1) As forças internas que se desenvolvem e resistem às forças externas são
conhecidas como:
R: Esforços
2) Duas forças aplicadas em sentidos opostos, porém dirigidas para o
centro do corpo, produzem:
R: Compressão
3) Quando a asa suporta, com segurança, uma combinação considerável de
peso bruto e o peso do combustível, diz-se que existe um fator de:
R: Carga limite
4) Um membro estrutural, forçado além do limite de escoamento, poderá
sofrer uma:
R: Deformação permanente
5) A resistência à fadiga nas ligas de aço é aumentada com o:
R: Vanádio e o molibdênio
6) A fuselagem de estrutura do tipo tubular, também chamada de
convencional é usada, geralmente, em aviões:
R: Leves
7) A fuselagem cujos esforços são suportados pela caverna e revestimento é
do tipo:
R: Monocoque
8)
Em uma aeronave, a linha de
referência tem localização imaginária:
R: Vertical, onde todas as medidas são tomadas.
9)
Em um avião, os eixos
imaginários que se cruzam no centro de gravidade são:
R: Transversal, longitudinal e vertical.
10)
Para o alinhamento de um avião, em que tenham
sido feitos reparos estruturais que possam Ter alterado o diagrama de simetria,
emprega-se:
R: Teodolitos, níveis e fita métrica.
11)
A quantidade de material gasto em uma curva é
denominada como:
R: Tolerância de dobra.
12)
As partes estruturais da asa, que se estendem
ao longo de sua envergadura, suportando os esforços que atuam sobre a mesma,
chamam-se:
R: Longarinas.
13)
A transmissão para as longarinas, dos
esforços que atuam numa asa, é feita pelo (a):
R: Nervura
14)
A finalidade principal do enflechamento é:
R: Aumentar a estabilidade direcional
15)
O ângulo formado pelo bordo de ataque das
asas e uma linha paralela ao eixo lateral do avião denominam-se ângulo:
R: De enflechamento
16)
Toda resistência à flexão da asa está
concentrada no (a):
R: Seção central
17)
A dobragem de uma tira de metal comprime
material do lado interno e distende material do lado externo.Mas há uma camada
que não é afetada por nenhuma das duas forças, ela vem a ser:
R: Plano neutro ou linha neutra.
18)
Arfagem é o movimento resultante da atuação
do:
R: Leme de profundidade(profundor)
19)
Os freios aerodinâmicos são instalados no (a):
R: Asa e na fuselagem
20)
A linha neutra ou o plano neutro da dobra
localizam-se à:
R:0.445 vezes a espessura da chapa a partir da face interna da dobra.
21)
As superfícies de comando são ligadas ao
manche e a os pedais, através de:
R: cabos de comando
22)
Como medida de segurança, ao
se apertar um terminal numa haste de comando, a ranhura - índice deverá ficar:
R: Na parte interna da haste
23)
Para se conseguir a retenção em um esticador
de cabos de comando, geralmente, empregasse:
R: Arame de freno
24)
O balanceamento estático de uma superfície de
comando é expresso em:
R: Kg/cm
25)
Quanto à posição da perna auxiliar, os trens
de pouso são classificados:
R: Triciclo e convencional
26)
Para se remover o fluído hidráulico de
qualquer parte dos freios, utiliza-se:
R: Tetracloreto de carbono
27)
A diferença entre a
estrutura semi-monocoque e a monocoque, é que a interligação das cavernas, em
uma delas é feita por:
R: Longarinas e vigas de reforço
28)
As janelas de inspeção, em
uma estrutura semi-monocoque, tem a particularidade de:
R: Não serem estruturais
29)
O poder antidetonante da
gasolina pode ser aumentado, adicionando-se:
R: Chumbo tetra- etílico ou álcool etílico.
30)
Na investigação de um acidente aeronáutico,
um procedimento que o mecânico pode e deve ter, como fator de contribuição
efetiva, é:
R: Observar a posição dos comandos
31)
As partes que compõem o trem de pouso são:
R: Perna de força, tesoura e roda.
32)
No sistema de trem de pouso triciclo, a perna
de força auxiliar é instalada:
R: no nariz do avião.
33)
No trem de pouso fixo, as pernas principais,
geralmente, são equipadas com equipamento com carenagens de formato
aerodinâmico, para reduzir:
R: A resistência ao avanço.
34)
O trem de pouso que consiste de duas pernas
principais, localizadas a frente do centro gravitacional do avião:
R: Convencional.
35)
As pressões dos pneus devem ser checadas:
R: Diariamente.
36)
A homologação de uma empresa no padrão
"D” é dada pelo (a):
R: "ANAC" ( Agência Nacional de Aviação Civil ).
37)
O documento emitido pelo fabricante do avião,
tentando eliminar condições de risco a operação do mesmo ou introduzindo
modificações, é conhecido como:
R: Boletim de Serviço.
38)
O SIPAER tem como objetivo principal o (a):
R: Prevenção de acidentes.
39)
A carga deve ser distribuída de tal forma que
o CG caia dentro das porcentagens especificadas do (a):
R: CMA
(Corda Media Aerodinâmica ).
40)
Os estabilizadores horizontal e vertical,
profundores e leme de direção ficam instalados na:
R: Empenagem.
41)
O CG pode movimentar-se ao longo do (s):
R: Três eixos.
42)
O rebite mais resistente
entre os de liga de alumínio é o:
R: 2024 T.
43)
Para se fazer à pesagem o avião deve estar:
R: Nivelado e dentro de um hangar fechado.
44)
Ao se dizer que um avião está com o nariz
pesado pode-se concluir que o CG está:
R: A frente do limite dianteiro.
45)
A estrutura de fuselagem menos resistente aos
esforços é a do tipo:
R: Monocoque.
46)
A construção de fuselagem mais usada é a do
tipo:
R: Revestimento trabalhante.
47)
As chapas digitadas são membros estruturais cuja
finalidade é reforçar:
R: portas e Janelas.
48)
Em uma estrutura de parede fina o
cisalhamento é sempre evidenciado por:
R:
Enrugamento.
49)
Se uma superfície entelada apresentar a
pintura rachada o procedimento correto será:
R:
Trocar a tela.
50)
O maior comprimento de uma asa que vai de uma
ponta a outra é conhecido por:
R: Envergadura.
51)
A forma aerodinâmica de uma asa é dada pela
peça estrutural denominada:
R: Nervura.
52)
Para proteção das superfícies metálicas por
meio do processo orgânico utiliza-se:
R: Produto impermeável.
53)
O termo CMA significa:
R: Corda Media Aerodinâmica.
54)
Os seis tipos de ligações mecânicas
utilizadas no sistema de comandos de vôo são:
R:Hastes de
comando,tubos torque,quadrantes,setores,articulações e tambores de cabos.
55)
Os guias de cabos consistem primariamente de:
R: Selos de pressurização,
polias e guias.
56)
O cálculo de rebitagem consiste na
determinação de:
R: (1)Número de rebites necessários,(2)tamanho e
tipo dos rebites,(3)seu material,têmpera e resistência,(4)tamanho dos furos,(5)a
distância entre os furos e as bordas do reparo e (6) o espaçamento entre os
rebites sobre o reparo.
57)
Os flapes, krüeger flaps e slats são chamados
também de:
R: Hipersustentadores.
58)
No número de parte de um cabo observa-se
quase sempre as letras RH ou LH estas se
referem ao:
R: Sentido da rosca .
59)
O balanceamento estático do compensador do
profundor é feito:
R: Antes de ser realizado o do profundor .
60)
O trem de pouso que possui a roda auxiliar a
frente das principais é classificado como:
R: Triciclo.