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sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Irã confirma incidente com avião não tripulado americano


O Irã confirmou nesta sexta-feira o incidente revelado na quinta em Washington entre um avião não tripulado americano e um caça iraniano. Segundo a versão persa, no entanto, discorda da americana ao afirmar que os fatos aconteceram no espaço aéreo iraniano. As informações são da agência local Fars.
Em comunicado, o ministro de Defesa iraniano, general Ahmad Wahidi, disse que, "na semana passada, um avião não identificado entrou no espaço aéreo e sobrevoou as águas territoriais do Irã no Golfo Pérsico e foi obrigado a fugir devido à ação rápida, inteligente e decisiva das Forças Armadas da República Islâmica de Irã".
Segundo o ministro, este fato e outros similares no passado mostram que o Irã "vigia e segue com precisão todos os movimentos (das forças estrangeiras e especialmente dos EUA) na região e toma as medidas decisivas, necessárias e rápidas com um poder eficiente". Wahidi destacou que o Irã perseguirá legalmente este caso nos tribunais internacionais com os meios de que dispõe.
Previamente, o subchefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, general Massoud Jazayeri, assegurou que "os defensores da República Islâmica do Irã darão uma resposta decisiva a qualquer agressão aérea, terrestre ou marinha", em resposta a uma pergunta da agência local Fars sobre o incidente, mas não o confirmou.
Fonte: Agência EFE

Comissão do Senado aprova criação de 100 cargos para controlador aéreo

 Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (8), parecer favorável ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 15/11 , que estabelece a criação de 100 novos cargos de controlador de tráfego aéreo. O projeto será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De autoria do Poder Executivo, o projeto estabelece que a criação dos cargos fica condicionada à sua expressa autorização em lei orçamentária anual.

Em seu voto favorável, o relator, senador Randolfe Rodrigues, disse que não há como examinar a matéria sem se fazer menção à crise no setor aéreo brasileiro, cujo "estopim", como observou, foi o acidente com o voo 1907, da Gol, em 2006. “Diante desse quadro, não temos dúvida de que a criação de cargos de controladores de tráfego aéreo é medida necessária e urgente”, afirmou o senador. Na mesma reunião, presidida pelo senador Fernando Collor, foi aprovado requerimento do senador Luiz Henrique, para a realização de audiência pública destinada a debater os "projetos estratégicos" da Força Aérea Brasileira.

Fonte: Diário de Pernambuco

Engenheiro suíço cria avião movido a energia solar


O suíço Bertrand Piccard e o alemão andré Borschberg lideram o projeto do avião sustentável


A paixão por invenções e aventura está no sangue do suíço Bertrand Piccard. O avô Auguste projetava balões capazes de atingir grandes altitudes e o pai Jacques tornou-se um dos primeiros homens a explorar as partes mais profundas do oceano.
Em pleno século XXI, o representante da terceira geração da família se interessou por uma nova conquista. Ele deseja projetar uma aeronave integralmente abastecida por energia solar, capaz de dar a volta ao mundo.
Ao lado do engenheiro e piloto alemão André Borschberg, Bertrand Piccard lançou o projeto Solar Impulse, em 2003, e desde então estabeleceu parcerias com a Escola Politécnica de Lausanne, na França, a Agência Espacial Europeia e a fabricante francesa de aviões civis e militares Dassault. Após alguns anos de muitas pesquisas, a dupla projetou o HB-SIA, um avião que realizou seu primeiro voo em abril de 2010.
A prova de fogo aconteceu em julho daquele ano, quando Borschberg conduziu a aeronave durante a noite. Após 26 horas, 10 minutos e 19 segundos no ar, o avião abastecido por placas solares conseguiu completar seu primeiro voo noturno com sucesso. Agora, a Solar Impulse inicia a construção de sua segunda aeronave, a HB-SIB, que planeja completar a volta ao mundo sustentável em 2014. A conferir!
HB-SIA
Painéis: cerca de 11,5 mil células de silício foram instaladas para capturar a energia solar.
Envergadura: com 63,4 metros, as asas têm tamanho semelhante às de um Airbus A340.
Leve: Com 1,6 mil quilos, o peso do avião se compara ao de um carro.
Durante a noite, o HB-SIA voa em uma altitude de 1,5 mil metros, com velocidade de 45 quilômetros por hora para economizar a energia armazenada em baterias.
Fonte: Info