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domingo, 18 de novembro de 2012

Como o avião voa?


O básico é vencer duas forças que grudam o "bichão" à terra. A primeira é a resistência do ar contra o avião ou qualquer objeto em movimento. Para superá-la, os aviões usam hélices, turbinas ou foguetes para conseguir um impulso maior que a resistência. A segunda é o próprio peso da aeronave. Nesse caso, é preciso criar uma força mais poderosa que o peso para empurrar o avião para cima - o empuxo. Fácil? Nem tanto, se a gente lembrar de um princípio da física traduzido pelo inglês Isaac Newton: toda ação gera uma reação de mesma intensidade, mas com sentido contrário. Ou seja, sempre que os primeiros inventores forçavam o avião para cima (empuxo), a resposta era uma força igualzinha para baixo (peso). E o avião não voava. A solução apareceu em outro princípio da física, enunciado pelo suíço Daniel Bernoulli: quando a velocidade da passagem do ar por uma superfície aumenta, a pressão diminui. Aí, os engenheiros desenharam asas de modo que o ar passasse mais rápido na parte de cima e mais devagar na parte de baixo. Com isso, a pressão na parte de cima da asa fica menor, e na parte de baixo fica maior, certo? Essa diferença de pressão "suga" a asa para cima, gerando um empuxo suficiente para fazer o avião levantar. No ar, pás móveis ajudam a controlar os movimentos laterais e de subida e descida, como você vê abaixo.
Andando nas nuvensDiferença de pressão empurra a aeronave pra cima e a faz decolar
1. Para fazer um avião sair do chão, a primeira coisa é superar a resistência do ar a objetos em movimento. Para isso, a aeronave precisa ser impulsionada por hélices, foguetes ou turbinas. Essas últimas executam duas ações: primeiro, sugam o ar para dentro com uma grande hélice, como um exaustor gigante
2. Depois de sugar o ar, as turbinas expelem esse ar do outro lado, comprimido e acelerado por várias hélices menores. O ar supercomprimido e acelerado que sai da turbina gera uma força em sentido oposto, que "empurra" o avião pra frente fazendo-o vencer a resistência do ar
3. Vencida a resistência do ar, é hora de superar o peso de centenas de toneladas que gruda o avião ao solo. Quem vai fazer isso são as asas, especialmente desenhadas para criar um poderoso empuxo (força que empurra o avião para cima)
4. A asa mais usada em aviões comerciais tem a parte de cima curva e a da baixo reta. Esse tipo de construção induz uma diferença de velocidade na passagem do ar: o ar de cima passa mais rápido, pois percorre um caminho maior no mesmo tempo que o ar de baixo, que passa mais devagar
5. A diferença na velocidade na passagem de ar faz com que a pressão na parte de cima da asa seja menor que embaixo. Com isso, a força do peso (que atua em direção ao solo) fica menor que a força de empuxo (que atua para cima). E o avião começa a voar!
6. Para que o piloto possa controlar o ângulo de subida ou descida e realizar ajustes na velocidade do avião, as asas possuem pás móveis chamadas flaps. Eles alteram a direção da passagem do ar, mudando a diferença de pressão na asa e, por conseqüência, o empuxo do avião
7. Por fim, o avião não perde a direção graças à asa que fica em pé na parte de trás, o estabilizador vertical. Ele mantém a aeronave em linha reta. O estabilizador também tem um flap, chamado de leme, que é movido sempre que o piloto quer virar a aeronave para a esquerda ou para a direita

Fonte: Mundo Estranho

Acrobatas se apresentam em cima de aviões em exposição na China


Duas mulheres fizeram coreografias sincronizadas em cima de aviões da década de quarenta, que estavam a 160 quilômetros por hora


Duas mulheres acrobatas se apresentaram durante a 9ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China em cima de dois aviões da década de quarenta que voaram a 160 quilômetros por hora.
Nem o vento e a turbulência atrapalharam a coreografia sincronizada das duas. Elas fazem parte de um grupo especializado nesse tipo de espetáculo e que já se apresentou em vários países.
Veja imagens aqui
Fonte: G1

9ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespaço da China encerra em alta


Terminou a 9ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespaço da China.
Ao longo destes seis dias, foram firmados 30 acordos, num valor total de 11,8 bilhões de dólares americanos. Estes acordos incluem 202 modelos de aviões.
Segundo dados da organização, cerca de 650 fabricantes provenientes de 39 países e regiões e 141 delegações comerciais estrangeiras estiveram presentes.
Em exposição estiveram 113 aviões, um recorde na história do evento. Os aviões não tripulados foram os que chamaram mais a atenção do público.
A 9ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespaço da China realiza-se em Zhuhai, no sul da China.

Fonte:CRI on-line

sábado, 17 de novembro de 2012

Pneu de avião fura e interdita pista de aeroporto em Campo Grande


Pneu de avião fura e interdita pista de aeroporto em Campo Grande

Passageiros tiveram que desembarcar de aeronave para esperar decolagem (Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)
Passageiros tiveram que desembarcar de aeronave para esperar decolagem (Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)

O pneu de um avião de pequeno porte furou depois do pouso e deixou a pista principal do Aeroporto Internacional de Campo Grande interditada por 2 horas, na manhã deste sábado (17). Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por conta do incidente, um avião da Tam com destino a São Paulo teve um atraso de mais de 1h30 e os passageiros, que já estavam na aeronave, tiveram que descer e aguardar o novo embarque.
A Tam através de funcionários no aeroporto, informou ao G1 que em casos de atrasos que ultrapassam 1 hora a empresa reacomoda os passageiros. O avião que ficou impossibilitado de decolar é um Airbus, modelo que não decola em pistas auxiliares, de acordo com a Infraero.
A aeronave sairia de Campo Grande às 8h50 com destino ao aeroporto de Guarulhos, mas só decolou às 10h24. Com o atraso, passageiros que fariam conexões em São Paulo perderam os voos e foram reacomodados pela empresa. Segundo funcionários da Tam no aeroporto disseram ao G1, os atrasos podem chegar a 3 horas para os passageiros de conexões.
Pai de Rafael teve que descer de aeronave para aguardar novo embarque (Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)Pai de Rafael teve que descer de aeronave e
aguardar novo embarque (Foto: Aliny Mary Dias)
O pai do militar Rafael Novaes é deficiente visual e estava no avião que não pôde decolar no horário previsto. O filho conta que o pai ficou preocupado quando o comandante informou que os passageiros teriam que descer na aeronave. "O comandante manteve todos informados e disse que por causa de um problema na pista a decolagem seria suspensa. Meu pai ficou preocupado, mas deu tudo certo", conta. 
Rebocado
O avião de pequeno porte foi retirado da pista e encaminhado para o hangar do aeroporto. A pista foi liberada às 10h24. Voos de outras companhia aéreas com destino à Curitiba, Campinas e São Paulo utilizaram a pista auxiliar e registraram poucos minutos de atraso.
Fonte: G1

Prova da Anac Célula

Caros Amigos essa é uma prova da Anac de 2007 que consegui através de um amigo. Quem quiser o gabarito é só deixar um comentário no blog ou me manda um e-mail. Bom Estudo


1-
Qual o tipo de corrosão que ocorre como o resultado do efeito combinado de cargas de tensão residual e meioambiente:
a) Corrosão intergranular 
b) Corrosão entre metais diferentes
c)Corrosão por tensão fraturante
d) Corrosão por atrito

2-
Qual a força por unidade de área que tende a encurtar ou comprimir um membro estrutural qualquer e em sua seção transversal:
a) Flexão
b) Compressão
c) Cisalhamento
d) Torção

3-
Ao reduzir o peso de um membro estrutural é necessário fazer alguns cortes em circulo. O que é feito para aumentar sua resistência:
a) Chanfro
b) Tratamento térmico
c)Flange
d) Tratamento químico

4-
Após a realização da confecção do reparo no alumínio, o que é necessário fazer para evitar rachadura em sua aresta:
a) Tratamento térmico
b) Tratamento químico
c)Corte circular ou oval
d) Tratamento com alodine

5-
Para o devido estoque dos plásticos deve ser:
a) Exposto à raios solares e vapores de combustível
b)Local seco e ventilado evitando vapores de solventes
c) Não são necessários maiores cuidados
d) N.D.A.

6-
O plástico termo endurecido, ele fica rígido após:
a) Aquecer e pode ser moldado depois de aquecido novamente
b)Resfriar e não pode ser moldado depois de aquecido novamente
c) Aquecer e não pode ser moldado depois de aquecido novamente
d) Resfriar e pode ser moldado depois de aquecido novamente

7-
Em um aileron em grandes jatos a construção é feita(o):
a) Com longarina e revestido com alumínio

c) Com longarina e nervura
d)Sem longarina e feito de honeycomb

8-
O polimento de uma superfície através do atrito com outra superfície lisa e mais dura é denominado(a):
a) Erosão
b) Brunidura
c) Rebarba
d) Corrosão

9-
Em uma estrutura monocoque, o que não faz parte dos elementos estruturais é a(o):
a) Caverna
b) Revestimento
c)Portas de acesso
d) Cobertura

10-
Na inspeção por partícula magnética, em qual tipo de material é de melhor interpretação utilizado este tipo de inspeção:
a) Alumínio
b) Cobre
c)Ferro
d) Magnésio

11-
Qual o tipo de flape utilizado em aeronaves em que se encontra encaixado junto á asa quando não estasendo acionado e quando estendido é divido em fendas:
a) Simples
b) Interno
c)Fowler 
d) Externo

12-
Na bomba de ar que de acionamento mecânico, é usado também um(a):
a) Válvula de corte
b) Filtro
c)Separador de óleo
d) Válvula de pressurização

13-
No sistema de ar condicionado, o que é usado para evitar que a água e ar entre na cabine:
a) Filtro
b) Condensador 
c)Separador de água
d) Regulador de pressão
14-
Qual o sistema de ar condicionado utiliza o gás freon como líquido evaporativo:
a)Ciclo ar 
b) Regenerativo
c) Ciclo vapor 
d) Bootstrap

15-
Quem comanda o eixo vertical de uma aeronave:
a)Leme
b) Aileron
c) Profundor 
d) Compensador

16-
No pouso duro, quais componentes necessitarão de inspeção:
a) Longarinas
b)Trem pouso e longarinas
c) Revestimento
d) Nervuras

17-
Quando o filtro absorve os resíduos contaminantes do combustível, o que ocorre com a pressão na linha:
a) Diminui
b) Mantém a mesma
c)Aumenta
d) Aumenta e depois diminui

18-
Em uma chave de boca 5/8, qual é a medida da outra extremidade:
a) ¼
b) ½
c) 1/8
d)11/16

19-
Qual o nome da parte onde é fixado o cabo em uma lima:
a) Raiz
b) Base
c)Espiga
d) Ponta

20-
Quanto ao uso de uma chave de fenda de tamanho inadequado pode ocorrer:
a) Nenhum dano
b)Deslizamento e danificar peças adjacentes 
c) Dano na ferramenta
d) Ser usada normalmente

21-
Para verificar a resistência do tecido usado com dope na entelagem de uma asa, qual o instrumento é usado:
a) Torquímetro
b) Paquímetro
c) Tenciômetro
d)Punção de teste

22-
Na entelagem, qual o processo usado em superfícies irregulares:
a) Envelope
b) Fronha
c)Cobertura
d) Fuselagem
.
23-
A estrutura tubular utilizada em helicópteros, tem como principal característica:
a)Facilidade na inspeção
b) Deixar mais leve que a monocoque
c) Dificuldade de inspeção
d) Deixar mais pesada que a semi-monocoque

24-
Quanto ao comando dos pedais em um helicóptero, qual o movimento é realizado por eles:
a) Longitudinal
b) Vertical
c)Lateral
d) Arfagem

25-
Como é fixado o cone de cauda de um helicóptero:
a) Rebites
b) Pinos
c)Parafusos
d) Pregadores

26-
Qual o material usado nos bordos de ataque dos rotores dos helicópteros para maior resistência:
a) Alumínio
b)Aço inoxidável
c) Liga de alumínio
d) Liga de cobre

27-
Na pintura por pulverização, as linhas de pressão deverão estar livres de:
a)Água de óleo
b) Materiais estranhos
c) Gás carbônico
d) Oxigênio

28-
Qual a distância mantida na pintura com pistola:
a)De 2 a 8 polegadas
b) De 6 a 10 polegadas
c) De 10 a 15 polegadas
d) De 12 a 15 polegadas

29-
Qual a origem do fluido hidráulico mais usado em aeronaves a jato:
a) Vegetal
b) Mineral
c)Sintético
d) Natural

30-
Em uma bomba mecânica de engrenagens, por onde o fluído percorre quando em bombeamento:
a) Entre a folga dos dentes das engrenagens
b)Entre os dentes e o alojamento
c) Na folga entre os dentes e a carcaça
d) Pelos dentes da engrenagem interna

31-
Qual a função da válvula seletora:
a) Manter o fluído em apenas uma direção
b)Manter o fluído e o fluxo em um sentido determinado
c) Restringir o fluxo de fluído em uma direção
d) Deixar o fluído passar livremente

32-
Para que serve o reservatório pressurizado:
a)Manter a pressão positiva do fluído para ser utilizado em qualquer altitude
b) Manter a pressão do sistema igual a pressão atmosférica
c) Manter a pressão diferencial do sistema
d) Manter a pressão negativa do sistema

33-
Por onde é realizado o abastecimento do fluído hidráulico nos amortecedores do trem de pouso:
a) Pela abertura inferior junto com o ar 
b)Pela parte superior da entrada de ar 
c) Na parte central
d) Na parte inferior 

34-
Qual o tipo de válvula unidirecional que permite o livre fluxo em um sentido e restringe no sentido contrário:
a) Esfera
b) Mola
c) Palheta
d)Orifício

35-
Qual o componente usado nas rodas bi-partida para evitar que a pressão diminua devido a vazamentos:
a) Elemento fusível
b) Válvula de enchimento de ar 
c)Anel vedação
d) Parafusos auto-travantes

36-
No vedador de borracha natural, qual a origem do fluido hidráulico que pode ser utilizado:
a) Mineral
b) Natural
c)Vegetal
d) Sintético

37-
Em um tem de pouso onde ocorre atrito com pedras e outros objetos que são lançados durante o pouso edecolagem, qual o tipo de tubulação utilizada no sistema hidráulico:
a) Tubulação rígida de cobre
b) Tubulação de teflon
c) Tubulação rígida de alumínio
d)Tubulação flexível de borracha com tela de arame

38-
Qual o tipo de aeronave que decola e pousa somente na água:
a) Anfíbio
b) Aeróstatos
c)Hidroavião
d) Aeródinos

39-
Qual o tipo de configuração de trem de pouso onde as rodas principais estão à frente do CG:
a)Convencional
b) Hidroavião
c) Triciclo
d) Anfíbio

40-
O captador de pressão estática e dinâmica de uma aeronave, para efeito de proteção contra a formação degelo utiliza:
a)Aquecimento por eletricidade
b) Aquecimento por gases do motor 
c) Aquecimento estático
d) aquecimento do bordo de ataque

41-
Para manter o sistema hidráulico dentro de um limite de pressão de funcionamento, é usado:
a) Válvula de alívio
b)Regulador de pressão
c) Acumulador 
d) Reservatório

42-
São camadas diagonais de cordéis de nylon cobertos por borracha montados em ângulos opostos, cuja função é dar forma e resistência ao pneu:
a) Talão
b)Carcaça
c) Banda de rodagem
d) Amortecedor 

43-
A bomba de combustível que está ligada diretamente ao motor da aeronave é lubrificada:
a) Por reserva hidráulica do sistema
b) Pelo próprio óleo lubrificante do motor 
c)Pelo próprio combustível
d) Pelo reservatório de óleo lubrificante

44-
Qual o sistema antigelo utilizado nos bordos de ataque:
a) Aquecimento mecânico
b)Aquecimento elétrico
c) Ar sangrado da câmara de combustão
d) Ar sangrado do sistema pneumático

45-
Qual o elemento sensível utilizado em um liquidômetro simples:
a)Bóia
b) Termopar 
c) Capacitor 
d) Eletricidade

46-
Em um circuito em série onde a tensão elétrica é de 24V, tem três resistores de valore de 3Ω, 4 Ω e 5 Ω.Qual é a corrente elétrica do circuito elétrico:
a) 1 ampère
b) 2 ampères
c) 0,5 ampère
d) 2 volts

47-
Em um resistor onde a terceira faixa é dourada, devemos:
a) Somente o primeiro algarismo é multiplicado por 1%
b)Os dois algarismos são multiplicados por 10%
c) Somente o segundo algarismo é multiplicado por 1%
d) Os dois algarismos são multiplicados por 1%

48-
Onde estão localizadas as escovas de um gerador:
a)Na carcaça
b) No coletor 
c) No rotor 
d) No induzido

49-
Os isolantes possuem:
a)Muitos elétrons livres
b) Muitos prótons livres
c) Poucos elétrons livres
d) Poucos prótons livres

50-
Quantas células possuem uma bateria de chumbo-ácido de 24 volts:
a) 32
b)12
c) 6
d) 24

51-
O controle de pressão da cabine está conectado através de um switch (chave), e ela estará desligada quando:
a) Quando acionado o flape
b)Quando acionado o freio de estacionamento
c) Quando baixado o trem de pouso
d) Quando a válvula estiver atuada

52-
Em uma unidade externa auxiliar de força, o borne de menor tamanho seção nominal é usado para o(a):
a) Positivo
b) Auxiliar primário relé
c) Negativo
d) Auxiliar secundário relé

53-
Para que se possa variar de tensão elétrica em um circuito é utilizado:
a)Potenciômetro
b) Paquímetro
c) Reostato
d) Diodo zenne

54-
Quando é executado a troca de pastilha do sistema de freio simples, faz-se necessário o(a):
a) Lubrificação do disco
b) Troca das lonas
c)Sangria do sistema
d) Troca anel vedação

55-
O alongamento é:
a)A envergadura pela corda
b) O vento relativo pelo ângulo ataque
c) A razão de fineza
d) O plano de rotação

56-
Em um sistema de fluxo contínuo de oxigênio, quando acionado a pressão da linha é reduzida para as mascaras através de(a):
a)Regulador pressão
b) Válvula de alívio
c) Válvula de alijamento
d) Válvula distribuidora

57-
A pressão diferencial que é a diferença entre a pressão externa e interna, é medida através do(a):
a)Resistência estrutural
b) Estrutura principal
c) Medidor de pressão hidráulico
d) Termômetro

58-
Como se faz a verificação de resíduos contaminantes nos tanques de combustíveis:
a)Válvula dreno
b) Válvula alívio
c) Válvula unidirecional
d) Válvula de alijamento 

59-
Quais os elementos principais de um transformador:
a)Núcleo de ferro, enrolamento primário e enrolamento secundário
b) Bobina e reostato
c) Placas elétricas e dielétricas
d) Terminais, isolantes e bobinas

60-
Em um tanque de combustível integral, os defletores no seu interior são utilizados para:
a)Manter o combustível em equilíbrio
b) Facilitar o alijamento do combustível
c) Favorecer a movimentação dos líquidos
d) Aquecimento do combustível