Gerador é qualquer máquina que transforma energia mecânica
em energia elétrica, pela indução eletromagnética. O gerador que produz
corrente alternada é chamado de gerador CA, ou alternador. O gerador que produz
corrente contínua é chamado de gerador CC ou dínamo. Para aeronaves equipadas
com sistemas elétricos de corrente contínua, o gerador CC é a fonte regular de
energia elétrica. A aeronave equipada com sistemas de corrente alternada
utiliza energia elétrica fornecida por geradores CA ou simplesmente alternadores.
Composição do gerador: Alternador (CA) – imã, bobina, escova, anel coletor;
Dínamo (CC) – imã, bobina, escovas, anel segmentado. A voltagem gerada pelo
gerador CC básico varia de zero para o seu máximo, duas vezes para cada volta
da espira. Esta variação da voltagem CC é chamada de “ondulação” (RIPPLE), e
pode ser reduzida usando-se mais espiras ou bobinas. Características da
construção dos geradores CC - Os geradores usados nas aeronaves diferem no
tipo, visto que eles são construídos por vários fabricantes. Todos, entretanto,
possuem a mesma característica e operam de maneira similar. As partes
principais, ou conjuntos de um gerador CC, são: a carcaça (é o alicerce ou a
moldura do gerador. A carcaça tem duas funções: ela completa o circuito magnético
entre os pólos, e atua como um suporte mecânico para as outras partes do
gerador), o induzido (consiste de bobinas enroladas em um núcleo de ferro, um
coletor e as partes mecânicas associadas. Montado sobre um eixo, ele gira
através do campo magnético produzido pelas bobinas de campo) e um conjunto de
escovas (coletor está instalado na extremidade do induzido e consiste de
segmentos uniformes de cobre estirado, isolados por folhas finas de mica. As
escovas estão sobrepostas na superfície do coletor, formando contato elétrico
entre as bobinas do coletor e o circuito externo). Capacitor – evita a variação
de tensão no circuito. Indutor – evita variação de corrente no circuito.
TIPOS DE GERADORES CC - Há três tipos de geradores CC: série
(a corrente é a mesma na carga e nas bobinas), paralelo (a tensão é a mesma na
carga e nas bobinas), série-paralelo ou misto. A diferença entre eles depende
de como a bobina de campo é ligada em relação ao circuito externo. Corrente
contínua não precisa ser retificada. Reação do induzido – Quando as escovas
estão adequadamente posicionadas, temos o plano neutro.
REGULAGEM DA VOLTAGEM DO GERADOR - Os reguladores do tipo
vibradores não podem ser usados com geradores que necessitam de alta corrente
de campo, posto que os contatos furarão ou queimarão. Os sistemas de gerador de
grande carga necessitam de um tipo diferente de regulador, semelhante ao
regulador de pilha de carvão.
ALTERNADORES - Um gerador elétrico é qualquer máquina que
transforma energia mecânica em energia elétrica através da indução
eletromagnética. Um gerador que produz corrente alternada é chamado de gerador
CA e, embora seja uma combinação das palavras “alternada” e “gerador”, a
palavra alternador possui ampla utilização. Tipos de alternadores - Os alternadores
são classificados de diversas maneiras para diferenciar adequadamente os seus
diversos tipos. Um meio de classificação é pelo tipo de sistema de excitação
utilizado. Nos alternadores usados em aeronaves a excitação pode ser efetuada
por um dos seguintes métodos: 1- Um gerador CC de acoplamento direto. Este
sistema consiste em um gerador CC fixado no mesmo eixo do gerador CA. Uma
variação deste sistema é um tipo de alternador que usa CC da bateria para
excitação, sendo o alternador autoexcitado posteriormente. 2- Pela
transformação e retificação do sistema CA. Este método depende do magnetismo
residual para a formação de voltagem CA inicial, após o qual o suprimento do
campo é feito com voltagem retificada do gerador CA. 3- Tipo integrado sem
escova. Esta combinação consiste em um gerador CC no mesmo eixo com um gerador
CA. O circuito de excitação é completado por retificadores de silício, em vez
de um coletor e escovas. Os retificadores estão montados sobre o eixo do
gerador, e a sua saída é alimentada diretamente ao campo rotativo principal do
gerador CA. Um outro método de classificação é pelo número de fases da voltagem
de saída. Os geradores CA podem ser: monofásicos, bifásicos, trifásicos ou
ainda de seis ou mais fases.
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