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sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Helicópteros terão de voar mais alto na cidade de SP

Helicóptero sobrevoa zona oeste de São Paulo; aparelhos vão voar 60 metros mais alto
Helicóptero sobrevoa zona oeste de São Paulo; aparelhos vão voar 60 metros mais alto


Moradores de São Paulo atormentados pelo barulho dos helicópteros vão ganhar alívio a partir do próximo mês: o Serviço Regional de Proteção ao Voo (SRPV-SP) elevou em 200 pés (cerca de 60 metros) a altitude dos aparelhos que voam sobre a cidade.
A medida vale a partir de 13 de dezembro e a ideia é minimizar o ruído em bairros residenciais como Lapa, Butantã e Pinheiros, na zona oeste, que concentram as reclamações.
A cidade tem hoje 23 Rotas Especiais de Helicópteros (REH) --estradas aéreas onde é permitido voar. E a medida será aplicada em todas essas vias.
Em alguns corredores da Lapa, por exemplo, os helicópteros voam a 3.000 pés --ou 914 metros. A partir de dezembro, passam a 975 metros.
Em trechos da marginal do Pinheiros, o voo é realizado a 883 metros. Lá, por causa da grande quantidade de queixas, os pilotos passam a voar com altitude acima de 1 quilômetro, ganho até maior do que os 60 metros.
"Existe um plano da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para diminuir ruídos. Elevar o nível dos corredores é nossa contribuição", disse Carlos Heredia, consultor do SRPV, durante o Seminário da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (Abraphe), na quarta-feira (07).

Fiscalização

A presidente da Sociedade de Moradores do Butantã, Marion Lautenberg, diz que a medida é um "sopro de ventos melhores".
"A gente só saberá se vai melhorar quando entrar em vigor. Também não adianta colocar uma placa de contramão em uma rua se as pessoas continuarem entrando. É preciso fiscalizar", afirmou.
Um problema recorrente é o fato de os helicópteros saírem das rotas preestabelecidas e cortarem caminho por bairros de forma irregular. Isso ocorre na Lapa e na Vila Romana, e há uma campanha constante por parte da Abraphe e do SRPV para que os pilotos evitem essa região.
"A medida é uma maravilha, mas eles precisam parar de querer cortar caminho por aqui. A cada 10 minutos passa um helicóptero", diz a presidente da Associação de Moradores pela Preservação do Alto da Lapa e Bela Aliança (Assampalba), Maria Laura Fogaça Zei. 
Fonte: UOL

Veja como é fabricado o helicóptero utilizado pela presidente Dilma


Para fabricar o helicóptero EC725, utilizado pela presidente Dilma Rousseff, são necessárias 18 mil horas ou dois anos de trabalho. A aeronave tem vidro com filamentos em ouro, pás com interior de papelão e até equipamento blu-ray.
O helicóptero da presidente é fruto de um acordo de € 1,8 bilhão (cerca de R$ 4,67 bi) com as Forças Armadas, para a fabricação de 50 helicópteros do modelo EC725. 
No mercado, com uma configuração mais simples do que a utilizada pela presidente Dilma Rousseff, o EC225 – versão civil do helicóptero EC725– é avaliado em cerca de R$ 57 milhões.


UOL foi a Itajubá (MG) conhecer a única fábrica brasileira de helicópteros, a Helibras, que pertence ao grupo Eurocopter. São cinco grandes etapas que fazem parte do processo de fabricação: montagem, instalação elétrica, pintura, testes e manutenção.
A empresa, que monta as aeronaves de tecnologia francesa, pretende lançar o primeiro modelo 100% nacional até 2020. O país ainda não possui nenhum modelo com tecnologia totalmente brasileira.
Além da presidente Dilma Rousseff, o modelo também é utilizado pela Petrobras para o transporte de funcionários para plataformas de petróleo.
Para ver as Fotos Passo a Passo clique Aqui
Fonte: UOL

Avião faz pouso de emergência porque passageiro se recusou a parar de rezar no corredor

Avião precisou ser escoltado por jato militar; na foto, modelo similar ao envolvido no incidente
Um avião da United Airlines que voava, nos Estados Unidos, de Denver para Washington DC fez um pouso de emergência, na noite de quinta-feira (8), depois que um passageiro se recusou a parar de rezar no corredor da aeronave.
Segundo testemunhas, o homem rezava em voz alta e começou a agir de forma desordeira.
O avião se preparava para pousar no aeroporto de Washington DC, quando o incidente ocorreu.
Por causa do passageiro, o piloto da United Airlines declarou situação de emergência e o Boeing 757 precisou pousar escoltado por um jato militar.
Ninguém se feriu no pouso e os passageiros deixaram a aeronave sem pânico.
O homem que causou o distúrbio foi detido, algemado e levado do aeroporto pela polícia. Ainda não se sabe se ele tem problemas psiquiátricos. 
Fonte: UOL