Menu

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cumbica terá hotel, shopping e monotrilho entre os terminais


O novo terminal do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), terá hotel, terminal de ônibus e uma espécie de shopping exclusivo para passageiros.

O terminal 3, com capacidade para 12 milhões de pessoas/ano, não saiu do chão. Por exigência do governo federal, que o concedeu à iniciativa privada, tem de ser estar pronto até a Copa-2014.

A fundação começa nas próximas semanas; o prédio inteiro acaba em março de 2014, segundo a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que ontem oficialmente passou a fazer parte da administração de Cumbica, com a Infraero. Em fevereiro, a estatal deixará a gestão e a concessionária assume sozinha.

O novo terminal será só para os voos internacionais.



A principal mudança em relação aos terminais 1 e 2 é que as lojas e o hotel ficarão depois da imigração -ou seja, só passageiros terão acesso; quem levar os parentes para se despedir, não.

O conceito é comum no exterior. O modelo para o terminal 3 é o de uma espécie de shopping de luxo, com grifes nacionais e internacionais.

O hotel será destinado aos passageiros em conexão. A operadora não está definida. O terminal de ônibus, uma espécie de rodoviária, servirá a linhas municipais e ao turismo, diz a concessionária.

A inspiração para o projeto sairá de aeroportos como Changi (Cingapura), entre os mais modernos do mundo.

A proposta é que o terminal 3 seja automatizado e que o passageiro faça check-in e despache a bagagem sem ir ao balcão. Poderá fazer a partir do estacionamento, segundo a concessionária, por meio de uma esteira. Outra esteira, de cerca de 500 metros, conectará os passageiros do terminal 3 aos terminais 1 e 2.

Monotrilho

O investimento até 2014 será de R$ 2 bilhões. Entre os planos também está um monotrilho entre o terminal 4, hoje usado pela Webjet, ligando-o aos outros terminais, em um trajeto de pouco mais de 1 km. A intenção é levar os passageiros que desembarquem do trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) -haverá uma parada no local; o trem da CPTM está previsto para 2014.

Fonte: Ricardo Gallo (jornal Folha de S.Paulo)

Air New Zealand cria vídeo temático de segurança com Hobbit


Companhia aérea tematizou seu vídeo de instruções de segurança, que conta com aparições do Gollum e do próprio diretor Peter Jackson

Além das informações básicas de todo voo, o vídeo contém códigos élficos escondidos

Além da campanha de turismo e da estátua no aeroporto, agora é vez da Air New Zealand aproveitar o hype da trilogia “O Hobbit” que estreia em dezembro.

A companhia aérea tematizou seu vídeo de instruções de segurança, que conta com aparições do Gollum e do próprio diretor Peter Jackson.

Além das informações básicas de todo voo, o vídeo contém códigos élficos escondidos, quem contar quantas vezes aparecem, pode concorrer a uma viagem de seis noites para a Nova Zelândia para assistir a premiere mundial do filme e visitar as locações em Wellington: airnzcode.com/hobbitmovie.

É mais uma demonstração de como a adaptação das obras de Tolkien para as telonas movimentam todo o país, assim como foi na época de “O Senhor dos Anéis”. Estima-se que os três filmes de “O Hobbit”, juntos, devam render 1.5 bilhão de dólares para a Nova Zelândia.
   

Fonte: Carlos Merigo, de Brainstorm via Exame.com - Foto: Reprodução

Voos entre Brasil e Costa Leste dos EUA seguem cancelados após Sandy


Seis decolagens da TAM e da American Airlines não serão realizadas.

Presidente Obama visita região afetada em Nova Jersey nesta quarta.


Pelo menos seis voos que operam entre cidades brasileiras e a Costa Leste dos Estados Unidos, previstos para decolar nesta quarta-feira (31), estão cancelados, segundo as empresas TAM e American Airlines. A United Airlines e a Delta, que também operam voos no trecho, informaram não haver previsão de cancelamentos para esta quarta-feira.

Nesta terça-feira (30), 14 voos das quatro empresas aéreas foram cancelados. Na segunda-feira (29), 12 voos haviam sido cancelados.

A TAM informou que dois voos previstos para esta quarta-feira foram cancelados. Um deles partiria de Nova York para São Paulo e o outro partiria de Nova York para o Rio de Janeiro.

A American Airlines informou que foram cancelados quatro voos previstos para esta quarta-feira. Dois deles partiriam de Nova York para São Paulo, um sairia de Nova York para o Rio de Janeiro e outro tinha decolagem prevista de São Paulo para Nova York.

A Delta informou que deve reiniciar seus voos de forma limitada nos aeroportos de LaGuardia e Newark Liberty nesta quarta à noite e deve voltar a operar normalmente na quinta pela manhã.

No aeroporto John F. Kennedy International, a Delta espera operar de forma limitada com os voos domésticos na quarta à tarde. Os voos já foram reiniciados nos outros aeroportos da Costa Leste.

A United Airlines informou que ainda não havia previsão de cancelamentos dos voos entre a costa leste dos Estados Unidos e o Brasil.

Remarcações

Os consumidores afetados devem entrar em contato com as companhias aéreas.

A United Airlines comunica que os passageiros com voos afetados, com passagens agendadas entre os dias 28 e 31 de outubro, poderão fazer a remarcação até o dia 7 de novembro. No caso de voos atrasados por mais de duas horas, o passageiro poderá pedir reembolso. Os telefones para informação são: São Paulo – (11) 2122-7500 ou (11) 3145- 4200/ Rio de Janeiro – 0800 702 75 00.

A TAM informou que os clientes podem entrar em contato com a Central de Atendimento da TAM antes de se dirigir ao aeroporto. Os números são: 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades). 

A American Airlines afirma que os clientes podem alterar datas de viagem entrando em contato com a equipe de reservas pelos telefones (11) 4502-4000 para São Paulo, (21) 4502-5005 para Rio de Janeiro ou 0300-789 7778 para demais cidades do Brasil.

A Delta também disponibiliza a consulta do voo em seu site e a consulta pela central de reservas nos telefones: 4003-2121 e 0800 881-2121.

No domingo (28), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alertou que os passageiros com voos marcados para cidades da Costa Leste dos Estados Unidos devem, antes de sair de casa para viajar, confirmar o horário e a situação do voo com a companhia aérea.

A Anac destaca que em caso de cancelamento, o passageiro pode ser reacomodado em outro voo ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.

Em caso de dúvida, os passageiros podem entrar em contato com a Anac pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).

Fonte: G1