópio fica na posição:
R: Horizontal.
30)
As partes do aerofólio têm nomes especiais
tais como:
R: Bordo de ataque e de fuga, corda ,envergadura
e cambra, extradorso e intradorso.
31)
Como regra geral, para escareamento e
rebaixamento, utilizamos o escareamento por broca quando:
R: A espessura do material for maior que a
espessura da cabeça do rebite,e usamos o rebaixamento quando isso não ocorrer.
32)
No giro direcional o rotor do giroscópio fica
na posição:
R: Vertical.
33)
Qual ou quais as medidas a serem adotadas na
aplicação do dope:
R: Aplicação em dias secos e quentes, local deve
estar limpo e revestido, a temperatura deve estar entre 21 e 52 ° C e com
extintores de incêndio.
34)
Os limites de extensão da cabeça do rebite,
abaixo ou acima, da superfície da chapa, na maioria dos casos não deve exceder
à:
R: 0,006 de polegada.
35)
O corte de um cabo de comando deve ser sempre
por:
R: Métodos mecânicos.
36)
O ângulo de ataque variável depende da
posição do aerofólio em relação ao:
R: Seus três eixos.
37)
Como exemplo de superfície auxiliar temos o
(os).
R: Perturbadores de vôo.
38)
A superfície de comando que torna possível o
movimento em torno de seu eixo lateral é o:
R: Profundor.
39)
Quando se considera somente o peso bruto do
avião sem fatores externos influentes tais como as forças atuantes em vôo
chamam isso de carga:
R: Básica.
40)
Aeronaves que decolam e pousam somente em
superfície líquidas são classificadas como:
R: Aquáticas ou hidroavião.
41)
Quando por ocasião do teste com magnaflux, as
peças são:
R:
Magnetizadas eletricamente.
42)
Em aeronaves cujos cabos de comando encontra-se
com tenção acima da especificação do fabricante provoca nas superfícies
primarias comandos:
R:
Duros.
43)
Para fazer manutenção ou reparos em células
de aeronaves uma empresa tem que ser homologada no padrão:
R: C.
44)
A responsabilidade de remoção de uma aeronave
acidentada é normalmente do:
R:
Proprietário.
45)
Danos causados a peças que "não"
são essenciais ao vôo de uma aeronave, caracterizam um:
R: Incidente aeronáutico
46)
Os chicotes geralmente devem ser constituídos
de menos de 75 fios, ou ter:
R: De
1½ à 2 polegadas de diâmetro quando possível.
47)
A deflexão máxima permitida de um chicote
entre duas braçadeiras é de:
R: ½
polegada com pressão manual.
48)
A finalidade principal da entelagem é:
R:
Revestir as superfícies de comando.
49)
Dos engenhos referidos
abaixo, os classificados em aerodinos são os (as):
R:
Aeronaves mais pesadas que o ar.
50)
Em aeronaves, são consideradas unidades
estruturais principais:
R:
Naceles do motor e trem de pouso.
51)
O ponto de aplicação da resultante de todos
os componentes do peso do avião é o:
R:
Centro de gravidade.
52)
O rendimento estrutural de um avião é
determinado pelo (a):
R:
Razão entre a resistência e o peso.
53)
O tipo de trinca que atravessa os graus da
peça, geralmente, é conhecido como:
R:
Leves.
54)
As fuselagens cuja estrutura é formada por
cavernas, longarinas e revestimento são do tipo:
R: Semi- monocoque.
55)
A estabilidade lateral, própria do avião, é
assegurada pelo:
R:
Estabilizador vertical e angulo de Diedro.
56)
Numa
inspeção qualitativa pode-se utilizar:
R:
Ultra-som.
57)
O revestimento ou entelagem, usado em
estruturas irregulares, é do tipo:
R:
Cobertura.
58)
Numa indutagem, uma superfície entelada
deverá receber, no mínimo:
R: 8
(oito) demão de dope.
59)
O tipo de tanque de combustível que, por sua
forma, reduz o peso estrutural e tem maior espaço de armazenamento, é o:
R:
Integral
60)
O alinhamento de um avião se faz em torno de
um ponto comum, é denominado:
R:
Simetria.