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sábado, 9 de março de 2013

Empresa testa 1º “avião-helicóptero” com motor elétrico

Movido a bateria elétrica, o Project Zero se comporta como helicóptero ou avião Foto: DivulgaçãoA AgustaWestland anunciou nesta semana que desenvolveu uma aeronave híbrida movida a eletricidade. Com hélices que se movem em 90º, possibilitando a decolagem horizontal e pouso vertical (tecnologia conhecida como tilt rotor), o Project Zero foi concebido e construído em menos de seis meses e já realizou testes de voo, segundo a companhia.


O primeiro voo da aeronave foi em junho de 2011, na Itália. O modelo testado é equipado com bateria recarregável, mas uma opção movida a diesel também está em estudo. Todos os sistema do avião, desde comandos de voo a trem de pouso, são elétricos, o que elimina a necessidade de um sistema hidráulico.
A característica híbrida é reforçada por asas que podem ser retiradas, operando mais como um helicóptero, se necessário. A tecnologia dotilt rotor é desenvolvida desde os anos de 1940, por diversas empresas, sempre apontando como o “futuro”. Recentemente, a Eurocopter apresentou uma aeronave do tipo capaz de voar a mais de 400 km/h.
Fonte: Terra
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Prova de GMP


1-Em um Paquímetro a graduação Vernier tem o comprimento de:
a)7/16 divididos em 8 partes iguais
b) 3/16 divididos em 7 partes iguais
c) 9/16 divididos em 5 partes iguais
d) 9/16 divididos em 2 partes iguais

BÁSICO Capítulo 12 Pg. 18 

2-Em uma chave combinada colar de 9/16 de polegada, qual é a outra medida em sua extremidade:
a) Coroa 9/16 de polegada
b) Boca 5/8 de polegada
c)Boca 9/16 de polegada
d) Coroa 5/8 de polegada

BÁSICO Capítulo 12 Pg. 4

3-Qual a ferramenta que é utilizada para abrir furos em metal:
a) Paquímetro
b) Torquímetro
c)Broca
d) Lima

BÁSICO Capítulo 12 Pg. 11

4-Qual é o dispositivo utilizado para o acionamento e a desativação dos circuitos elétricos:
a) Disjuntor para controle de corrente elétrica
b) Fusível de controle de sobre carga
c)Interruptor 
d) Dispositivo de metal com valor ôhmico muito baixo

GMP Capítulo 4 Pg. 84

5-Qual o dispositivo utilizado nos circuitos elétricos para proteção contra sobrecarga que, ao atuar deverá o mesmo ser substituído por outro:
a) Disjuntor 
b) Interruptor 
c)Fusível
d) Termostato

GMP Capítulo 4 Pg. 84

6-Para transformar energia mecânica em energia elétrica CA utiliza-se o(a):
a) Transformador 
b) Gerador CC
c)Gerador CA
d) Resistor 

BÁSICO Capítulo 9 Pg. 1
7-Qual o ângulo utilizado nas hélices que contribui no menor arrasto ao avanço:
a) Ângulo mínimo
b) Ângulo máximo
c) Ângulo nulo
d)Ângulo bandeira

GMP Capítulo 7 Pg. 7 

8-Qual o componente transforma o movimento linear alternado do pistão em movimento rotacional para o acionamento da hélice:
a) Biela
b) Eixo de ressaltos
c)Eixo de manivelas
d) Balancim

GMP Capítulo 1 Pg. 11

9-Em qual o tempo há o claro de válvulas:
a) Admissão
b) Potência
c) Compressão
d)Escapamento

GMP Capítulo 10 Pg. 63


10-Para qual a finalidade os tanques de óleo não são completamente cheios:
a) Manter a pressão dentro do tanque
b) Receber o óleo de retorno
c)Permitir a expansão térmica do óleo
d) Igualar a pressão do tanque

GMP Capítulo 6 Pg. 3

11-Em motores a reação como é realizada a transferência térmica no sistema de lubrificação:
a)O óleo é resfriado pelo radiador aquecendo o combustível
b) O óleo é aquecido pelo radiador resfriando o combustível
c) O óleo é aquecido pelo radiado aquecendo o combustível
d) O óleo é resfriado pelo radiador resfriando o combustível

GMP Capítulo 3 Pg. 60

 12-Como é realizada a dos rolamentos do motor a reação:
a) Salpique
b)Pressão
 c) Imersão
d) Manual

GMP Capítulo 6 Pg. 10

13-O espaço do cilindro compreendido entra o PMA e o PMB:
a) Câmara
b) Curso
c)Cilindrada
d) Pistão

GMP Capítulo 1 Pg. 32 

14-O compressor entrega o ar para o(a):
a) Turbina
b)Câmara de combustão
c) Ventoinha
d) Camisa

GMP Capítulo 1 Pg. 45-46 

15-Em um compressor duplo o ar que passa pela entrada de ar passa primeiro pelo (a):
a) Compressor de alta pressão
b)Compressor de baixa pressão
c) Turbina
d) Câmara de combustão

GMP Capítulo 1 Pg. 49

16-O ar sangrado do motor para lubrificação alimentação dos sistemas é realizado no(a):
a) Compressor de baixa pressão
b)Compressor de alta pressão
c) Últimos estágios da turbina
d) Primeiros estágios da turbina

GMP Capítulo 1 Pg. 45 

17-Na partida de um motor deverá estar a postos um bombeiro com extintor de incêndio próximo do(a):
a) Fuselagem
b)Motor que será acionado
 c) Trem de pouso
d) Tanque de combustível

GMP Capítulo 6 IAC Pg. 257  Manuseio em Solo

18-Após o ar passar pelo compressor a pressão estática é aumentada no(a):
a) Estator 
b)Difusor 
c) Ventoinha
d) Aletas
GMP Capítulo 1 Pg. 62 

19-Os cabos de comando são regulados através do(a):
a)Esticador 
b) Terminal rosqueado
c) Parafuso
d) Polias

BÁSICO Capítulo 6 Pg. 26 

20-Qual a ferramenta utilizada na frenagem de parafusos:
a) Alicate diagonal
b) Chave de fenda
c)Alicate bico de pato
d) Torquímetro

BÁSICO Capítulo 12 Pg. 13

21-Para medir resistência elétrica e verificar a continuidade entre condutores de um circuito elétrico é utilizado a(o):
a) Amperímetro
b)Ohmímetro
 c) Voltímetro
d) Paquímetro

BÁSICO Capítulo 8 Pg. 62

22-No motor quatro tempos a seqüência correta é:
a)Admissão, compressão, explosão e escapamento
b) Admissão, compressão, expansão e escapamento
c) Compressão, admissão, explosão e escapamento
d) Potência, compressão, explosão e escapamento

GMP Capítulo 1 Pg. 3

23-Quando o pistão desloca um curso, o eixo de manivelas efetua o movimento de:
a) 1 volta
b) 2 voltas
c)½ volta
d) ¼ de voltas

GMP Capítulo 1 Pg. 23

24-O tempo limite entre revisões tem o nome de:
a)TBO
b) HSI
c) FCU
d) EPR

GMP Capítulo 1 Pg. 3

25-A regulagem de um motor turbojato deverá ser realizado após a substituição do(a):
a)FCU
b) Bomba principal
c) Bomba auxiliar 
d) Linhas de combustível

GMP Capítulo 8 Pg. 25 

26-O ar de entrada é utilizado na câmara de combustão com a finalidade de:
a)Queima e refrigeração
b) Lubrificação e refrigeração
c) Queima e refrigeração
d) Refrigeração e lubrificação

GMP Capítulo 1 Pg. 50 

27-A abertura e fechamento das válvulas são realizados por meio de:
a) Pino e moente
b)Eixo de ressaltos e molas
c) Vareta e molas
d) Eixo de manivelas e molas

GMP Capítulo 1 Pg. 21
  
28-A evaporação do combustível nas linhas provocando calço vapor é causado pela(o):
a) Mistura rica
b) Mistura pobre
c)Volatilidade do combustível
d) Poder antidetonante

BÁSICO Capítulo 4 Pg. 2 

29-Qual o elemento sensível do instrumento utilizado para verificar pressão do sistema de lubrificação:
a) Diafragma
b)Tubo de Bourdon
c) Cápsula aneróde
d) Sensor 

GMP Capítulo 6 Pg. 6 

30-A bomba de lubrificação é utilizada a do tipo engrenagens. Como é a disposição das engrenagens no interior desta bomba:
a) Duas engrenagens girando no mesmo sentido
b) Três engrenagens girando ao mesmo tempo
c)Duas engrenagens girando em sentindo contrário
d) Uma engrenagem girando em sentido horário

GMP Capítulo 6 Pg. 4

31-Quando é formado gelo no carburador ocorre:
a) Aumento de RPM
b) Aumento da temperatura
c) Aumento da pressão
d)Diminuição da RPM

GMP Capítulo 3 Pg. 10 

32-Na partida de um motor a reação deve-se dar atenção e verificação a(o):
a) Pressão, TIT e taquímetro
b) Temperatura e RPM motor 
c)Pressão óleo, EGT e RPM motor 
d) EGT, temperatura e torquímetro

GMP Capítulo 10 Pg. 85 

33-No acionamento da turbina, qual das leis da física explica o seu funcionamento:
a)Expansão dos gases
b) Ar de impacto na entrada de ar 
c) Pressão atmosférica
d) Temperatura do ar 

GMP Capítulo 1 Pg. 55 

34-O supressor de ruído consegue reduzir o ruído transformando o forte ruído causado pelo escapamento em:
a)Alta freqüência
b) Baixa freqüência
c) Fonte de calor 
d) Tração

GMP Capítulo 2 Pg. 35-36 

35-Após a súbita parada do motor por colisão no solo, deverá ser efetuado o(a):
a)Troca do motor 
b) Verificar o nível do óleo lubrificante
c) Trocar o óleo lubrificante
d) Verificar a temperatura do motor 

GMP Capítulo 8 Pg. 1-2 

36-Quando ocorre o aumento da temperatura do óleo lubrificante pode ter ocorrido a pane no(a):
a) Válvula de alívio
b) Bomba de sucção
c)Bomba da linha de retorno
d) Válvula BY-PASS

GMP Capítulo 10 Pg. 89

37-Ao realizar um reparo em um tanque de combustível onde tenha que ser soldado, por questão de segurança, a primeira media a ser feita é:
a)Drenar o tanque
b) Remoção do tanque
c) Remover a linha de retorno
d) Remover a bomba auxiliar 

BÁSICO Capítulo 4 Pg. 29

38-Para evitar a contaminação do combustível com água, é de prática realizar alguns procedimentos para evitar que aumente a contaminação, desta forma é realizado:
a)Drenagem do combustível
b) Utilização de filtros nas linhas de combustível
c) Instalação de válvula de alívio
d) Retirada da bomba principal para verificar contaminação

BÁSICO Capítulo 4 Pg. 9

39-A parede de fogo é construída com que tipo de material:
a) Cobre
b)Aço inoxidável
c) Alumínio
d) Ferro

GMP Capítulo 8 Pg. 5 

40-Para uma maior isolação térmica dos condutores elétricos, é utilizado(a):
a) Borracha
b)Amianto
c) Cobre
d) Plástico

GMP Capítulo 4 Pg. 69

41-Para fixação do motor a nacele da aeronave, é utilizado o(a):
a)Berço
b) Regulador de pressão
c) Estrutura de aço
d) Suportes
GMP Capítulo 8 Pg. 28 

42-Para a limpeza das partes quentes dos motores, é utilizado(a):
a) Álcool e querosene
b) Emulsão e querosene
c) Álcool etílico e gasolina
d)Emulsão e solventes clorados

GMP Capítulo 10 Pg. 74

43-A seleção dos tanques de combustível para entregar o combustível ao motor é realizada por:
a) Válvula de alívio
b)Válvula seletora
c) Válvula pressurizadora
d) Válvula unidirecional

BÁSICO Capítulo 4 Pg. 19

44-A ação direta dos gases em expansão é entregue diretamente ao pistão. Qual é a peça que entrega ao eixo de manivelas as forças exercidas no pistão:
a)Biela
b) Pino
c) Camisa
d) Anéis

GMP Capítulo 1 Pg. 12 

45-No óleo SAE 20 W, o que define a utilização em tempo frio no inverno:
a) SAE
b)W
c) 20
d) Temperatura

GMP Capítulo 6 Pg. 2 

46-O uso do passo reverso nas hélices tem a finalidade de:
a) Melhorar a decolagem
b)Ajudar a diminuir a distância percorrida no pouso
c) Contribuir para refrigerar o motor 
d) Ajudar a aumentar a distância no pouso

GMP Capítulo 7 Pg. 7 

47-A bomba economizadora tem a finalidade de enriquecer a mistura na decolagem através da borboleta docarburador que é acionada pelo(a):
a) Processo automático
b)Piloto na manete de potência
c) Pressão do ar 
d) Temperatura de admissão

GMP Capítulo 3 Pg. 15-16 

48-Quando uma aeronave está na decolagem ou aterrisagem é utilizado o passo:
a) Máximo
b)Mínimo
c) Nulo
d) Reverso

GMP Capítulo 7 Pg. 4

49-Quando o óleo é drenado da hélice através do eixo de comando do governador juntamente com os contrapesos e a mola, o ângulo das pás vão para o ângulo:
a)Máximo
b) Mínimo
c) Bandeira
d) Nulo

GMP Capítulo 7 Pg. 11-12 

50-Os números do distribuidor representam:
a) O número do cilindro
b)A ordem da centelha
c) O eletrodo massa
d) O eletrodo positivo

GMP Capítulo 4 Pg. 7 

51-Qual a função do aterramento onde são instalados equipamentos em uma aeronave:
a) Não protege os equipamentos com descarga elétrica
b)É a ligação elétrica servindo como retorno de corrente elétrica
c) Este tipo de ligação não ocorre em aeronaves
d) Em caso de descarga atmosférica não protege os ocupantes

GMP Capítulo 4 Pg. 78 

52-Qual a força que tende a arrancar as pás do cubo da hélice:
a) Tração
b) Torção
c)Centrífuga
d) Pressão

GMP Capítulo 7 Pg. 3

53-A ordem correta de ignição em um motor contribui para proporcionar o(a):
a) Desalinhamento
b)Balanceamento
c) Alinhamento
d) Desbalanceamento

GMP Capítulo 1 Pg. 19

54-Onde ocorre a admissão, compressão e expansão dos gases em um motor térmico:
a) Pistão
b) Embolo
c)Cilindro
d) Anéis

GMP Capítulo 1 Pg. 16-17 

55-Conforme determinação do fabricante, o TBO limita o tempo de funcionamento do motor em relação a(o):
a) Elasticidade
b)Durabilidade
c) Leveza
d) Capacidade

GMP Capítulo 1 Pg. 3

56-Durante um tempo no motor convencional, ocorre no motor:
a) Um ciclo
b) Um tempo
c)Um curso
d) Dois tempos

GMP Capítulo 1 Pg. 29

57-O volume total do cilindro é igual a:
a) Cilindrada mais a taxa compressão
b)Câmara de combustão mais a cilindrada
c) Cilindrada mais o curso do pistão
d) Câmara de combustão mais o ponto morto alto

GMP Capítulo 1 Pg. 33

58-A combustão antecipada que ocorre provocado por um foco calorífico é denominada:
a) Detonação
b)Pré-ignição
c) Combustão
d) Explosão 

BÁSICO Capítulo 4 Pg. 3


59-O ângulo de incidência de uma hélice é medido em relação a(o):
a) Ângulo de ataque
b) Passo da pá
c)Plano de rotação
d) Governador 

GMP Capítulo 7 Pg. 3-4

60-Quando o calor de uma vela é transmitido facilmente para o cilindro, a vela é do tipo:
a)Fria
b) Quente
c) Morna
d) Norma

GMP Capítulo 4 Pg. 20-21