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terça-feira, 21 de maio de 2013

Simulador de aviação nacional alça voo no mercado externo


Um produto 100% nacional foi uma das atrações da BITS 2013. Trata-se do simulador para treinamento e formação de pilotos de helicóptero, da gaúcha SBPA, especializada no desenvolvimento de simuladores de voo homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil, com base nas normas da FAA (Federal Aviation Administration) para formação e treinamento de pilotos.
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Luciano Zoppo, diretor da SBPA, fala da trajetória de uma startup no país. "O caminho é espinhoso para crescer na área de tecnologia nacional. Nós tivemos apoio do Sebrae e fomos atrás deles. Esse é o melhor caminho", afirma.
Com produto diferenciado, a SBPA tem o quê comemorar: fechou um contrato com um investidor do Qatar, que vai montar um centro de formação de pilotos no Rio Grande do Sul a partir do uso da tecnologia desenvolvida pela empresa. Aos jovens empreendedores, Zoppo dá um recado: "não desistam dos seus sonhos". Assista a entrevista.
veja o video da reportagem aqui.
Fonte: Convergência Digital 

Executivos de aviação vêem melhora e pedem ajuda do governo


Líderes da indústria de aviação executiva vêem sinais de recuperação depois de quatro anos de recessão, mas apelaram aos governos para cortar impostos e burocracia

Genebra - Líderes da indústria multibilionária de aviação executiva vêem sinais de recuperação depois de quatro anos de recessão, disseram nesta segunda-feira, mas apelaram aos governos para facilitar o caminho à frente, cortando impostos e burocracia.
O pedido foi lançado por executivos da Europa e da América do Norte, antes da abertura, na terça-feira, da conferência Ebace, uma grande vitrine anual para os fabricantes de aviões, fornecedores de equipamentos e empresas de serviços. O evento se encerra na quinta-feira.
"Os sinais são encorajadores", disse a repórteres o presidente-executivo da North American Business Aviation Association (NBAA), Ed Bolen. "Nós estamos vendo progresso em todos os setores, mas está muito frágil".
"O ambiente de dificuldades se arrasta. O tráfego ainda não se recuperou para níveis confortáveis​​, enquanto uma recuperação da indústria é prejudicada por algumas medidas políticas do governo", disse o presidente-executivo da EBAA, grupo europeu industrial, Fabio Gamba.
A aviação executiva abrange operações não regulares de aviões particulares ou frotas utilizadas para transportar os líderes empresariais e funcionários em todo o mundo, e os fabricantes de aviões e empresas de apoio que os fornecem.
Nos Estados Unidos, segundo a NBAA, esse segmento contribui com 150 bilhões de dólares para a economia a cada ano e oferece mais de 1,2 milhão de empregos com altos salários. Já a EBAA diz que a contribuição proporcional na Europa é semelhante.
O segmento expandiu-se com o aumento da economia mundial e do comércio internacional durante a década antes da crise financeira de 2008-2009, mas depois sofreu uma queda constante nas vendas, entregas de aeronaves e voos.
Fonte: EXAME


São Paulo concentra 37,4% dos passageiros de avião do País

Cidade também lideram o ranking de cargas, recebendo 46,34% do total transportado


Um estudo produzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado nesta terça-feira (20), mostra que a cidade de São Paulo concentra 37,4% dos passageiros que utilizam transporte aéreo em todo o País.
A publicação tem como data base o ano de 2010. No período, a capital paulista movimentou 26.848.944 passageiros de um total de 71.750.986.
Para efeito de comparação, a segunda cidade com maior volume de passageiros foi o Rio de Janeiro, com 14.467.527. O que equivale a 20,16% das pessoas que pegaram voos naquele ano.
O trabalho do IBGE se utiliza de uma dupla base de dados: pares de ligações “origem-destino” do transporte aéreo regular entre as cidades brasileiras, com base em informações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), e dados sobre custos e tempo das viagens a partir do GDS (Global Distribution System).
O estudo mostra que, dos 5.565 municípios instalados em 2010, 135 (2,4%) possuíam um aeroporto com voos regulares. Foram analisados 877 pares de ligações, perfazendo o total de 71.750.986 passageiros transportados e 434 mil toneladas de carga.
Chama-se ligação aérea aquela entre duas cidades, operada por uma companhia aérea comercial, não incluindo aí voos em conexão, e é contada toda vez que há um desembarque.
Carga
O Estudo do IBGE mostra que os aeroportos de São Paulo também lideram o ranking de transporte de carga, recebendo 46,34% do que foi movimentado.
Passaram pela cidade, em 2010, 201 mil toneladas de carga de um total transportado de 434 mil toneladas.
Fonte: R7