Finalidade principal do controle do peso e balanceamento das
aeronaves - É a segurança. O peso vazio e o correspondente centro de gravidade
(C.G.) de uma aeronave civil, deve ser
determinado na época da homologação. O fabricante pode pesar apenas uma
aeronave de cada dez que forem fabricadas; atribuindo às outras nove a média do
peso e balanceamento, computado nas aeronaves efetivamente pesadas.
TEORIA DO PESO E BALANCEAMENTO - É extremamente simples. Ela
é a teoria da alavanca, que está em equilíbrio ou balanceada quando está em
repouso sobre o fulcro, em posição nivelada. A influência do peso depende
diretamente de sua distância do fulcro. Para balancear a alavanca, o peso deve
ser distribuído a fim de que o efeito de rotação seja o mesmo em ambos os lados
do fulcro. De modo geral, o peso menor mais distante do fulcro tem o mesmo
efeito que um peso maior mais próximo do fulcro. A distância entre o fulcro e
qualquer objeto é chamado de braço da alavanca. O braço da alavanca
multiplicado pelo peso do objeto nos dá o efeito de rotação em torno do fulcro.
Este efeito de rotação é chamado de momento. Similarmente, uma aeronave está balanceada
se ela permanecer nivelada, suspensa por um ponto imaginário. Este ponto é a
localização ideal de seu C.G.
DADOS DE PESO E BALANCEAMENTO – Podem ser obtidos das fontes
seguintes:
a) especificações da aeronave;
b) limitações operacionais da aeronave;
c) manual de voo da aeronave;
d) registro de peso e balanceamento da aeronave.
TERMINOLOGIA – usada na aplicação prática do controle de
peso e balanceamento, devendo, portanto, ser estudada completamente.
Plano de Referência - é um plano vertical imaginário,
a partir do qual, todas as medidas são
tomadas horizontalmente para fins de
balanceamento com a aeronave em atitude
de voo nivelado.
Braço - É a distância horizontal entre um equipamento
e o plano de referência.
Momento - É o resultado da multiplicação de um peso
pelo seu braço.
Centro de Gravidade (C.G.) - É o ponto sobre o qual
os momentos de nariz pesado, ou de cauda pesada, são exatamente iguais em
magnitude.
Peso Máximo -
É o permitido de uma aeronave e seu conteúdo, e está indicado nas
especificações.
Peso Vazio –
Inclui todos os equipamentos operacionais que possuem localização fixa e, que
estejam realmente instalados na aeronave. O peso vazio é determinado adicionando-se
o peso líquido em cada ponto de pesagem. O peso líquido é a leitura real da
balança menos a tara.
Carga Útil - É determinada pela subtração do peso
vazio do peso bruto máximo permissível.
Centro de Gravidade do Peso Vazio (CGPV) – É o C.G. de uma aeronave em sua condição de peso vazio.
Corda Aerodinâmica
Média (CAM) - É a corda média da asa. A secção transversal da asa, (do
bordo de ataque ao bordo de fuga é uma secção de aerofólio).
Ponto de Pesagem
– Quando é feito à pesagem de uma aeronave, o ponto sobre a balança, na qual o
peso está concentrado.
Peso de Combustível Zero- É o peso máximo permissível
de uma aeronave carregada sem combustível.
Combustível Mínimo - É a quantidade que deve ser apresentada
no relatório de peso e balanceamento, quando a aeronave é carregada para uma
verificação de condição extrema.Carga de combustível mínimo, para uma aeronave
pequena, com motor convencional, para fins de balanceamento, é baseada na
potência do motor.
Formula > HP X ½ = Combustível Mínimo (exemplo:
1200X1/2=600 libras de combustível).
Óleo Total - É a quantidade de óleo,
apresentada como a capacidade de óleo nas Especificações da Aeronave.
Tara -
Inclui os pesos de todos os itens extras; tais como macacos e calços, sobre a
plataforma da balança de pesagem; exceto o peso do item que estiver sendo pesado.
PROCEDIMENTOS DE PESAGEM DA AERONAVE - Antes de iniciar o
estudo do procedimento de pesagem da aeronave, ou antes, de tentar fazer a
pesagem real de uma aeronave, é necessário familiarizar-se com as informações
de peso e balanceamento existentes nas Especificações da Aeronave ou nas folhas
de Dados de Certificação de Tipo. A – Anfíbio; L – Avião; S – Hidroavião; H –
Helicóptero; e LO e LOD – Planador.1 – Monomotor; 2 – Bimotor; 3 – Trimotor; e
4 – Quadrimotor.P – Convencional; T – Turboélice; e J – Jato.
Pesagem da Aeronave - Se possível, a aeronave deve ser
pesada em um hangar fechado, onde não haja corrente de ar que possa causar
leituras incorretas das balanças. A pesagem ao ar livre é permissível, se o
vento e a umidade estiverem em níveis negligenciáveis. Preparação da Aeronave
para Pesagem - Drenar todo o óleo do reservatório. O sistema deve ser drenado
com todas as válvulas de dreno abertas. Nestas condições, a quantidade de óleo
que permanecer nos tanques, nas linhas ou no motor, será considerada como óleo
residual e, será incluída no peso vazio. Se a drenagem for impraticável, os
tanques de óleo devem ser completamente cheios. A posição de itens, tais
como spoilers, slats, flapes e sistemas
de rotor de helicópteros é um fator importante na pesagem das aeronaves. Não
esquecer de consultar sempre as instruções do fabricante para se determinar a
posição correta.
INSTALAÇÃO DE LASTRO – É usado para se obter o balanceamento
do Centro de Gravidade desejado. O lastro que é instalado para compensar a remoção
ou instalação de equipamentos, e que deve permanecer na aeronave por períodos
longos de tempo, é chamado de lastro permanente. Eles podem ser pintados de
vermelho, com a seguinte inscrição: LASTRO PERMANENTE - NÃO REMOVA. Na maioria dos
casos, a instalação de lastro permanente resulta em um aumento no peso vazio da
aeronave. Os lastros removíveis ou temporários são usados para satisfazer
certas condições de carregamento, que podem variar de tempos em tempos.
CARTAS DE CARREGAMENTO E ENVELOPES DO C.G.
- O sistema de computação de peso e
balanceamento, comumente chamado de sistema de envelope do C.G. e carta de
carregamento, é um método excelente e rápido para se determinar a localização
do C.G. para os vários arranjos de carregamento.Equipamento Eletrônico de
Pesagem - Simplificou muito o procedimento de pesagem de aeronaves grandes e
pesadas. O tipo de balança eletrônica, o "Kit"de pesagem completa
está contido em uma maleta portátil. Esse "Kit" contém uma trena,
prumos, níveis de bolha, escalas, hidrômetros (para especificação da gravidade
específica do combustível) e as células de carga.
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