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quinta-feira, 16 de maio de 2013

Infraero cria divisão de serviços, anuncia presidente


Empresa contratou o Banco do Brasil para fazer estudos de mercado e encontrar um parceiro internacional.


A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) está criando uma divisão de serviços que pode ser crucial para o futuro da companhia, disse o presidente da empresa, Antonio Gustavo Matos do Vale (foto acima), à Dow Jones.

A Infraero, que ao longo das últimas quatro décadas esteve à frente da construção e operação dos principais aeroportos brasileiros, contratou o Banco do Brasil (BB) para realizar estudos de mercado e encontrar um parceiro internacional para a unidade de serviços aeroportuários disposto a trocar know-how. 

O estudo deve estar pronto em outubro e a nova divisão deve ser incorporada até o fim do ano, afirmou Vale. "Estamos criando a Infraero Serviços exclusivamente para serviços aeroportuários, como treinamentos e até gestão de terminais", disse.

Ele manifestou esperança de que as duas concessões previstas para setembro - do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na zona norte do Rio, e do Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte - sejam as últimas.

Já foram concedidos à iniciativa privada o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o de Viracopos, em Campinas (SP), e o de Brasília. "Teremos de analisar qual será o destino da Infraero se houver mais concessões", afirmou. Vale disse que uma perda maior de receita das operações nos aeroportos pode levar a Infraero a se tornar essencialmente uma provedora de serviços. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Época Negócios - Foto: Valter Campanato/ABr

Avião com controle remoto monitora jazidas minerais


O Vant é um pequeno equipamento com plataforma de sensoriamento por controle remoto.

Um forte aliado para auxiliar no processo de fiscalização em localidades de difícil acesso e identificação de áreas mineração no Brasil, está sendo testado na região do Cariri. Trata-se do Veículo Aéreo não Tripulado (Vant). O projeto vem sendo desenvolvido desde setembro de 2011, por meio do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

O veículo aéreo possui uma câmera de vídeo frontal e uma fotográfica na parte de baixo

O equipamento é um pequeno avião com plataforma de sensoriamento remoto, de apenas 2,5 quilos. Ontem, os testes foram realizados na área de mineradoras, entre as cidades de Nova Olinda e Santana do Cariri, onde há grande exploração de calcário laminado.

A coordenadora do projeto e geóloga do DNPM, Cristina Prando Bicho, esteve na região para acompanhar os testes com uma equipe de técnicos do órgão, além dos pesquisadores e integrantes da área do Geopark Araripe. Um dos objetivos é manter um trabalho integrado com a coordenação do projeto, por meio da Universidade Regional do Cariri (Urca), com equipes de pesquisas para a realização de levantamentos e estudos nas áreas de mineração. O trabalho inicial estaria voltado principalmente para o melhor aproveitamento dos rejeitos das áreas de mineração do calcário.

Com isso, segundo o chefe do escritório do DNPM no Crato, Artur Andrade, seria possível se fazer um redimensionamento da área e um levantamento das quantidade desse material. O Vant seria de essencial importância nesse trabalho, por captar as imagens em vídeo e fotográficas, além de possibilitar o acompanhamento das ações em tempo real do que está sendo realizado nas áreas de exploração.

Nos locais onde há retiradas de areia, por exemplo, se constatou maior eficiência do equipamento, por conta do tempo de retirada do material.

Segundo o vice-reitor da Urca, Patrício Melo, além desse trabalho inicial que pode ser realizado nas minas, há outros projetos a serem desenvolvidos por meio da parceria com o DNPM, que mantém um convênio com a universidade, principalmente na área de abrangência do Geopark Araripe. O projeto do Vant foi desenvolvido por meio de parceria com a Universidade de Brasília (UnB), utilizando diversas tecnologias e softwares específicos. A equipe de pilotos, incluindo técnicos passou por treinamento e o aperfeiçoamento do equipamento vem sendo feito, mediante os experimentos.

Com uma câmera de vídeo frontal e outra de registro fotográfico na parte de baixo, é possível se captar imagens tridimensionais. Uma das grandes vantagens que a coordenadora destaca é que o Vant poderá chegar a captar as imagens dessas áreas sem que seja percebido. Segundo Cristina, o uso do equipamento como plataforma de sensoriamento remoto possibilita a obtenção de dados de altíssima resolução espacial e temporal, a um custo baixo de operação e manutenção.

Conforme ela, facilita o monitoramento da atividade, a delimitação da área de extração e a identificação de aspectos da produção, tais como número de trabalhadores, equipamentos, volume, dentre outros. 

Fiscalização

Mesmo com uma coordenação específica para fiscalizar as atividades minerais não tituladas, a coordenadora destaca o alto grau de informalidade, e com isso, a dificuldade de manter uma fiscalização mais efetiva das áreas. O resultado dificulta a obtenção dos dados em campo, e, conforme e a geóloga, apresenta diversos complicadores.

Entre os problemas relacionados à fiscalização, está a evasão dos mineradores das áreas, ao perceberem a presença dos fiscais. "Estes obstáculo dificultam a elaboração de um diagnóstico e a proposição de soluções", afirma Cristina.

Custo

"O uso do Vant possibilita a obtenção de dados de altíssima resolução espacial e temporal, a um custo baixo de operação" - Cristina Bicho Coordenadora do Projeto.

Mais informações:

Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) - Museu de Fósseis
Praça da Sé - Centro - Crato Telefone: (88) 3521 1619

Fonte: Elizângela Santos (diariodonordeste.globo.com) - Foto: Reprodução

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Boeing inicia venda do avião 777x

Seattle/Paris- A Boeing iniciou a oferta do aguardado avião de longo alcance 777X, abrindo caminho para uma guerra de "mini-jumbos" com a rival europeia Airbus, disseram fontes da indústria.
O início da oferta significa que a divisão de aviões comerciais pode começar a receber pedidos para uma versão reformulada de seu jato de grande porte mais vendido, o 777, que pode incluir novos motores da General Electric e pontas de asas dobráveis.
A Boeing não quis comentar reunião da diretoria da companhia realizada na segunda-feira, mas disse que prosseguirá com o projeto para atualizar o jato, em serviço desde a década de 1990.
"Estamos dando o próximo passo junto a clientes sobre o 777X", disse o porta-voz da empresa, Doug Alder. A companhia iniciou "discussões técnicas adicionais, sobre precificação e detalhes de calendário com clientes", acrescentou.
A Reuters publicou em 24 de abril que a Boeing estava pronta para seguir com o projeto "dentro de semanas", após um de seus principais clientes, a British Airways, fazer um pedido de 6 bilhões de dólares pelos jatos A350-1000 da rival Airbus.
Até então, a Boeing se aproveitava de um monopólio virtual no lucrativo mercado de jatos de grande porte e equipados com dois motores, mas a Airbus começou a desafiar essa posição com o A350-1000 para 350 passageiros e que deve entrar em serviço em 2017.
A resposta da Boeing é uma revisão substancial no design do 777, que deverá entrar em serviço por volta de 2020.
Pessoas familiarizadas com o assunto disseram que o conselho de administração da Boeing havia aprovado a chamada "autorização de oferta", permitindo o início das vendas do modelo.
Depois de atrair encomendas suficientes, a diretoria da Boeing reunirá seu conselho de administração para receber permissão para começar a desenvolver e construir o jato.
"A Boeing estava esperando para ver o que aconteceria com o A350-1000 e a encomenda da BA claramente apoiou a decisão deles", disse o analista Nick Cunningham, da Agency Partners, em Londres.
"Poderá ser um competidor incrível, dado o sucesso do 777-300ER, mas eu suspeito que vai acabar tendo grande parte do custo e risco de um novo programa completo (de aeronave)."
Fonte: Info