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quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Avião é transformado em jardim-de-infância na Geórgia

Um georgiano aproveitou um avião comercial aposentado, um Yakovlev 42, e o converteu num jardim-de-infância na cidade de Rustavi, uma cidade no sudeste da Geórgia, na província de Kartli, situada a 25 km a sudeste da capital Tbilisi.




Gari Chapidze foi buscar o avião antigo ao aeroporto de Tbilisi por uma quantia não revelada e providenciou os meios para que este fosse transportado até Rustavi.

A transformação do espaço levou vários meses e Chapidze estava preocupado que as crianças não gostassem da ideia, mas a verdade é que o projeto agradou não só aos mais pequenos como também aos progenitores.

Staff acredita que, além do espaço ser lúdico, com vários botões para carregar e puxar, brincar num avião poderá ajudar as crianças a desenvolverem-se. O jardim-de-infância tem atualmente 20 crianças, mas a lista de inscrições é interminável.





Fontes: TFI / Site Desastres Aéreos - Fotos: Reprodução

Downloads

Esse espaço é mais voltado para alunos do curso de manutenção de aeronaves, mas nada impede de qualquer pessoa baixar tais arquivos, bastando apenas clicar na área desejada:



 APOSTILAS DA ANAC (cursos MMA)

 APOSTILAS DO FAA (básico/geral)

LEGISLAÇÃO AERONÁUTICA

SIMULADOS E PROVAS ANAC (p/MMA)


domingo, 21 de outubro de 2012

AS 350 B3e

Versão de alta performance do Esquilo monomotor, o AS 350 B3e é a aeronave indicada para condições extremas de operação. Equipado com uma potente turbina Turbomeca Arriel 2D controlada eletronicamente, o AS 350 B3e apresenta excepcional desempenho em operações em locais de altitude e temperatura elevadas. 
Com capacidade de carga no gancho de 1400 kg e uma série de equipamentos que aliviam a carga de trabalho do piloto, é o helicóptero leve ideal para transportar cargas pesadas. 
É também um excelente helicóptero para vôos executivos rápidos e confortáveis.



Ficha Técnica:

Capacidade
1 piloto + 5 passageiros (6 passageiros com kit opcional instalado 'two passengers front seat')
1.400 kg no gancho

Pesos
Peso máx. de decolagem: 2.250 Kg (2.370 kg com kit de peso máximo interno aumentado, que requer o kit opcional 'trem de pouso alto' e 'sistema hidráulico duplo')
Peso máx. de decolagem com carga externa: 2.800 Kg
Peso vazio: aproximadamente 1.250 Kg (variável em função dos kits opcionais instalados)

Motorização
1 turbina ARRIEL 2D com FADEC
Potência máx. de decolagem: 860 SHP

Desempenho (com peso máximo de decolagem-ISA,SL)
Velocidade máx. (VNE): 155 kt (287 km/h)
Velocidade de cruzeiro rápido: 139 kt (258 km/h)
Razão de subida: 1950 ft/min (9,9 m/s)
Teto de serviço: 16.638 ft (5.070 m)(altitude máxima operacional em vôo: 23.000 ft)
Autonomia com tanque standard: 4,14 h (c/ velocidade de máxima autonomia)
Alcance com tanque standard (SL): 357 NM (661 km) (sem reservas, c/ velocidade de cruzeiro rápido)

Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 12,94 m
Comprimento da fuselagem: 10,93 m
Altura: 3,14 m (trem de pouso baixo) - 3,34 m (trem de pouso alto)
Diâmetro do rotor principal: 10,69 m