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domingo, 4 de novembro de 2012

Lucro líquido da Embraer salta 3.300% no 3º trimestre


Fabricante de aviões encerrou o terceiro trimestre de 2012 com lucro líquido consolidado de R$ 132,9 milhões


Divulgação
Avião Super Tucano, da Embraer
Avião Super Tucano, da Embraer
São Paulo - A Embraer encerrou o terceiro trimestre de 2012 com lucro líquido consolidado de R$ 132,9 milhões, o que representa um crescimento de mais de 3.300% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, de R$ 3,2 milhões. No ano, o lucro líquido consolidado atingiu R$ 446,5 milhões, com alta de 32,4% sobre igual trimestre do ano anterior.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 336,9 milhões entre julho e setembro de 2012, com expansão de 8,2% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. A margem Ebitda foi de 11,8%, ante 13,7% apurada no terceiro trimestre do ano passado. No acumulado dos nove primeiros meses de 2012, o indicador totalizou R$ 1,125 bilhão, com margem Ebitda de 13,6%.
A receita líquida alcançada entre julho e setembro foi de R$ 2,849 bilhões, o que representa crescimento de 25,7% ante o mesmo trimestre de 2011. No acumulado do ano até setembro, a receita líquida totalizou R$ 8,283 bilhões, alta de 33,8% sobre igual intervalo do ano passado.

Fonte: Agência Estado, via EXAME

Apontar raio laser verde para aeronaves pode matar pessoas


A potência do raio laser verde pode causar acidente aéreo (Foto: http://infraton.blogdevoo.com/2011/12/infraero-registra-reclamacoes-sobre-feixes-de-luz-que-ofuscam-a-visao-dos-pilotos-infraero-register-complaints-about-light-beams-that-obscure-the-vision-of-pilots/)O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) registra 1.434 notificações de emissão de raio laser só neste ano. As informações foram enviadas por pilotos de todo o Brasil. O estado de São Paulo aparece com o maior número de relatos (282), mas é o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de Brasília, que lidera o ranking com 103 invasões de laser a cabines de aeronaves, seguido pelo aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte com 96 registros.

O Major Aviador Márcio Vieira de Mattos, oficial investigador do CENIPA, afirma que a incidência do feixe de luz do laser na visão do piloto é fator potencial de risco para a aviação. “Pode ocasionar um dano à visão do piloto com queimaduras e hemorragias na retina, além de distração e uma cegueira momentânea, que impossibilita conduzir a aeronave em segurança, culminando até mesmo com a perda de controle em voo,” explica.

O CENIPA já iniciou uma campanha que visa conscientizar à população quanto ao perigo que o uso do raio laser representa para pilotos e aeronaves e  incentiva a denúncia para os órgãos policiais. A partir de fevereiro deste ano, em razão do aumento das notificações de raio laser, o CENIPA abriu umcanal de comunicação no site para receber as notificações. A iniciativa segue norma recomendada pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Cartaz conscientiza à população quanto aos riscos do laser para a aviaçãoMajor Mattos também explica que a prevenção leva informação à comunidade sobre os riscos do raio laser. “Alertamos os pais para que orientem seus filhos, pois muitos jovens não sabem das conseqüências desse comportamento e desconhecem o risco para a aviação. A luz verde é forte o suficiente para afetar a segurança de voo, porque dificulta a leitura dos instrumentos no painel e a visão do ambiente externo para conduzir a aeronave no momento do pouso ou da decolagem”, esclarece.

Laser verde, um problema mundial
No Brasil, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, em junho deste ano, o projeto de lei 683/11, dos deputados José Luiz Nanci e Luiz Martins, que cria regras para a venda de canetas que emitem esses raios e, uma delas, é que o produto não poderá ser vendido a menores de 18 anos. A Lei foi criada em função do uso indiscriminado contra jogadores nos estádios de futebol. O texto da Lei determina que as canetas sejam usadas apenas em salas de aula ou em palestras e que tenham, no máximo, 1 megawatt (MW) de potência.

De acordo com estatísticas da Boeing, no período entre 2000 e 2009, a maior parte dos acidentes aéreos aconteceu na fase de aproximação e pouso, quando há incremento da carga de trabalho na cabine do avião. Apontar raio laser para uma aeronave no espaço aéreo é um problema mundial. Nos Estados Unidos é crime previsto pela Constituição. Cientistas americanos realizaram pesquisas com pilotos profissionais, em simuladores com o uso de canetas a raios laser, e verificaram que o flash cegava temporariamente o piloto.

A ação de apontar uma caneta de raio laser verde para um avião pode ser enquadrada como crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro. A lei prevê de dois a cinco anos de cadeia, porém caso haja um acidente com mortes, o responsável pode ser condenado a até 12 anos. A caneta de laser verde, que tem um alcance de cerca de 300 metros, é vendida abertamente no mercado a qualquer pessoa.




A Carreira do Mecânico de Manutenção Aeronáutica!


Caros colegas leitores que estejam buscando informações sobre a carreira do Mecânico de Manutenção Aeronáutica. Trago aqui um belo resumo com os pontos mais importantes sobre como e onde iniciar os estudos e também sobre o que levar em conta para prosseguir na carreira. Tal texto é de autoria de Marcos Ramon, da Heliways.
No geral, carreira como especialista em áreas tecnológicas no Brasil ainda pode ser uma grande opção de trabalho. Se levarmos em consideração que o investimento em aprendizagem é relativamente baixo e o tempo despendido para a formação completa do técnico pode ser feito através de um processo de aprendizado contínuo onde se somam a experiência e os cursos rápidos de especialização, esta pode ser uma excelente opção para o trabalhador brasileiro que procura respeito e independência financeira.
Existem nichos específicos aonde a presença de um especialista é essencial, como por exemplo, as áreas de Aeronáutica, de Saúde e de Telecomunicações entre outras. Veja que a de mão de obra especializada cresce a uma razão inferior a necessária para atender a demanda tecnológica. Isso acontece aqui no Brasil e em todo o mundo. Milhares de equipamentos de tecnologia avançada são vendidos diariamente e poucas são as oficinas especializadas na manutenção e recuperação desses equipamentos.
Mas vamos ao que interessa, o Especialista de Aeronáutica. O que fazer para se tornar um Especialista de Aeronáutica?
Atualmente a formação de Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA) é feita da seguinte forma: primeiro o candidato precisa ter o segundo grau. Depois tem que procurar uma Escola de formação aeronáutica para fazer os seguintes cursos:
a) Curso básico de MMA (matérias básicas);
b) Curso especializado de MMA dividido em três etapas: Célula, Motores e Aviônicos (eletrônica aeronáutica). Nesse caso o curso básico é pré-requisito.
Para aprender o ofício e ser um bom técnico no futuro o aluno precisa ser aplicado e diligente. Tem que levar o estudo com seriedade e não pode querer entrar na escola pensando em se formar em um ano para poder trabalhar. Siga os passos abaixo e certamente você vai ter sucesso.
1. Procure uma boa Escola de formação aeronáutica. Não acredite em coisas do tipo: “em um ano você está com a carteira na mão”. Certamente essa escola vai te enrolar. Ninguém aprende uma profissão tão complexa como a de Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA) em um tempo tão curto. Também evite fazer os cursos de finais de semana (aos sábados e domingos). Esse tipo de curso não traz um bom rendimento ao aluno e normalmente se gasta metade do tempo treinando para fazer a prova de proficiência que a ANAC exige. Procure uma escola que ofereça um curso sério, com um tempo de pelo menos 2,5 anos para cumprir as 3 etapas da formação inicial: o curso Básico (com pelo menos 8 meses) o Curso de Célula com pelo menos 1 ano e o curso de motor com pelo menos 1 ano. Terminando essa etapa inicial, faça o curso de aviônicos com mais 1 ano de duração. Se você tiver vocação para Aviônicos comece com o curso de aviônicos.
2. Estude bastante e com seriedade. Exija o máximo dos seus instrutores. Faça pesquisa na Internet, se envolva com o assunto. Procure está atualizado com as notícias do mercado aeronáutico. Visite os Museus de aeronáutica, vá ao aeroclube, vá a locais onde se pratica modelismo, esteja sempre por dentro das notícias que envolvem o setor. Estar bem informado é primeiro passo para se colocar no mercado de trabalho.
3. Não se preocupe em estudar para fazer a prova da ANAC, se preocupe em aprender a profissão. A prova da ANAC é fácil e você não terá dificuldades se aprender o que precisa da forma correta. Estudar para fazer a prova da ANAC é como assinar um atestado de incompetência (burrice), é como se você estivesse dizendo para você mesmo que não é capaz de aprender o necessário para se tornar um bom mecânico. Aprenda a matéria e a prova será apenas uma entre as muitas avaliações que você terá que fazer durante a sua vida profissional.
4. Ao passar na prova da ANAC você terá o direito de se candidatar a uma vaga de Auxiliar de Manutenção. Como auxiliar você deve permanecer pelo menos 3 anos. Após esse período você fará uma nova prova com o pessoal da ANAC para que lhe seja dado o direito de receber sua primeira habilitação como Mecânico, chama-se CHT. Na CHT além dos seus dados tem também as especialidades que você pode trabalhar. Célula, Motor e Aviônicos. Normalmente as empresas exigem pelo menos duas habilitações para mecânico: Célula e Motor. Somente a de Aviônicos é exigida para o pessoal de eletrônica.
5. Depois de formado o mecânico será checado (faz uma prova) a cada 4 anos pelo o pessoal da ANAC. Se for reprovado terá que repetir a prova novamente. Em último caso pode ter sua habilitação suspensa.
A formação do mecânico não para nunca. É uma formação continuada. Esse é um dos motivos que criei a Heliways. Além da carteira de mecânico, o especialista precisa dar continuidade a sua formação.
Vamos aos passos seguintes :
a) Estude bastante o Inglês técnico. Essa é uma exigência feita pela ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) da qual o Brasil faz parte e que exige que todos os técnicos de aeronaves sejam proficientes no Inglês técnico. Atualmente se faz vista grossa para o assunto, mas isso não vai acontecer por muito tempo. Antes de ficar sem emprego e ou de ter dificuldades em arrumar um emprego, estude o Inglês. Atualmente um técnico com Inglês fluente arruma emprego muito fácil em uma companhia aérea.
b) Escolha os caminhos que você deseja trilhar. Os dois maiores mercados aeronáuticos são: Avião (asa fixa) ou Helicópteros (asa rotativa). Atualmente o mercado de asas rotativas está em alta com o advento do Pré-sal. Isso também pode mudar a qualquer momento, pois quem move o mercado é a economia e não sabemos o dia de amanhã. De modo geral o mercado de asas rotativas paga melhor os seus técnicos. O motivo é que é mais caro manter um helicóptero voando do que o um avião do mesmo porte. Outra opção também são as oficinas reparadoras de peças aeronáuticas, sem deixar de falar também das Indústrias. No Brasil temos duas grandes indústrias aeronáuticas, uma de asa fixa e uma de asas rotativas. A Embraer em São José dos Campos e Gavião Peixoto/SP e a Helibrás em Itajubá/MG. Existem também outras indústrias menores como a Neiva, EDRA Aeronáutica, etc. No mercado aeronáutico ainda existem outros tipos de atividades como as importadoras de peças, componentes e partes em geral que trabalham junto com os órgãos aduaneiros ou alfandegários e que controlam o comércio exterior na atividade aeronáutica. Para que você esteja exposto ao mercado de trabalho é necessário que você esteja presente onde houver atividades aeronáuticas e fazer contato com as pessoas do ramo.
c) Agora você já escolheu seu caminho. Então vai ter que se enquadrar dentro do que preconiza a Lei e o Direito Aeronáutico. Pois é, aeronáutica é uma atividade regulada por Lei e Direito Aeronáutico. A quebra de uma Lei significa punição e até mesmo cadeia para o infrator. Tá querendo desistir, aproveita enquanto está no começo. Brincadeiras a parte, mas somos parte de uma profissão privilegiada nesses aspectos.
Definições: Lei (do verbo latino ligare, que significa “aquilo que liga”, ou legere, que significa “aquilo que se lê”) é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito. Lei é sempre a norma oriunda do Estado, e em sentido estrito aquela que resulta de um poder legislativo (parlamento). (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).
Nota: Existe uma idéia de atrelar a profissão de Mecânico de Manutenção Aeronáutica a um Conselho Regional. Não sei como isso vai ser formalizado já que a nossa profissão é regulamentada por Lei (normas Jurídicas) Federal. Mas isso é outra história para ser vista em outra ocasião.
d) Voltando ao nosso assunto, onde você for iniciar suas atividades como profissional, você será fiscalizado e avaliado constantemente. Seja por avaliação do pessoal da ANAC a cada 4 anos, seja por auditorias de órgãos homologadores, auditorias dos clientes e também será auditado pela própria empresa onde você irá trabalhar, já que esse procedimento é exigido pelos órgãos oficiais.
Esses são alguns aspectos, entretanto ainda existem outros aspectos: Se você for trabalhar diretamente com aeronaves, por exemplo, e isso se aplica as outras situações como motores e partes aeronáuticas, você terá que fazer o curso da aeronave ou curso do motor ou curso das partes se forem de aplicação na aeronave. Mesmo com a habilitação de mecânico, você não pode trabalhar sem ter o curso da aeronave, motor ou produto (equipamento) que irá manter. Assim, cada vez que você muda de aeronave ou produto aeronáutico, vai ter que inserir essa aeronave ou produto no seu currículo de trabalho. A validade dos cursos de aeronaves ou dos produtos aeronáuticos que você fizer valem por 5 anos, depois você terá que fazê-los novamente (seria bom que isso se aplicasse a outras profissões principalmente as que trabalham com pessoas). Como disse anteriormente, o Mecânico de Aeronaves faz parte de um grupo de profissionais “privilegiados” e seletos.
A Lei e o Direito Aeronáutico abrangem todas as atividades aeronáuticas, da manutenção até o vôo. Tudo na aeronáutica é regulamentado, está escrito em alguma norma da Lei. Deixar de cumprir qualquer procedimento é crime que pode ser cometido por comissão ou omissão (caso atual do controlador de vôo do caso Legaci/Gol no Brasil). Muitas pessoas pensam que ser um MMA é simplesmente ter uma CHT e trabalhar em alguma empresa aeronáutica. Muitas vezes recebo e-mail´s de colegas de profissão fazendo perguntas ou insinuando coisas absurdas pela simples falta de conhecer como funciona sua própria profissão. Além disso, existem as exigências dos clientes que muitas vezes estão alinhados com as exigências internacionais e que, sob forma de contrato de prestação de serviços, muitas vezes superam até mesmo as exigências dos órgãos homologadores brasileiros.
Um dos grandes problemas que vejo nos dias atuais é a falta de informação do pessoal MMA sobre sua própria profissão e das escolas de formação que estão seguindo pelos caminhos “a moda antiga” e não preparam seus alunos de acordo com as novas exigências do mercado.
Fonte: Marcos Ramon (site Heliways)