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terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mergulhadores acham destroços de avião 34 anos depois de acidente


Mergulhadores portugueses encontraram - em outubro de 2011 - os restos do avião Sud Aviation SE-210 Caravelle 10R, prefixo HB-ICK, que caiu na costa de Porto Novo, na Ilha da Madeira, em 18 de dezembro de 1977.



O voo VS730 da companhia Sata vinha de Genebra quando caiu no mar depois de uma segunda tentativa de pouso no Aeroporto de Santa Cruz com 52 passageiros e 5 tripulantes a bordo.




Os mergulhadores encontraram os destroços a 33 metros de profundidade e fizeram as primeiras imagens em 34 anos. 

A maior parte do avião está intacta. As fileiras de assentos ainda podem ser vistas e há coletes salva-vidas e máscaras de oxigênio no local, além de roupas dos passageiros.

Apenas 21 pessoas sobreviveram ao acidente, outras 36 morreram. 



Fonte: Redação 360 Graus / Aviation Herald - Fotos: Wikipédia / Diário de Notícias / SIC/ NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PF investiga queda de jato; pilotos tinham situação regular

A Polícia Federal informou que vai apurar as causas do acidente de ontem envolvendo um jato executivo no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.

O acidente ocorreu por volta das 17h30 de ontem, quando que o avião saiu da pista, desceu pela cabeceira, bateu em um degrau e atingiu o chão "como uma pedra". Uma das turbinas ficou ligada, fazendo a aeronave girar no lugar. A fuselagem rachou. 

O inquérito policial da PF deverá ser feito com base nos crimes de sinistro culposo em transporte aéreo e lesão corporal 

Equipes de peritos da Polícia Civil, da PF e do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) analisaram o jato logo após o acidente. A caixa preta também foi removida para ser submetida à analise. 

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que, segundo informações contidas no plano de voo, os pilotos Michael Rumpf Gaail, 66, - piloto em comando - e Rafael Martinetto Ferreira, 21, - co-piloto - estavam com as habilitações em dia. 

De acordo com o órgão, Gaail possui licença de piloto de linha aérea desde 1996 e Ferreira tem licença de piloto comercial desde 2010. A agência já havia declarado que o jato Cessna, modelo Citation CJ3, também estava em situação regular. 

A aeronave ainda permanecia no gramado ao lado da pista por volta das 17h30 de hoje. Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), a empresa dona do jato, responsável pela retirada, ainda não tinha informado o órgão oficialmente sobre quando faria a operação. 

Ontem, o aeroporto fechou para pousos e decolagens das 17h35 às 18h41. A avenida dos Bandeirantes também foi interditada no sentido Imigrantes para os trabalhos de resgate.

O piloto teve traumatismo craniano, lesões no tórax e na coluna lombar e deve passar por uma intervenção neurocirúrgica. O copiloto Rafael Ferreira fraturou o nariz. Elaine Gaail, 37, mulher de Michael, também estava no jato, e teve apenas ferimentos leves. Ela teve alta no início da noite de ontem.

Fonte: Folhapress

Comissão Europeia quer suspender taxa de CO2 na aviação até 2013


Lei obriga companhias aéreas que operam na UE a pagar taxa por emissão. Comissão Europeia avalia ser possível ter acordo internacional em 2013.


A Comissão Europeia (CE) propôs nesta segunda-feira (12) a suspensão da taxa europeia sobre as emissões de dióxido de carbono nas companhias aéreas até 2013, quando será realizada a próxima assembleia geral da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), para tentar alcançar um acordo em nível global.
A comissária europeia para o clima, Connie Hedegaard, disse ter proposto suspender a taxa porque "há sinais de que podemos alcançar um acordo em nível internacional". "Mas se as coisas não ficarem claras, se não se chegar a um acordo até esta data, retrocederemos ao ponto onde estávamos. Não haverá uma nova proposta", disse.
A legislação obriga as companhias que operam na União Europeia (UE), independentemente de sua nacionalidade, a pagar uma taxa por suas emissões de CO2. A Comissão Europeia prevê inclusive proibir o voo de companhias que não cumprirem com a norma europeia.
Índia e China se opõem à taxa de carbono da Europa, já que a classificam como um imposto comercial unilateral, disfarçado de medida para lutar contra a mudança climática.
A taxa de carbono obriga as companhias que voam em território da União Europeia a pagar pelo equivalente a 15% de suas emissões de dióxido de carbono, ou 32 milhões de toneladas de CO2. Com a nova medida, nenhuma companhia aérea deve ficar obrigada a pagar a taxa antes de 2013, mas a cobrança de 2012 deve servir para fazer o cálculo futuro.
A Comissão Europeia calcula que a taxa vai obrigar as companhias a acrescentar entre 4 e 24 euros no preço dos voos de longo percurso.
Fonte: G1