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quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Século XVIII


Antiguidade: Primeiros desenhos e teorias

Acredita-se que por volta de 400 a.C. Archytas, um estudioso da Grécia Antiga, construiu um pombo de madeira capaz de "voar" por cerca de 180 metros. Acredita-se que este pombo utilizava um jato de ar para alçar voo, embora não se saiba o que produzia tais jatos. Archytas pode ter amarrado o pássaro a um braço mecânico giratório, ou por cordas, o que faria o pombo planar por um longo tempo no ar, controlando assim o voo do pássaro até que o jato acabasse. Este pombo de madeira seria a primeira máquina voadora que movimentava-se por meios próprios.
Por volta de 300 a.C. os chineses inventaram a pipa, bem como as técnicas de fazê-la "voar" no ar. Uma pipa é um tipo rudimentar de planador.
Por centenas de anos várias pessoas acreditaram que seus corpos voariam ou flutuariam no ar se eles usassem asas, colocando-as nos braços e balançando-os, tomando como exemplo o voo de animais capazes de voar como pássaros ou morcegos. Naturalmente todas as tentativas de voar usando tais apetrechos falharam, com diversas fatalidades ocorrendo nestas tentativas mal sucedidas de alçar voo.
Em torno de 200 a.C., o matemático e inventor grego Arquimedes descobriu como os objetos flutuavam em líquidos (conta-se que ele o descobriu em sua banheira e, encantado com sua descoberta (e nu), saiu pelas ruas de Siracusa exclamando "Eureca", que significa "Eu descobri!"). Em 1290 o monge inglês Roger Bacon escreveu que o ar, como a água, tinha algumas características de sólidos. Bacon estudou as ideias de Arquimedes e chegou à conclusão que, se as pessoas pudessem construir uma máquina que tivesse as características adequadas, o ar iria suportar a máquina assim como a água suporta um navio.
Muito provavelmente foi o artista e inventor italiano Leonardo da Vinci a primeira pessoa a se dedicar seriamente a projetar uma máquina capaz de voar carregando um ser humano. Tais máquinas eram planadores e ornithopters: máquinas que usavam o mesmo mecanismo usado por pássaros para voar - através do movimento constante das asas para cima e para baixo. Da Vinci nunca construiu tais máquinas mas seus desenhos ficaram preservados e, posteriormente, já no século XIX e século XX um de seus desenhos - um planador - foi considerado notável. Em um estudo recente um protótipo baseado no desenho deste planador foi criado e, de fato, seria capaz de planar. Porém ao interpretar o desenho do planador, algumas ideias modernas de aerodinâmica foram também utilizadas pelos pesquisadores. Mesmo assim este desenho é considerado o primeiro esboço sério de uma aeronave tripulada.
Em Portugal, João de Almeida Torto, natural da Beira, barbeiro, astrólogo, e mestre de primeiras letras, com "carta de sangrador" do Hospital de Santo António em Viseu, construiu umas asas de pano e, a 20 de junho de 1540, teve permissão para lançar-se do alto da torre da Sé de Viseu, com o objetivo de aterrar no Campo de São Mateus. Chegou a planar alguns metros e a pousar no telhado da capela de São Luís, mas acabou por cair à rua, e perder a vida.

História da aviação


história da aviação remonta a tempos pré-históricos. O desejo de voar está presente na humanidade provavelmente desde o dia em que o homem pré-histórico passou a observar o voo dos pássaros e de outros animais voadores. Ao longo da história há vários registros de tentativas mal sucedidas de voos. Alguns até tentaram voar imitando pássaros: usar um par de asas (que não passavam de um esqueleto de madeira e penas, imitando as asas dos pássaros), colocando-os nos braços e balançando-os.
Muitas pessoas acreditavam que voar fosse impossível, e que era um poder além da capacidade humana. Mesmo assim o desejo existia, e várias civilizações contavam histórias de pessoas dotadas de poderes divinos que podiam voar; ou pessoas que foram carregadas ao ar por animais voadores. A história moderna da aviação é complexa. Desenhistas de aeronaves esforçaram-se para melhorar continuamente suas capacidades e características tais como alcance, velocidade, capacidade de carga, facilidade de manobra, dirigibilidade, segurança, autonomia e custos operacionais, entre outros. Aeronaves passaram a ser feitas de materiais cada vez menos densos e mais resistentes. Anteriormente feitas de madeira, atualmente a grande maioria das aeronaves usa materiais compostos - como alumínio e fibras de carbono. Recentemente computadores têm contribuído muito no desenvolvimento de novas aeronaves e componentes.

Após falhas, Anac fará auditoria em sistemas de check-in de TAM e Gol


 Medida foi 
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu nesta quinta-feira (25) realizar auditorias nos sistemas de check-in da TAM e da Gol. A medida foi tomada por conta da repetição de episódios de problemas com emisão de bilhetes apresentados pelas duas empresas aéreas neste ano.

O mais recente ocorreu na manhã desta quinta e atingiu clientes da Gol. De acordo com a Anac, o sistema de check-in da empresa apresentou instabilidade, com impacto em alguns aeroportos. Na segunda (22), a agência já havia notificado a Gol por problemas semelhante. A empresa terá dez dias para apresentar comprovantes de prestação adequada de assistência aos passageiros nos casos de atrasos e cancelamentos de voos.

A direção da Gol foi convocada para reunião com a Secretaria de Aviação Civil e a diretoria da Anac na próxima quarta-feira (31), em Brasília, para tratar das falhas em seu sistema de check-in.

Em 15 outubro a Anac também havia determinado à TAM que apresentasse informações sobre a falha em seu sistema de check-in, verificado naquela manhã. A empresa aérea terá que comprovar a prestação de assistência aos passageiros afetados por atrasos e cancelamentos de seus voos por conta do problema.

A falha obrigou companhias de todo mundo que usam o sistema Amadeus, entre elas a TAM, a realizar manualmente procedimentos como check-in e etiquetagem de bagagem. Como foi necessário mais tempo para concluir esses processos, houve filas nos aeroportos.

Multa

Ainda nesta quinta-feira, a diretoria da Anac deve aprovar uma resolução que vai aumentar para até R$ 20 milhões o valor da multa passível de ser aplicada em casos de incidentes e serviços aéreos que comprometam a ordem ou segurança pública. Hoje o teto para esse tipo de multa é de R$ 20 mil.

Essa multa pode ser aplicada por problemas como falhas em check-in até fechamento de pistas, como o que aconteceu na semana passada no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), após um acidente com um avião da empresa de transporte aéreo Centurion, no momento da aterrisagem. O aeroporto ficou 45 horas fechado.

Na quarta (24), a Secretaria de Aviação Civil anunciou a criação de um grupo que vai estudar medidas para agilizar a resposta a incidentes em aeroportos. Uma delas pode ser a melhoria das pistas de taxiamento das aeronaves para que sirvam como pista alternativa para pouso e decolagem em caso de problemas. 

Procurada pelo G1, a TAM informou que vai prestar todos os esclarecimentos necessários. Já a Gol disse que é "improcedente" a notícia de problemas em seu sistema de check-in na manhã desta quinta-feira.

"Em alguns aeroportos verificou-se apenas uma breve lentidão no processo de atendimento, que não gerou nenhum impacto na operação. (...) A Gol reitera estar de portas abertas para a Anac", diz a nota.

Fonte: Fábio Amato (G1)