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sábado, 20 de outubro de 2012

EC 120 COLIBRI


O EC 120 COLIBRI é um helicóptero monomotor leve e polivalente com capacidade para 4 passageiros e 1 piloto. Foi projetado de forma a oferecer uma grande flexibilidade de utilização aos seus usuários.
Moderno, o COLIBRI é o primeiro helicóptero em sua categoria (1,7 T) equipado com sistema de alimentação de combustível e assentos resistentes a impactos. O embarque dos passageiros é extremamente facilitado, devido à total abertura das portas da cabine e a amplos degraus de acesso. O embarque das bagagens também é rápido, graças a duas portas e acesso ao bagageiro, sem equivalência nesta categoria, podendo acomodar cinco malas grandes. Em voo, o COLIBRI surpreende pelo conforto, pela potência do motor (ARRIUS 2F da TURBOMECA), pela excelente visibilidade e pelo nível reduzido de vibração. Seu baixo índice de ruído externo (6,6 dba, inferior aos limites fixados pela OACI) deve-se em parte às características do rotor principal e do rotor traseiro Fenestron de última geração. O EC 120 COLIBRI incorpora os principais requisitos exigidos pelos operadores: manutenção reduzida, baixo custo técnico e preço de venda competitivo, além de excelente desempenho.

Ficha Técnica:

Capacidade
1 piloto + 4 passageiros

Pesos
Peso máx. de decolagem: 1.715 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 1.800 Kg
Peso vazio: 994 Kg

Motorização
1 turbina TURBOMECA ARRIUS 2F
Potência máx. de decolagem: 504 shp

Desempenho (com peso máximo de decolagem-ISA,SL)
Velocidade máx. (VNE): 278 km/h
Velocidade de cruzeiro rápido: 223 km/h
Razão de subida: 5,84 m/s
Teto de serviço: 5.182 m
Autonomia com tanque standard: 4,19 h
Alcance com tanque standard (SL): 710 km

Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 11,52 m
Comprimento da fuselagem (incl. rotor traseiro): 9,60 m
Altura: 3,40 m
Diâmetro do rotor principal: 10 m

Operação apreende 1 tonelada de droga

Os dias têm sido quentes na área da Operação Ágata 6, a fronteira do Brasil com a Bolívia e o Peru, uma linha sinuosa de 4.216 quilômetros onde os termômetros passam sempre dos 30 graus - e, por onde escoam, segundo os setores de inteligência da Polícia Federal, 65% das drogas, armas, munições e produtos contrabandeados que circulam no País.
A Ágata-6 envolve 7.500 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. Na definição do Ministério da Defesa, o objetivo é "combater ilícitos". Na prática, significa que as 26 aeronaves - entre as quais caças-bombardeiros AMX e os grandes jatos de vigilância eletrônica R-99 -, uma frota de dezenas de veículos de transporte de tropas e a flotilha de oito embarcações especializadas, estão empenhadas em ações reais há 11 dias, com bons resultados. Só durante a primeira semana de atividades foram apreendidos 1,1 tonelada de droga pura, 14 veículos pesados e 221 barcos. Oito pessoas foram detidas.
No ar, voa um poderoso olho digital empregado pela FAB - o Veículo Aéreo Não Tripulado, o Vant, pilotado a partir de um ponto remoto, em terra, com uma plataforma de coleta de dados, informações e imagens. Pode permanecer de 16 horas a 20 horas na altitude de 5,5 mil metros e a velocidades de cruzeiro na faixa dos 130 km/hora, com carga útil de 150 kg.

fonte: O Estado de S. Paulo

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