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terça-feira, 30 de outubro de 2012

Avião faz pouso forçado em fazenda de Mato Grosso com 400 kg de cocaína a bordo







Um avião monomotor com cerca de 400 quilos de cocaína foi apreendido numa fazenda no município de Rosário Oeste (128 km de Cuiabá), na manhã desta segunda-feira (29). O piloto, o boliviano José Fernandez, fez pouso forçado por causa de pane seca (falta de combustível).

Funcionários da propriedade rural o detiveram, porém, num descuido, o suspeito correu para o mato, mas foi cercado por cães. A Polícia Civil local foi avisada.

Policiais do GOE (Grupo de Operações Especiais), da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes) e peritos saíram de Cuiabá pela manhã e encontraram o piloto detido. Fernandez confessou que trazia droga da Bolívia.

Segundo o chefe do GOE, delegado Vladimir Fransosi, a comunicação com a fazenda é muito difícil, só feita por rádio. Policiais saíram da fazenda, que fica a cerca de 80 km do município, por volta das 19h (horário de Brasília) e devem chegar três horas depois, demora esta devido ao peso e importância da carga. 

Depois, a cocaína vai ser encaminhada à Politec (Polícia Técnica) e submetida à perícia. A carga e o piloto serão encaminhados à Polícia Federal, já que ele deve ser indiciado em tráfico internacional de droga e porte ilegal de arma. O boliviano portava uma pistola 9 mm.
Fontes: Jorge Estevão (UOL) / Weverton Correa (Só Notícias)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DESENHO TÉCNICO DE AERONAVES (Resumo)


PLANTAS - São elos entre os engenheiros, que projetam o avião; e entre os homens, que o constrói, mantêm e consertam-no. Desenhos são caros e valiosos,portanto, devem ser manuseados com cuidado.
DESENHOS  DE  TRABALHO –  Dar  informações  como  tamanho,  formato,especificações sobre o material a ser usado. Podem ser divididos em:
Desenhos de Detalhes – descrição de peça simples, forma simples.
Desenhos de Conjuntos – descrição de um objeto feito de duas ou mais partes.
Desenhos de Montagem – descrição de informações necessárias para montagem das peças.
BLOCO DE TÍTULOS – Consiste no numero do desenho e de algumas outras informações concernentes a ele, e ao objeto que o representa.Números de desenhos e plantas - Todas as plantas são identificadas por um numero com a finalidade de uma rápida identificação.Referências e Extensões – Referencias mostram ao individuo o numero de outras plantas e Extensões são utilizadas para identificar peças direitas e esquerdas.Sistema de numeração universal – dá os meios de identificação de desenhos do tamanho padrão.
LISTA DE MATERIAL – Um lista ou materiais e peças necessárias à fabricação ou montagem  de  um  componente  ou  sistema,  é,  frequentemente  incluída  no desenho.Outras informações:
Bloco de Notas – Utilizado para correções e mudanças de desenhos, classificadas por letras ou números e dados de quem autorizou a mudança (identificação).
Notas – são utilizadas quando a informação não pode ser transmitida, na maneira convencional, ou quando é desejável evitar o enchimento do desenho.
Zoneamento – são utilizados para auxiliar a localização de um determinado ponto.O ponto de intercessão é a área procurada.
Números de estação – utilizados em grandes aeronaves para localizar estações como as cavernas da fuselagem.
Marcas de acabamento - são usadas para indicar as superfícies que devem ter um acabamento por máquina.
Tolerância – Quando uma dimensão dada em uma planta mostra uma variação permitida. O sinal (+) indica máximo e sinal (-) indica mínima variação permitida.
METODOS DE ILUSTRAÇÃO – Inúmeros métodos são usados para ilustrar objetos graficamente. Os mais comuns são:
Desenhos pictoriais – é similar a uma fotografia.
Desenhos de projeção ortográfica – Mostra o exato tamanho e forma de todas as peças de objetos complexos, são necessárias mais de uma vista.
Vista de detalhes – mostra apenas parte de um objeto, porém bem detalhado e em escala maior do que a da vista principal.
Vista Seccionada – são usadas quando a construção interior, ou componentes internos de um objeto não podem ser mostradas claramente por vistas exteriores.
Meias Secções – o plano de corte é feito somente seccionando o objeto pelo meio,uma metade do objeto fica como vista exterior.Secção rebatida – mostra a forma de corte transversal da parte, como o raio da roda.
Secção removida – são como a secção rebatida, exceto que estão colocadas de um lado e destacam detalhes pertinentes e são desenhadas em uma escala maior que a vista.
SIGNIFICADO DAS LINHAS – linhas são usadas para mostrar dimensões e superfícies ocultas, e para indicar centros. Muitos desenhos usam três larguras, ou intensidades de linhas: fina, média e grossa.
INTERPRETANDO  DESENHOS:Para completar a interpretação de um  desenho,  lêem-se  as  notas gerais e o conteúdo do bloco de material; cheque e ache as várias modificações incorporadas, e leia as  informações  especiais  da das nas,  ou  próximas  das  vistas  e seções.
DIAGRAMAS: Um diagrama deve ser  definido  como  uma representação  gráfica  de  um conjunto ou sistema; indicando as várias partes e, expressamente, os métodos ou princípios de operação.Duas  classes  ou  tipos  de diagramas:
Diagramas de instalação - Esse é um diagrama do sistema de travas de comando de uma aeronave. Ele identifica  cada  componente  no sistema e mostra sua localização na aeronave.
Diagramas esquemáticos - Não indicam a localização individual de componentes na aeronave, mas localizam os componentes com respeito a cada um dentro do sistema.
ESBORÇOS  DE  DESENHO –  simples  desenho  de  rascunho  que  é  feito rapidamente e sem muito detalhe.
SÍMBOLOS DE DESENHOS – é a taquigrafia (arte de escrever por abreviaturas com a rapidez com que se fala) do desenho.
Símbolos de material – mostram o tipo de material do qual o componente deverá ser construído.
Símbolos das formas – mostram a forma de um objeto com excelente vantagem.
Símbolos elétricos – representam vários mecanismos elétricos, ao invés de um desenho real das unidades.
MICROFILME - A prática de gravação de desenhos, de catálogos de peças e manutenção de revisão em microfilmes, foi introduzida nos últimos anos.


Como estudar para a prova da ANAC ?

O primeiro passo é estudar e estudar muito. Não há uma regra especial para que o aluno obtenha bons resultados na "banca" da ANAC , o que há é somente uma certeza: dedicação aos estudos das disciplinas ministradas nos cursos de formação de mecânicos de manutenção aeronáutica. Uma dica que damos é que todas as disciplinas são importantes e devem ser estudadas sempre, desde as matérias do módulo básico até a última do módulo específico devem estar sempre na memória dos estudantes. Costumo orientar meus alunos a sempre revisarem as disciplinas do módulo básico, pois são disciplinas relativamente mais fáceis do que as do módulo específico e ajudam a somar pontos para a aprovação. Muitas vezes um candidato fica reprovado por somente um ponto e quando verifica o que errou certamente notará que uma pergunta sobre disciplina básica acabou sendo a responsável por não ter obtido a pontuação mínima para aprovação. Se você quer conseguir alcançar êxito logo da primeira vez em uma avaliação da ANAC o segredo é estudar as disciplinas desde o primeiro dia de aula do curso de MMA até a ultimo dia. Aproveite as aulas para tirar todas as dúvidas com seus professores. Não deixe as dúvidas tomarem conta dos seus estudos. Nunca pense que a sua pergunta é uma pergunta sem importância, pois a sua dúvida pode ser a dúvida de muitos naquele momento. Ninguém sabe tudo e os professores também não. Ninguém é obrigado a saber tudo e nem pode. Se sua dúvida não puder ser respondida naquele momento pelo instrutor, ele certamente saberá buscar a resposta para você e a trará em outro momento. O importante é nunca ficar com dúvida e não ter vergonha de perguntar. Estudem o máximo possível. Muitos alunos trabalham durante o dia e estudam de noite e o cansaço pode tirar um pouco do apetite pelos estudos , mas não esmoreça , lute contra o sono e você sairá vitorioso.
Bons estudos.