Menu

terça-feira, 21 de maio de 2013

Avião Solar Impulse pronto para 2ª etapa da travessia dos EUA


O avião Solar Impulse, primeira e única aeronave movida a energia solar, iniciará nesta quarta-feira a segunda etapa da travessia dos Estados Unidos, partindo de Phoenix, no Arizona (sudoeste), com destino a Dallas, Texas (sul), anunciou um dos encarregados do projeto.
O avião experimental, pilotado pelo aventureiro suíço Bertrand Piccard, iniciou a primeira etapa da viagem em 3 de maio, da Base da Força Aérea Moffett, perto de San Francisco, Califórnia (oeste).
Na quarta-feira, o avião solar, desta vez sob o comando do colega de equipe de Piccard, o suíço André Borschlberg, tentará chegar a Dallas, a 1.337 km, de uma única vez, um recorde para a aeronave.
O avião de um lugar e 1,6 tonelada, feito em fibra de carbono e com envergadura de 63,4 metros - o equivalente a um Boeing 747 -, está programado para decolar do aeroporto internacional de Phoenix às 09h00 de Brasília e espera-se que chegue ao seu destino às 03h00 da quinta-feira, após 18 horas de voo.
A travessia de oeste a leste do país, com destino final em Nova York, será feita em cinco etapas por motivos de segurança, explicaram os aventureiros.
Tecnicamente, o dispositivo poderia fazer o voo direto, mas isto não é permitido pelas autoridades porque só há lugar para um piloto e cada um é limitado a voar no máximo por 24 horas, afirmaram.
Depois de Dallas, Texas, o avião solar seguirá para Saint Louis (Missouri). Em seguida, se dirigirá ao aeroporto Dulles, de Washington, em meados de junho e, finalmente, chegará ao aeroporto JFK, de Nova York, em julho.
O avião solar ficará entre uma semana e dez dias em cada escala, permitindo aos curiosos ver e falar com os pilotos.
O objetivo é promover a tecnologia da aeronave, que com quatro motores elétricos de dez cavalos instalados sob uma asa gigantesca, é alimentada por 12.000 células fotovoltaicas capazes de produzir eletricidade suficiente para carregar uma bateria de lítio de 400 quilos.
O projeto Solar Impulse já tem dez anos, mas fez o primeiro voo em 2009. Em 2010, a aeronave fez uma viagem sem escalas de 26 horas e um ano depois viajou entre a Bélgica e a França. Em 2012 realizou a primeira travessia transcontinental de 2.500 km entre Madri e Rabat.
André Borschberg e Bertrand Piccard pretendem dar uma volta ao mundo em uma versão melhorada do avião em 2015.

Fonte: R7


Em crise, grupo de Eike Batista coloca avião à venda em site

Aeronave usada conta com 1.418 horas de voo

O empresário Eike Batista, dono do Grupo EBX, colocou à venda um avião executivo modelo Legacy 600, da Embraer, ano 2008. A aeronave está disponível para compra no site Controller.com e está em nome da AUX, empresa de mineração de ouro, que detém direitos de exploração na região de California-Vetas e La Bodega, na Colômbia.
Conforme informações do site, a aeronave tem capacidade para transportar 13 passageiros e conta com 1.418 horas de voo. O preço do avião não foi informado, mas há similares a venda no site por cerca de US$ 15 milhões (cerca de R$ 30 milhões). Procurado, o grupo EBX ainda não se manifestou sobre a venda.
Depois de ser o sétimo homem mais rico do mundo em 2011, Eike Batista enfrenta uma crise em seu patrimônio e chegou a perder US$ 20 bilhões (cerca de R$ 40 bilhões), de acordo com informações da revistaÉpoca. As empresas do seu grupo também não estão bem. A petrolífera OGX anunciou no começo de maio acordo para vender participação de 40% nos blocos BM-C-39 e BM-C-40, que contêm o campo de Tubarão Martelo, além de acumulações Peró e Ingá, na bacia de Santos, por US$ 850 milhões (cerca de R$ 1,7 bilhão). O acordo foi acertado com a companhia estatal malaia de petróleo Petronas e estabelece que a petrolífera do bilionário continuará como operadora dos blocos.
De acordo com a revista, o empresário construiu o império das empresas X sobre uma base que não era sólida, já que ele não possuía experiência no ramo de petróleo, prometendo metas consideradas altas, mas que suas empresas não tiveram a capacidade para entregá-las, principalmente com a OGX, e agora corre para tentar recuperar a credibilidade com o mercado e reerguer a empresa. Com a fortuna estimada em US$ 9 bilhões, Eike caiu para o quinto mais rico do Brasil pelo ranking da Bloomberg.
Em abril, a revista americana Businessweek também lembrou que, há um ano, Batista era o homem mais rico do Brasil e tinha o objetivo de ser o primeiro do mundo também. Mas, em um ano, seus objetivos foram destruídos. "Seu porto, que segundo ele seria o terceiro maior do mundo, ainda está em construção, apenas um dos muitos projetos atrasados e metas de produção perdidas", diz a revista. "Isso, juntamente com um declínio de 34% no preço do petróleo desde 2008, tem golpeado os preços de suas empresas e ele perdeu US$ 25 bilhões de seu patrimônio líquido, mais do que toda a fortuna do fundador da Amazon.com, Jeff Bezos." A publicação cita ainda um analista de mercados, Ed Kuczma, que diz que as pessoas acabaram investindo em "uma apresentação do PowerPoint".

Fonte: Terra




Avião robótico transporta passageiros por 800 km

astraea-flying-test-bed


O ano de 2013 vai ficar marcado na história da aviação como o primeiro ano em que um avião “sem piloto” voou. O feito aconteceu no mês de abril: um avião comercial de 19 lugares levou passageiros por uma viagem de 800 km em espaço aéreo normal.
No trajeto comercial de Warton, em Lancashire, Inglaterra, a Inverness, na Escócia, o avião da ASTRAEA testou uma tecnologia que vai além do piloto automático que equipa a grande maioria dos aviões comerciais há décadas. Depois da decolagem feita por piloto, entrou em ação um sistema de detecção e evasão, capaz de perceber o tráfego aéreo ao seu redor e tomar medidas anti-colisão automaticamente.
Mas o avião não estava voando sem supervisão. Depois da decolagem, quando o sistema assumiu os controles, o veículo passou a ser monitorado por um piloto em terra, e pelos passageiros deste voo inaugural – todos eles engenheiros de teste. Para testar o sistema, objetos falsos a serem evitados foram introduzidos no computador de voo. Mudanças na rota de voo foram comunicadas ao piloto em terra pelo tráfego aéreo, que por sua vez instruía o avião a corrigir o curso de acordo.
Existem planos dos EUA para abrir o espaço aéreo para as aeronaves não pilotadas em 2015, e saber que esta tecnologia já está madura o suficiente é uma boa notícia.
O avião não tripulado ou “drone” é capaz de reagir a mudanças meteorológicas através de um detector de nuvens, que foi testado sobre o Mar da Irlanda. O próximo teste deve ocorrer este mês, para verificar a capacidade do sistema de evitar obstáculos em pousos de emergência. Em junho, estas tecnologias serão conectadas ao sistema de voo autônomo da aeronave. Os próximos desenvolvimentos envolvem testar sistemas capazes de se comunicar com controladores de tráfego aéreo, e sistemas de detecção e evasão de colisão com outras aeronaves.
A tecnologia de voos não tripulados não é novidade nas forças armadas, que a vem testando há anos em regiões de conflito, mas não em espaço aéreo civil. Você está preparado para apertar o cinto e descobrir que não tem piloto no avião?