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terça-feira, 21 de maio de 2013

Helicóptero adquirido pelo Brasil teve destaque em mostra internacional em Moscou

Helicóptero adquirido pelo Brasil teve destaque em mostra internacional em Moscou
Mais de 200 empresas de 18 países participaram da HeliRussia 2013 Foto: ITAR-TASS


Moscou recebeu a 6ª edição da Exposição Internacional de Helicópteros (HeliRussia) entre os dias 16 e 18 de maio. No total, a mostra reuniu mais de duzentas empresas de 18 países.
Uma das maiores atrações foi o novo helicóptero Ka-62, um par civil do Ka-60 Kasatka (Orca), que foi desenvolvido no século passado para estruturas de defesa e segurança. Apresentado pela primeira vez no evento de 2012, seus testes de voo devem começar já este ano e a certificação da aeronave está prevista para 2014.
Os primeiros sete modelos Ka-62 foram encomendado pelo Brasil. Eles poderão ser usados tanto no setor de petróleo e gás, como em trabalhos de resgate.
Também foram expostos os helicópteros Ansat, Mi-171A2, Mi-38, Ka-226 e o helicóptero civil AW-139, veículo de médio porte construído por uma joint venture russo-italiana que pôde ser visto pela primeira vez.
A Sikorsky Aircraft Corporation, maior fabricante de helicópteros dos EUA, apresentou ainda a cabine do novo modelo pesado S-92, sendo possível compará-lo com a estrutura do helicóptero mais pesado do mundo, o russo Mi-26.
A 6ª edição da HeliRussia contou ainda com a apresentação de três veículos de guerra russos. “Trata-se dos modelos Ka-52 Alligator, do caçador noturno Mi-28N e do helicóptero de combate e carga Mi-35M”, presidente da Associação Russa da Indústria de Helicópteros, Mikhail Kazatchkov.
O Mi-35M é uma versão modernizada do famoso Mi-24, que completou recentemente 40 anos de produção em série. O atual modelo está em serviço nas forças aéreas da Rússia, Venezuela, Brasil e Azerbaijão, e é capaz de operar dia e noite em condições meteorológicas adversas.

Fonte: Gazeta Russa

Simulador de aviação nacional alça voo no mercado externo


Um produto 100% nacional foi uma das atrações da BITS 2013. Trata-se do simulador para treinamento e formação de pilotos de helicóptero, da gaúcha SBPA, especializada no desenvolvimento de simuladores de voo homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil, com base nas normas da FAA (Federal Aviation Administration) para formação e treinamento de pilotos.
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Luciano Zoppo, diretor da SBPA, fala da trajetória de uma startup no país. "O caminho é espinhoso para crescer na área de tecnologia nacional. Nós tivemos apoio do Sebrae e fomos atrás deles. Esse é o melhor caminho", afirma.
Com produto diferenciado, a SBPA tem o quê comemorar: fechou um contrato com um investidor do Qatar, que vai montar um centro de formação de pilotos no Rio Grande do Sul a partir do uso da tecnologia desenvolvida pela empresa. Aos jovens empreendedores, Zoppo dá um recado: "não desistam dos seus sonhos". Assista a entrevista.
veja o video da reportagem aqui.
Fonte: Convergência Digital 

Executivos de aviação vêem melhora e pedem ajuda do governo


Líderes da indústria de aviação executiva vêem sinais de recuperação depois de quatro anos de recessão, mas apelaram aos governos para cortar impostos e burocracia

Genebra - Líderes da indústria multibilionária de aviação executiva vêem sinais de recuperação depois de quatro anos de recessão, disseram nesta segunda-feira, mas apelaram aos governos para facilitar o caminho à frente, cortando impostos e burocracia.
O pedido foi lançado por executivos da Europa e da América do Norte, antes da abertura, na terça-feira, da conferência Ebace, uma grande vitrine anual para os fabricantes de aviões, fornecedores de equipamentos e empresas de serviços. O evento se encerra na quinta-feira.
"Os sinais são encorajadores", disse a repórteres o presidente-executivo da North American Business Aviation Association (NBAA), Ed Bolen. "Nós estamos vendo progresso em todos os setores, mas está muito frágil".
"O ambiente de dificuldades se arrasta. O tráfego ainda não se recuperou para níveis confortáveis​​, enquanto uma recuperação da indústria é prejudicada por algumas medidas políticas do governo", disse o presidente-executivo da EBAA, grupo europeu industrial, Fabio Gamba.
A aviação executiva abrange operações não regulares de aviões particulares ou frotas utilizadas para transportar os líderes empresariais e funcionários em todo o mundo, e os fabricantes de aviões e empresas de apoio que os fornecem.
Nos Estados Unidos, segundo a NBAA, esse segmento contribui com 150 bilhões de dólares para a economia a cada ano e oferece mais de 1,2 milhão de empregos com altos salários. Já a EBAA diz que a contribuição proporcional na Europa é semelhante.
O segmento expandiu-se com o aumento da economia mundial e do comércio internacional durante a década antes da crise financeira de 2008-2009, mas depois sofreu uma queda constante nas vendas, entregas de aeronaves e voos.
Fonte: EXAME