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terça-feira, 30 de outubro de 2012

PESO E BALANCEAMENTO DE AERONAVES (Resumo)


Finalidade principal do controle do peso e balanceamento das aeronaves - É a segurança. O peso vazio e o correspondente centro de gravidade (C.G.) de uma aeronave civil,  deve ser determinado na época da homologação. O fabricante pode pesar apenas uma aeronave de cada dez que forem fabricadas; atribuindo às outras nove a média do peso e balanceamento, computado nas aeronaves efetivamente pesadas.
TEORIA DO PESO E BALANCEAMENTO - É extremamente simples. Ela é a teoria da alavanca, que está em equilíbrio ou balanceada quando está em repouso sobre o fulcro, em posição nivelada. A influência do peso depende diretamente de sua distância do fulcro. Para balancear a alavanca, o peso deve ser distribuído a fim de que o efeito de rotação seja o mesmo em ambos os lados do fulcro. De modo geral, o peso menor mais distante do fulcro tem o mesmo efeito que um peso maior mais próximo do fulcro. A distância entre o fulcro e qualquer objeto é chamado de braço da alavanca. O braço da alavanca multiplicado pelo peso do objeto nos dá o efeito de rotação em torno do fulcro. Este efeito de rotação é chamado de momento. Similarmente, uma aeronave está balanceada se ela permanecer nivelada, suspensa por um ponto imaginário. Este ponto é a localização ideal de seu C.G.
DADOS DE PESO E BALANCEAMENTO – Podem ser obtidos das fontes seguintes:
a) especificações da aeronave;
b) limitações operacionais da aeronave;
c) manual de voo da aeronave;
d) registro de peso e balanceamento da aeronave.
TERMINOLOGIA – usada na aplicação prática do controle de peso e balanceamento, devendo, portanto, ser estudada completamente.
Plano de Referência - é um plano vertical imaginário, a partir do qual, todas as medidas  são tomadas horizontalmente para fins  de balanceamento  com a aeronave em atitude de voo nivelado.
Braço - É a distância horizontal entre um equipamento e o plano de referência.
Momento - É o resultado da multiplicação de um peso pelo seu braço.
Centro de Gravidade (C.G.) - É o ponto sobre o qual os momentos de nariz pesado, ou de cauda pesada, são exatamente iguais em magnitude.
 Peso Máximo - É o permitido de uma aeronave e seu conteúdo, e está indicado nas especificações.
 Peso Vazio – Inclui todos os equipamentos operacionais que possuem localização fixa e, que estejam realmente instalados na aeronave. O peso vazio é determinado adicionando-se o peso líquido em cada ponto de pesagem. O peso líquido é a leitura real da balança menos a tara.
Carga Útil - É determinada pela subtração do peso vazio do peso bruto máximo permissível.
Centro de Gravidade do Peso Vazio (CGPV) – É o C.G.  de uma aeronave em sua condição de peso vazio.
 Corda Aerodinâmica Média (CAM) - É a corda média da asa. A secção transversal da asa, (do bordo de ataque ao bordo de fuga é uma secção de aerofólio).
 Ponto de Pesagem – Quando é feito à pesagem de uma aeronave, o ponto sobre a balança, na qual o peso está concentrado.
Peso de Combustível Zero- É o peso máximo permissível de uma aeronave carregada sem combustível.
Combustível Mínimo - É a quantidade que deve ser apresentada no relatório de peso e balanceamento, quando a aeronave é carregada para uma verificação de condição extrema.Carga de combustível mínimo, para uma aeronave pequena, com motor convencional, para fins de balanceamento, é baseada na potência do motor.
Formula > HP X ½ = Combustível Mínimo (exemplo: 1200X1/2=600 libras de combustível).
Óleo Total - É a quantidade de óleo, apresentada como a capacidade de óleo nas Especificações da Aeronave.
Tara - Inclui os pesos de todos os itens extras; tais como macacos e calços, sobre a plataforma da balança de pesagem; exceto o peso do item que estiver sendo pesado.
PROCEDIMENTOS DE PESAGEM DA AERONAVE - Antes de iniciar o estudo do procedimento de pesagem da aeronave, ou antes, de tentar fazer a pesagem real de uma aeronave, é necessário familiarizar-se com as informações de peso e balanceamento existentes nas Especificações da Aeronave ou nas folhas de Dados de Certificação de Tipo. A – Anfíbio; L – Avião; S – Hidroavião; H – Helicóptero; e LO e LOD – Planador.1 – Monomotor; 2 – Bimotor; 3 – Trimotor; e 4 – Quadrimotor.P – Convencional; T – Turboélice; e J – Jato.
Pesagem da Aeronave - Se possível, a aeronave deve ser pesada em um hangar fechado, onde não haja corrente de ar que possa causar leituras incorretas das balanças. A pesagem ao ar livre é permissível, se o vento e a umidade estiverem em níveis negligenciáveis. Preparação da Aeronave para Pesagem - Drenar todo o óleo do reservatório. O sistema deve ser drenado com todas as válvulas de dreno abertas. Nestas condições, a quantidade de óleo que permanecer nos tanques, nas linhas ou no motor, será considerada como óleo residual e, será incluída no peso vazio. Se a drenagem for impraticável, os tanques de óleo devem ser completamente cheios. A posição de itens, tais como  spoilers, slats, flapes e sistemas de rotor de helicópteros é um fator importante na pesagem das aeronaves. Não esquecer de consultar sempre as instruções do fabricante para se determinar a posição correta.
INSTALAÇÃO DE LASTRO – É usado para se obter o balanceamento do Centro de Gravidade desejado. O lastro que é instalado para compensar a remoção ou instalação de equipamentos, e que deve permanecer na aeronave por períodos longos de tempo, é chamado de lastro permanente. Eles podem ser pintados de vermelho, com a seguinte inscrição: LASTRO PERMANENTE - NÃO REMOVA. Na maioria dos casos, a instalação de lastro permanente resulta em um aumento no peso vazio da aeronave. Os lastros removíveis ou temporários são usados para satisfazer certas condições de carregamento, que podem variar de tempos em tempos.
CARTAS DE CARREGAMENTO E ENVELOPES DO C.G. -  O sistema de computação de peso e balanceamento, comumente chamado de sistema de envelope do C.G. e carta de carregamento, é um método excelente e rápido para se determinar a localização do C.G. para os vários arranjos de carregamento.Equipamento Eletrônico de Pesagem - Simplificou muito o procedimento de pesagem de aeronaves grandes e pesadas. O tipo de balança eletrônica, o "Kit"de pesagem completa está contido em uma maleta portátil. Esse "Kit" contém uma trena, prumos, níveis de bolha, escalas, hidrômetros (para especificação da gravidade específica do combustível) e as células de carga.

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