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quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bombardier anuncia 1,2 mil demissões e adia voo do C-Series


A canadense Bombardier anunciou hoje o fechamento de uma fábrica na Alemanha, a demissão de 1,2 mil trabalhadores globais e o adiamento do primeiro voo dos jatos C-Series. Mais cedo, a empresa apresentou o balanço do terceiro trimestre, que apontou alta de 7,7% no lucro líquido.
A unidade que terá as operações suspensas está localizada na cidade de Aachen, na Alemanha. Atualmente, o local possui 400 funcionários, do total de 70 mil empregados da companhia. Os encargos resultantes das demissões devem ser aplicados ao balanço do quarto trimestre, mas sem exceder US$ 150 milhões, informa a empresa.
A aeronave CSeries, por sua vez, teve o voo inaugural adiado em seis meses, devido a problemas com fornecedores, segundo a Bombardier. A primeira decolagem está programada para junho de 2013. O avião CS100 deve entrar em serviço um ano depois do primeiro voo.
Fonte: Valor on-line

Morre quarta vítima de queda de avião carregado de dinheiro no PR


Homem morreu na madrugada desta quarta (7) após acidente na terça (6). Outros três ocupantes já haviam morrido no local, em Almirante Tamandaré.

Avião estava carregado com malotes de dinheiro (Foto: Tony Mattoso/RPC TV)
Avião estava carregado com malotes de dinheiro (Foto: Tony Mattoso/RPC TV)
Morreu na madrugada desta quarta-feira (7) o quarto ocupante do avião que caiu na Região Metropolitana de Curitiba na terça (6). De acordo com o Hospital do Trabalhador, para onde o homem de 35 anos havia sido levado, ele não resistiu aos ferimentos e morreu à 1h45. O laudo conclusivo deve ser divulgado pelo Instituto Médico-Legal.
O avião de pequeno porte caiu por volta das 19h de terça-feira em Almirante Tamandaré. Segundo o 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), o avião saiu de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e iria pousar no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. Os outros três ocupantes da aeronave morreram no momento do acidente.
A última vítima a morrer chegou ainda consciente ao hospital, reclamando de fortes dores no peito, escoriações, e uma fratura exposta em uma das pernas. Ele foi encaminhado diretamente ao Centro Cirúrgico, mas não resistiu. Ele era um dos passageiros do avião, que levava malotes de dinheiro.
Fonte: G1



EC 225


Biturbina médio, o EC225 se beneficia das tecnologias mais modernas nos domínios de propulsão, conjuntos mecânicos e aviônicos, resultado de progressos obtidos em colaboração com os operadores. Um dos diferenciais do helicóptero é o custo reduzido de manutenção. Primeiro helicóptero com capacidade de operação de "superurgência" homologada, oferece máxima segurança em caso de pane de um motor. Particularmente indicado para offshore, tem capacidade de transportar entre 19 e 25 passageiros, além de dois pilotos. No entanto, a configuração interna e o conforto da versão vip - com capacidade de transporte de 8 a 12 passageiros - tornam o modelo o helicóptero mais usado por chefes de estado ou governos. O primeiro helicóptero EC 225 foi entregue em 2004, e hoje há cerca de 40 helicópteros em operação em todo o mundo, que já voaram quinze mil horas.

Ficha técnica:

Capacidade
2 pilotos + 25 passageiros                                          

Pesos
Peso máx. de decolagem: 11.000 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 11.200 Kg

Desempenho com peso máximo
Velocidade de cruzeiro rápido: 324 km/h
Alcance máximo com tanque standard: 820 km

Motorização
2 turbinas TURBOMECA Makila 2A
Potência máx. de decolagem por motor: 2.110 shp

Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 19,50 m
Comprimento da fuselagem: 16,79 m
Altura: 4,97 m
Diâmetro do rotor principal: 16,20 m