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sábado, 10 de novembro de 2012

Questões para a prova da ANAC

Questões mandadas por um Colega que fez a Prova

1 – Qual cor da luz de posição da asa direita do avião? R:verde
2 - Qual instrumento de precisão que mede décimos de milímetro? R:paquímetro
3 – Porque deve-se deixar um espaço vazio nos tanques de combustíveis? R:para permitir a expansão do combustível ( 2 questões iguais )
4 – Qual eixo que vai do fundo ao topo do avião ? R:vertical
5 – Qual cor do fluido hidráulico mineral? R:vermelho
6 – Chave de boca de um lado e estrela de outro é : R:chave combinada
7 – Quais tipos de cossinete? : ajustáveis e comuns
8 – Em qual seção do helicóptero fica o estabilizador horizontal? R:traseira
9 – Quanto a fixação das asas: R: baixa, alta e parassol
10 – Os cabos de comando variam em tamanhos entre : R: 1/16’’ a 3/8’’
11 – Quando diminui a voltagem num circuito : R : a potência diminui
12 – Quantos fios existem no cabo 7x19 ? R: 133
13 – Movimento da aeronave para cima e para direita : R: derrapagem
14 – O pau e bola funciona através de : R : giroscópios
15 – Componente do circuito elétrico para suportar altas cargas por certo limite de tempo : R : limitadores de corrente
16 – O enrolamento de fios num núcleo de ferro é chamado : R:bobina
17 – Um material condutor é : R:possui menos elétrons livres
18 – O que mantém a pressão constante dentro da cabine? R: regulador de pressão
19 – O que movimenta o passo da hélice e faz o helicóptero ir para cima e para baixo? R: coletivo
20 – O que faz o helicóptero se movimentar no sei eixo lateral? R:cíclico
21 – A caixa de acionamento do rotor de cauda do helicóptero serve para : R:???
22 – O que amortece as oscilações do sistema hidráulico? R: acumulador
23 – Conector elétrico que protege contra vibração e umidade : R Classe D
24 – No estabilizador horizontal os esforços chegam até as longarinas através: R:nervuras
25 – Força que estica e deixa o material mais fino : R:tensão
26 – Força que comprime e deixa o material mais espesso : R:compressão
27 – A sustentação é a força : R:perpendicular ao vento relativo
28 – Para reparar uma chapa da fuselagem deve-se consultar o: R:manual de reparos estruturais
29 – Transforma energia hidráulica em força mecânica : R:cilindro
30 – Deve-se limpar os parabrisas com: R:água desmineralizada e sabão neutro e passar um pano grosso para dar polimento
31 – O dope serve para: R:proteger o tecido da deteriorização pela umidade e luz solar
32 – Quais travas de trem de pouso em baixo? R:???
33 – Sistema pneumático de degelo serve para: R: quebrar o gelo do bordo de ataque das asas e estabilizadores
34 – Amaciar o tecido através de tratamento térmico: R:acetinar
35 – Tubulações de baixa pressão são feitas de : R:alumínio
36 – Tubulações de alta pressão de oxigênio são feitas de : R:cobre
37 – Os cilindros de CO2 usam tubos sifão para : R: ?????
38 – Superfícies secundárias e auxiliares : R:flapes, spoilers, slats, compensadores
39 – Para se ajustar os compensadores deve-se primeiro: R:deixar os comandos do compensador na posição neutro
40 – O movimento de guinada se dá através do : R:leme
41 – O tipo de flape que completa o bordo de fuga da asa e se deflexiona para aumentar a razão de sustentação: R ????
42 – Punção usado para transferir medidas: R: punção de bico
43 – Soldagem em titânio é feita através do processo de: R:arco voltaico
44 – No sistema hidráulico que utiliza skydrol o diafragma do acumulador é feito de : R:borracha sintética
45 – Amassamento da chapa por algum material macio é chamado de: R:amolgamento
46 – Alimentação principal de combustível é feita através da: R:bomba principal
47 – Propriedade do fluido hidráulico que faz transmitir e distribuir potência para as unidades: R:incompressibilidade
48 – No liquidômetro usa-se elemento sensível de leitura direta: R:bóia
49 – Cilindro atuador (sua função no trem de pouso) ->há dúvida
50 – Pneus sem câmara usam nos semi cubos: R:??? (algum tipo de vedação)
51 – Ciclo de ar (válvulas) ->há dúvida
52 – Ciclo a vapor (válvulas) ->há dúvida
53 – Unidade de controla as posições das unidades hidráulicas: R????
54 – Para que o grumete é usado? R:para evitar a fricção das cablagens com a estrutura
55 – Qual sistema tem o selo de cor laranja e azul? R: pneumático

Coluna Esplanada – PSD pede Aviação e Microempresas


Gilberto Kassab
Presidente do PSD, Gilberto Kassab
O presidente do PSD,Gilberto Kassab, retomará as negociações com a presidenta Dilma Rousseff pela representatividade do seu partido na Esplanada, neoaliado do PT pós-eleições. Ciente do poder de voto nos plenários, as bancadas ficarão satisfeitas com duas pastas: Secretaria de Aviação Civil (SAC) e a de Microempresas, recém-aprovada. O partido trata o assunto com discrição e cautela para não surgir fisiologista. Mas o líder na Câmara, Guilherme Campos, confirma: ‘A conversas estão em andamento, num contexto maior, entre o presidente do partido e a presidente Dilma’.
Negociando
‘Falar de quais pastas agora é prematuro’, diz o líder do PSD. Embora não cite os ministérios, o recado da bancada para a cúpula é que o partido merece no mínimo duas vagas.
Os cotados
Kassab não quer colocar a cara na vitrine e prefere comandar o partido a partir de 2013. Os cotados para ministérios são Afif Domingos, Kátia Abreu e Paulo Simão – que caiu no gosto de Dilma.
Check-in
O PSD pleiteia o ministério da Aviação Civil num momento delicado, em meio às concessões dos aeroportos, uma das preocupações da presidente para a Copa e Jogos. Será difícil levar.
CPI das aéreas?
Chegou ao presidente da Câmara, Marco Maia, requerimento com 200 assinaturas para instalação da CPI das Aéres. As recentes quedas nos sistemas de check-in, as altas tarifas e os preocupantes balanços das companhias chamaram a atenção dos deputados. Nada menos que 13 deputados apresentaram requerimentos, em sete comissões, para ouvir diretores da TAM, Gol e Anac.
Turbina ligada
Os parlamentares alertam para o fato de essas aéreas terem investimentos do BNDES. Durma-se com um barulho desses: o deputado Osmar Junio (PcdoB-PI) vai reunir os parlamentares para afinar a cobrança e evitar engavetamentos de audiências.
Fonte: Correio Brasil

Líder Aviação fará manutenção de Agusta a109 em São Paulo


O hangar da Líder Aviação em São Paulo é o mais novo centro de serviços autorizado Agusta. De acordo com a diretora de manutenção de aeronaves da empresa, Sílvia Cioletti, a capital paulista – que possui a maior frota de helicópteros urbanos do mundo – concentra mais de 85% da frota Agusta A109 em operação no Brasil. “A aviação executiva segue em plena expansão no país e São Paulo continua a ser responsável pela maior demanda do setor. Por isso, entramos em contato com a Agusta Westland e solicitamos autorização para prestar este serviço em nossa base no aeroporto de Congonhas”, afirma a diretora.
Dona de um dos maiores e mais completos centros de manutenção da América Latina, a Líder Aviação realizou em 2011 mais de 150 manutenções de helicópteros, uma média que ultrapassa 12 aeronaves por mês. A empresa também possui o maior estoque de peças rastreáveis do continente, um patrimônio avaliado em US$ 7 milhões.
Para Sílvia Cioletti, a homologação é o reconhecimento da qualidade do serviço prestado pela Líder Aviação. “Fazemos investimentos constantes na conservação e aquisição de ferramental, inovação tecnológica e capacitação dos funcionários”, explica.
Além da base no aeroporto de Congonhas, a Líder Aviação possui centros de manutenção em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.
A Líder Aviação é a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 54 anos, conta com mais de 2000 colaboradores, uma frota de mais de 100 aeronaves, estando presente em 23 aeroportos no país, com 21 hangares e 19 bases de atendimento aeroportuário. A empresa atua em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves; vendas de aeronaves, atendimento aeroportuário; manutenção e operações de helicópteros.

Fonte:Fator Brasil