301) A estrutura tubular do helicóptero, capaz de suportar esforços, é construída por materiais flexíveis, chamados de:
R: Aço cromo- molibdênio.
302) O rotor que faz o movimento de avanço e recuo das pás requer no mínimo:
R: Três pás.
303) A função do revestimento em aço inoxidável no bordo de ataque das pás do rotor é:
R: Reduzir os desgastes das pás.
304) A região da pá do rotor principal que tem maior espessura e maior ângulo de torção é a região:
R: Da raiz.
305) No rotor principal a determinação da pista nas pás tem como finalidade verifica-se:
R: As pás estão no mesmo plano de rotação.
306) O rotor principal desbalanceado produz, no helicóptero, uma vibração:
R: Lateral de baixa freqüência.
307) O componente do helicóptero, onde são presos os punhos das pás, chama-se :
R: Canga.
308) Em um sistema de transmissão de comando rígido a regulagem do sistema é feita variando-se:
R: Comprimento da haste.
309) A inclinação do disco do rotor principal, para qualquer lado é feita através do comando:
R: Cíclico
310) Em conseqüência da terceira lei de Newton, o conjugado de reação é transmitido a fuselagem do helicóptero tende a:
R: Girá-la no sentido contrario ao da rotação das pás do rotor principal.
311) O rotor de cauda é conectado a caixa de engrenagens por meio de um eixo que por sua vez transfere rotação através da caixa:
R: 45º,90º ou 33º.
312) Os rotores de helicópteros, quanto ao movimento das pás, são classificados em:
R: Semi- rígido,rígido e articulado.
313) Os rotores principais dos helicópteros, geralmente, são instalados nas seções:
R: Centrais.
314) A tendência que o helicóptero tem de girar, no sentido oposto ao rotor principal, é chamada:
R: Torque.
315) O grau de enflechamento das pás do rotor, ocasionado pelo peso do helicóptero e pela rotação do rotor, é denominada:
R: Cone do rotor.
316) Em helicópteros, o termo fuselagem refere-se a estrutura :
R: Básica
317) As cabines mais leves e mais resistentes, muito usadas nos helicópteros modernos, são do tipo :
R: Honeycomb.
318) Ter uma facilidade de inspeção, inclusive dos componentes de acionamento do rotor de cauda, é uma das características da estrutura de helicóptero tipo:
R: Tubular.
319) Quando se introduzem modificações na estrutura do helicóptero, deve-se fazer um(a):
R: Novo balanceamento.
320) Quando a estrutura do helicóptero é formada por tubos de aço especial, no interior dos mesmos existe óleo do tipo:
R: Anti- corrosivo.
321) O trem de pouso que oferece maiores vantagens em helicópteros que operam em aeroportos, é do tipo de :
R: Rodas.
322) Nos helicópteros, os trens de pouso, tipo skys, são classificados com:
R: Baixo, médio e alto.
323) O sistema que permite ao helicóptero executar o procedimento de auto- rotação é conhecido como :
R: Roda livre.
324) A finalidade da barra estabilizadora é:
R: Dificultar a mudança do plano de rotação.
325) A vibração que ocorre duas vezes, para cada volta do rotor principal, é conhecida como:
R: Média freqüência.
326) A vibração provocada pelas pás girando fora de um plano de rotação na prática, é conhecida como:
R: Galope.
327) Os dispositivos normalmente construídos de aço e com a finalidade de fixar as pás aos punhos, são chamados de:
R: Pinos.
328) Um retardamento na resposta do rotor principal, a uma ação no cíclico, é sinal de :
R: Dampers com vazamento.
329) A finalidade principal do rotor de cauda é:
R: Contrariar o torque do rotor principal.
330) Durante um vôo, normalmente, o passo de uma hélice varia entre o passo :
R: Máximo e mínimo.
331) Quando a velocidade limite de um helicóptero é ultrapassada, ocorre um estol:
R: Na pá que recua.
332) Nos helicópteros, o problema da dissimetria de sustentação foi solucionado com a utilização dos rotores tipos :
R: Articulados e semi- rígidos.
333) A finalidade do braço de arrasto é:
R: Avançar ou recuar a pá.
334) A tendência das pás de um rotor principal de um helicóptero, em aumentar ou diminuir sua rotação, é conhecida como efeito :
R: De corioles
335) O movimento vertical das pás de um rotor chama-se:
R: Batimento.
336) Em um helicóptero, o surgimento de violentas oscilações durante a decolagem, pouso e o táxi caracteriza um(a):
R: Ressonância com o solo.
337) A fim de facilitar a identificação das pás, usa-se dividi-las em:
R: Estações.
338) O movimento de batimento da pá do rotor principal é realizado em torno do eixo imaginário:
R: Transversal.
339) Para se fazer a correção da pista das pás do rotor principal, tem-se como recurso, o:
R: Ajuste do compensador da pá.
340) O prato rotativo está ligado:
R: As pás do rotor principal.
341) O motivo pelo qual muitas vezes desprezam-se as formas aerodinâmicas da fuselagem, na fabricação de um helicóptero, é facilitar o (a):
R: Transporte de cargas.
342)Nos sistemas de oxigênio de alta pressão são usados tubos de:
R: Cobre.
343)A fonte de ar do sistema ar condicionado nos aviões a jato é obtida por meio de:
R: Ar sangrado dos motores.
344)Os aviões que devem ser providos de um sistema de oxigênio são os que:
R: Voam em grandes altitudes.
345)Os fluidos hidráulicos de base mineral, geralmente, apresentam a cor:
R: Vermelha.
346) Na temperatura de volatilização do combustível, tem-se a:
R: Formação dos vapores.
347) As gasolinas 100 e 115 têm, respectivamente as cores:
R: Verde e violeta.
348) As bombas principais de combustíveis fornecem um:
R: Elevado fluxo.
349) A válvula unidirecional de restrição, quando instalada nas linhas que alimentam o mecanismo de acionamento do flape, faz com que seu movimento seja:
R: Lento no recolhimento e rápido na descida.
350) Impedir que a pressão do sistema hidráulico ultrapassa um valor pré-determinado é função do:
R: Regulador de pressão.
351) Em relação à pressão máxima do sistema hidráulico, os reguladores são ajustados, geralmente, para atuarem com um percentual de:
R: 20% .
352) A principal finalidade do regulador de pressão é:
R: Poupar a bomba principal
353) Em linhas sujeitas a vibrações, usam-se tubos rígidos de:
R: Cobre.
354) A finalidade das conexões usadas nos sistemas hidráulicos é:
R: Unir mangueiras as unidades do sistema.
355) A maioria dos aviões usa bombas de emergência, que são acionadas:
R: Eletricidade.
356) No sistema de dupla pressão, a linha secundária tem pressão contínua fornecida através:
R: Das bombas de força.
357) Nos sistemas hidráulicos, a finalidade dos filtrados é:
R: Promover a limpeza dos fluídos.
358) Antes de uma bomba ser instalada, deve ser lavada com:
R: Fluído hidráulico do sistema.
359) Ao se fazer testes, no solo, em determinadas unidades, deve-se usar a bomba:
R: Manual.
360) Os reguladores de pressão são geralmente usados nos sistemas de fluxo:
R: Constante.