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segunda-feira, 17 de junho de 2013

Avião solar chega a Washington após cruzar os EUA

O Solar Impulse, primeiro avião movido a energia solar, pousou na madrugada de domingo em um aeroporto próximo à capital americana, depois de cruzar o país de costa a costa e antes de concluir seu périplo em julho próximo, em Nova York, informaram os organizadores.

A aeronave, que funciona graças a 12 mil células fotovoltaicas e pode voar de dia e de noite, chegou à 00H15 local (11H15 de Brasília) ao aeroporto internacional de Dulles, em Washington, pilotada pelo suíço Bertrand Piccard.

No começo de julho, a Solar Impulse fará um voo entre Washington e Nova York, que porá fim à missão de Piccard e seu compatriota Andre Borschberg.

Os dois pilotos, que se revezaram para pilotar este monomotor na viagem experimental pelos Estados Unidos, que começou em 3 de maio perto de San Francisco (Califórnia, oeste) rumo a Phoenix (Arizona, sudoeste).

Posteriormente, fez os trajetos Dallas-Fort Worth (Texas, sul), Fort Worth- St. Louis (Missouri, centro), St.Louis-Cincinatti (Ohio, norte) - esta etapa imposta pelo mau tempo - e finalmente, Cincinatti-Dulles.

O último voo de Cincinnati durou 14 horas, explicaram os organizadores.

Este protótipo - de 1,6 tonelada de fibra de carbono, com envergadura de 63,4 metros, o equivalente a um Boeing 747 - pode alcançar os 8.230 metros de altitude e uma velocidade cruzeiro de 70 km/h.

O Solar Impulse é um projeto iniciado há dez anos e que realizou o primeiro voo em junho de 2009.

Em 2010, voou se parar 26 horas para demonstrar sua capacidade de acumular energia suficiente durante o dia para continuar voando à noite.

Um ano depois a aeronave fez o primeiro voo internacional entre Bélgica e França e, em junho de 2012, a primeira viagem transcontinental de 2.500 km entre Madri e Rabat, que durou 20 horas.

Piccard e Borschberg pretendem dar a volta ao mundo em 2015 com uma versão melhorada deste dispositivo.


Fonte: AFP - Agence France-Presse

Airbus A350 XWB é o avião mais eficiente a decolar

fotoO A350 XWB é um avião bastante grande, que pode acomodar até 350 passageiros, e tem 53% de sua estrutura feita em fibra de carbono. Ou seja, metais pesados e outros materiais foram utilizados apenas em partes vitais para deixar o grande pássaro aí bem leve.
Com isso, ele é a mais eficiente aeronave em sua categoria a decolar até hoje. A fabricante pensou tanto em economia de combustível, que até a eletricidade da cabine precisou passar ter o uso diminuído. Toda a iluminação é feita em por lâmpadas LED. Além do mais, suas turbinas foram construídas especificamente para ele e são as mais eficientes do mundo também. Tudo isso para emitir menos CO2 na atmosfera.
O único concorrente do A350 é o Boeing 787 Dreamliner. Essa classe de aviões tem 50% de sua estrutura feita em fibra de carbono e é bem menor que o Airbus, comportando 100 passageiros a menos. Fora isso, essas aeronaves da Boeing ficaram conhecidas pela série de problemas que têm apresentado. Diversos países do mundo inteiro chegaram a proibir que o modelo decolasse em seus aeroportos.
O voo inaugural do A350 aconteceu ontem, na França, e o modelo já conta com 600 unidades encomendadas para a Airbus.
Fonte: Correio do Estado

Embraer lançará nova geração de aviões regionais

Avião da EmbraerA brasileira Embraer oficializará nesta segunda-feira no Salão Aeronáutico de Le Bourget (norte de Paris) o lançamento de uma nova geração de aviões regionais, uma família de aeronaves batizada de E2 com mais assentos que a geração atualmente comercializada, informou uma fonte ligada à empresa.
"A série E2 oferecerá entre 80 e 144 assentos. Podem ser feitos anúncios de encomendas", disse a fonte à AFP.
A família de aviões E conta atualmente com quatro modelos, incluindo o E190 e o E195, que dispõem de entre 70 e 122 cadeiras.
A nova geração deve entrar em serviço em 2018.
A Embraer pretendia lançar há algum tempo um novo avião de alcance regional maior que a série atual, mas teve que renunciar ao projeto ano passado. A empresa acabou optando pela modernização da atual série.
O grupo americano Honeywell anunciou em fevereiro que havia sido escolhido para fornecer todo o sistema eletrônico, de informática e elétrico da nova geração de aviões regionais.
O Salão de Le Bourget, o encontro internacional mais importante do setor aeronáutico, começa nesta segunda-feira.
Fonte: EXAME