Menu

sábado, 20 de outubro de 2012

Pra descontrair


Havia um mecânico de aeronaves que estava viajando do Brasil para os Estados Unidos, aproveitando um pacote-cortesia de uma obscura empresa aérea centro-americana. 
Vamos dizer que ele se chamava “Glauco”.
Era um "vôo-canguru", isto é, o tal do avião pousava em todos os lugares possíveis e imaginaveis. Num destes pousos, em um aeroporto minúsculo, foi solicitado aos passageiros que descessem, porque havia necessidade de trocar uma turbina daquele mesmo avião.
Ora, o hotel da cidade tinha menos vagas que o número de passageiros. Glauco sabia que trocar uma turbina demoraria pelo menos umas seis horas, e assim procurou acomodar-se da melhor maneira no saguão.
Mas qual não foi a sua surpresa quando, cerca de uma hora e meia mais tarde, os passageiros foram chamados para reembarcar.
O Glauco chegou-se ao balconista e perguntou-lhe em Espanhol:
- ¿Hán ustedes cambiado la turbina en tán poco tiempo?
E ele respondeu:
- ¡No! ¡Hemos cambiado el comandante! ¡Era un cobarde, maricón!


Pra descontrair

"Senhores passageiros, aqui é seu comandante. gostaria de lhes dar as boas vindas a bordo do nosso vôo. estamos a uma altitude de cruzeiro de 35.000 pés. se vocês olharem para o lado esquerdo, verão as turbinas pegando fogo. se olharem para o lado direito verão que a asa caiu. se olharem para baixo, pro meio do oceano, verão um bote salva-vidas amarelo com três pessoas acenando. são seu comandante, o copiloto e uma das comissárias de bordo. ESTA É UMA MENSAGEM GRAVADA"  




AS 350 B2 ESQUILO




O Esquilo AS 350 B2 é um helicóptero monoturbina leve para 5/6 passageiros e 1 piloto. Equipado com um motor Turbomeca Arriel 1D1, apresenta melhor desempenho em altitudes elevadas e em temperaturas altas.
Graças a uma cabine espaçosa e aos diversos equipamentos opcionais disponíveis, esse helicóptero pode executar as mais diversas missões, tanto civis quanto parapúblicas.
Sua concepção simples e moderna, que se serve amplamente de materiais conjugados (pás, rotor "starflex", capôs, etc.) oferece grande conforto devido aos baixos níveis de ruído e vibratório. Trata-se de uma aeronave muito versátil, como todas as versões da família Esquilo, indicada particularmente para transporte executivo e de passageiros, transporte aeromédico e de carga externa, com capacidade para até 1.160 kg de carga no gancho.
Esse helicóptero adapta-se igualmente bem para missões policiais.

Ficha Técnica:

Capacidade
1 piloto + 5/6 passageiros ou 1.160 kg no gancho

Pesos
Peso máx. de decolagem: 2.250 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 2.500 Kg
Peso vazio: 1.200 Kg

Motorização
1 turbina TURBOMECA ARRIEL 1D1
Potência máx. de decolagem: 732 shp

Desempenho (com peso máximo de decolagem-ISA,SL)
Velocidade máx. (VNE): 287 km/h
Velocidade de cruzeiro rápido: 246 km/h
Razão de subida: 8,5 m/s
Teto de serviço: 4.600 m
Autonomia com tanque standard: 4,24 h
Alcance com tanque standard (SL): 666 km

Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 12,94 m
Comprimento da fuselagem: 10,93 m
Altura: 3,34 m
Diâmetro do rotor principal: 10,69 m