Menu

domingo, 4 de novembro de 2012

EC 130 B4

O EC 130 B4 é um monoturbina leve, ultra-silencioso, espaçoso e com o mesmo padrão de eficiência das aeronaves Esquilo, que há duas décadas vem conquistando clientes em todo o mundo, oferecendo versatilidade, confiança, segurança e facilidade de operação e manutenção. 
Silêncio e espaço ímpares 
O EC 130 B4 traz grandes inovações tecnológicas, em especial graças à substituição do tradicional rotor traseiro pelo fenestron, que torna o helicóptero o mais silencioso do mundo, com nível de ruído 8,5 decibéis abaixo das especificações da ICAO. Além disso, o EC 130 B4 incorpora outros recursos tecnológicos utilizados pelos mais recentes lançamentos da Eurocopter: duplo controle eletrônico total do motor (FADEC) com um terceiro canal de back-up e comandos hidráulicos duplos do Esquilo AS 355. 
Sua cabine é 25 cm mais larga e o bagageiro conta com 10% a mais de capacidade que as outras versões do Esquilo. Acomoda o piloto e seis passageiros na configuração padrão ou até sete passageiros na versão média densidade. Na configuração transporte de cargas, pode levar o piloto e 3,7 metros cúbicos de carga útil, ou 1,160 kg no gancho. Essas características fazem do EC 130 B4 o helicóptero ideal para operações de turismo, resgate aeromédico, táxi aéreo e outros serviços em áreas metropolitanas. Em missões de transporte aeromédico, o EC 130 B4 comporta até dois pacientes em maca e dois médicos ou atendentes. Excelência combinada à manutenção. 
Os operadores do EC 130 B4 certamente apreciarão seu novo conceito de gerenciamento da manutenção. Um check-list do programa de manutenção é disponibilizado em CD-Rom. 
A assistência aos problemas mecânicos foi facilitada com o autodiagnóstico integrado de toda a aeronave, oferecido pelo VEMD (Vehicle and Engine Multifunction Display) ? um indicador multifunção dos parâmetros da célula e do motor, composto de dois módulos de computadores que também facilitam o trabalho do piloto nos pousos e decolagens.

Ficha Técnica:

Capacidade
1 piloto + 6/7 passageiros ou 1.160 kg no gancho              

Pesos
Peso máx. de decolagem: 2.400 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 2.800 Kg
Peso vazio versão standard: 1.360 Kg

Motorização
1 turbina TURBOMECA ARRIEL 2B1
Potência máx.: 847 shp

Desempenho com peso máximo
Velocidade máx. (VNE): 287 km/h
Velocidade de cruzeiro rápido: 235 km/h
Razão de subida: 9,1 m/s
Alcance com tanque standard (SL): 640 km
Teto de serviço: 5.029 m

Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 12,64 m
Comprimento da fuselagem: 10,68 m
Altura: 3,61 m
Diâmetro do rotor principal: 10,69 m

Avião bate em fiação elétrica e cai às margens da GO-070, em Goiânia

Aeronave sobrevoava a região do aeroclube, na tarde deste sábado (3). Os dois ocupantes foram socorridos com ferimentos leves.

Avião bate em fiação elétrica e cai às margens da GO-070, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Avião fica preso a fiação elétrica e cai às margens da GO-070 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Uma aeronave modelo Cessna 152 caiu após bater na fiação da rede elétrica na GO-070, em Goiânia, próximo à saída para Inhumas, na tarde deste sábado (3).
O avião de pequeno porte sobrevoava, por volta das 15h, a área do Aeroclube de Goiânia, no Setor Chácara Recreio São Joaquim, quando ficou preso aos cabos de energia.
Os dois ocupantes do avião tiveram ferimentos leves. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e atendidos no Cais Cândida de Moraes.
O Cessna 152 é um avião com capacidade para duas pessoas, geralmente utilizado em treinamentos de voos. A produção da TV Anhanguera tentou entrar em contato com o Aeroclube de Goiânia, mas ninguém atendeu às ligações.
O Corpo de Bombeiros informou que ainda não se sabe as causas do acidente. Disse que a administração do Aeroclube já teria acionado o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para investigar o caso.
Fonte: G1.

Em SC, queda de avião no mar mata dois e pescadores salvam menino


O médico e piloto amador catarinense Júlio César Mandelli e o empresário Claudir Gheller morreram afogados durante um pouso forçado no mar de um pequeno avião que tripulavam. Um filho de Gheller, de 11 anos, sobreviveu. O acidente aconteceu às 10h30 em Balneário Camboriú (SC).
Frequentadores da praia de Taquaras, em Balneário Camboriu, viram o avião pousar no mar e afundar parcialmente. Pescadores ajudaram no resgate e salvaram o menino. Quando os bombeiros conseguiram chegar, os dois adultos estavam mortos por afogamento. Eles morreram tentando nadar até a praia.

Mandeli, de 50 anos, pilotava um modelo experimental Excel, para três passageiros, construído em Campinas. O avião decolou às 10h10 do aeroclube de Itapema (SC).

A direção do aeroclube não soube explicar quais as dificuldades relatadas pelo piloto. Um diretor disse apenas que o avião era novo e estava com a documentação em dia.

Fonte: Renan Antunes de Oliveira Do UOL, em Florianópolis (SC)