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domingo, 4 de novembro de 2012

A Carreira do Mecânico de Manutenção Aeronáutica!


Caros colegas leitores que estejam buscando informações sobre a carreira do Mecânico de Manutenção Aeronáutica. Trago aqui um belo resumo com os pontos mais importantes sobre como e onde iniciar os estudos e também sobre o que levar em conta para prosseguir na carreira. Tal texto é de autoria de Marcos Ramon, da Heliways.
No geral, carreira como especialista em áreas tecnológicas no Brasil ainda pode ser uma grande opção de trabalho. Se levarmos em consideração que o investimento em aprendizagem é relativamente baixo e o tempo despendido para a formação completa do técnico pode ser feito através de um processo de aprendizado contínuo onde se somam a experiência e os cursos rápidos de especialização, esta pode ser uma excelente opção para o trabalhador brasileiro que procura respeito e independência financeira.
Existem nichos específicos aonde a presença de um especialista é essencial, como por exemplo, as áreas de Aeronáutica, de Saúde e de Telecomunicações entre outras. Veja que a de mão de obra especializada cresce a uma razão inferior a necessária para atender a demanda tecnológica. Isso acontece aqui no Brasil e em todo o mundo. Milhares de equipamentos de tecnologia avançada são vendidos diariamente e poucas são as oficinas especializadas na manutenção e recuperação desses equipamentos.
Mas vamos ao que interessa, o Especialista de Aeronáutica. O que fazer para se tornar um Especialista de Aeronáutica?
Atualmente a formação de Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA) é feita da seguinte forma: primeiro o candidato precisa ter o segundo grau. Depois tem que procurar uma Escola de formação aeronáutica para fazer os seguintes cursos:
a) Curso básico de MMA (matérias básicas);
b) Curso especializado de MMA dividido em três etapas: Célula, Motores e Aviônicos (eletrônica aeronáutica). Nesse caso o curso básico é pré-requisito.
Para aprender o ofício e ser um bom técnico no futuro o aluno precisa ser aplicado e diligente. Tem que levar o estudo com seriedade e não pode querer entrar na escola pensando em se formar em um ano para poder trabalhar. Siga os passos abaixo e certamente você vai ter sucesso.
1. Procure uma boa Escola de formação aeronáutica. Não acredite em coisas do tipo: “em um ano você está com a carteira na mão”. Certamente essa escola vai te enrolar. Ninguém aprende uma profissão tão complexa como a de Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA) em um tempo tão curto. Também evite fazer os cursos de finais de semana (aos sábados e domingos). Esse tipo de curso não traz um bom rendimento ao aluno e normalmente se gasta metade do tempo treinando para fazer a prova de proficiência que a ANAC exige. Procure uma escola que ofereça um curso sério, com um tempo de pelo menos 2,5 anos para cumprir as 3 etapas da formação inicial: o curso Básico (com pelo menos 8 meses) o Curso de Célula com pelo menos 1 ano e o curso de motor com pelo menos 1 ano. Terminando essa etapa inicial, faça o curso de aviônicos com mais 1 ano de duração. Se você tiver vocação para Aviônicos comece com o curso de aviônicos.
2. Estude bastante e com seriedade. Exija o máximo dos seus instrutores. Faça pesquisa na Internet, se envolva com o assunto. Procure está atualizado com as notícias do mercado aeronáutico. Visite os Museus de aeronáutica, vá ao aeroclube, vá a locais onde se pratica modelismo, esteja sempre por dentro das notícias que envolvem o setor. Estar bem informado é primeiro passo para se colocar no mercado de trabalho.
3. Não se preocupe em estudar para fazer a prova da ANAC, se preocupe em aprender a profissão. A prova da ANAC é fácil e você não terá dificuldades se aprender o que precisa da forma correta. Estudar para fazer a prova da ANAC é como assinar um atestado de incompetência (burrice), é como se você estivesse dizendo para você mesmo que não é capaz de aprender o necessário para se tornar um bom mecânico. Aprenda a matéria e a prova será apenas uma entre as muitas avaliações que você terá que fazer durante a sua vida profissional.
4. Ao passar na prova da ANAC você terá o direito de se candidatar a uma vaga de Auxiliar de Manutenção. Como auxiliar você deve permanecer pelo menos 3 anos. Após esse período você fará uma nova prova com o pessoal da ANAC para que lhe seja dado o direito de receber sua primeira habilitação como Mecânico, chama-se CHT. Na CHT além dos seus dados tem também as especialidades que você pode trabalhar. Célula, Motor e Aviônicos. Normalmente as empresas exigem pelo menos duas habilitações para mecânico: Célula e Motor. Somente a de Aviônicos é exigida para o pessoal de eletrônica.
5. Depois de formado o mecânico será checado (faz uma prova) a cada 4 anos pelo o pessoal da ANAC. Se for reprovado terá que repetir a prova novamente. Em último caso pode ter sua habilitação suspensa.
A formação do mecânico não para nunca. É uma formação continuada. Esse é um dos motivos que criei a Heliways. Além da carteira de mecânico, o especialista precisa dar continuidade a sua formação.
Vamos aos passos seguintes :
a) Estude bastante o Inglês técnico. Essa é uma exigência feita pela ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) da qual o Brasil faz parte e que exige que todos os técnicos de aeronaves sejam proficientes no Inglês técnico. Atualmente se faz vista grossa para o assunto, mas isso não vai acontecer por muito tempo. Antes de ficar sem emprego e ou de ter dificuldades em arrumar um emprego, estude o Inglês. Atualmente um técnico com Inglês fluente arruma emprego muito fácil em uma companhia aérea.
b) Escolha os caminhos que você deseja trilhar. Os dois maiores mercados aeronáuticos são: Avião (asa fixa) ou Helicópteros (asa rotativa). Atualmente o mercado de asas rotativas está em alta com o advento do Pré-sal. Isso também pode mudar a qualquer momento, pois quem move o mercado é a economia e não sabemos o dia de amanhã. De modo geral o mercado de asas rotativas paga melhor os seus técnicos. O motivo é que é mais caro manter um helicóptero voando do que o um avião do mesmo porte. Outra opção também são as oficinas reparadoras de peças aeronáuticas, sem deixar de falar também das Indústrias. No Brasil temos duas grandes indústrias aeronáuticas, uma de asa fixa e uma de asas rotativas. A Embraer em São José dos Campos e Gavião Peixoto/SP e a Helibrás em Itajubá/MG. Existem também outras indústrias menores como a Neiva, EDRA Aeronáutica, etc. No mercado aeronáutico ainda existem outros tipos de atividades como as importadoras de peças, componentes e partes em geral que trabalham junto com os órgãos aduaneiros ou alfandegários e que controlam o comércio exterior na atividade aeronáutica. Para que você esteja exposto ao mercado de trabalho é necessário que você esteja presente onde houver atividades aeronáuticas e fazer contato com as pessoas do ramo.
c) Agora você já escolheu seu caminho. Então vai ter que se enquadrar dentro do que preconiza a Lei e o Direito Aeronáutico. Pois é, aeronáutica é uma atividade regulada por Lei e Direito Aeronáutico. A quebra de uma Lei significa punição e até mesmo cadeia para o infrator. Tá querendo desistir, aproveita enquanto está no começo. Brincadeiras a parte, mas somos parte de uma profissão privilegiada nesses aspectos.
Definições: Lei (do verbo latino ligare, que significa “aquilo que liga”, ou legere, que significa “aquilo que se lê”) é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito. Lei é sempre a norma oriunda do Estado, e em sentido estrito aquela que resulta de um poder legislativo (parlamento). (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).
Nota: Existe uma idéia de atrelar a profissão de Mecânico de Manutenção Aeronáutica a um Conselho Regional. Não sei como isso vai ser formalizado já que a nossa profissão é regulamentada por Lei (normas Jurídicas) Federal. Mas isso é outra história para ser vista em outra ocasião.
d) Voltando ao nosso assunto, onde você for iniciar suas atividades como profissional, você será fiscalizado e avaliado constantemente. Seja por avaliação do pessoal da ANAC a cada 4 anos, seja por auditorias de órgãos homologadores, auditorias dos clientes e também será auditado pela própria empresa onde você irá trabalhar, já que esse procedimento é exigido pelos órgãos oficiais.
Esses são alguns aspectos, entretanto ainda existem outros aspectos: Se você for trabalhar diretamente com aeronaves, por exemplo, e isso se aplica as outras situações como motores e partes aeronáuticas, você terá que fazer o curso da aeronave ou curso do motor ou curso das partes se forem de aplicação na aeronave. Mesmo com a habilitação de mecânico, você não pode trabalhar sem ter o curso da aeronave, motor ou produto (equipamento) que irá manter. Assim, cada vez que você muda de aeronave ou produto aeronáutico, vai ter que inserir essa aeronave ou produto no seu currículo de trabalho. A validade dos cursos de aeronaves ou dos produtos aeronáuticos que você fizer valem por 5 anos, depois você terá que fazê-los novamente (seria bom que isso se aplicasse a outras profissões principalmente as que trabalham com pessoas). Como disse anteriormente, o Mecânico de Aeronaves faz parte de um grupo de profissionais “privilegiados” e seletos.
A Lei e o Direito Aeronáutico abrangem todas as atividades aeronáuticas, da manutenção até o vôo. Tudo na aeronáutica é regulamentado, está escrito em alguma norma da Lei. Deixar de cumprir qualquer procedimento é crime que pode ser cometido por comissão ou omissão (caso atual do controlador de vôo do caso Legaci/Gol no Brasil). Muitas pessoas pensam que ser um MMA é simplesmente ter uma CHT e trabalhar em alguma empresa aeronáutica. Muitas vezes recebo e-mail´s de colegas de profissão fazendo perguntas ou insinuando coisas absurdas pela simples falta de conhecer como funciona sua própria profissão. Além disso, existem as exigências dos clientes que muitas vezes estão alinhados com as exigências internacionais e que, sob forma de contrato de prestação de serviços, muitas vezes superam até mesmo as exigências dos órgãos homologadores brasileiros.
Um dos grandes problemas que vejo nos dias atuais é a falta de informação do pessoal MMA sobre sua própria profissão e das escolas de formação que estão seguindo pelos caminhos “a moda antiga” e não preparam seus alunos de acordo com as novas exigências do mercado.
Fonte: Marcos Ramon (site Heliways)

EC 130 B4

O EC 130 B4 é um monoturbina leve, ultra-silencioso, espaçoso e com o mesmo padrão de eficiência das aeronaves Esquilo, que há duas décadas vem conquistando clientes em todo o mundo, oferecendo versatilidade, confiança, segurança e facilidade de operação e manutenção. 
Silêncio e espaço ímpares 
O EC 130 B4 traz grandes inovações tecnológicas, em especial graças à substituição do tradicional rotor traseiro pelo fenestron, que torna o helicóptero o mais silencioso do mundo, com nível de ruído 8,5 decibéis abaixo das especificações da ICAO. Além disso, o EC 130 B4 incorpora outros recursos tecnológicos utilizados pelos mais recentes lançamentos da Eurocopter: duplo controle eletrônico total do motor (FADEC) com um terceiro canal de back-up e comandos hidráulicos duplos do Esquilo AS 355. 
Sua cabine é 25 cm mais larga e o bagageiro conta com 10% a mais de capacidade que as outras versões do Esquilo. Acomoda o piloto e seis passageiros na configuração padrão ou até sete passageiros na versão média densidade. Na configuração transporte de cargas, pode levar o piloto e 3,7 metros cúbicos de carga útil, ou 1,160 kg no gancho. Essas características fazem do EC 130 B4 o helicóptero ideal para operações de turismo, resgate aeromédico, táxi aéreo e outros serviços em áreas metropolitanas. Em missões de transporte aeromédico, o EC 130 B4 comporta até dois pacientes em maca e dois médicos ou atendentes. Excelência combinada à manutenção. 
Os operadores do EC 130 B4 certamente apreciarão seu novo conceito de gerenciamento da manutenção. Um check-list do programa de manutenção é disponibilizado em CD-Rom. 
A assistência aos problemas mecânicos foi facilitada com o autodiagnóstico integrado de toda a aeronave, oferecido pelo VEMD (Vehicle and Engine Multifunction Display) ? um indicador multifunção dos parâmetros da célula e do motor, composto de dois módulos de computadores que também facilitam o trabalho do piloto nos pousos e decolagens.

Ficha Técnica:

Capacidade
1 piloto + 6/7 passageiros ou 1.160 kg no gancho              

Pesos
Peso máx. de decolagem: 2.400 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 2.800 Kg
Peso vazio versão standard: 1.360 Kg

Motorização
1 turbina TURBOMECA ARRIEL 2B1
Potência máx.: 847 shp

Desempenho com peso máximo
Velocidade máx. (VNE): 287 km/h
Velocidade de cruzeiro rápido: 235 km/h
Razão de subida: 9,1 m/s
Alcance com tanque standard (SL): 640 km
Teto de serviço: 5.029 m

Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 12,64 m
Comprimento da fuselagem: 10,68 m
Altura: 3,61 m
Diâmetro do rotor principal: 10,69 m

Avião bate em fiação elétrica e cai às margens da GO-070, em Goiânia

Aeronave sobrevoava a região do aeroclube, na tarde deste sábado (3). Os dois ocupantes foram socorridos com ferimentos leves.

Avião bate em fiação elétrica e cai às margens da GO-070, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Avião fica preso a fiação elétrica e cai às margens da GO-070 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Uma aeronave modelo Cessna 152 caiu após bater na fiação da rede elétrica na GO-070, em Goiânia, próximo à saída para Inhumas, na tarde deste sábado (3).
O avião de pequeno porte sobrevoava, por volta das 15h, a área do Aeroclube de Goiânia, no Setor Chácara Recreio São Joaquim, quando ficou preso aos cabos de energia.
Os dois ocupantes do avião tiveram ferimentos leves. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e atendidos no Cais Cândida de Moraes.
O Cessna 152 é um avião com capacidade para duas pessoas, geralmente utilizado em treinamentos de voos. A produção da TV Anhanguera tentou entrar em contato com o Aeroclube de Goiânia, mas ninguém atendeu às ligações.
O Corpo de Bombeiros informou que ainda não se sabe as causas do acidente. Disse que a administração do Aeroclube já teria acionado o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para investigar o caso.
Fonte: G1.