221)
O tipo de rolamento,
utilizado onde as cargas são leves é do tipo:
R: Esferas.
222)
A peça do rolamento, que
retém os corpos rolantes evitando que os mesmos se atritem entre si, é
denominado:
R: Gaiola.
223)
Em uma engrenagem, os dentes
são construídos sobre o(a):
R: Coroa.
224)
Uma maneira pratica de se
inspecionar os cabos, quanto a fios partidos é passar, sobre os mesmos:
R: Pano.
225)
É desaconselhável o uso de
porcas auto-frenantes, de fibra ou de nylon em local onde a temperatura atinja
mais de:
R: 126º C.
226)
Na aviação, os dois tipos de
alicates de bico mais usados são:
R: Curvo e reto.
227)
As porcas que podem e devem
ser apertadas com as mãos são as do tipo:
R: Borboleta.
228)
O arame utilizado na
frenagem de dispositivos de segurança é o de:
R: Cobre de 0.020 da polegada.
229)
A chave de fenda que possui
dois ângulos retos, em relação ao cabo, é a:
R: Em 2.
230)
Para a aplicação de maior
torque, em um parafuso tipo fenda é necessário possuir uma chave com:
R: Maior diâmetro de cabo.
231)
O parafuso que possui rosca auto-frenantes,
sem necessidade de porca para sua fixação é do tipo:
R: Parker.
232)
Os parafusos sujeitos a
temperaturas superiores a 126º C. deverão utilizar porcas auto-frenantes, de:
R: Aço.
233)
O tamanho da chave grifo é
dado pelo comprimento total do(a):
R: Chave aberta.
234)
A chave mista ou combinada
que tem um lado ½ polegada terá do outro lado:
R: 9/16”.
235)
Numa rebitagem, usa-se para prender as partes a serem trabalhadas o fixador
temporário:
R: Cleco.
257)
No número de partes de um
observam-se quase sempre as letras RH ou LH estas se referem ao:
R: Sentido
da rosca
258)
A costura dos cabos só é
permitida para os que tenham diâmetro maiores do que:
R: 1/16 polegada.
259)
Algumas janelas de inspeções
periódicas para removidas por meio de chave de fenda são fixadas com:
R: Dzus.
260)
Antes de ligar um rebitador
deve-se ter o cuidado de:
R: Drenar a água.
261)
Em uma chave de boca
combinada, se o lado da boca mede 3/8 da polegada o lado estriado mede:
R: 3/8 da polegada.
262)
A parte do paquímetro que
faz medições internas denomina-se:
R: Orelha
263)
O uso de freno tem a
finalidade de evitar o afrouxamento de:
R: Porcas, bujões e parafusos.
264)
O arame de freno é usado em
parafusos que possui cabeça:
R: Furada.
265)
Em um local em que a
temperatura é acima de 126º C. deve-se usar uma porca auto- frenante de:
R: Metal
266)
A porca que possui uma parte
frenante de fibra ou nylon e a porca:
R: Auto- frenante
267)
A ferramenta usada para
chapas a serem gravadas, tem o nome de:
R: Grampo cleco.
268)
A chave de fenda phillips
possui a ponta e os ângulos, respectivamente:
R: Rombuda e côncavos.
269)
Em equipamentos sujeitos a
cargas pesadas, o tipo de rolamento utilizado é o(a):
R: Rolo.
270)
A parte do paquímetro, onde
é feita a leitura de medidas externas, denomina-se:
R: Bico.
271)
A ferramenta utilizada para
abrir rosca externa denomina-se:
R: Cossinete.
272)
O aspecto da broca
helicoidal é de corpo com arestas e canais:
R: Em forma de curva.
273)
Um helicóptero fabricado
para operar em solo firme utiliza, geralmente trem de pouso do tipo:
R: Skis.
274)
A distância da raiz da pá
até a ponta, medida de centro a centro, em uma linha reta, chama-se:
R: Envergadura.
275)
Rotores semi-rígidos são os
que possuem:
R: Mudanças dos ângulos das pás e movimento de
flapping.
276)
O balanceamento longitudinal
estático do rotor principal é conseguido através de:
R: Adição ou remoção de pesos nas pás.
277)
Em um helicóptero, o efeito
cone será mais efetivo quando em operação com:
R: Maior peso.
278)
A região da pá do rotor
principal, que produz pouco arrasto, sem colaborar com a sustentação é a região
:
R: Da ponta da pá.
279)
No Helicóptero, o centro de
gravidade deverá estar localizado:
R: Próximo ao mastro do rotor principal.
280)
Nos helicópteros, o termo fuselagem,
é a designação dada ao (a):
R: Toda parte estrutural.
281)
A fuselagem do helicóptero,
tipo estrutural tubular, tem como característica:
R: Facilidade de inspeção.
282)
A relação de equilíbrio
dinâmico das pás, entre si, é denominada:
R: Trajetória.
283)
Os ajustes nos compensadores
das pás do rotor principal, são feita para a correção:
R: De uma vibração vertical.
284)
O amortecedor de vibração da
transmissão serve para absorver as vibrações do rotor:
R: Rotor principal.
285)
Os amortecedores das pás de
um rotor articulado servem para amortecer os movimentos de:
R: Avanço e recuo.
286)
Ao se retirar um contra pino
do rotor de cauda, deve-se:
R: Substitui-lo.
287)
O comando cíclico atua
diretamente na:
R: Estrela estacionária.
288)
Os pedais de comando, no helicóptero,
controlam o(a):
R: Passo das pás do rotor de cauda.
289)
A vibração de alta
freqüência é mais sentida:
R: Nos pedais.
290)
A pá de uma hélice possui o
ângulo de incidência maior na estação:
R: 30.
291)
Tento em vista a
distribuição uniforme da sustentação ao longo das pás do rotor principal, as
mesmas as vezes são:
R: Torcidas.
292)
Com uma hélice de duas
posições tem-se os passos:
R: Mínimo e máximo.
293)
Com uma hélice em movimento,
o momento centrifugo de torção tende a levá-la
para o passo:
R: Mínimo.
294)
O rotor principal em que as
pás apresentam os movimentos de avanço, recuo, batimento e mudança de passo são
do tipo:
R: Articulado.
295)
O ângulo na qual a pá é
ajustada denomina-se ângulo de:
R: Incidência ou da pá.
296)
Par fazer manutenção,
reparos e modificações em hélices ou rotores de helicóptero, uma empresa tem
que estar homologada no padrão:
R: “E”.
297)
O ângulo em que a tração da
hélice cai a zero, ocasionado pelas turbulências ocorridas no dorso da pá é
chamado de ângulo de:
R: Estol.
298)
Para efeito de estudo o
helicóptero é subdividido em três secções principais que são:
R: Dianteira, central e traseira.
299)
A força que surge tentando
girar a estrutura do helicóptero no sentido contrário ao de rotação do rotor
principal, quando este está sendo impulsionado pelo motor chama-se:
R: Torque.
300)
A condição de vôo pairado
próximo ao solo dá-se o nome de:
R: Flutuação.