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terça-feira, 18 de junho de 2013

Após 5h de voo, avião retorna para manutenção em SP

Uma aeronave da TAM que partiu do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 22h54 do último domingo, com destino a Milão, na Itália, teve de retornar a seu ponto de partida após mais de cinco horas de voo. O avião pousou às 4h17 de segunda-feira e teria apresentado falhas quando sobrevoava Recife.
A mulher de um dos passageiros, que preferiu não se identificar, afirmou que o marido chegou a temer pela vida e que começou a semana perdendo dois importantes compromissos. “São 20h30 e ele me ligou dizendo que acaba de chegar. Teve de gastar com táxi e perdeu compromissos. Sem falar no medo dentro do avião e na falta de informação por parte da TAM”, disse. 
Em nota, a TAM afirmou que os passageiros foram "reacomodados para outro voo", que partiu para Milão por volta das 9h desta segunda-feira e que prestou toda a assistência necessária. O motivo do retorno a Guarulhos foi, segundo a companhia, uma “manutenção não programada”.
Fonte: Terra

SIMULADO CÉLULA 8



421) São de dois tipos os sistemas de oxigênio:

               R: Baixa e Alta pressão.

422) O sistema básico de ciclo de ar envolve estágios básicos como:

R: Compressão transferência de calor, expansão acompanhada por extração de trabalho.

423) Quais os meios pelos quais o calor é transferido:

  R:  Convecção, radiação e condução

424) Os sensores de temperatura do sistema de ar condicionado sentem qualquer variação de temperatura no ar:

 R:  Das cabines.

425) Para a operação de um regulador de pressão da cabine são consideradas três faixas:

 R:  Despressurização – Isobárica – Diferencial .

426) É considerada como positiva a pressão diferencial quando a pressão:

             R:  Interna excede a externa.

427) Fundamentalmente os controladores de temperatura operam sob o princípio de:

 R: Circuito de ponte. 

428) Sob o aspecto fisiológico os problemas gerais que apresentam uma cabine pressurizada são:

 R: Acondicionamento de ar e o controle de pressão.

429) O sistema de refrigeração de ciclo de ar tipo evaporativo difere do sistema BCOTSTRAP porque:

 R:  Incorpora um refrigerador por evaporação.

430) Um avião que necessita de pressurização deve ser projetado para resistir:

            R: A diferença entre a pressão no interior da cabine e a pressão exterior.






431) O sistema de pressurização possui um regulador de pressão projetada para:

 R: Manter a pressão da cabine na altitude pressão desejada.

432) Normalmente a razão de troca de altitude da cabine é mantida em:

 R: 3000 pés  por minuto.

433) Os reguladores utilizados nos sistemas de oxigênio de fluxo contínuo são do tipo:

 R: Automático e ajustável manualmente.

434) A fonte de ar nos aviões a jato é obtida por meio de  :

 R: Compressor de ar.

435) Convertendo-se 20 graus Celsius para a escala Fahrenheit teremos:

R: 68°F .

436) Para manter o bom controle de pressão e ventilação apropriada o fluxo de admissão deve Ter uma margem considerável acima do:

R: Vazamento considerado normal existente.

437) Na temperatura de volatilização  de um determinado combustível tem-se uma:

 R: Combustão normal .

438) A queima da mistura, que se dá junto com a combustão normal, denomina-se:

 R: Explosão.

439) Os sistemas de alimentação de gasolina mais utilizados:

 R: São do tipo sucção.

440) A propriedade de vaporização que tem os líquidos é a:

R: Volatilidade.





441) A mistura 12 por 1 é :

R: Formação de vapores.


442) Em aeronaves o sistema antigelo instalado na asa evita a formação de gelo:

 R: No bordo de ataque da asa.


443) O sistema de degelo e antigelo de uma aeronave funcionam através de:

   R: Ar quente e resistência elétrica.

444) O sistema de pressurização usado em aeronaves geralmente é do tipo:

                  R: Pneumático. 

445) O material existente num kit de sobrevivência na selva varia conforme o:

 R: Avião.

446) A gasolina, o éter e a benzina são denominados substâncias:

 R: Inflamáveis .

447) As pressões normais para se inflar as capas do sistema de degelo variam de:

 R: 15 a 20 PSI.

448) Os incêndios em unidades elétricas são considerados de classe:

 R:  (C).

449) No sistema de oxigênio para ser instalada qualquer tubulação a mesma deve estar:

 R: Limpa e seca.

450) Se a altitude de cabine atingir 14000 pés:

            R: Caem as máscaras de oxigênio. 







451) Os sensores utilizados no controle de temperatura do sistema de ar condicionado sensibilizam-se pela temperatura do:

             R:   Ar nas áreas das cabines.


452) Na aviação moderna o sistema de controle de pressurização quando atuando em normal é composto por um sub-sistema de controle::

 R:  Eletropneumático.

453) Para aeronaves que voam em grandes altitudes é exigido o sistema de oxigênio para suprir a necessidade de oxigenação do organismo humano para o caso de falha de sistema de:

  R:  Pressurização.

454) As tubulações de gasolina são identificadas pela cor:

  R:  Vermelha.

455) As tubulações do sistema de oxigênio devem ser de  :

  R:  Cobre.

456) O fluido hidráulico que vem sendo largamente utilizado, por apresentar uma ação corrosiva menor, é o de base:

  R:   Sintético .

457) As curvas agudas, nas mangueiras, provocam:

       R: Redução de resistência.

458) O combustível querosene e o destilado de fração, usados em motores a reação, são denominados, respectivamente:

                      R: JP1 e JP4. 

459) A inspeção onde se constatam as condições de conservação e operação, componentes, equipamentos, documentação técnica e legal das aeronaves, chama-se:

                    R: IAM.

460) Uma aeronave acidentada somente poderá ser removida após a:

 R: Liberação da auditoria aeronáutica.

461) O gás componente do ar que é utilizado na queima da gasolina é o:

 R: Oxigênio.

462) O órgão central do CIPAER é o:

  R: CENIPA.

463) Para a melhor e mais rápida formação da mistura combustível, é necessário que a gasolina tenha:

   R: Alta volatilidade.

464) Nos sistemas de alimentação por pressão, geralmente, a bomba principal é acionada  :

  R: Pelo motor do avião.

465) A verificação da contaminação pela água no sistema de combustível deve ser feita:

  R: Diariamente.

466) Os sistemas de travamento do trem de pouso são mecânicos e o destravamento é:

  R: Hidráulico.

467) O limite da pressão diferencial de uma cabine pressurizada depende da:

  R: Resistência estrutural do avião.

468) O componente responsável pela pressão de funcionamento do sistema de ar condicionado é a:

  R: Válvula reguladora.

469) As tubulações de ar condicionado e de ventilação são identificadas pelas cores:

 R: Vermelha e preta.

470) Os meios de transferência de calor, normalmente são:

 R: Radiação, condução e convecção.








471) O ventilador da unidade de refrigeração é acionado pelo (a):

   R: Turbina.

472) Atualmente os dois tipos de sistemas de ar condicionados usados na aviação são:

  R: Ciclo de ar e ciclo de vapor.

473) O componente responsável pela sucção da água do separador no sistema de ar condicionado é o:
      R: Ventilador.

474) O mau funcionamento de sistema de controle de pressurização e avaria na fuselagem são causa de uma despressurização:

     R: Rápida.

475) A razão ideal de variação de altitude da cabine é de:

               R: 300 a 500 pés por minuto.

476) A pressurização ideal se da quando a altitude da cabine é atingida simultaneamente com o:

               R: Nível de vôo.

477) A cor do cilindro de baixa pressão de oxigênio é:

               R: Verde.

478) Para efeito de estudo os dois tipos de oxigênio são:

              R: Líquido e gasoso.

479) As máscaras de oxigênio dos tripulantes comportam um:

               R: Microfone.

480) Um sistema de oxigênio jamais poderá ter pressão inferior a:

              R: 100 psi.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

SIMULADO CÉLULA 7

361) Os piques de pressão que atuar num manômetro podem ser amortecidos por meio de:

               R: Restritores


362) Para uma limpeza completa, o filtro tipo cuno deve ser removido e lavado com:

                R: Querosene

363) No sistema hidráulico, a válvula de segurança entrará em funcionamento quando:

               R: Houver excesso de pressão, por expansão térmica.


364) A finalidade da pressurização dos reservatórios é:

                R:  Proporcionar uma alimentação positiva, dos reservatórios às bombas.

365) O tipo de freio que atua somente num sentido de rotação da roda é o servo:

                 R: Mecânico.

366) As partes básicas de um amortecedor hidráulico-pneumático simples são o:

                  R: O pistão e o cilindro.

367) Durante a distensão do trem, a direção do fluído, da linha de subida para a linha de descida, é feita pela válvula:

                 R: De contorno.

368) As válvulas amortecedoras de retenção são as:

                R:  Que interrompem o fluxo, sem causar choque hidráulico.

369) O controle direcional do fluído, no sistema hidráulico, é feito por válvulas:

                R: Seletoras.

370) Em um sistema que utiliza acumulador tipo diafragma, se a válvula de ar for afrouxada e sair óleo, pode-se afirmar que o:

               R: Diafragma apresenta vazamento.



371) Os tubos rígidos de aço inoxidável são aplicados em áreas de:

                R: Alta pressão e alta temperatura.


372) Nos sistemas hidráulicos, a peça que permite o desligamento de mangueiras sem perda de fluído é o:

               R: Conexão auto vedante.


373) Em um incêndio com gasolina, a água pode ser utilizada como agente de extinção, desde que seja sob forma de:

                R: Neblina.

374) O ar, para alimentar o sistema de degelo do bordo de ataque, é conseguido através de sangria do:
                 R: Segundo estágio do compressor.

375) O aumento de unidade de volume, em função do aumento de temperatura, chama-se:

                 R:  Expansão térmica.

376) O skydrol é um fluído hidráulico:

                 R: Sintético e incombustível.

377) Nos sistemas que utilizam fluídos de base mineral, deve-se usar juntas de vedação, estáticas ou dinâmicas do tipo:

                 R: Borracha sintética.

378) A estabilidade dos fluídos hidráulicos é importante, por que:

                R: Melhora a resistência à oxidação.

379) A ação de um corpo sobre outro, é denominada:

                R: F (força).

380) Atualmente, as bombas mecânicas usadas dividem-se nos grupos de fluxo:

               R:  Constante e fluxo variável.




381) A cada ciclo, uma bomba manual hidráulica de ação dupla transfere:

               R:  Duas porções.

382) Na montagem de uma bomba de engrenagens, convém se observar que a engrenagem auxiliar deve estar marcada com o número:

               R:2.


383) Na aviação, a válvula de seqüência é mais empregada no sistema do:

                R:  Trem de pouso.


384) O controle do sentido de operação, nos mecanismos hidráulicos, é feito pela válvula:

                R:  Seletora.

385) A finalidade da válvula de seqüência é possibilitar a:

                R:  Sincronia operacional entre as unidades atuadoras.

386) As válvulas seletoras podem ser classificadas em dois grupos, de acordo com suas características. Elas podem ser:

               R:  De duas vias ou quatro vias.

387) A garrafa manual de oxigênio tem um manômetro graduado, geralmente, de zero a:

               R:  2000 PSL.

388) Os reguladores utilizados no sistema de oxigênio de fluxo contínuo são do tipo:

               R: Automático e ajustável manualmente.

389) A prova de vazamento de pressão do sistema de oxigênio deve ser feita com a aplicação de solução:

               R:  Aquosa de sabão suave e neutro.

390) A combustão de gases, geralmente, é instantânea é chamada de:

                R:  Explosão.

391) O extintor tipo espuma deve ser usado em incêndios das classes:

                R: A/B.

392)  O tempo de validade da carga do extintor de espuma é de:

  R: 12 meses.

393) O sistema pneumático básico é composto de compressor, reservatório de ar e um:

   R:   Ponto de trabalho.


394) Quando se comprime um gás, a sua temperatura tende:

   R: Aumentar.

395) A válvula de isolamento do sistema pneumático, quando acionada, isolará a:

            R: Garrafa do sistema principal.

396) A freagem das rodas, pelo sistema de emergência, é feita através:

 R: Da válvula seletora.

397) As fontes de ar para um sistema de pressurização e ar condicionado, em aeronaves, podem ser os:

  R: Compressores.

398) A pressão diferencial é considerada positiva, quando a pressão:

R: Interna excede a externa.

399) Para a operação de um regulador de pressão da cabine são consideradas três faixas, que são:

R: Despressurizada, isobárica e diferencial.

400) Os trocadores de calor do sistema de ciclo de ar bootstrap são refrigerados com:

R: Ar de impacto.





401) São unidades de calor:

R: BTU, CHU e KCAL.

402) No sistema de refrigeração, tipo bootstrap, a função do compressor da unidade de turbina é:

R: Aumentar a eficiência da turbina.

403) A válvula de corte do sistema de ar condicionado é conhecida na prática, como:

R: BLEED-AIR ou SHUT-OFF VALVE.

404) Na hipótese de falha do controle diferencial, para evitar excessiva pressão na cabine é incorporada uma válvula de:

R: Segurança.

405) No sistema de oxigênio de fluxo contínuo, o oxigênio flui:

R: Através da máscara, durante a inalação e a exalação.

406) A tubulação do manômetro da cabine, do sistema de oxigênio geralmente é feita de:

R: Cobre.

407) A válvula de descarga é controlada por um dispositivo conhecido na prática como:

R: Controlador de pressão da cabine .

408) Em um avião pressurizado o mínimo de suprimento de ar por minuto para cada pessoa deve ser de:

R: 1 libra.

409) Os evaporantes utilizados nos sistemas de refrigeração de ciclo evaporativo são:

R: Água/álcool o amônia.

410) A umidade relativa do ar desejada para o corpo humano é:

R: 25 a 57 por cento.








411) Para efeito de estudo os tipos de oxigênio são:

R: Líquido e gasoso.

412) A pressão atmosférica com o aumento da altitude tende a:

 R: Diminuir.

413) Para efeito de aplicação os tipos de oxigênio são o hospitalar, de aviação e:
            R: De solda.

414) Os dois tipos de sistemas de ar condicionado atualmente usados em aviação são:

R: Ciclo de ar e Ciclo de vapor

415) Quando a descompressão do avião é exercida em mais de um segundo é chamada de:

 R:   Rápida.

416) Um sistema que remove o gelo já formado é chamado:

 R: De Ice.

417) Os dois sistemas de proteção contra-incêndio nos aviões modernos são:

 R: Extinção e detecção.

418) Quando a temperatura de um sólido/líquido ou gás é aumentada ou diminuída a energia que ocasiona a troca de temperatura é chamada de calor:

R: Sensível.

419) Os meios pelos quais o calor pode ser transmitido são:

             R:  Convecção,/radiação e condução.

420) Um dos cuidados com os cilindros de reposição nos sistemas de oxigênio é:

 R:  Marcar os cilindros.

Estudantes da USP vencem competição internacional sobre aviação

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Airbus premiam nesta segunda feira, com 30 mil euros e um curso, cinco estudantes da Universidade de São Paulo (USP), durante cerimônia em Paris, na França. Eles venceram o prêmio Airbus Fly Your Ideas, uma competição mundial, com o projeto que apresenta um novo sistema de descarga para compartimentos de aviões. Inspirado nas tabelas de hóquei, o projeto pode reduzir o trabalho dos carregadores de bagagem nos aeroportos.
A equipe brasileira vitoriosa é formada por Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado, Caio Reis e Henrique Corazza. O segundo lugar da competição ficou com a equipe de estudantes da Austrália, do Royal Melbourne Institute of Technology. Os australianos desenvolveram projeto para uso de um gás natural nas aeronaves.
O vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus, Charles Champion, elogiou a originalidade do projeto dos brasileiros. Segundo ele, pela proposta será possível reduzir em 30% o tempo para o recolhimento das bagagens. De acordo com a Unesco e a Airbus, a competição envolveu mais de 600 equipes de todo o mundo, que buscaram apresentar respostas aos desafios previstos para a aviação no século 21.
Os projetos foram avaliados por 60 especialistas da Airbus que observaram a qualidade, os benefícios ambientais e o nível de inovação das propostas. A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse que a diversidade de ideias dos estudantes é uma 'grande fonte de inspiração' e que a parceria com a Airbus é a busca de novos projetos na tentativa do transporte sustentável.
Além do prêmio em dinheiro, os estudantes brasileiros ganharam uma semana de aulas e treinamentos oferecida pela Airbus. Ao final da competição, apenas cinco equipes foram selecionadas. O júri foi comandado por Charles Champion, vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus.
Fonte: Agência Brasil

Avião solar chega a Washington após cruzar os EUA

O Solar Impulse, primeiro avião movido a energia solar, pousou na madrugada de domingo em um aeroporto próximo à capital americana, depois de cruzar o país de costa a costa e antes de concluir seu périplo em julho próximo, em Nova York, informaram os organizadores.

A aeronave, que funciona graças a 12 mil células fotovoltaicas e pode voar de dia e de noite, chegou à 00H15 local (11H15 de Brasília) ao aeroporto internacional de Dulles, em Washington, pilotada pelo suíço Bertrand Piccard.

No começo de julho, a Solar Impulse fará um voo entre Washington e Nova York, que porá fim à missão de Piccard e seu compatriota Andre Borschberg.

Os dois pilotos, que se revezaram para pilotar este monomotor na viagem experimental pelos Estados Unidos, que começou em 3 de maio perto de San Francisco (Califórnia, oeste) rumo a Phoenix (Arizona, sudoeste).

Posteriormente, fez os trajetos Dallas-Fort Worth (Texas, sul), Fort Worth- St. Louis (Missouri, centro), St.Louis-Cincinatti (Ohio, norte) - esta etapa imposta pelo mau tempo - e finalmente, Cincinatti-Dulles.

O último voo de Cincinnati durou 14 horas, explicaram os organizadores.

Este protótipo - de 1,6 tonelada de fibra de carbono, com envergadura de 63,4 metros, o equivalente a um Boeing 747 - pode alcançar os 8.230 metros de altitude e uma velocidade cruzeiro de 70 km/h.

O Solar Impulse é um projeto iniciado há dez anos e que realizou o primeiro voo em junho de 2009.

Em 2010, voou se parar 26 horas para demonstrar sua capacidade de acumular energia suficiente durante o dia para continuar voando à noite.

Um ano depois a aeronave fez o primeiro voo internacional entre Bélgica e França e, em junho de 2012, a primeira viagem transcontinental de 2.500 km entre Madri e Rabat, que durou 20 horas.

Piccard e Borschberg pretendem dar a volta ao mundo em 2015 com uma versão melhorada deste dispositivo.


Fonte: AFP - Agence France-Presse

Airbus A350 XWB é o avião mais eficiente a decolar

fotoO A350 XWB é um avião bastante grande, que pode acomodar até 350 passageiros, e tem 53% de sua estrutura feita em fibra de carbono. Ou seja, metais pesados e outros materiais foram utilizados apenas em partes vitais para deixar o grande pássaro aí bem leve.
Com isso, ele é a mais eficiente aeronave em sua categoria a decolar até hoje. A fabricante pensou tanto em economia de combustível, que até a eletricidade da cabine precisou passar ter o uso diminuído. Toda a iluminação é feita em por lâmpadas LED. Além do mais, suas turbinas foram construídas especificamente para ele e são as mais eficientes do mundo também. Tudo isso para emitir menos CO2 na atmosfera.
O único concorrente do A350 é o Boeing 787 Dreamliner. Essa classe de aviões tem 50% de sua estrutura feita em fibra de carbono e é bem menor que o Airbus, comportando 100 passageiros a menos. Fora isso, essas aeronaves da Boeing ficaram conhecidas pela série de problemas que têm apresentado. Diversos países do mundo inteiro chegaram a proibir que o modelo decolasse em seus aeroportos.
O voo inaugural do A350 aconteceu ontem, na França, e o modelo já conta com 600 unidades encomendadas para a Airbus.
Fonte: Correio do Estado

Embraer lançará nova geração de aviões regionais

Avião da EmbraerA brasileira Embraer oficializará nesta segunda-feira no Salão Aeronáutico de Le Bourget (norte de Paris) o lançamento de uma nova geração de aviões regionais, uma família de aeronaves batizada de E2 com mais assentos que a geração atualmente comercializada, informou uma fonte ligada à empresa.
"A série E2 oferecerá entre 80 e 144 assentos. Podem ser feitos anúncios de encomendas", disse a fonte à AFP.
A família de aviões E conta atualmente com quatro modelos, incluindo o E190 e o E195, que dispõem de entre 70 e 122 cadeiras.
A nova geração deve entrar em serviço em 2018.
A Embraer pretendia lançar há algum tempo um novo avião de alcance regional maior que a série atual, mas teve que renunciar ao projeto ano passado. A empresa acabou optando pela modernização da atual série.
O grupo americano Honeywell anunciou em fevereiro que havia sido escolhido para fornecer todo o sistema eletrônico, de informática e elétrico da nova geração de aviões regionais.
O Salão de Le Bourget, o encontro internacional mais importante do setor aeronáutico, começa nesta segunda-feira.
Fonte: EXAME

SIMULADO CÉLULA 6

301) A estrutura tubular do helicóptero, capaz de suportar esforços, é construída por materiais flexíveis, chamados de:

             R:   Aço cromo- molibdênio.

302) O rotor que faz o movimento de avanço e recuo das pás requer no mínimo:

R: Três pás.

303) A função do revestimento em aço inoxidável no bordo de ataque das pás do rotor é:

R: Reduzir os desgastes das pás.

304) A região da pá do rotor principal que tem maior espessura e maior ângulo de torção é a região:

R: Da raiz.

305) No rotor principal a determinação da pista nas pás tem como finalidade verifica-se: 

R: As pás estão no mesmo plano de rotação.

306) O rotor principal desbalanceado produz, no helicóptero, uma vibração:

R: Lateral de baixa freqüência.

307) O componente do helicóptero, onde são presos os punhos das pás, chama-se :

R: Canga.


308) Em um sistema de transmissão de comando rígido a regulagem do sistema é feita variando-se:

R: Comprimento da haste.

309) A inclinação do disco do rotor principal, para qualquer lado é feita através do comando:

R: Cíclico

310) Em conseqüência da terceira lei de Newton, o conjugado de reação é transmitido a fuselagem do helicóptero tende a:

R: Girá-la no sentido contrario ao da rotação das pás do rotor principal.




311) O rotor de cauda é conectado a caixa de engrenagens por meio de um eixo que por sua vez transfere rotação através da caixa:

R: 45º,90º ou 33º.

312) Os rotores de helicópteros, quanto ao movimento das pás, são classificados em:

              R: Semi- rígido,rígido e articulado.

313) Os rotores principais dos helicópteros, geralmente, são instalados nas seções:

R: Centrais.

314) A tendência que o helicóptero tem de girar, no sentido oposto ao rotor principal, é chamada:

R: Torque.


315) O grau de enflechamento das pás do rotor, ocasionado pelo peso do helicóptero e pela rotação do rotor, é denominada:

R: Cone do rotor.

316) Em helicópteros, o termo fuselagem refere-se a estrutura :

R: Básica 

317) As cabines mais leves e mais resistentes, muito usadas nos helicópteros modernos, são do tipo :

R: Honeycomb. 

318) Ter uma facilidade de inspeção, inclusive dos componentes de acionamento do rotor de cauda, é uma das características da estrutura de helicóptero tipo:

R: Tubular.

319) Quando se introduzem modificações na estrutura do helicóptero, deve-se fazer um(a):

R: Novo balanceamento.

320) Quando a estrutura do helicóptero é formada por tubos de aço especial, no interior dos mesmos existe óleo do tipo:

             R:   Anti- corrosivo.

321) O trem de pouso que oferece maiores vantagens em helicópteros que operam em aeroportos, é do tipo de :

R: Rodas.

322) Nos helicópteros, os trens de pouso, tipo skys, são classificados com:

R: Baixo, médio e alto.

323) O sistema que permite ao helicóptero executar o procedimento de auto- rotação é conhecido como :

R: Roda livre.

324) A finalidade da barra estabilizadora é:

R: Dificultar a mudança do plano de rotação.

325) A vibração que ocorre duas vezes, para cada volta do rotor principal, é conhecida como:

R: Média freqüência. 

326) A vibração provocada pelas pás girando fora de um plano de rotação na prática, é conhecida como:

R: Galope.

327) Os dispositivos normalmente construídos de aço e com a finalidade de fixar as pás aos punhos, são chamados de:

R: Pinos.

328) Um retardamento na resposta do rotor principal, a uma ação no cíclico, é sinal de :

R: Dampers com vazamento.

329) A finalidade principal do rotor de cauda é:

R: Contrariar o torque do rotor principal.

330) Durante um vôo, normalmente, o passo de uma hélice varia entre o passo :

R: Máximo e mínimo.



331) Quando a velocidade limite de um helicóptero é ultrapassada, ocorre um estol:

R: Na pá que recua.

332) Nos helicópteros, o problema da dissimetria de sustentação foi solucionado com a utilização dos rotores tipos :

R: Articulados e semi- rígidos.

333) A finalidade do braço de arrasto é:

R: Avançar ou recuar a pá.


334) A tendência das pás de um rotor principal de um helicóptero, em aumentar ou diminuir sua rotação, é conhecida como efeito :

R: De corioles 

335) O movimento vertical das pás de um rotor chama-se:

R: Batimento.

336) Em um helicóptero, o surgimento de violentas oscilações durante a decolagem, pouso e o táxi caracteriza um(a):

R: Ressonância com o solo.

337) A fim de facilitar a identificação das pás, usa-se dividi-las em:

R: Estações.

338) O movimento de batimento da pá do rotor principal é realizado em torno do eixo imaginário:

R: Transversal.

339) Para se fazer a correção da pista das pás do rotor principal, tem-se como recurso, o:

R: Ajuste do compensador da pá.

340) O prato rotativo está ligado:

R: As pás do rotor principal.


341) O motivo pelo qual muitas vezes desprezam-se as formas aerodinâmicas da fuselagem, na fabricação de um helicóptero, é facilitar o (a):

R: Transporte de cargas.


342)Nos sistemas de oxigênio de alta pressão são usados tubos de:

R: Cobre.

343)A fonte de ar do sistema ar condicionado nos aviões a jato é obtida por meio de:

R: Ar sangrado dos motores.


344)Os aviões que devem ser providos de um sistema de oxigênio são os que:

R: Voam em grandes altitudes.


345)Os fluidos hidráulicos de base mineral, geralmente, apresentam a cor:

  R: Vermelha.

346) Na temperatura de volatilização do combustível, tem-se a:

               R: Formação dos vapores.

347) As gasolinas 100 e 115 têm, respectivamente as cores:

                R: Verde e violeta.

348) As bombas principais de combustíveis fornecem um:

                 R: Elevado fluxo.

349) A válvula unidirecional de restrição, quando instalada nas linhas que alimentam o mecanismo de acionamento do flape, faz com que seu movimento seja:

              R: Lento no recolhimento e rápido na descida.

350) Impedir que a pressão do sistema hidráulico ultrapassa um valor pré-determinado é função do:

               R: Regulador de pressão.



351) Em relação à pressão máxima do sistema hidráulico, os reguladores são ajustados, geralmente, para atuarem com um percentual de:

                 R: 20% .

352) A principal finalidade do regulador de pressão é:

                R: Poupar a bomba principal

353) Em linhas sujeitas a vibrações, usam-se tubos rígidos de:

                R: Cobre.


354) A finalidade das conexões usadas nos sistemas hidráulicos é:

               R: Unir mangueiras as unidades do sistema.

355) A maioria dos aviões usa bombas de emergência, que são acionadas:

              R: Eletricidade.

356) No sistema de dupla pressão, a linha secundária tem pressão contínua fornecida através:

               R: Das bombas de força.

357) Nos sistemas hidráulicos, a finalidade dos filtrados é:

               R: Promover a limpeza dos fluídos.

358) Antes de uma bomba ser instalada, deve ser lavada com:

               R: Fluído hidráulico do sistema.

359) Ao se fazer testes, no solo, em determinadas unidades, deve-se usar a bomba:

               R:  Manual.

360) Os reguladores de pressão são geralmente usados nos sistemas de fluxo:

               R: Constante.