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segunda-feira, 17 de junho de 2013

SIMULADO CÉLULA 7

361) Os piques de pressão que atuar num manômetro podem ser amortecidos por meio de:

               R: Restritores


362) Para uma limpeza completa, o filtro tipo cuno deve ser removido e lavado com:

                R: Querosene

363) No sistema hidráulico, a válvula de segurança entrará em funcionamento quando:

               R: Houver excesso de pressão, por expansão térmica.


364) A finalidade da pressurização dos reservatórios é:

                R:  Proporcionar uma alimentação positiva, dos reservatórios às bombas.

365) O tipo de freio que atua somente num sentido de rotação da roda é o servo:

                 R: Mecânico.

366) As partes básicas de um amortecedor hidráulico-pneumático simples são o:

                  R: O pistão e o cilindro.

367) Durante a distensão do trem, a direção do fluído, da linha de subida para a linha de descida, é feita pela válvula:

                 R: De contorno.

368) As válvulas amortecedoras de retenção são as:

                R:  Que interrompem o fluxo, sem causar choque hidráulico.

369) O controle direcional do fluído, no sistema hidráulico, é feito por válvulas:

                R: Seletoras.

370) Em um sistema que utiliza acumulador tipo diafragma, se a válvula de ar for afrouxada e sair óleo, pode-se afirmar que o:

               R: Diafragma apresenta vazamento.



371) Os tubos rígidos de aço inoxidável são aplicados em áreas de:

                R: Alta pressão e alta temperatura.


372) Nos sistemas hidráulicos, a peça que permite o desligamento de mangueiras sem perda de fluído é o:

               R: Conexão auto vedante.


373) Em um incêndio com gasolina, a água pode ser utilizada como agente de extinção, desde que seja sob forma de:

                R: Neblina.

374) O ar, para alimentar o sistema de degelo do bordo de ataque, é conseguido através de sangria do:
                 R: Segundo estágio do compressor.

375) O aumento de unidade de volume, em função do aumento de temperatura, chama-se:

                 R:  Expansão térmica.

376) O skydrol é um fluído hidráulico:

                 R: Sintético e incombustível.

377) Nos sistemas que utilizam fluídos de base mineral, deve-se usar juntas de vedação, estáticas ou dinâmicas do tipo:

                 R: Borracha sintética.

378) A estabilidade dos fluídos hidráulicos é importante, por que:

                R: Melhora a resistência à oxidação.

379) A ação de um corpo sobre outro, é denominada:

                R: F (força).

380) Atualmente, as bombas mecânicas usadas dividem-se nos grupos de fluxo:

               R:  Constante e fluxo variável.




381) A cada ciclo, uma bomba manual hidráulica de ação dupla transfere:

               R:  Duas porções.

382) Na montagem de uma bomba de engrenagens, convém se observar que a engrenagem auxiliar deve estar marcada com o número:

               R:2.


383) Na aviação, a válvula de seqüência é mais empregada no sistema do:

                R:  Trem de pouso.


384) O controle do sentido de operação, nos mecanismos hidráulicos, é feito pela válvula:

                R:  Seletora.

385) A finalidade da válvula de seqüência é possibilitar a:

                R:  Sincronia operacional entre as unidades atuadoras.

386) As válvulas seletoras podem ser classificadas em dois grupos, de acordo com suas características. Elas podem ser:

               R:  De duas vias ou quatro vias.

387) A garrafa manual de oxigênio tem um manômetro graduado, geralmente, de zero a:

               R:  2000 PSL.

388) Os reguladores utilizados no sistema de oxigênio de fluxo contínuo são do tipo:

               R: Automático e ajustável manualmente.

389) A prova de vazamento de pressão do sistema de oxigênio deve ser feita com a aplicação de solução:

               R:  Aquosa de sabão suave e neutro.

390) A combustão de gases, geralmente, é instantânea é chamada de:

                R:  Explosão.

391) O extintor tipo espuma deve ser usado em incêndios das classes:

                R: A/B.

392)  O tempo de validade da carga do extintor de espuma é de:

  R: 12 meses.

393) O sistema pneumático básico é composto de compressor, reservatório de ar e um:

   R:   Ponto de trabalho.


394) Quando se comprime um gás, a sua temperatura tende:

   R: Aumentar.

395) A válvula de isolamento do sistema pneumático, quando acionada, isolará a:

            R: Garrafa do sistema principal.

396) A freagem das rodas, pelo sistema de emergência, é feita através:

 R: Da válvula seletora.

397) As fontes de ar para um sistema de pressurização e ar condicionado, em aeronaves, podem ser os:

  R: Compressores.

398) A pressão diferencial é considerada positiva, quando a pressão:

R: Interna excede a externa.

399) Para a operação de um regulador de pressão da cabine são consideradas três faixas, que são:

R: Despressurizada, isobárica e diferencial.

400) Os trocadores de calor do sistema de ciclo de ar bootstrap são refrigerados com:

R: Ar de impacto.





401) São unidades de calor:

R: BTU, CHU e KCAL.

402) No sistema de refrigeração, tipo bootstrap, a função do compressor da unidade de turbina é:

R: Aumentar a eficiência da turbina.

403) A válvula de corte do sistema de ar condicionado é conhecida na prática, como:

R: BLEED-AIR ou SHUT-OFF VALVE.

404) Na hipótese de falha do controle diferencial, para evitar excessiva pressão na cabine é incorporada uma válvula de:

R: Segurança.

405) No sistema de oxigênio de fluxo contínuo, o oxigênio flui:

R: Através da máscara, durante a inalação e a exalação.

406) A tubulação do manômetro da cabine, do sistema de oxigênio geralmente é feita de:

R: Cobre.

407) A válvula de descarga é controlada por um dispositivo conhecido na prática como:

R: Controlador de pressão da cabine .

408) Em um avião pressurizado o mínimo de suprimento de ar por minuto para cada pessoa deve ser de:

R: 1 libra.

409) Os evaporantes utilizados nos sistemas de refrigeração de ciclo evaporativo são:

R: Água/álcool o amônia.

410) A umidade relativa do ar desejada para o corpo humano é:

R: 25 a 57 por cento.








411) Para efeito de estudo os tipos de oxigênio são:

R: Líquido e gasoso.

412) A pressão atmosférica com o aumento da altitude tende a:

 R: Diminuir.

413) Para efeito de aplicação os tipos de oxigênio são o hospitalar, de aviação e:
            R: De solda.

414) Os dois tipos de sistemas de ar condicionado atualmente usados em aviação são:

R: Ciclo de ar e Ciclo de vapor

415) Quando a descompressão do avião é exercida em mais de um segundo é chamada de:

 R:   Rápida.

416) Um sistema que remove o gelo já formado é chamado:

 R: De Ice.

417) Os dois sistemas de proteção contra-incêndio nos aviões modernos são:

 R: Extinção e detecção.

418) Quando a temperatura de um sólido/líquido ou gás é aumentada ou diminuída a energia que ocasiona a troca de temperatura é chamada de calor:

R: Sensível.

419) Os meios pelos quais o calor pode ser transmitido são:

             R:  Convecção,/radiação e condução.

420) Um dos cuidados com os cilindros de reposição nos sistemas de oxigênio é:

 R:  Marcar os cilindros.

Estudantes da USP vencem competição internacional sobre aviação

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Airbus premiam nesta segunda feira, com 30 mil euros e um curso, cinco estudantes da Universidade de São Paulo (USP), durante cerimônia em Paris, na França. Eles venceram o prêmio Airbus Fly Your Ideas, uma competição mundial, com o projeto que apresenta um novo sistema de descarga para compartimentos de aviões. Inspirado nas tabelas de hóquei, o projeto pode reduzir o trabalho dos carregadores de bagagem nos aeroportos.
A equipe brasileira vitoriosa é formada por Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado, Caio Reis e Henrique Corazza. O segundo lugar da competição ficou com a equipe de estudantes da Austrália, do Royal Melbourne Institute of Technology. Os australianos desenvolveram projeto para uso de um gás natural nas aeronaves.
O vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus, Charles Champion, elogiou a originalidade do projeto dos brasileiros. Segundo ele, pela proposta será possível reduzir em 30% o tempo para o recolhimento das bagagens. De acordo com a Unesco e a Airbus, a competição envolveu mais de 600 equipes de todo o mundo, que buscaram apresentar respostas aos desafios previstos para a aviação no século 21.
Os projetos foram avaliados por 60 especialistas da Airbus que observaram a qualidade, os benefícios ambientais e o nível de inovação das propostas. A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse que a diversidade de ideias dos estudantes é uma 'grande fonte de inspiração' e que a parceria com a Airbus é a busca de novos projetos na tentativa do transporte sustentável.
Além do prêmio em dinheiro, os estudantes brasileiros ganharam uma semana de aulas e treinamentos oferecida pela Airbus. Ao final da competição, apenas cinco equipes foram selecionadas. O júri foi comandado por Charles Champion, vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus.
Fonte: Agência Brasil

Avião solar chega a Washington após cruzar os EUA

O Solar Impulse, primeiro avião movido a energia solar, pousou na madrugada de domingo em um aeroporto próximo à capital americana, depois de cruzar o país de costa a costa e antes de concluir seu périplo em julho próximo, em Nova York, informaram os organizadores.

A aeronave, que funciona graças a 12 mil células fotovoltaicas e pode voar de dia e de noite, chegou à 00H15 local (11H15 de Brasília) ao aeroporto internacional de Dulles, em Washington, pilotada pelo suíço Bertrand Piccard.

No começo de julho, a Solar Impulse fará um voo entre Washington e Nova York, que porá fim à missão de Piccard e seu compatriota Andre Borschberg.

Os dois pilotos, que se revezaram para pilotar este monomotor na viagem experimental pelos Estados Unidos, que começou em 3 de maio perto de San Francisco (Califórnia, oeste) rumo a Phoenix (Arizona, sudoeste).

Posteriormente, fez os trajetos Dallas-Fort Worth (Texas, sul), Fort Worth- St. Louis (Missouri, centro), St.Louis-Cincinatti (Ohio, norte) - esta etapa imposta pelo mau tempo - e finalmente, Cincinatti-Dulles.

O último voo de Cincinnati durou 14 horas, explicaram os organizadores.

Este protótipo - de 1,6 tonelada de fibra de carbono, com envergadura de 63,4 metros, o equivalente a um Boeing 747 - pode alcançar os 8.230 metros de altitude e uma velocidade cruzeiro de 70 km/h.

O Solar Impulse é um projeto iniciado há dez anos e que realizou o primeiro voo em junho de 2009.

Em 2010, voou se parar 26 horas para demonstrar sua capacidade de acumular energia suficiente durante o dia para continuar voando à noite.

Um ano depois a aeronave fez o primeiro voo internacional entre Bélgica e França e, em junho de 2012, a primeira viagem transcontinental de 2.500 km entre Madri e Rabat, que durou 20 horas.

Piccard e Borschberg pretendem dar a volta ao mundo em 2015 com uma versão melhorada deste dispositivo.


Fonte: AFP - Agence France-Presse