Particularmente indicado para o transporte de passageiros e missões de defesa civil, o AS 365 é um helicóptero civil médio, biturbina multifunção com inovações tecnológicas (pás dos rotores principal e traseiro em material conjugado, rotor traseiro tipo Fenestron, etc...) e que oferece excelente desempenho nas mais variadas missões, graças à flexibilidade proporcionada por sua cabine, seu baixo nível de vibração e uma extensa gama de equipamentos opcionais.
A principal modificação realizada na versão N3 foi a mudança de motores, que aumentou a potência do helicóptero. Nos vôos biturbina este acréscimo de potência pode ser útil em climas quentes ou altitudes elevadas para aumentar o peso de decolagem do helicóptero. A definição deste novo modelo também levou em conta os requisitos do regulamento de redução de ruído. É por isso que o Dauphin AS 365 N3 recebeu um rotor principal com capacidade de frequências variáveis.
Ficha técnica:
Capacidade1 ou 2 pilotos + 11 passageiros ou 1.600 kg de carga no gancho PesosPeso máx. de decolagem: 4.300 KgPeso máx. de decolagem com carga externa: 4.300 KgPeso vazio: 2.374 KgDesempenho com peso máximoVelocidade máx. (VNE): 287 km/hVelocidade de cruzeiro rápido: 269 km/hRazão de subida: 6,7 m/sTeto de serviço: 4.640 mAutonomia com tanque standard: 4,10 hAlcance com tanque standard: 792 kmMotorização2 turbinas TURBOMECA ARRIEL 2CPotência máx. de decolagem por motor: 838 shpPotência contínua em regime monoturbina: 778 shpDimensõesComprimento (com rotor girando): 13,73 mComprimento da fuselagem: 12,11 mAltura: 4,06 mDiâmetro do rotor principal: 11,94 m
O EC 145 tem capacidade para transportar até 10 pessoas. Com 2,96 metros de comprimento e 1,39 metros de largura, sua cabine ganhou mais espaço interno e foi aperfeiçoada com a eliminação da coluna central e da coluna da porta, presentes no BK 117 C1, o antecessor deste modelo.
Graças às amplas portas corrediças e às portas traseiras para embarque de cargas, o acesso à cabine se tornou mais fácil. Todo esse espaço faz dele o helicóptero mais adequado para serviços aeromédicos, missões policiais, aplicações de utilidades gerais, transporte vip e de passageiros. O EC 145 tem a mesma seção dianteira da cabine do EC 135, mantendo o conceito de posto de pilotagem desenvolvido pela Eurocopter, que além de aliviar a carga de trabalho
do piloto, também reduz o tempo necessário para a homologação de tipo. Seu nível de ruído é em média 6.7 decibéis, muito abaixo das exigências da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) para aeronaves desta categoria. Por isso, é um dos helicópteros mais silenciosos do mundo e menos agressivo ao meio ambiente.
Ficha técnica:
Capacidade1 piloto + 9 passageiros ou 2 Pilotos + 8 Passageiros ou 1.500 kg de carga no gancho PesosPeso máx. de decolagem: 3.585 KgPeso máx. de decolagem com carga externa: 3.585 KgPeso vazio: 1.792 KgMotorização2 turbinas TURBOMECA ARRIEL 1E2Potência máx. de decolagem por motor: 738 shpDesempenho (com peso máximo de decolagem)Velocidade máx. (VNE): 268 km/hVelocidade de cruzeiro rápido: 246 km/hRazão de subida: 8,10 m/sTeto de serviço: 5.240 mAutonomia com tanque standard: 3,35 hAlcance máximo com tanque standard: 680 kmDimensõesComprimento (com rotor girando): 13,03 mComprimento da fuselagem (incl. rotor traseiro): 10,19 mAltura: 3,95 mDiâmetro do rotor principal: 11,00 m
Biturbina leve e multifunção, que se destaca dos demais de sua categoria, em especial pela segurança, conforto e aplicação de novas tecnologias ao equipamento. O exclusivo rotor principal sem rolamentos (BMR - Bearingless Main Rotor)e o rotor traseiro carenado do tipo Fenestron do EC 135 oferecem manobrabilidade admirável e, em combinação com o Sistema de Isolamento Anti-Ressonância (ARIS), proporcionam vôos excepcionalmente confortáveis.
Apresenta um nível de ruído de aproximadamente 7 decibéis inferior ao limite estabelecido pelas normas internacionais (ICAO). O EC 135 oferece duas opções de motorização, Turbomeca ou Pratt&Whitney, ambas incorporando o FADEC – Controle Eletrônico Total do Motor, possibilitando assim desempenho, segurança e economia de combustível ideais. A capacidade do helicóptero, referência para os modelos biturbinas leves, é de 1 piloto mais 6 ou 7 passageiros.
Ficha técnica:
Capacidade1 piloto + 6/7 passageiros ou 2 Pilotos + 5/6 Passageiros ou 1.360 kg de carga no ganchoPesosPeso máx. de decolagem: 2.950 KgPeso máx. de decolagem com carga externa: 2.950 KgPeso vazio: 1.490 KgMotorização2 turbinas TURBOMECA ARRIUS 2B2Potência máx. de decolagem por motor: 634 shpou 2 Turbinas Pratt & Whitney PW 206 B2: Potência máx. de decolagem por motor: 667 shpDiâmetro do rotor principal: 10,20 mDesempenho (com peso máximo de decolagem-ISA,SL)Velocidade máx. (VNE): 259 km/hVelocidade de cruzeiro rápido: 254 km/hRazão de subida: 7,60 m/sTeto de serviço: 3.045 mAutonomia com tanque standard (ARRIUS 2 B2): 3,24 hAutonomia com tanque standard (PW 206 B2): 3,39 hAlcance máx. com tanque standard (ARRIUS 2 B2): 620 kmAlcance máx. com tanque standard (PW 206 B2): 645 kmDimensõesComprimento (com rotor girando): 12,16 mComprimento da fuselagem: 10,20 mAltura: 3,55 mDiâmetro do rotor principal: 10,20 m