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sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Avião bate em morro, cai em região de mata e 4 morrem em Mato Grosso

Aeronave foi encontrada em área de difícil acesso cerca de 12h depois.
Morador viu o acidente e chamou o Corpo de Bombeiros. 
Uma aeronave caiu em uma região de mata fechada no município de Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros de Cuiabá, nesta quinta-feira (1º) e foi encontrada por uma equipe do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Campo Verde, a 139 quilômetros da capital, por volta das 5h desta sexta-feira (2). Conforme o tenente Eduardo Henrique, do Corpo de Bombeiros, quatro pessoas que estavam no avião morreram.
Ele explicou que um morador da região do Roncador, onde ocorreu o acidente, viu o avião bater em um morro e, em seguida, desaparecer na mata por volta das 17h desta quinta-feira. "Esse morador tentou encontrar os destroços da aeronave sozinho, mas andou por cerca de duas horas na mata e não conseguiu encontrar nada. Daí a mulher dele ligou para o Corpo de Bombeiros informando sobre o ocorrido", afirmou. A equipe passou a noite toda fazendo buscas.
Segundo o tenente, a testemunha contou que chovia muito no momento em que o avião se desestabilizou e bateu no morro. Além do piloto e copiloto, outras duas pessoas estavam a bordo da aeronave. O avião saiu de Confresa, a 1.160 quilômetros de Cuiabá, e seguia em direção a Cuiabá quando se acidentou. No entanto, de acordo com o tenente, ainda não se sabe onde as vítimas moravam.
Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) deve retirar os corpos do local ainda na manhã desta sexta-feira.
Outro acidente
Nesta quarta-feira (31), outro avião caiu em Mato Grosso, no município de Canarana, distante 838 quilômetros da capital. No entanto, apesar da aeronave ter explodido, o piloto sobreviveu. A vítima sofreu queimaduras de segundo grau, fratura na clavícula e ferimento na reigão maxilar e em outras partes do corpo e foi encaminhada para Goiânia (GO).

 Fonte:G1 Mato grosso.

Itaipu Binacional desenvolve o primeiro avião elétrico

A Itaipu fechou parceria com a ACS Aviation para produzir um pequeno avião esportivo. A Embraer planeja fabricar aviões elétricos no futuro. Foto: Divulgação





 A Itaipu fechou parceria com a ACS Aviation para produzir um pequeno avião esportivo. A Embraer planeja fabricar aviões elétricos no futuro

Há um esforço cada vez maior para tornar carro elétrico viável comercialmente. É consenso entre os especialistas que o "veículo verde" só vai conseguir competir de igual para igual com os automóveis com motor a combustão quando a densidade energética da bateria for aumentada, o que requer tempo e investimentos muito altos. Outra alternativa é, reduzir o peso dos protótipos, usando materiais compostos e altamente resistentes. Pensando na segunda opção, técnicos da Itaipu Binacional, uma das maiores geradoras de energia limpa e renovável do mundo, que já desenvolveu protótipos do Palio Weekend elétrico - e até mesmo de ônibus e caminhões elétricos ¿ decidiram usar como base a complexa e avançada tecnologia de equipamentos da indústria aeronáutica para tentar chegar ao carro elétrico ideal.

"Uma das estratégias para aumentar a autonomia dos veículos elétricos é reduzir drasticamente o peso dos protótipos. E quando pensamos nessa diminuição não existe setor que entenda mais desse assunto do que as empresas aeronáuticas", afirma Celso Novaes, engenheiro da Itaipu Binacional e um dos responsáveis pelo projeto, que fechou parceria com a empresa ACS Aviation, de São Bernardo do Campo (SP) para a produção de um pequeno avião esportivo, batizado de ACS 100 Sora, que foi apresentado à Itaipu Binacional por diretores da Embraer - a gigante do setor sonha, num futuro próximo, em fabricar aviões elétricos. Se tudo correr bem, adianta Novaes, por volta de julho de 2013, um protótipo de avião elétrico já conseguirá decolar das pistas. "É um projeto pioneiro. No mundo, apenas a NASA possui projetos similares. E posso garantir que estamos no páreo com eles", garante o engenheiro da Itaipu.

Novaes explica que a ACS conseguiu desenvolver uma asa altamente resistente, que suporta, por exemplo, até dez sacos de cimento em cada lado, e que pode ser levantado usando apenas um dedo. Se conseguir decolar no prazo previsto, será o primeiro avião elétrico da América Latina e terá as mesmas características dos mais avançados aviões produzidos no mundo. "É tudo muito novo. É importante que o Brasil saia na frente. Tenho certeza de que brevemente seremos referência na produção de aviões elétricos no mundo e o mais importante: conseguiremos, se beneficiando da tecnologia aeronáutica, fazer os melhores carros elétricos do planeta", afirma Novaes.

Governo programa a compra de dois helicópteros neste ano

O Governo do Estado vai realizar licitações neste ano para a compra de dois helicópteros. O primeiro edital foi lançado na quinta-feira (01/11) pela Casa Militar com o objetivo de adquirir uma aeronave biturbina.
O processo licitatório abre a possibilidade da participação de empresas estrangeiras na concorrência e será realizado na modalidade de pregão eletrônico e compra pelo menor preço.
O helicóptero será utilizado no auxílio das ações de Defesa Civil, para remoção de vítimas que precisam de atendimento médico de urgência e transporte de autoridades. A aeronave biturbina opera por instrumentos, permitindo que realize atividades noturnas e mesmo com neblina.
Para o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas, o novo helicóptero irá garantir mais rapidez nas operações do órgão, que é responsável pelas ações da Defesa Civil. “A aeronave não ficará restrita e em situações graves teremos um equipamento que trará mais eficiência às ações de resgate. Esse helicóptero também atenderá a governadoria do Estado”, disse ele.
GRAER - O segundo edital para compra de um helicóptero monomotor deve ser publicado em dezembro pela Secretaria de Segurança Pública. Com a aquisição da aeronave, o governo implantará no município de Foz do Iguaçu, Oeste, a segunda base descentralizada do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) no interior do Estado.
A primeira base foi implantada em setembro pelo governador Beto Richa em Londrina e já realizou cerca de 65 operações nos municípios da região Norte. O Graer é responsável pelo apoio aéreo no policiamento ostensivo e também faz o transporte de pessoas que precisam de atendimento médico de urgência e transporte de órgãos.
Desde a sua criação, em outubro de 2010, o grupamento já resgatou 148 vítimas e realizou um total de 764 missões pelo Paraná. O helicóptero é, inclusive, uma plataforma ágil no combate ao crime, perseguições policiais, captura de suspeitos e identificação de veículos roubados.

Fonte:Paraná On line