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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

China lançará grande projeto de fabricação de motor de avião

O Conselho de Estado, gabinete chinês, está deliberando um projeto de pesquisa e desenvolvimento de motor de avião, revelou uma fonte nesta quinta-feira.
O projeto exigirá um investimento de pelo menos 100 bilhões de yuans (US$ 15,93 bilhões), informou anonimamente à Xinhua um professor da Universidade de Aeronáuticos e Astronáutica de Beijing (UAAB) que tem conhecimento sobre o projeto.
O investimento poderia ser usado principalmente para pesquisa em tecnologia, desenho e materiais relacionados com a fabricação do motor aéreo, disse.
O projeto está atualmente em processo de aprovação no Conselho de Estado e poderá ser aprovado logo, acrescentou.
Os participantes do projeto incluem as companhias Shenyang Liming Aero-Engine Goup Corp. e AVIC Xi'an Aero-Engine Ltd. e institutos de pesquisa, incluindo a UAAB, disse.
"Atualmente, o design e fabricação de motor de avião da China têm pontos fracos em termo de materiais, peças principais, equipamento de fabricação, processamento de precisão e medição", segundo outra fonte da UAAB também envolvida no projeto.
Embora o país seja capaz de fabricar motores de aeronaves, o desempenho do produto é inadequado e a produção em massa ainda não pode ser realizada, acrescentou a segunda fonte da UAAB.
Guangda Securities, uma empresa de corretagem chinesa, disse na quarta-feira em um relatório que o país precisará de cerca de três mil aviões até 2026. Isso criará demanda para quase 6,5 mil motores aéreos, somando US$ 65 bilhões.

Fonte: CRI online, Por Xinhua

Aviação-Empresas: Embraer vence de novo contrato da Força Aérea dos Estados Unidos

Após ter sido selecionada e ver seu contrato ser suspenso, a Embraer foi novamente escolhida para vender o avião de combate A-29 Super Tucano para a Força Aérea dos Estados Unidos por US$ 427 milhões. A empresa brasileira vai fabricar a aeronave em parceria com a americana SNC (Sierra Nevada Corporation). O contrato prevê a entrega de 20 aeronaves de apoio aéreo tático, equipamentos para treinamento de pilotos no solo, peças de reposição e apoio logístico. Os aviões serão construídos na fábrica da Embraer localizada em Jacksonville, no Estado americano da Flórida.

A companhia já havia vencido a licitação em dezembro de 2011, mas ela foi cancelada em fevereiro do ano passado -problemas com a documentação, segundo a Força Aérea dos EUA. O governo americano foi fortemente pressionado pela concorrente HB (Hawker Beechcraft), que alegou que a escolha de uma companhia brasileira tiraria empregos de americanos. Ela concorria com a aeronave AT-6, ainda em fase de desenvolvimento. No dia 19, a HB anunciou a sua saída do "Chapter Eleven" (pedido de proteção contra falência), feito em maio do ano passado.

"Esta escolha confirma que o A-29 Super Tucano é a aeronave mais efetiva para as operações LAS (Light Air Support). Estamos prontos para começar a trabalhar e honrados em poder apoiar o governo dos Estados Unidos e seus parceiros com a solução de melhor custo-benefício", disse Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança.

"Nosso compromisso é avançar com a estratégia de investimentos nos Estados Unidos e entregar o Super Tucano no prazo esperado e conforme o orçamento contratado", disse o executivo brasileiro. "O programa LAS é essencial para os objetivos dos Estados Unidos no Afeganistão e para a nossa segurança nacional", disse Taco Gilbert, vice-presidente de soluções táticas integradas da área de inteligência, vigilância e reconhecimento da americana SNC.

"É uma grande honra servir ao nosso país fornecendo aeronaves, treinamento e suporte para este programa", disse. "O A-29 Super Tucano é a aeronave ideal para o programa LAS, cuja missão é crítica e a necessidade é premente".

Vitória

Segundo o Ministério da Defesa brasileiro, o secretário de Defesa interino dos Estados Unidos, Ashton Carter, ligou para o ministro Celso Amorim para comunicar que a Embraer havia vencido a licitação. No telefonema, o secretário americano parabenizou o governo brasileiro pelo resultado. Amorim disse, em nota, que venda dos Super Tucano aos EUA é "uma grande vitória" da indústria nacional.

"Isso certamente vai abrir muitas novas portas para um projeto bem-sucedido, que já demonstrou ser exitoso no país e em outras partes do mundo".

Experiência

O Super Tucano tem mais de 180 mil horas de voo, das quais 28 mil horas de combate, e está em operação em nove forças aéreas de América Latina, África e Ásia, com um total de 160 unidades entregues. Segundo a Embraer, cerca de 86% do valor em dólar do Super Tucano vem de componentes fornecidos por companhias ou países qualificados sob a lei "Buy American Act", que exige um conteúdo americano superior a 50% para os produtos comprados fora dos EUA.

Benefícios

O parque industrial envolvido com o projeto reúne mais de cem fornecedores de serviços e de componentes em 21 Estados americanos, o que corresponde a uma cadeia de fornecedores de 1.400 funcionários no país. "Na verdade, a Embraer adquire mais de US$ 2 bilhões em componentes fabricados por fornecedores americanos, suportando cerca de sete mil empregos nos EUA", comenta a Embraer em seu site "BuiltForTheMission", com informações dedicadas ao Super Tucano e à concorrência LAS.


Fonte: FolhaPress, Por Mariana Barbosa e Patricia Campos Mello

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Expansão da aviação para o interior faz "caçulas" ganharem mercado


Azul, Trip e Avianca transportaram um terço dos passageiros que viajaram no País em janeiro

Nessas férias de janeiro, uma em cada três pessoas que viajou de avião pelo Brasil foi levada pelas empresas "menores" do setor aéreo – Trip, Azul e Avianca. Por conseguirem atuar de forma rentável em cidades pequenas e médias, elas ganharam participação no mercado doméstico, ainda bastante concentrado nas mãos de TAM e Gol. Agora, buscam espaço também no aeroporto de Congonhas, na maior metrópole do País.
Em janeiro de 2011, TAM e Gol dominavam 86,5% do mercado nacional, enquanto as três menores detinham uma participação total de 13,5%. De lá para cá, as caçulas conquistaram terreno de forma mais ou menos constante. No mês passado, a mudança no cenário já podia ser notada: TAM e Gol somavam 77,2%, e Trip, Azul e Avianca chegaram a 22,8% do chamado "market share" das aéreas. Ou seja, em dois anos, 10% do mercado brasileiro mudou de mãos. 
Na semana passada, uma reunião da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) para divulgar dados do setor mostrou que essa transformação está em pleno curso. O relatório apresentado apontava que, na comparação entre janeiro e dezembro, a Trip foi a empresa que mais aumentou a oferta de assentos (13,13%), a que mais se aproveitou do aumento da demanda de passageiros (24,75%) e a que teve maior ganho de aproveitamento na ocupação dos voos (7,15%).
A explicação, segundo especialistas, é que a aviação brasileira "cresceu para o interior" nos tempos recentes. "TAM e Gol usam aviões grandes, e não é toda cidade que elas conseguem operar com esses aviões cheios", diz Adalberto Febeliano, consultor técnico da Abear e ex-diretor da Azul. "As empresas 'menores' aproveitaram que Gol e TAM saíram dessas rotas menos rentáveis para ganhar participação", diz Cláudia Oshiro, economista que acompanha o setor na consultoria Tendências.
As cidades médias veem de perto a transformação. Naquelas que têm movimento suficiente para atrair TAM e Gol, a concorrência é forte. Maringá (PR) tem 18 voos diários, divididos por Azul, Trip e Gol. Londrina (PR) tem 12, operados por TAM, Gol, Azul e Trip. As quatro empresas também disputam os passageiros de Uberlândia (MG), uma cidade com 620 mil habitantes e que possui nada menos que 29 voos diários. "Num lugar como esse, as tarifas normalmente são menores, porque existem mais opções", diz Febeliano.



Em outros casos, as companhias brigam em mercados distintos. A Azul/Trip – as empresas se uniram em maio do ano passado – terá, por exemplo, voos diários em Pelotas (RS), mas será a única a operar diariamente no município, que tem 320 mil habitantes. "As 'menores' ganharem participação não significa que a concorrência aumentou, porque elas disputam mercados diferentes. Na verdade, a TAM e a Gol também cresceram nos últimos anos, mas as outras cresceram mais", explica Febeliano.
Esses mercados, contudo, podem se sobrepor – e não apenas em cidades "médias" como Londrina e Uberlândia. Nas últimas semanas, o setor trava um debate sobre o uso do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou que irá rever a norma que regulamenta o uso de aeroportos no País. A Secretaria de Aviação Civil (SAC), então, propôs um texto específico para mudanças em Congonhas.
No projeto, as empresas que mais usam o aeroporto, TAM e Gol, perderiam espaço de operação para Azul e Trip. "Congonhas é uma exceção, porque ainda é muito concentrado em Gol e TAM", diz Febeliano. Para resolver a questão, a Abear propõe que se aumente o número de voos em Congonhas . Assim, o bolo que Azul e Trip agora cobiçam ficaria maior – e mais fácil de ser dividido. Mas fontes afirmaram que o governo descarta aumentar a frequência de voos no terminal.

O bolo das aéreas

Participação das principais companhias no mercado doméstico


Se a Azul/Trip cresceu ao aumentar a presença no interior do País, o caso da Avianca é diferente. A companhia dos irmãos José e Germán Efromovich pulou de 2,72% para 6,3% de participação no mercado nacional em dois anos, praticamente sem expandir o número de rotas. Mas a compra de 18 aviões da Airbus nesse período fez a capacidade pular de 240 mil para 615 mil assentos-quilômetro (índice que o setor usa para medir a oferta das companhias).
"Em 2013, planejamos ampliar nossa oferta em 22%", afirma Tarcisio Gargioni, vice-presidente comercial e de marketing da companhia. Em maio, a Avianca começa a receber os cinco Airbus 318 programados para chegarem neste ano. "Estamos estudando a possibilidade de trazer mais, que seriam outros modelos Airbus", diz o executivo. No processo, alguns Fokker 100 da empresa serão aposentados – são 12 em operação, que estão sendo tirados de uso aos poucos.
O resultado é que a Avianca teve o primeiro lucro da história em 2012, como adiantou o iG , ano em que as principais aéreas do país registraram fortes prejuízos.
Nos EUA, fusões
Se no Brasil a concorrência parece aumentar, nos EUA uma série de fusões têm reduzido o número de empresas aéreas no país. Neste mês, a US Airways e a American Airlines anunciaram u ma uniãoque criou a maior companhia do mundo no setor.
Foi a quarta grande operação do tipo na indústria aérea norte-americana desde 2008, quando a Delta Air Lines comprou a Northwest. United e Continental se uniram em 2010, e a Southwest Airlines comprou a rival AirTran Holdings em 2011. "Nos EUA, a busca da solução (para os balanços ruins das companhias) tem sido apostar na consolidação", disse Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, numa recente coletiva de imprensa.
"É complicado prever qual será o impacto dessa maior concorrência nos balanços das companhias brasileiras, o cenário está indefinido uma vez que o mercado espera uma recomposição nos preços das passagens para este ano", afirma Oshiro, da Tendências.
Fonte: IG